Abril 26, 2024, 04:24:07 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 26, 2024, 04:24:07 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Falcao-01  (Lida 14658 vezes)

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Falcao-01
« Online: Maio 12, 2005, 05:40:38 pm »
Estamos planejando o sistema Falcão-01 de controle de voo :

- 1 Stick com 4 botões na manete, 4 botões na base e uma chave rotativa de 4 posicoes.
- 1 Quadrante com 4 manetes e 4 Potenciometros rotativos.
- Pedal Rudder Simples.

Preço estimado para a versão completa : R$ 200

Vocês comprariam ?

É possível fazer uma versão mais em conta com menos recursos.

O sistema é dividido em "caixa-preta", contendo o sistema USB, com conectores para até 10 eixos e 20 botoes.

Posso fornecer apenas a "caixa-preta", cabendo ao usuário montar seu proprio stick, pedal, ou qualquer coisa que queira.

To pensando numa versão com painel analógico, para IL2, com IAS, RPM, Temperatura da cabeca dos cilindros,  Combustível, Bússola, Indicador de Curva (Bolha), Horizonte artificial e Temperatura dos gases de escapamento.

Posso vender as peças individualmente ou pré-montado, ou até mesmo como kit para o próprio usuário montar.

Um sistema completo  desses sairia por cerca de  R$ 500... Uff...
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline =FN=DelRio

  • Membros
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 2079
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #1 Online: Maio 12, 2005, 07:37:02 pm »
Vamo lá galera.. a pesquisa é séria pô..

Você compraria?

Pra poder inverstir pesado precisamos saber se tem mercado pra esse tipo de joy.. principalmente a versão "PRO Pilot", que vem com essa variedade enorme de mostradores e tal.. :)

Só pra lembrar: 200 conto o HOTAS (sitck + throttle/acelerador) + leme. Você não acha isso pro ae.. ah, o leme é pedal, não essas merdas de botões montados nos throttles que tem por ae não.. ;)

Opinem, plis! :drink:
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter

Offline Dyablo

  • Novato
  • *
  • Posts: 48
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #2 Online: Maio 13, 2005, 02:46:36 am »
Eu compraria sim, eu acho que tem mercado mas o pessoal que compra isso tem que ficar sabendo, deveria ser feita uma divulgação ampla nos foruns até nos de outros jogos e tecnicos tipo baboo e clubedo...(se os moderadores dos mesmos permitirem) dai sim vcs saberiam a real possibilidade desse projeto.

Nas lojas especializadas tb e otra fonte de procura, poderia ser um serviço extra da loja, como um joy personalizado, feito sobre medida e tal e com config de ponta, tai a minha idéia.

Abração ae.
[evil]  
Contato
izequieljs@hotmail.com
78268049

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Falcao-01
« Resposta #3 Online: Maio 13, 2005, 10:01:48 am »
Cada mostrador fica por volta de R$ 30 (segundo a pesquisa que fiz)

Vou usar mostradores tipo VU-Meter, especiais, de 90° e 240° de deflexão. São caros e delicados, e ainda exigem que eu refaça as marcações (que originalmente são em volts ou amperes) para RPM, IAS, etc, o que pela natureza delicada dos instrumentos vai ser trabalhoso pra carai...

Alem disso preciso de uma maneira de converter de digital para tensão, já que esses instrumentos medem tensão (sem shunt) ou corrente (com shunt)...

Com um conversor digital analogico de 8 bits por instrumento ficam 256 posicoes, o que num indicador de 240° significaria uma precisao de 1°, muito boa, melhor que os originais mecânicos...

Uma vantagem é que eles tão sempre calibrados...

Os instrumentos que exigem 360° eu ainda não sei como fazer.... E o horizonte artificial vai dar um trabalho do caceta, ele precisa girar 360° * 360° = 129600° em dois planos... :P

Bem, eu posso fazer um inclinometro de dois planos que fica mais fácil...

Quais são os instrumentos básicos para um avião da segunda guerra ?

