Abril 27, 2024, 01:45:27 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 27, 2024, 01:45:27 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:  (Lida 6332 vezes)

Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Online: Maio 10, 2010, 05:11:21 pm »
Bom, resolvi postar aqui a solução que arrumei para ter um sistema de HOTAS, com pedal e headtracking com qualidade pelo preço mais baixo possível. Os items:

1) Joystick Thrustmaster TM1600M para funcionar como o manche propriamente dito http://www.thrustmaster.com/product.aspx?ProductID=153&PlatformID=5 bom preço e HALL nos eixos X e Y;

2) Joystick da Thrustmaster mais vagabal http://www.thrustmaster.com/product.aspx?ProductID=44&PlatformID=5 serrado e modificado na base do Durepoxi para servir de "throttle control" tabajara (fica bem ergonômico, por incrível que pareça, parece que foi feito para isto);

3) Pedais de um volante genérico qualquer para servir de controle de leme, um da Clone mesmo vale;

4) Um webcam meia boca da Microsoft com filtro IR removido, Freetrack e clip IR Frankenstein para o headtracking.

O conjunto fica assim:

http://img535.imageshack.us/i/imgp3519.jpg/

O Thrustmaster vagabal na base da Durepoxi, assim (notem o botão de tiro estripado e colado com Durepoxi... um botão a mais sempre é bom):

http://img522.imageshack.us/i/imgp3520.jpg/

O mais caro daí é o TM16000M, mas aqui no Brasil, pois para mim saiu por uns 30 e poucos Euros. o Thrustmaster vagabal aqui no BR mesmo é menos de 100 reais, assim como uma webcam compatível com o Freetrack legalzinha. O clip construi só comprando merrecas eletônicas (nem 10 reais, tipo led IR, resitor, fio, etc) e mais um mic véio que tive aqui e um cabide como suportes (ficou até regulável, num surpreendente exercício de design de produto... hohoho).

O volante deve estar uns cem reais também, usei um parado aqui. Em resumo: montei esta bagulhada por uns trezentos paus e tem tudo o que precisa para voar com 100% da precisão necessária: headtracking com 6DOF decente (faça o clip GRANDE), eixos X e Y com sensor HALL, sistema de HOTAS com todos os botões necessário em um dogfight intenso, e pedais para o leme. Dá para pobre voar com um sistema destes e não dever nada para quem gastou os tubos, ao menos em qualidade de input, pois no visual é um treco feio demais na mesa, que um dia minha mulher taca no lixo!

Abraços!

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #1 Online: Maio 10, 2010, 07:15:16 pm »

 Criatividade é tudo hehehe.........

  abraço!


Uploaded with ImageShack.us

Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #2 Online: Maio 10, 2010, 08:11:45 pm »

 Criatividade é tudo hehehe.........

  abraço!

Criatividade e necessidade...

Quem tiver dindin, compre no McBare, pois o preço está MUITO BOM pelo material vendido!!! Eu vi hoje, e está MUITO EM CONTA!
E sou chato... não ganho comissão e está barato mesmo! E temos de incentivar quem vende material de hardware de QUALIDADE aqui... e são poucos...
« Última modificação: Maio 10, 2010, 08:18:02 pm por =Cad=Lobo »

Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #3 Online: Maio 27, 2010, 07:33:11 pm »
Fiz mais uma gambiarra que ficou show!

Me inspirei na edição free da Computer Pilot que o Sokol1 postou o link, onde tinha uma matéria sobre joysticks com o cabo alongado, simulando as dimensões de um controle de um avião da WWII. Peguei meu TM16000M, uma serra e fui à luta!

Após ter alongado o bicho em uns 22cm, só digo uma coisa: muda tudo mesmo! O joystick mais preciso do mercado atualmente perde, sei lá, uns 90% de sua precisão pelo curso pegueno de movimento. Com o cabo alongado, você tem um controle trocentas vezes mais preciso do avião, realemnte faz MUITA diferença!

E é uma modificação relativamente simples e barata. Se for um TM16000M, então, é a coisa mais fácil do mundo, pois eu acho que a Thrustmaster tem um contrato com a Tigre, pois só precisei de um pedaço de cano roscável de 3/4, um niple de 3/4 e uma luva também de 3/4. O niple encaixa PERFEITAMENTE na pressão ao cabo do joy serrado, não precisa de adesivo, nada, perfeitos 14mm de diâmetro. E a luva de 3/4 encaixa também quase perfeitamente na base do joy, quase não precisando da boa e velha DUREPOXI, ficou até desmontávem a gambiarra (coisa rara para o Rei do epoxi aqui...).

