Abril 28, 2024, 11:40:30 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 28, 2024, 11:40:30 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Following error  (Lida 17079 vezes)

Offline Pedrokike

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 675
  • "Toda experiência é válida!"
    • Ver perfil
    • falcoesdanoite.com.br
F14 TOMCAT
« Resposta #30 Online: Junho 28, 2005, 11:53:30 pm »
uia, tem fotinhas ou materia pra gente ver como eh o bixo?? deve ser coisa d loko neh! :blink:
Pedrokike

» Meu PC ----
| Asus TUV4X | P3 1.0 gb | DIMM 384mb PC 133 (capengando) | Maxtor 20Gb | Gforce 4 (emprestada) | SoundBlaster PCI 128 | Monitor robado sem marca | Micro$oft SideWinder Joystic e Precision Racing Wheel | Win XP Prof. | IL-2 FB AEP | Virtua 2mb (pelo menos isso prest

Offline shinobih2o

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 189
    • Ver perfil
F14 TOMCAT
« Resposta #31 Online: Junho 29, 2005, 06:38:01 pm »
Realmente o Moskito e o Ch@apaum falaram bem pra cacete, mas o post do Swoop tem umas controvérsias...

Primeiro que a condensação acontece quando a umidade presente no ar encontra uma zona de baixa temperatura (ou de baixa pressão, que absorve energia, portanto 'se comporta como uma zona de baixa temperatura').
Segundo que não é 'quanto mais baixo' que fica mais fácil de aparecer esse efeito, é 'quanto mais úmido o ar'.

Eu não saberia explicar esse efeito, mas parece que ele acontece quando o ar está extremamente úmido e bastante frio, certamente quando o ar encontra uma zona de baixa pressão (notem logo atrás da carlindra).

Outra coisa que eu desconfio (isso já é especulação minha) é que o F-14 não está 'acima da velocidade do som', porque o 'sonic boom' criado por isso teria estourado a lente da câmera.
Meu irmão estava no colegial e disse que no meio da prova, ocorreu uma explosão muito alta que chegou a quebrar dois vidros. Logo depois, outra. Ficaram sabendo depois que dois F-5 decolarem da base de Santa Cruz e vieram à toda, 'rasgando' e largando o sonic boom por onde passavam. Isso foi  durante guerra das Malvinas, só pra constar, quando 2 F-5 interceptaram um bombardeiro inglês quis cruzar o território aéreo nacional sem permissão.

Mas voltando ao assunto, aqui está uma imagem interessante explicando como funciona o efeito Mach:


Por via das dúvidas: http://pois-e.xhost.ro/sonic.jpg
« Última modificação: Junho 29, 2005, 06:40:24 pm por shinobih2o »

Offline =FN=Swoop

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1322
    • Ver perfil
    • http://
F14 TOMCAT
« Resposta #32 Online: Junho 29, 2005, 06:56:17 pm »
Citar
Realmente o Moskito e o Ch@apaum falaram bem pra cacete, mas o post do Swoop tem umas controvérsias...

Primeiro que a condensação acontece quando a umidade presente no ar encontra uma zona de baixa temperatura (ou de baixa pressão, que absorve energia, portanto 'se comporta como uma zona de baixa temperatura').
Segundo que não é 'quanto mais baixo' que fica mais fácil de aparecer esse efeito, é 'quanto mais úmido o ar'.

Eu não saberia explicar esse efeito, mas parece que ele acontece quando o ar está extremamente úmido e bastante frio, certamente quando o ar encontra uma zona de baixa pressão (notem logo atrás da carlindra).

Outra coisa que eu desconfio (isso já é especulação minha) é que o F-14 não está 'acima da velocidade do som', porque o 'sonic boom' criado por isso teria estourado a lente da câmera.
Meu irmão estava no colegial e disse que no meio da prova, ocorreu uma explosão muito alta que chegou a quebrar dois vidros. Logo depois, outra. Ficaram sabendo depois que dois F-5 decolarem da base de Santa Cruz e vieram à toda, 'rasgando' e largando o sonic boom por onde passavam. Isso foi  durante guerra das Malvinas, só pra constar, quando 2 F-5 interceptaram um bombardeiro inglês quis cruzar o território aéreo nacional sem permissão.

