Abril 29, 2024, 07:56:36 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 29, 2024, 07:56:36 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Brasileiro, De Sorocaba  (Lida 4387 vezes)

Offline =FN=Eagle

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 3233
    • Ver perfil
Brasileiro, De Sorocaba
« Online: Agosto 25, 2005, 02:52:46 pm »
Brasileiro enfrentou pântano e granizo após queda de avião no Peru
Publicidade
 
DANIELA LORETO
da Folha Online

O brasileiro Nivaldo Papeti, 47, um dos sobreviventes do acidente com o Boeing 737-200 da companhia estatal peruana Tans, que matou 38 pessoas na terça-feira passada (23), disse em entrevista exclusiva à Folha Online que atravessou pântano, com água na altura do peito, e enfrentou chuva de granizo após escapar do acidente.

Papeti conta que o avião estava em procedimento de descida no momento da queda. "Ele já estava pousando, a mais ou menos 800 metros do solo".

O avião, que levava sete tripulantes e 91
passageiros [57 sobreviveram, 38 morreram e três continuam desaparecidos] caiu a 4,8 km do aeroporto e pouco antes do pouso. O vôo saíra de Lima (capital) com destino a Pucallpa (490 km ao noroeste de Lima), e, posteriormente, iria para a cidade de Iquitos.

Segundo ele, no momento em que caiu, o trem de pouso já havia sido acionado e faltavam apenas dois minutos para a aterrissagem no aeroporto de Pucallpa.

Momentos antes do acidente, segundo o brasileiro, a tripulação avisou aos passageiros que a aeronave entraria em uma zona de turbulência. "Entramos em um vendaval tão forte que o avião se descontrolou. Já enfrentei muitas turbulências durante vôos na minha vida, mas nunca havia visto algo dessa proporção. O avião ficou entregue ao vento", afirma.

O brasileiro, que falou à Folha Online por telefone, de Lima, diz que tudo foi muito rápido e não houve tempo nem para que os passageiros entrassem em pânico. "Entre a turbulência e a queda, foram cerca de 10 ou 15 segundos. Não houve gritos", diz.

De acordo com Papeti, até aquele momento, o vôo havia sido tranqüilo e o avião só apresentou problemas depois de chegar na área do aeroporto de Pucallpa, onde caía uma tempestade no momento do acidente.

"Antes da turbulência, havia bastante visibilidade. Eu estava na janela e via o avião se aproximando da cidade", disse.

Queda

Após a queda, segundo o brasileiro, houve barulho de vidros se quebrando e de objetos caindo. A parte dianteira do Boeing 737-200 começou a pegar fogo.

Papeti diz acreditar que só se salvou porque estava na parte traseira da aeronave --onde, segundo ele, estava a maioria dos sobreviventes.

"O avião se partiu em dois e a parte traseira, que ficou intacta, passou por cima da dianteira", afirma. "Eu estava no banco 19. Algumas pessoas que estavam no meio se salvaram, mas foram lançadas para fora do avião".

O brasileiro conseguiu sair do Boeing --que já estava quase todo em chamas-- pela porta traseira, que se abriu devido ao impacto da queda.

Pântano e granizo

Ao lado de outros 23 sobreviventes, ele caminhou em um pântano por cerca de 50 metros, com água na altura do peito. No caminho, segundo Papeti, o grupo ainda enfrentou uma súbita chuva de granizo.

Os sobreviventes conseguiram chegar à terra firme e aguardaram por cerca de 40 minutos até a chegada da equipe de resgate. Segundo Papeti, ele teve
sorte em sair ileso. "A maioria sofreu queimaduras e ferimentos graves",
conta.

No acidente, o brasileiro --que é de Piracicaba e ficou um mês no Peru a trabalho-- perdeu todos os seus documentos e pertences. Segundo ele, a empresa para a qual presta serviços já providenciou roupas e a expedição de novos documentos junto à Embaixada brasileira em Lima.