Velocidade, Altitude, Aceleração vertical, RPM, Temperatura e Pressão do Óleo, Quantidade de combustível, 3 inclinometros (X, Y, Z). Que mais ?

Para velocidade eu pretendo usar um Indicador com 240°, para RPM um indicador com 90°. Para altitude um display de 5 dígitos em metros. Para aceleração vertical outro indicador de 240° (posicionado de forma ao "centro" ficar na horizontal). Para Temperatura e pressão do Óleo, um indicador "de ponta", lado a lado.
Quantidade de combustível pode ser um indicador mais simples com apenas 45°.

Que mais ?

O stick vai ser mais simples, mas com o mecanismo todo fabricado em ferro, os potenciometros vao ser de fácil substituição e vai ter orificios para facilitar a lubrificação. Só o fato de ser maquinado em ferro,  poder ser lubrificado fácil e poder trocar os potenciometros (cada pot custa em média R$ 2) significa uma grande durabilidade...

Não sei se pode ser considerado HOTAS porque o quadrante de potencia vai ser complexo, o sujeito vai ter que tirar a mão da manete de potencia para mudar RPM, Mistura, etc (se ele configurar os eixos do quadrante assim...)

Da pra botar dois botões por manete no  quadrante, mas fica esquisito... Eu acho melhor botar apenas o web na manete de potencia e deixar as outras manetes sem botões...

Da pra botar um freio no pedal, mas não acho que isso seja necessario, aumentaria o custo para uma funcionalidade que pode ser simulada com um dos botões do quadrante...

O pedal é maquinado em ferro, estou pensando em duas possibilidades, o modelo com barra em H ou o modelo usando carrinhos...  Usando carrinhos fica MUITO bom, mas é um pouco mais caro para fabricar...

O stick separa os componentes X e Y usando um princípio giroscópico, o que torna bem próximo do que se usa em avões com Fly-By-Wire...

O stick se centraliza a partir do peso de um magneto, que colocado dentro de um campo magnetico gerado por uma bobina pode aumentar o que piloto vai sentir na manete, com isso ele nunca vai ter folga (os sistemas simples baseados em mola ficam com folga a longo prazo...)

Acho que da pra ir dos 500gF (peso do magneto) até uns 1Kgf (peso + atração magnética)...
 
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Falcao-01
« Resposta #4 Online: Maio 13, 2005, 01:05:08 pm »
Aqui tem amostras dos mostradores analógicos :

Mostradores Analógicos...

Dá para desmontar cada um desses mostradores e remanufatura-los com aparência de avionicos...

São miliamperímetros, custam em media 15 dollares, mas existe equivalente nacional,
o instrumento + o circuito necessario para converter digital -> analógico vai custar entre 30 a 50 reais (o maior custo é do próprio mostrador).

O compasso vai ter que ser digital mesmo, com 3 dígitos, vai mostrar "Heading : 0 - 360° com precisão de 1°

O Altímetro tambem só dá pra fazer digital, com 5 dígitos (de 00000 a 99999 metros ou pés) com precisão de 1m.

Dai ficariam analógicos :
Velocimetro IAS, RPM, Oil Temp, Oil Pressure, EGT, VSI e mais algumas coisas...

Velocimetro de 0 IAS a 999 IAS (Com precisão de +/- 4 KM/H)
RPM de 0 a 5000 RPM (Com precisão de +/- 55 RPM)
Oil Temp de 0 a 200°C (Com precisão de +/- 2°C)
Oil Press. de 0 a 90mmHg (Com precisão de +/- 1mmHg)
EGT de 0 a 500°C (Com precisão de +/- 5°C)
VSI de -1Km/Minuto a +1Km/Minuto (Com precisao de +/-8m/Minuto)
... etc etc etc ...

Chave com 8 posições para flaps no painel.
Led de Superaquecimento ao lado do indicador de temperatura do óleo.
Chave de Trem de pouso no painel.
Led indicador de estado das rodas no painel (para triciclo).
Led "Master alarm", "Overspeed" no painel.
Os 3 leds do ILS...
2 Chaves para luzes internas e externas.
2 Chaves para Magneto Switch e Carburetor heater
1 Chave de partida contato-momentaneo.
Chave freio de estacionamento.