Mas voltando ao assunto, aqui está uma imagem interessante explicando como funciona o efeito Mach:


Por via das dúvidas: http://pois-e.xhost.ro/sonic.jpg

 Aí é que você se engana, Shinobi. Olha a contradição no que você falou: "quanto mais úmido, mais fácil de aparecer este efeito" e "o ar tem que estar bem frio e úmido". Mas, se você olhar um vídeo que postaram aqui no fórum (não lembro qual, mas tem um monte de acidente aéreo), tem um trecho que mostra um F-18 fazendo esse efeito duas vezes repetidas logo ao nível do mar, em pleno meio-dia sobre o mar. Veja a contradição: "quanto mais úmido, mais fácil de aparecer este efeito" e, "não é quanto mais baixo, mas é quanto mais úmido". Mas, pelas próprias leis da física, quanto mais baixo, mais úmido, porque o vapor do ar tem que estar cada vez mais quente para subir, e, ao subir, esfria, descendo, fora que, ao subir, por elevar a temperatura, você tem mais pressão. Essa que é a chave da questão: a pressão do ar. Quanto maior a pressão do ar, mais quente e mais úmido ele tende a estar. E é isso que favorece o aparecimento deste efeito. Como o avião passa quebrando a barreira do som, há um encontro de duas massas de ar se deslocando em velocidades distintas, o que espreme o ar e a água nele condensa, criando pequenas nuvens que seguem o formato das "placas" de ar que se encontram e se chocam. Funciona como um êmbolo de seringa, que, quando comprimido, cria uma espécie de névoa dentro, e fica com as paredes internas mais "molhadas" por causa da pressão, que transforma parte do vapor de ar (daí a necessidade de estar úmido o ar) em água.

Outra coisa, quanto ao "sonic boom" é que ele não quebra vidros. Ele cria, como qualquer estondro sonoro, uma vibração nas superfícies rígidas, como prédios e o chão, que fazem objetos soltos vibrarem. Se os vidros (que, pasme, é um líquido), está meio solto, com a vibração ele pode trincar, por causa da força com que a estrutura está vibrando, mas isso não quer dizer que quebraria a lente da câmera, porque seria mais fácil estourar os tímpanos dos presentes, o que não acontece. O "sonic boom" a que você se refere, só para dimensionar, é um pouco mais fraco que o "sonic boom" criado por um relâmpago. O negócio é que ele demora um pouco mais, porque o avião leva mais tempo criando ele do que o relâmpago, o que aumenta a intensidade da vibração, mas o barulho é menor. ;)

3 anos e meio de bacharelado em física me serviram para alguma coisa.
Comandante da Ala IL-2


Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline shinobih2o

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 189
    • Ver perfil
F14 TOMCAT
« Resposta #33 Online: Junho 30, 2005, 11:06:38 am »
Citar
tem um trecho que mostra um F-18 fazendo esse efeito duas vezes repetidas logo ao nível do mar, em pleno meio-dia sobre o mar.

E no mar não é úmido?
E você acha que 'sol a pico' é quente, em qualquer lugar da face da Terra? Veja uma foto ensolarada no Alaska. Por quê as pessoas ainda usam casaco, se está sol? Hahahah

Por quê 'sai vapor' (na verdade, vira núvem) quando você abre o freezer? Você acha que é porque o vapor que está dentro do freezer encontra o ar quente de fora? Pelamor de deus! (Só pra consertar: é porque o vapor no ar de fora do freezer se choca com o ar frio que sai do freezer, condensando-se)
Por quê você acha que aparece aquela condensação em cima do bordo de ataque dos aviões? Porque a pressão em cima da asa é imensa, empurrando o avião pra baixo? Ou o contrário?

Citar
Funciona como um êmbolo de seringa, que, quando comprimido, cria uma espécie de névoa dentro, e fica com as paredes internas mais "molhadas" por causa da pressão, que transforma parte do vapor de ar (daí a necessidade de estar úmido o ar) em água.