Empresa

No dia do acidente, o representante da Tans, Jorge Beleván disse que "as informações preliminares indicavam que o acidente foi causado por ventos cruzados que se apresentaram no momento da aterrissagem e que, por mais que os pilotos tivessem toda habilidade, lamentavelmente o avião caiu".

"Quando um avião atravessa um vento cruzado, entra em estado de perda [de estabilidade]. Graças à perícia do piloto, o pouso de emergência permitiu que houvesse sobreviventes", disse o porta-voz da Tans.

Fundada em 1960 pela Força Aérea peruana, para servir comunidades remotas na selva, a Tans começou a operar como linha comercial em 1998. A companhia estatal hoje atende cerca de 30% do mercado local.

Offline =FN=Swoop

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1322
    • Ver perfil
    • http://
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #1 Online: Agosto 25, 2005, 03:25:29 pm »
Humm.... um sujeito de sorocaba que sobrevive a uma queda no Peru... eu já ouvi uma história dessas antes...
Comandante da Ala IL-2


Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline =FN=Eagle

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 3233
    • Ver perfil
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #2 Online: Agosto 25, 2005, 03:34:49 pm »
HAuhauahua
Vcs dois se amam mesmo!

Offline =FN=Moska

  • Membros do CG
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1664
    • Ver perfil
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #3 Online: Agosto 25, 2005, 07:16:05 pm »
Citar
Humm.... um sujeito de sorocaba que sobrevive a uma queda no Peru... eu já ouvi uma história dessas antes...
cara essa eu tenho que tirar o chapéu ....... foi boa sacada .... huahauahuhauahua
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline =FN=Swoop

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1322
    • Ver perfil
    • http://
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #4 Online: Agosto 25, 2005, 10:26:16 pm »
De vez em quando eu acerto, Moska... ;)
Comandante da Ala IL-2


Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline Teyd

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 242
    • Ver perfil
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #5 Online: Agosto 27, 2005, 12:06:18 pm »
Moska? ele quis falar de vc? heheheheeh  
Note HP Pavilion DV6663us
C2D 2.2 / 4gb RAM
Vista 64 / Ubuntu 64
GF8400GS 128Mb + 767Mb (Shared)
Sidewinder Precision PRO

Offline =FN=Great

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 498
    • Ver perfil
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #6 Online: Agosto 27, 2005, 02:36:26 pm »
Acho q o Moska anda querendo voar tb, para sobreviver a queda num Peru!!!!!!

esse pessoal de Sorocaba, não sei não??!!!

Offline =FN=Skullcrusher

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1760
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #7 Online: Agosto 28, 2005, 01:52:24 am »
Boiei geral no assunto LOL
 
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV


Offline =FN=Swoop

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1322
    • Ver perfil
    • http://
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #8 Online: Agosto 30, 2005, 12:01:59 pm »
Skull,

Pensa... brasileiro, de Sorocaba, que sobrevive a uma "queda" no Peru... te lembra quem???
Comandante da Ala IL-2


Ok, cadetes, só vou mostrar uma vez como se faz um ataque Kamikaze!! Tratem de aprender!!!"  Capitão Takabomba Nokoko

Offline Teyd

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 242
    • Ver perfil
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #9 Online: Agosto 31, 2005, 12:16:41 pm »
não tem erro....
Note HP Pavilion DV6663us
C2D 2.2 / 4gb RAM
Vista 64 / Ubuntu 64
GF8400GS 128Mb + 767Mb (Shared)
Sidewinder Precision PRO

Offline =FN=Skullcrusher

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1760
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Brasileiro, De Sorocaba
« Resposta #10 Online: Agosto 31, 2005, 12:22:16 pm »
Citar
Skull,

Pensa... brasileiro, de Sorocaba, que sobrevive a uma "queda" no Peru... te lembra quem???
Ahhhh tá!

Tico e teco continuam se desentendendo em minha cabeça!!!

:banana:
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV