Discord Server

Welcome to =FN=. Please login or sign up.

Joystick para iniciante!!!

Iniciado por borges, Março 01, 2007, 08:31:05 PM

tópico anterior - próximo tópico

borges

Pessoal,

gostaria de saber a opinião de vcs com relação ao joy cobra da clone. E também alguma dica sobre outros modelos lembrando q sou um iniciante e o custo X beneficio conta bastante. Se meu desempenho no jogo for bom pretendo adquirir ou bem melhor. Um x-52.

Desde já agradeço.

Borges.

Sokol1

O Clone Cobra visto por dentro: recentemente desmontei um Clone Cobra para retirar sua placa de circuito USB para colocar num CH PRO Throttle (que era gameporte/DB15).

Minha impressão pré-concebida sobre este joy é que internamente fosse frágil  como o Clone Thunder ou Leadeship Pilot PRO, mas uma vez aberto as coisas se mostraram menos "feias':

O joy 'estripado' tinha ~8 meses de uso no FS, portanto uso leve.
Apenas a parte prateada da empunhadura tinha perdido o verniz e a tinta começado a soltar, talvez por excesso de acidez da mão do usuário.

O plástico usado na injeção do grip não é grande coisa, mas tem varias cavernas de reforço internamente. A parte do gimbal (cruzeta) é moldada num plástico branco (lembra tecnil) aparentando boa resistência, vem lubrificado com generosa dose de graxa especifica para plásticos.

O sistema de mola é semelhante ao usado pela Saitek, com a diferença que fica no fundo do joystik, o gimbal pressiona um disco sobre a mola que deslisa sobre um pino na base do joy.

A Thrustmaster usa o mesmo sistema no Top Gun Afterburner, com a diferença que a altura da mola, e consequentemente sua dureza pode ser regulada girando um disco na base. Minha opnião é que o sistema de mola dificilmente quebrara, como é comum no Clone Thunder.

A mola do Cobra tem uma rezoavel resistência, tornando o joy bem agradavel de usar, aliado a uma boa ergonometria.-

O Cobra usa potenciômetros quadrados de pequeno tamanho (menos de 10 mm de lado), com eixo chanfrado, o que significa que uma vez defeitusos sera vitualmente impossível achar no mercado similares para substituir.

O HAT é bem construido, com reforços internos, os botões em geral tem um click bem preciso, a excessão do que fica ao alcance do "dedão", difícil de acionar.

O acelerador, de pequeno curso, usa o "inteligente" sistema que mantem o eixo fixo e gira o pot, e consequentemente os fios (que no Clone Thunder costumam soltar), mas neste modêlo eles tem uma presilha após a solda, portando dificilmente soltarão.

Não gostei do circuito USB, baseado num CI encapsulado em resina. Ele tem uma deadzone eletronica em todos os eixos, voce move o potenciometro e no meio do curso ele para de responder, e logo em seguida volta a ser lido.

Em resumo o Clone Cobra é um joystick que tem uma razoavel construção, e um custo beneficio imbatível na sua faixa de preço. E como todo produto com a marca Clone (ChingLing) é loteria, pode durar poucos ou muitos meses.

Uma curiosidade, este mesmo josytick é vendido pela Trust:

http://www.trust.com/products/productgrp.aspx?grp=JOYSTICKS

S!

Sokol1

Macbare

Hehehe Sokol!!!! Deu uma aula de joystick aew.....falow oque o cara queria e um pouco mais hehe......abraço aew!!!

Uploaded with ImageShack.us

borges

Citação de: =FN=Macbare online Março 02, 2007, 01:14:52 AM
Hehehe Sokol!!!! Deu uma aula de joystick aew.....falow oque o cara queria e um pouco mais hehe......abraço aew!!!

Realmente =FN=Macbare foi uma senhora aula...

Muito obrigado Sokol1 !!!

Abração !!!