Isso eu explico muito bem. A água não é muito comprimível, ao contrário do ar. Enquanto o ar se comprime, as gotículas de água (umidade) se aglomeram em gotículas maiores.

Citar
porque seria mais fácil estourar os tímpanos dos presentes

Sim, por isso que eu não acredito que o avião esteja a mais de Mach 0.99.
Citar
Se os vidros (que, pasme, é um líquido)

Isso pra mim é teoria de adolecente, perguntando pro professor na sétima série se o vidro é líqüido... Por quê ele é líqüido, só porque supõe-se que após 2 ou 3 mil anos ele 'escorre'? Ele é sólido, como qualquer outra coisa que mantém sua forma a 25°C (exceto gelatinas - colóides).

Mas tá bem, se você é bacharelado em física, né...

Mas eu reafirmo que a umidade condensa quando entra em contato com uma zona de baixa pressão e/ou baixa temperatura.

[edit]
Aliás, não é por isso que chove? Porque o vapor d'água sobe e torna-se frio lá em cima, virando gotas?
[/edit]
« Última modificação: Junho 30, 2005, 11:08:41 am por shinobih2o »

Offline =FN=Swoop

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1322
    • Ver perfil
    • http://
F14 TOMCAT
« Resposta #34 Online: Junho 30, 2005, 12:31:56 pm »
Lembre da fórmula química, que aprendemos no 3º ano, no pré-vestibular de que PV=nRT, em que n e R são constantes. P=pressão, V=volume e T=temperatura. Em ambiente aberto, V é constante, também. Assim, temos que pressão e temperatura são diretamente proporcionais. Quando as ondas de som se chocam, porque o avião não voa todo à mesma velocidade. Todo corpo extenso tem capacidade de compressão, pela expansão de lorentz (que não reproduzo aqui porque é mais complexa e eu não sei como inserir raiz quadrada aqui no texto). Assim, quando o avião acelera, já que a exaustão é pela cauda, essa acelera mais rapidamente que o resto do avião, porque sofre maior força, já que o resto do avião está sendo comprimido para acompanhar a parte traseira. Com isso, a parte de trás chega à velocidade do som numa fração de segundo antes do bico, e, com isso, ambos projetam ondas de som em sentidos opostos ao ultrapassarem a barreira do som. Todo objeto se movendo causa deslocamento de ar. Assim, quando o som que provém da parte de trás do avião deixa de chegar à frente do avião (que é quando o piloto não ouve mais os motores como ouvia antes) a parte da frente também chega à velocidade do som, mas poucos momentos depois, e a onda sonora da frente passa a ir para trás, porque o avião chegou à velocidade do som, ultrapassando a formação do que se chama "o cone de mach" (imagine as ondas de um barco ou navio sobre a água e você vai entender esse cone de mach). Daí, com isso, cria-se uma zona de alta pressão que passa do bico para a cauda do avião, e, com a alta pressão, toda a água que está no ar em volta do avião, pela fórmula que eu coloquei antes, mantém a temperatura, mas vira água, por causa do aumento da pressão, na razão das constantes de n e R, já que o volume é constante antes e depois da quebra da barreira do som. Assim, a pressão aumentando bastante (já que a pressão causada pelo choque dessas duas massas de ar é imensa), mantém a temperatura, causando a condensação da água suspensa no ar (já que umidade do ar não tem a ver com o vapor, mas com a água em suspensão no ar) em uma pequena nuvem por causa do aumento da pressão. Como essa zona de alta pressão pressupõe apenas a existência de diferença do tempo em que as massas de ar atingem a velocidade do som, essa nuvem passa pelo avião, já que ela é criada somente no bico dele. Daí chamar "barreira do som", porque parece uma pequena barreira. Por isso que quanto mais quente e úmido melhor, já que você tem que comprimir o ar para extrair a água, como no meu exemplo do êmbolo, e criar condensação não pela temperatura, mas pela pressão.


Agora, respondendo às suas colocações:

1- Sobre o mar, ou sobre lagos, a umidade do ar é a maior possível. Por isso ser mais fácil esse efeito de "barreira do som" surgir sobre as águas.