De resto, só uns pedaços de cabo fininho para alongar os cabos, paciência de soldar eles, e em menos de uma hora estava lá bonitinho o joystick com agora mais de 30cm de altura!

É algo que eu tenho de recomendar com ênfase, pois é uma modificação MUITO simples, que dá para fazer em qq joystick com um pouco de paciência. E dá outra dimensão ao simulador! Depois posto fotos do bicho!

EDIT: Hoje tive tempo de testar online e foi 100% aprovado! De primeira, sem nem pegar o jeito, 3 FW190 no saco em uma sortida de Spit, mole. Muito legal mesmo, melhorou minha pilitagem tosca em uns 100%!
« Última modificação: Maio 28, 2010, 06:24:29 pm por =Cad=Lobo »

Offline Caradeloko

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 65
  • So quem voa conhece o tamanho de Deus
    • Ver perfil
    • http://img197.imageshack.us/img197/9613/caradelokon.png
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #4 Online: Junho 01, 2010, 07:22:19 pm »
Muito bom  ^_^ ^_^
= FN=CARADELOKO = 

Offline NortonBento

  • Novato
  • *
  • Posts: 20
    • Ver perfil
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #5 Online: Junho 12, 2010, 01:50:31 am »
Daew LOBO MAU!!!

 
                 ta o rei dos aparatos técnico científicos hein (vulgo gambiarras) bacana isso, eu andei bolando aki em casa uns novos protótipos de clip do free track e esotu pensando em dar um up nesse joy clone aki, posta as fotos ai das suas modificações para que possamos espiar :) assim que arranajar uma maquina fotográfica aki estarei postando as invenções aki tb.


          Abraço e te vejo no fly.
"O objetivo da guerra não é morrer por seu país, mas fazer o outro sujeito morrer pelo dele."
Gen. George S. Patton

Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #6 Online: Junho 12, 2010, 09:10:49 am »
Opa! Montei um tópico aqui com fotos:

http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/showthread.php?t=83226

Pro TM16000M é uma teta fazer esta modificação de alongar. Eu fiz um "mockup" em um TM vagabal e ficou legal, mas acho que fica espetacular se você não tiver "piedade" e partir para a destruição logo de cara para um joy com sensor hall... a gambiarra fica espetacular!

O do cockpit do McBare então é sacanagem. Pena que a grana tá curta e não dá agora para integrar tudo num assento em concha, piso legal, pedal com uns dois pivôs, etc... um dia eu chego lá! Ou monto ou compro um da empresa dele! Hehehe!

Offline Caradeloko

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 65
  • So quem voa conhece o tamanho de Deus
    • Ver perfil
    • http://img197.imageshack.us/img197/9613/caradelokon.png
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #7 Online: Junho 19, 2010, 07:39:46 pm »
Brasileiro, povo guerreiro não desiste nunca muito bom a criatividade.
= FN=CARADELOKO = 

Offline Severus

  • Novato
  • *
  • Posts: 31
    • Ver perfil
    • [img]http://img695.imageshack.us/img695/3479/severusass.jpg[/img]
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #8 Online: Julho 05, 2010, 01:54:28 pm »
=Cad=Lobo

Como vc fez pra  ligar o pedal direto no Pc?
Qual era o conector original dele?

Abraços.

Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #9 Online: Julho 05, 2010, 05:04:34 pm »
=Cad=Lobo

Como vc fez pra  ligar o pedal direto no Pc?
Qual era o conector original dele?

Abraços.

Não liguei direto, ele é ligado via volante, USB, e eu usei a unidade de marcha dele para ficar de controle do trem de pouso. Como eu uso uma mesa grande, o volante em si fica atrás do monitor e eu coloco para a frente para jogar RFactor ou Grid :)

Offline Severus

  • Novato
  • *
  • Posts: 31
    • Ver perfil
    • [img]http://img695.imageshack.us/img695/3479/severusass.jpg[/img]
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #10 Online: Julho 05, 2010, 11:14:00 pm »
Entao, me desfiz do volante e fiquei com o pedal... e a saida é supervideo, nao encontrei adaptador no mercado pra USB.

 Resumindo to com mais uma tralha aqui em casa q nao vai servir pra nada! rsrsrs

 Valeu pela resposta.

Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Re: Ideia de HOTAS para pobre, com qualidade no resultado final:
« Resposta #11 Online: Julho 11, 2010, 11:25:06 am »
Agora vou atualizar minha gambiarra, pois a parentada vai para a Europa e acho que vou pedir um Throttle Quadrant da Saitek... Alguém tem um e pode falar da durabilidade?