=FN=Frodo

Olha. Eu uso ele faz mais de um ano. Eu não fazia parte ainda do esquadrão e até hj utilizo o msm e ainda esta me correspondendo aos voos que faço sem problemas. Bom custo/beneficio.
Abraço

borges

Citação de: =FN=Frodo online Março 02, 2007, 11:09:04 AM
Olha. Eu uso ele faz mais de um ano. Eu não fazia parte ainda do esquadrão e até hj utilizo o msm e ainda esta me correspondendo aos voos que faço sem problemas. Bom custo/beneficio.
Abraço

Vlw pelo comentario =FN=Frodo, muito obrigado !!!

Como estou muito ansioso para comprar e para começar a voar com o joy vou ficar com esse cobra msm. Estava com um pouco de duvida mais depois do seu comentario e de Sokol1...  fechou a conta...

Assim que eu receber e testar ( se é que saberei como usar ) digo a minha modesta opinião...

Vlw galera!!!

Abração!!!

Stalker

Eu tb uso ele e para inciante ele eh boa escolha por causa de preco.
Mais para voar pro , nao serve por varias razoes.
Mais eh barato e ainda to usando ele e o teclado mais pretendo comprar X-52 assim
que acho algem vendendo.
Abraco

rolim

Também tô às custas do Cobra.
Meu Saytek Evo não sossega....
Dêem uma olhada neste tópico.

http://www.falcoesdanoite.com.br/index.php?option=com_smf&Itemid=27&topic=3911.0

borges

Citação de: Stalker online Março 03, 2007, 03:56:18 PM
Eu tb uso ele e para inciante ele eh boa escolha por causa de preco.
Mais para voar pro , nao serve por varias razoes.
Mais eh barato e ainda to usando ele e o teclado mais pretendo comprar X-52 assim
que acho algem vendendo.
Abraco

Iai Stalker... o meu pensamento é exatamente igual ao seu.
Quero iniciar com o cobra...
depois, se eu levar mais a sério ( levar jeito pra ser sincero) vou procurar um X-52 pra mim tb!!!

Abração!!!

JohnnySkyWalker

Depois dos comentários do SOKOL1, vou usar meu clone cobra mais um mês. B)

É incrível como é verdade quando dizem que joystick da clone é "loteria". Comprei um clone cobra e a dead zone estava muito para a direita. Ou seja. Quando eu movia para a direita a resposta só era percebida após metade do curso. Já para a esquerda a resposta era quase imediata.

Resolvi trocar, e o novo clone cobra veio com a dead zone exata tanto para a esquerda quanto para a direita. Mas agora ela está mais para frente do que para trás.

Vou ficar com ele assim mesmo, fazer o quê né?

rolim

JohnnySkyWalker

Vlw Rolin. Mas eu sempre calibro e sempre fica do mesmo jeito.

Tem como eu compensar essa dead zone? tipo, deixar o centro mais pra trás?

Outra coisa. Não consigo configurar o lock on para utilizar combinações de botões do joystick. Ele só tá aceitando combinações de teclas do teclado. É assim mesmo? Tem como combinar os botões do joy?

Vou comprar um saitek X-52 no fim desse mês. Não sei se é uma compra prematura, mas eu já tô sentindo falta do acesso de outros controles no joystick. Acho que é a hora de trocar certo? Dá uma dica aê.

Abraços.

rolim

"Tem como eu compensar essa dead zone? tipo, deixar o centro mais pra trás?"
O meu, como se vê na imagem está centrado - nunca precisei calibrar. Mas ele só tem ajuste para a sensitividade (uso na mais baixa para compensar a mão pesada ).

"Não consigo configurar o lock on para utilizar combinações de botões do joystick. Ele só tá aceitando combinações de teclas do teclado. É assim mesmo? Tem como combinar os botões do joy?"

Tem que alterar o dispositivo no menu. Acho que é só isso, no meu funciona.

"Vou comprar um saitek X-52 no fim desse mês. Não sei se é uma compra prematura, mas eu já tô sentindo falta do acesso de outros controles no joystick. Acho que é a hora de trocar certo? Dá uma dica aê."

Não tenho X52. Tenho um Cyborg Evo que não passou de 4 meses. No fórum lockOn.ru vi muitos se queixando da durabilidade do X52. Ele não usa potenciômetros, mas sensores magnéticos (sem contato). Parece que o afastamento é muito grande e já tem gente modificando por conta própria. Vai sair o X52Pro, que não sei quais as diferenças, mas um "Pro" é sempre um "Pro"... ^_^

JohnnySkyWalker

Bem.

o meu joy sempre está centrado, eu sempre calibro só por frescura mesmo. Mas o que acontace é que mesmo centrado a dead zone dele é muito grande em uma direção, e muito pequena na outra.

Sobre as combinações. Eu sei que deve-se escolher o dispositivo, mas a minha dúvida é se podemos combinar botões do joy, e não teclado-joystick. Por exemplo, para controlar o cursor do radar eu tenho que segurar alt e mover o Hat, pois o hat movido sozinho move a câmera dentro da cabine. Gostaria de configurar um botão para funcionar como o Alt nesse caso. Deste modo eu poderia mover o cursor do radar sem tirar a mão do joy. Sacou?

Vlw pela atenção.

Abraços.

Moradin

olha... eu uso um manche da clone tb soh q ele eh um poco pior do q o cobra q vcs taum falando ...

eh o thunder... ele soh tem 4 botoes... mas por enquanto ta dando pro gasto...

o ruim dele eh q as soldas dele saum mto sensiveis...
jah tive q resolda as ligações umas 4 vezes...
=FN=Moradin

rolim

Tente usar o configurador do próprio clone cobra e no Lomac não atribua função para esta tecla que você definiu como "alt".

JohnnySkyWalker

Mais um vez. Obrigado pela atenção Rolim.

Eu já tentei usar o Keyboard Map. Mas ele só permite adicionar combinações de teclas do teclado. Não permite atribuir a apenas uma tecla.

Tô no trampo. Quando eu chegar em casa eu vou tentar configurar o cursor do radar como Control+Alt+Hat, acho que assim eu posso configurar o Ctrl+Alt em um botão do joy e mover com o hat. Se isso for possível vai dar para, no mínimo, triplicar o uso do joy. Configurando os botões como Ctrl+Alt, Shift+Alt, Ctrl+Shift...

rolim

Verifique se o KeyMap aceita a instrução ao invés de usar Keyboard map.
Apennas uma sugestão. Não testei.

JohnnySkyWalker

Não consegui... :unsure:

Fui primeiro tentar pelo Keymap, mas pelo que vi ele só combina botões do joy. Daí fui testar no Keyboard Map e consegui configurar várias combinações de teclas do teclado. O grande problema é que o Lomac não configura funções com mais de duas teclas. Não consegui colocar o cursor do radar como Control + Shift + Hat.

Eh...parece que o jeito é comprar o X-52. Falando nisso eu dei uma olhada no saitek X-52 pro. Todas as especificações são idênticas. A única diferença é que achei foi no throtle que neste tem 2 botões e 2 axis, atrás do LCD. E o PRO tem leds que indicam o estágio do throtle. Acho que se for pra comprar um controle durável, só o Hotas Cougar mesmo. Mas daí sai por R$ 1.000,00 com frete e taxas.

Abraços.

Fox

Engraçado, eu comprei o Clone Cobra, em dois dias de uso deu pau no manche hauhau, ainda bem que tava na garantia e me deram um novo.

Estou com um novo agora. Na calibragem do joy tá tudo funcionando. Agora no LOMAC, ae é complicado.
O primeiro problema é referente aos botões, no LOMAC o 1 é 0, o 2 é 1 e assim por diante.
O segundo é o thotle (acho q é assim q se escreve) na caibragem ele funciona corretamento, já no LOMAC não funciona.
E por fim, o RZ de manche tb não funciona no LOMAC.

Alguém sabe como resolvo isso.

Fico grato.

Fox

JohnnySkyWalker

Citação de: Fox online Junho 01, 2007, 12:52:14 PM
Engraçado, eu comprei o Clone Cobra, em dois dias de uso deu pau no manche hauhau, ainda bem que tava na garantia e me deram um novo.