2- Pela fórmula de PV=nRT, quando o ar frio que está dentro do freezer sai e encontra o ar quente de fora, ele condensa a água do ar quente, vale lembrar que, quanto mais quente o solvente, mais soluto se pode misturar por causa da distância intramolecular do solvente. Assim, a água (mais uma vez a água suspensa, e não o vapor de água porque, para haver vapor de água a temperatura tem que estar acima de 100° Celsius ao nível o mar) suspensa no ar, condensa-se, formando pequenas gotículas de água, que mudam a refração do ar, porque têm refração diferente do ar, e criam a pequena nuvem que vemos. É o mesmo que acontece quando falamos em lugar muito frio, só que, no caso, é o ar quente que sai de nossa boca (porque o ar está na temperatura de nosso corpo) que contém a umidade que gera as gotículas. Você só reafirmou o meu argumento com essa colocação.

3- A condensação em cima do bordo de ataque do avião se dá pela queda de pressão que existe sobre o bordo de ataque do avião, já que a pressão na parte de baixo da asa é maior devido à sua menor velocidade. Já ouviu a história de telha arrancada por causa de vento?? É o mesmo princípio que faz o avião voar. Quando uma massa de ar se desloca em velocidade muito superior a outra massa, a massa mais lenta tende a ter um aumento de pressão (por causa da entropia). No caso da asa do avião, a parte superior é curva e a parte inferior é reta, para que o ar de cima tenha que andar mais e, portanto, tenha que ir mais rápido, para alcançar o ar de baixo, o que faz com que o ar de baixo tenha um aumento de pressão (novamente a entropia explica isso). Com isso, essa pressão do ar de baixo, cria a sustentação que mantém o avião no ar, já que a pressão é igual à força divida pela área (P=F/a). Ou seja, onde tem pressão, tem força. Com isso, a pressão, sendo alta, cria uma força suficientemente grande para contrapor a força da gravidade, o que sustenta o avião.

4- Você se engana quando diz que o êmbolo da seringa, quando comprimido, cria gotículas por causa da incompressibilidade da água. Na verdade, isso tem a ver com o aumento de pressão, sem mudança na temperatura, reduzindo, assim, a distância intramolecular do ar contido dentro do êmbolo, expulsando as gotículas de água que estão suspensas no ar (já que todo ar tem um pouco de água em suspensão). Com isso, a água se aglomera mais e cria o que vemos. A água que chega às paredes do êmbolo se aglomeram mais ainda, formando gotículas visíveis. Nada tem a ver com a compressibilidade da água.

5- Eu disse que seria mais fácil estourar os tímpanos dos presentes para te mostrar que não é o impacto sonoro que quebra as vidraças. Até porque o impacto sonoro não é tão forte assim. Ele é mais duradouro, mas equivale, em força sonora, ao estrondo de um raio caindo. O famoso "trovão". Ninuém fica surdo se um raio cair perto da pessoa. Pode morrer com o choque, mas não fica surdo.

6- O vidro é considerado líquido porque ele não mantém a sua forma em CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão), já que, com o tempo, ele muda de forma. Você mesmo respondeu à sua pergunta. Aliás, todos os físicos e químicos consideram o vidro como um líquido. Quem sou eu para duvidar deste conceito?? E gelatinas são colóides porque o soluto não se integra totalmente ao solvente, e só mantém a forma porque tem produtos químicos que viram uma espécie de cola quando solvidas em água (por isso que a gelatina mesmo vira um colóide, já que a "cola" tem que dissolver na água para manter a forma desse líquido em temperatura ambiente).

7- Eu não sou bacharel em física. Só estudei por algum tempo em faculdade. Sempre gostei de física e sempre estudei, e fiz a faculdade porque achei que poderia trabalhar com isso, mas descobri que não podemos profissionalizar nosso hobby sob pena de matar a paixão. Mas, como qualquer pessoa, tenho conhecimentos limitados. Eu só busco a explicação por meio do conhecimento científico e procuro a razão de tudo, por mais simples que seja. A Lógica é minha explicação.