O conjunto todo, painel para colocar embaixo do monitor, joystick, pedal e quadrante, sai por volta de R$ 500,00. É um investimento muito bom para o aficionado.
« Última modificação: Maio 13, 2005, 01:22:42 pm por =FN=BinLadden »
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline shinobih2o

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 189
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #5 Online: Maio 14, 2005, 11:47:24 am »
Porra, sinceramente? Eu acho a idéia do caralho, o preço fabuloso, mas francamente... Mal consegui espaço pra pôr o meu novíssimo Momo Force. Se por ventura eu comprar algum HOTAS (quando $obrar), não sei onde vou pôr o throttle.

Quero comprar um sistema de som da Creative de 6 caixas, mas não sei onde vou pô-las (uáu, eu adoro esses verbos bizarros!).


Em resumo: Eu até queria comprar, até posso pagar (não bem agora, mas bem em breve), mas QUE MERDA! NÃO TEM ONDE PÔR! <:-(((


E eu adoraria participar da confecção também... Heheh
Me amarro nessas gambiarras caseiras! ;-P

Offline =FN=DelRio

  • Membros
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 2079
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #6 Online: Maio 14, 2005, 12:12:00 pm »
Gambiarra profissional tá! ahahha! :)

Comprou o MOMO cara?! PUTZ!!!!!!! Também, 499 até eu compro! :D :P

www.hardplus.com.br

Aldo, acho que deveríamos postar umas fotos cara.. afinal, algumas imagens valerão mais que imensas frases acima (essa explicação toda ae.. :D) ahahaha!
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Falcao-01
« Resposta #7 Online: Maio 14, 2005, 01:25:11 pm »
Não é gambiarra,
eu vou mandar um serralheiro dar os pontos de solda, o esqueleto vai ser em ferro.
O acabamento vai ser de madeira (compensado) pintado no spray e cortado por marceneiro...

Da parte eletrica a placa vai ser feita em série, por encomenda, eu só vou soldar e montar tudo. O circuito é padrão, definido pelo fabricante do microcontrolador.

O software do microcontrolador eu vou fazer (tenho 5 anos de experiencia de programacao :P)

Não é rabujo não, o negócio vai ficar bom. A diferença pra um bixo feito por fabrica grande é que eu não tenho condições  de miniaturizar as peças (em compensação a miniaturizacao das peças obriga a utilização de componentes menos duráveis)...

São dois conjuntos : Joystick + Pedal + Quadrante e Painel de instrumentos. Independentes (O joystick é USB Padrao HID, não precisa de drivers, é reconhecido normalmente pelo windows/linux), serve  pra qualquer jogo.

O painel vai ficar na serial e é compatível com o FS200X e com o Falcon 4 BMS, to vendo se compatibilizo com o IL2 e Lomac.
Posso fazer o painel na USB tambem, mas ai vai ter que alterar os programas de suporte.

O principal do joystick é o pedal de carrinhos (bem melhor que essas tralhas que vendem por ai) e o throttle de quadrante.

O sistema é bom pela durabilidade, todo modular, se queimar uma parte voce pode trocar sem perder  o investimento todo.

Todos os sistemas são reprogramáveis por software, é  so rodar um programinha com ele na USB que reconfigura tudo...

To projetando agora uma placa de TV (320x240 24 Tons de cinza) para USB :
Voce compra uma TV de 5" preto e branco e tem um MFD simples e eficiente. Vai funcionar com o Comanche Hokum e com o Falcon 4 BMS. Deve ficar em torno de R$ 100 (TV não inclusa - serve monitor para circuito interno de TV).

Todos esses sistemas funcionam com Falcon 4 BMS.

É excelente, imagine um painel análogico no meio,  com console de chaves, e duas miniteves lado a lado, programáveis para mostrar radar e mapa ;)
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Falcao-01
« Resposta #8 Online: Maio 14, 2005, 01:49:33 pm »
Eles só vão acreditar quando virem...