Estou com um novo agora. Na calibragem do joy tá tudo funcionando. Agora no LOMAC, ae é complicado.
O primeiro problema é referente aos botões, no LOMAC o 1 é 0, o 2 é 1 e assim por diante.
O segundo é o thotle (acho q é assim q se escreve) na caibragem ele funciona corretamento, já no LOMAC não funciona.

Fico grato.

Fox

Também me deparei com esta situação. Para resolver a questão dos números dos botões vc instala a atualização do 1.00 para 1.02 do lomac. Isso resolve este problema. Com relação ao throtle e o RZ, eles funcionam sim. É que o lomac acha que o throtle é o "slider" e não detecta o eixo RZ como rudder. Basta mudar o throtle para "Axis 2" e o rudder para "Rotator 2" que funciona direitinho.

Na tela de configurações INPUT, vc muda o dispositivo para o "USB all-in-one controller", e muda o seletor para "Axes". Abaixo aparecerá uma lista dos eixos, basta configurar como está abaixo:

Pitch - Axis 1
Roll - Axis 0
Rudder - Rotator 2
Thrust - Axis 2

Abraços.

Fox

Citação de: JohnnySkyWalker online Junho 01, 2007, 01:22:43 PM
Citação de: Fox online Junho 01, 2007, 12:52:14 PM

Fico grato.

Fox

Também me deparei com esta situação. Para resolver a questão dos números dos botões vc instala a atualização do 1.00 para 1.02 do lomac. Isso resolve este problema. Com relação ao throtle e o RZ, eles funcionam sim. É que o lomac acha que o throtle é o "slider" e não detecta o eixo RZ como rudder. Basta mudar o throtle para "Axis 2" e o rudder para "Rotator 2" que funciona direitinho.

Na tela de configurações INPUT, vc muda o dispositivo para o "USB all-in-one controller", e muda o seletor para "Axes". Abaixo aparecerá uma lista dos eixos, basta configurar como está abaixo:

Pitch - Axis 1
Roll - Axis 0
Rudder - Rotator 2
Thrust - Axis 2

Abraços.

Funcionou aqui, mto obrigado

Fox

rolim

Para ter mais liberdade na configuração de seu joystick tente o JoyToKey (Convert Joystick Input to Keyboard and Mouse Input

Tenho usado ele no "Enemy Engaged: Comanche x Hokun", um simulador que não aceita muitas opções de botões no joystick.

Download: http://www.electracode.com/4/joy2key/JoyToKey%20English%20Version.htm

Aceita qualquer comando ou combinação!

Mais detalhes:
http://forum.mgbr.net/lofiversion/index.php/t4415.html
http://www.oneswitch.org.uk/2/I/JoyToKey/JoyToKey.htm

Sokol1

Eh...parece que o jeito é comprar o X-52. Falando nisso eu dei uma olhada no saitek X-52 pro. Todas as especificações são idênticas. A única diferença é que achei foi no throtle que neste tem 2 botões e 2 axis, atrás do LCD. E o PRO tem leds que indicam o estágio do throtle. Acho que se for pra comprar um controle durável, só o Hotas Cougar mesmo. Mas daí sai por R$ 1.000,00 com frete e taxas.

JohnnySkyWalker,

O Saitek X-52 PRO teve alterado em relação ao X-52 "vanila" seu sistema de molas - em resposta ao pedido des usuários deste último, que consideram a mola muito leve.

"To create the last word in flight control, Saitek consulted the world's leading flight-sim experts, reviewed every component and function of the acclaimed X52 and made more than a dozen significant improvements. "

O Pro usa duas molas, na foto abaixo pode ser vista a segunda mola, na parte de cima do eixo, onde este afina, a idéia é aumentar progressivamente a resistência a medida que se move a alavanca.

" new dual concentric spring centering mechanism progressively increases resistance,"

Mecheram tambem nos sensores HALL no joystick - o throttle usa potenciômetro convencional,
mas segundo os russos da Saitek.ru estes tiveram sua resolução diminuida. (de 2048 para 1024 - a titulo de comparação a de um M$ Sidewinder F.Feedback é 256). Ainda seguno os russos, um Saitek AV8-R Aviator tem mais linearidade que os X-52.
BTW-O Aviator é considerado pelos gringos como o joystick de maior precisão, depois do M$ FF 2 USB - do ponto de vista de pilotagem no IL2.