8- Você falou certo: "a condensação ocorre quando se encontra com uma zona de baixa pressão", porque não ocorre queda de temperatura, também. Entenda, se é que você ainda não percebeu, que temperatura e pressão, do ponto de vista físico-químico, são praticamente a mesma coisa, já que ambas dependem da energia cinética das partículas. Mas, alterar uma, não importa em alterar a outra. Eu posso manter o ar a 25º C em pressões distintas. Quando eu comprimo o ar num êmbolo de seringa, eu mantenho a temperatura, mas aumento a pressão, o que altera as propriedades do gas, pela fórmula que eu apresentei de PV=nRT. Veja que pressão e temperatura estão em lados distintos, sendo, por isso, diretamente proporcionais. Mas, não são, necessariamente, dependentes, pois são variáveis distintas. Se mantiver tudo, e mudar apenas uma variável, o resultado muda, claro, já que R pode ser alterado, e não é constante universal (ao contrário de n que é a constante universal do gás em questão). Como aumentamos a pressão, no caso do êmbolo, e a temperatura se mantém, causamos diferença nas propriedades do gás, como, por exemplo, em sua "solubilidade" fazendo com que a água suspensa no ar seja expulsa do ar, saindo da mistura. Lembre que, no caso do êmbolo, o volume varia, o que permite que a temperatura se mantenha, e o volume é inversamente proporcional à pressão. Quanto mais pressão, menos volume, e vice-versa. No caso do efeito visto na foto, há uma variação de volume, já que o ar é "comprimido" pelas ondas sonoras, o que causa um aumento exagerado de pressão, o que "expulsa" a água suspensa no ar, criando o "vapor de água", mas esse vapor não está quente (100°C). Ele é decorrente de uma pressão muito alta, num volume pequeno. O mesmo ocorre quando você abre uma garrafa PET de refrigerante. Mesmo que ela esteja à temperatura ambiente, você vai ver a formação de pequenas nuvens sobre o refrigerante. Isso é por causa da diferença de pressão entre o ar de dentro da garrafa e o ar de fora, que entra. Procure ver isso como se os gases fossem uma teia de pequenas moléculas, interligadas por molas. Quanto maior a pressão, menor a distância entre as moléculas, o que reduz o espaço para caber qualquer coisa entre as moléculas. E o contrário se aplica. Menor pressão, mais espaço. Se o espaço era grande e tinha coisa, quando apertar, algo vai ter que sair. Por isso vemos a água condensar.
Comandante da Ala IL-2


Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline Teyd

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 242
    • Ver perfil
F14 TOMCAT
« Resposta #35 Online: Junho 30, 2005, 01:47:45 pm »
Ele tem q desacelerar na retomada... pouso... ele precisa de uma velocidade alta assim pra se manter em órbita sem gastar energia depois quando ele pousa ele praticamente cai como uma pedra desacelerando...

Quando à Vel da luz funciona mais ou menos assim... vc nunca consegue atingir a velocidade da luz de forma absoluta (como correndo atrás de um feixe) vc pode acelerar o que for que ela sempre será velocidade da luz em relação a vc...
Para um observador na terra pode até parecer que vc está à velocidade da luz e se pudesse medir ele iria ver vc mover-se ao lado dela é mais ou menos assim que o tempo "para" quando vc chega a essa vel. (para um a luz se move e para o outro não) quanto a voltar ou não no tempo é puramente intuitivo... já que o tempo para quando me aproximo dela e se eu passar?

O máximo que vc consegue voando contra ou a favor da direção do feixe é mudar sua frequência... é assim que medem a velocidade de estrelas de aproximação ou distanciamento... pela cor de sua luz por isso vc não vê as luzes emitidas por essas estrelas terem veloc. diferentes...