;)

Só pra dar um gostinho sobre o lance do video na USB :



Isso ai foi feito com um microcontrolador similar, o SX52, que roda a até 80Mhz.
Vou usar um equivalente com metade do clock e acrescentar RAM (provavelmente 128Kb)

Eu não pretendo usar cores pois diminui a resolução. Alem disso o sistema tem que ser BARATO.

Tai a placa de circuito, bem simples :



A minha vai ficar mais ou menos do mesmo tamanho, com um circuito integrado a mais (a memoria).
Todo o resto é gerado por software.

Fora isso o meu sistema vai ser na USB.

O windows vai reconhece-lo como uma porta serial virtual, e voce vai configurar os programas que extraem os dados do simulador para usar tal serial virtual.

To vendo se não sai mais barato fazer para monitor, o esquema eletrico do monitor é mais simples, porem pode ser que um monitor pequeno seja mais caro que uma TV de circuito interno, não sei...

Fiz uns calculos aqui para ver o que é mais eficiente e cheguei a seguinte conclusao :

A configuracao do video será :

- 320x240 (4:3) Pixels
- 16 tons de cinza ou Preto & Branco.
- Banda passante de +/- 1MBit (Limitação da USB em modo Serial)
o que em modo 16 Tons dá 3 telas por segundo, ou 12 em modo P&B.
Serve para quase todas as telas, menos para video em tempo real, como no FLIR ou sistema eletroptico, que voce configuraria na saida de video da sua placa de vídeo

(O Lomac permite colocar o video/radar na saida secundaria da sua placa de video - procure o programa para isso)

Isso é algo mais avançado para o futuro.

Por enquanto vou terminar de projetar o Stick, já tenho ele todo desenhado em papel milimetrado e vou mandar o serralheiro fazer.

Ta parecendo comercial do Teleshop.

Ah, tambem to vendendo facas Gincho 2000.

ENTAO ME RESPONDAM :

Você compraria um conjunto Stick, Quadrante Throttle e Pedal por R$ 200 ?
Você compraria um painel de instrumentos analogicos com consola de chaves por R$ 300 ?
Você compraria um sistema de video por USB por R$ 100 ?
« Última modificação: Maio 14, 2005, 01:57:32 pm por =FN=BinLadden »
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline =FN=DelRio

  • Membros
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 2079
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #9 Online: Maio 14, 2005, 05:11:39 pm »
Essa do vídeo é nova heim!!! :joia:

Perfeito cara!!
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Falcao-01
« Resposta #10 Online: Maio 15, 2005, 10:42:28 am »
Atencão !

Todas as peças podem ser vendidas separadamente.

Digam dessa lista o que vocês comprariam :

1 "Caixa-Preta" USB com a lógica para 10 eixos e 20 botões. (*) ~ R$50,00
2 Pedal tipo carrinho. ~ R$50,00
3 Stick com 8 Botões. ~ R$50,00
4 Quadrante de Throttle. ~ R$50,00
5 Painel analógico. ~ R$300,00
6 Controlador USB para MFD. ~ R$100,00

* Os itens 2, 3 e 4 dependem do item 1 para funcionar.

Vamo lá pô, a gente precisa saber o que vale a pena investir.

Pra mim mesmo eu vou montar todos esses itens, mas pode ser que o pessoal prefira outro ou já tenha algum Stick e Throttle...
« Última modificação: Maio 15, 2005, 10:47:06 am por =FN=BinLadden »
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline =INSOC=

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 295
    • Ver perfil
    • http://
Falcao-01
« Resposta #11 Online: Maio 17, 2005, 08:40:53 am »
Fala BinLadden...

Na verdade eu acho que a galera tvz tenha medo da qualidade final do equipamento... Rola um preconceito do tipo CASEIRO=PIOR QUALIDADE... Pode ser por isso que vc não tá tendo a aprovação...

Faz um protótipo e mostra pra galera... Se for possível...
 

Offline =FN=DelRio

  • Membros
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 2079
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #12 Online: Maio 17, 2005, 10:17:20 am »
A caminho... ;)

Aldo, mesmo assim tô percebendo que é melhor pensar em outro alvo: mercado externo...