No throttle do X-52 PRO aperfeiçoaram o MDF que agora pode mostrar informações do game - vem pronto para o M$ Flight Simulator.

Alem claro do acabamento, mais sóbrio (militar?), menos "Star Wars". :P

Rolin,

Um outro software que permite programar os botões do joystick - emulando teclas ou combinações de teclas (aceita Alt, Ctrl, Shift, Win como modificadores) é o recente SVMapper - desenvolvido pelo Nihil do Forun Sukhoi. Permite inclusive usar chaves ON/OF - pois emite comando no ligar e desligar da chave. É bem fácil de usar.

http://forum.lockon.ru/showthread.php?t=21505&highlight=svmapper

S!

Sokol1

JohnnySkyWalker

Boa SOKOL1

Depois de postar eu vi em um post seu, no fórum lockon.ru em um tópico sobre o axis de um X-52 que foi quebrado, que o axis do X-52 pro era em metal ao invés de plástico.

Realmente o X-52 Pro parece valer os 200 dólares.

Vlw pelas informações.

rolim

SOKOL1,

Grato pela dica. Baixei o programa para checar.
Ainda não testei (só fiquei na UI), mas dê uma olhada no JoyToKey.
A interface deste está bem mais evoluída e não faltam opções: além de profiles múltiplos (idem para o SV Mapper), podes criar joysticks extras (acho que vem a ser o "profile" do SV Mapper).
No final, acham que empatam.
Vai do gosto de cada um.

rolim

Meu primeiro JS digital foi um Interact Cyclone SV-286.

Bastante suave, com um cabo que servia para gameport e usb; tinha throttle, leme, muito legalzinho, mas não durou três meses. E a fábrica fechou.

Mas o legal dele mesmo era o programa de configuração.

Ele associava o executável do jogo às configurações dos botões: quando você lançava o jogo, a configuração entrava automaticamente, graças a um pequeno arquivo residente (iniciado junto com o sistema operacional).

Você fazia os configs para diferentes games e não esquentava de selecionar manualmente qual era para ser usado no momento pelo JS.

Os programas de configuração de Saytek são bons, como também o são o JoyToKey e o SV Mapper, mas nenhum conseguiu ainda dominar esta função.

eScRaVo

Pow aproveitando o link pergunto aos senhores

Eu uso o Joystick COBRA CLONE, nossa ele é nota 10 pra mim, porem é um pouco frágil, na verdade não é tão frágil assim não mais cuidado sempre é bom, bem o meu esta em perfeitas condições de uso, e não consigo usar a função Thunder (Acelerador) com o Red Vipe, em todos os outros games funciona que é uma beleza mais no Falcon nada.
Para quem é da Ala Falcon, ele esta configurado, mais na tela de calibração do RV o thunder (acelerador) não da sinal, já no próprio soft de calibração funciona tranqüilo....

Alguém da Ala Falcon teve ou tem esse mesmo problema ?

Ate da para usar o acelerador no teclado, mais ja que o Joy tem essa função por que não usar rs rs rs

Valeu senhores ate mais
  "Jamais houve um guerra boa ou uma paz ruim"

Moradin

ai escravo, meu amigo tento joga o red viper comigo e ele também tem esse joy, e com ele deu o mesmo problema, o throtle dele não funcionava eu não sei o motivo e ele não conseguiu arrumar.

:huh:
=FN=Moradin

Focus

Estava lendo o tópico e realmente fiquei curioso. Tenho também um Clone Cobra mas os botões em número eu não uso nenhum deles, tanto que pra eu mover a antena do radar, e travar os alvos com os maverick do A-10 eu uso o teclado. Alguém ai já configurou esse joy de uma maneira mais prática de voar??? Não entendi muito bem mas tem como utilizar o alt + rate pra fazer isso? Eu nao tenho nem idéia de como se faz isso ehehehehe.
Esperto é o pato que já nasce com os dedos grudados para não colocar aliança...