Quando se aproximam da vel da Luz os corpos aumentam suas massas sendo que nela essa massa vai pra o Infinito assim como continuar acelerando um corpo com massa tendendo ao infinito? isso tornaria impossível esse ponto por isso a idéia é ultrapassar essa velocidade de uma vez como a idéia de criar atalhos no espaço tempo onde vc na verdade está ha uma velocidade baixa mas pelo atalho vc percorre uma distância imensa acho que isso chamam buracos de minhoca (wormholes)... já se consegue transportar alguns tipos de matéria a essas velocidades....
« Última modificação: Junho 30, 2005, 02:08:56 pm por =FN=Teyd »
Note HP Pavilion DV6663us
C2D 2.2 / 4gb RAM
Vista 64 / Ubuntu 64
GF8400GS 128Mb + 767Mb (Shared)
Sidewinder Precision PRO

Offline shinobih2o

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 189
    • Ver perfil
F14 TOMCAT
« Resposta #36 Online: Julho 01, 2005, 09:10:36 pm »
Swoop, eu não vou discutir com você porque essa conversa não vai nos levar a lugar algum.

Eu só estava de passagem e consertei algumas coisas me doeram os olhos, só isso. Ainda tem mais coisas desde meu último post que me instigam a consertar, mas não vou parar pra explicar coisas pra quem já sabe tudo, entende?


Portanto fica aqui um grande abraço. =)

Luciana

  • Visitante
F14 TOMCAT
« Resposta #37 Online: Julho 13, 2005, 04:22:18 pm »
EDITADO POR DESRESPEITO AS REGRAS DO FORUM.
« Última modificação: Julho 13, 2005, 11:32:53 pm por =FN=ChIlEnU »

Offline =FN=Swoop

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1322
    • Ver perfil
    • http://
F14 TOMCAT
« Resposta #38 Online: Julho 13, 2005, 06:34:40 pm »
Nooossaaa, cara... Não acredito!!! Tem gente vindo fazer corrente aqui no Fórum. Quando eu vi uma mulher no post eu até me assustei... mas deveria imaginar... E ainda vem com a corrente mais antiga que a velha posição de "defecar" (para não ser rude com a dama que nos deu o ar de sua graça).

Só não entendi como a pessoa pôde postar sem ser registrada... não tem que ser registrado para poder postar?

Bem, antes que alguém acredite que dá dinheiro esse tipo de coisa, é melhor avisar que isso é uma das maiores fontes de desespero e frustração por vítimas de golpes. Basta lembrar de uma coisa: não tem conto do vigário que dê certo se a vítima não quiser tirar alguma vantagem. E dinheiro fácil é uma "vantagem". Cara, nem prostituição é considerado mais dinheiro fácil... Até ator pornô diz que tem que dar um "duro" danado para ganhar a vida...  :P . Trocadilhos à parte, quem quiser acreditar nessa história de corrente, vai fundo. Aproveita e espera o papai noel na noite de natal, ou procura duendes em florestas (aí pode ser efeito de cigarrinho do capeta  :diabo:  ou coisa do tipo).

De qualquer forma, fica o aviso: corrente no fórum acho que não pega bem. Seria uma boa discutir com o CO a aprovação de norma proibindo isso por aqui. Vemos agora que foi um detalhe que passou...

Luciana, você é bem-vinda no fórum para participar. Como todos sabem, essas correntes, ou spams, são prática moralmente reprovável na internet, tanto que em alguns lugares é crime e dá multa e cadeia. Portanto, sinta-se completamente à vontade para postar pensamentos, comentários, observações, informações, mas corrente, por favor, não coloque, porque todos aqui já devem ter recebido alguma coisa desse tipo no e-mail e sabe bem do que se trata.

Obrigado pela compreensão.
Comandante da Ala IL-2


Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline Rod

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 211
    • Ver perfil
    • http://
F14 TOMCAT
« Resposta #39 Online: Julho 15, 2005, 12:59:48 am »
A algum tempo em um dia nublado de garoa, bastante úmido, aqui no litoral, um C-130 Hercules da FAB passou aqui em cima, em baixa velocidade na perna do vento, flaps baixos, quando curvou para a perna base em direção a BAST, pude ver claramente a formação daquela digamos "nuvenzinha" de condensação sobre a asa, (área de baixa pressão) vista pelo bordo de fuga, por um pequeno instante, ela destacou se muito bem contra o fundo cinzento das núvens daquele dia.

Creio que todos aqui já devem ter visto o aquelas linhas de condenssação sobre a LERX do F-16 num momento de arfagem para cima, até no Falcon 4 elas aparecem.



 
"Necessidade de voar"

Offline =FN=Swoop

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1322
    • Ver perfil
    • http://
F14 TOMCAT
« Resposta #40 Online: Julho 15, 2005, 10:46:11 am »
Citar
Swoop, eu não vou discutir com você porque essa conversa não vai nos levar a lugar algum.

Eu só estava de passagem e consertei algumas coisas me doeram os olhos, só isso. Ainda tem mais coisas desde meu último post que me instigam a consertar, mas não vou parar pra explicar coisas pra quem já sabe tudo, entende?


Portanto fica aqui um grande abraço. =)
Oh, Shinobi,

Ninguém aqui tá querendo discutir... nem brigar. Eu estava esclarecendo o que me pareceu confuso nas explicações que você deu. Eu não sei de tudo, e tenho certeza que ninguém aqui sabe de tudo. Qualquer contribuição é bem-vinda. Quando escrevi a minha primeira mensagem nesse tópico, eu estava contribuindo com o que aprendi quando estudei física. Eu fiz algumas pesquisas no campo dos super fluidos, e o ar é um fluido, que quase todas as propriedades dos super fluidos, excetuando-se algumas. Esse fenômeno que ocorre com os aviões quando chegam à velocidade do som é um princípio também empregado para um tipo experimental de sistema de demolição de prédios, que usa a ressonância (não é a magnética). Mas isso também tem a ver com a pressão do fluido. Tem um fenômeno igualzinho, de vórtice, que acontece em superfluidos, que depende de um objeto passando pelo fluido a uma determinada velocidade, causando diferença de pressão, o que gera o vórtice (diferente da nuvenzinha porque o superfluido não tem viscosidade e não causa atrito).
Comandante da Ala IL-2


Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline Fissão

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 54
    • Ver perfil
F14 TOMCAT
« Resposta #41 Online: Julho 17, 2005, 09:56:43 pm »
QUANDO UMA AERONAVE VOA A VEL. INFERIORES A DO SOM, O AR QUE ESTA A FRENTE DELE RECE UMA ESPÉCIE DE MENSAGEM DE PRESENÇA DO MESMO, POR MEIO DE IMPULSOS SONOROS PROVENIENTES DA PERTUBAÇÃO QUE O APARELHO PROVOCA NA MASSA DE AR ONDE SE DESLOCA. ESSA MASSA DE AR AFETADA É MUITO MAIOR QUE O AVIAO E RESPONDE ESSA PERTUBAÇÃO E TRATA DE DAR AO UM CORPO QUE SE APROXIMA. ONDAS DE PRESSÕES DE ACUMULAM NO NARIZ. ESSES CONJUNTOS DE ONDAS DE PRESSÕES ACUMULADAS APRESENTAM UMA ESPESSURA, CARACTERIZANDO UMA ONDA DE CHOQUE.



                                                              F짧åø
                           

Offline Rod

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 211
    • Ver perfil
    • http://
F14 TOMCAT
« Resposta #42 Online: Outubro 26, 2005, 10:11:19 pm »
Citar
A algum tempo em um dia nublado de garoa, bastante úmido, aqui no litoral, um C-130 Hercules da FAB passou aqui em cima, em baixa velocidade na perna do vento, flaps baixos, quando curvou para a perna base em direção a BAST, pude ver claramente a formação daquela digamos "nuvenzinha" de condensação sobre a asa, (área de baixa pressão) vista pelo bordo de fuga, por um pequeno instante, ela destacou se muito bem contra o fundo cinzento das núvens daquele dia.

Foi isso que eu vi no C-130:

 
"Necessidade de voar"

Offline merlin

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 114
    • Ver perfil
    • http://
F14 TOMCAT
« Resposta #43 Online: Outubro 26, 2005, 11:30:26 pm »
-----------------------------Apagado!!!!!-----------------------------  
« Última modificação: Novembro 03, 2005, 11:12:47 pm por merlin »
Live to Fly
Fly to Live

Image hosted by Photobucket.com
<A HREF="http://www.vf-1.org" target="_blank">
<FONT COLOR="blue">www.vf-1.org</FONT>[/url]

"in aere defensio maris, ad sumus!"