Por que aqui, pelo jeito, não vai não.. só tem pé rapado, só neguin "liso"! :D
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter

Offline lucianonm

  • Novato
  • *
  • Posts: 9
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #13 Online: Maio 25, 2005, 12:08:58 am »
Olá  Bin, (me desculpa pela intimidade)


Você compraria um conjunto Stick, Quadrante Throttle e Pedal por R$ 200 ?
SIM!!

Você compraria um painel de instrumentos analogicos com consola de chaves por R$ 300 ?
ACHO MEIO DIFÍCIL

Você compraria um sistema de video por USB por R$ 100 ?
TALVEZ

Mas para que esta idéia vá pra frente, seria interessante que você apresentasse um protótipo.

Qual é o estágio de desenvolvimento da idéia/projeto? se você já tiver alguma coisa "real" seria possível postar fotos?

T+

Luciano.
« Última modificação: Maio 28, 2005, 12:51:39 am por lucianonm »

Offline =FN=Eagle

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 3233
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #14 Online: Maio 25, 2005, 09:20:15 am »
Eu compraria sim. Mas prcisamos ver os testes, prototipos e etc pra confirmar

Offline Rod Lael

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 110
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #15 Online: Maio 25, 2005, 12:24:00 pm »
Eu tb tô interessado

Offline =FN=Skullcrusher

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1760
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Falcao-01
« Resposta #16 Online: Maio 25, 2005, 09:21:18 pm »
Eu teria interesse pelo jogo completo....caraca...imagina um MFD com flir....nossa...a loko....ainda mais que podemos estar patrocinando um futuro competidor de thrustmasters e saiteks da vida...vai saber????

Bill Gates começou na garagem de casa...



 
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV


Offline =FN=Skullcrusher

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1760
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Falcao-01
« Resposta #17 Online: Maio 25, 2005, 09:29:09 pm »
Citar
Atencão !

Todas as peças podem ser vendidas separadamente.

Digam dessa lista o que vocês comprariam :

1 "Caixa-Preta" USB com a lógica para 10 eixos e 20 botões. (*) ~ R$50,00
2 Pedal tipo carrinho. ~ R$50,00
3 Stick com 8 Botões. ~ R$50,00
4 Quadrante de Throttle. ~ R$50,00
5 Painel analógico. ~ R$300,00
6 Controlador USB para MFD. ~ R$100,00

* Os itens 2, 3 e 4 dependem do item 1 para funcionar.

Vamo lá pô, a gente precisa saber o que vale a pena investir.

Pra mim mesmo eu vou montar todos esses itens, mas pode ser que o pessoal prefira outro ou já tenha algum Stick e Throttle...

 Eu tenho uma manete de throttle da thrustmaster analógica...não me tem utilidade nenhuma a não ser guardá-la como relíquia!Gostaria de fazer ela funcionar com meu sidewinder precision pro FF.Ela é essa aki ó...




 
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV


Offline lucianonm

  • Novato
  • *
  • Posts: 9
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #18 Online: Maio 28, 2005, 12:28:47 am »
Citar
Eu tenho uma manete de throttle da thrustmaster analógica...não me tem utilidade nenhuma a não ser guardá-la como relíquia!Gostaria de fazer ela funcionar com meu sidewinder precision pro FF.Ela é essa aki ó...


Não entendi o motivo de não funcionar...

O throttle não é um dispositivo independente do joystick?
Ou ele é conectado no joystick da thrustmaster através de um conector proprietário?

T+

Luciano
« Última modificação: Maio 29, 2005, 11:21:59 am por lucianonm »

Offline =FN=Skullcrusher

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1760
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Falcao-01
« Resposta #19 Online: Maio 28, 2005, 11:21:44 am »
Citar
Citar
Eu tenho uma manete de throttle da thrustmaster analógica...não me tem utilidade nenhuma a não ser guardá-la como relíquia!Gostaria de fazer ela funcionar com meu sidewinder precision pro FF.Ela é essa aki ó...


Não entendi o motivo de não funcionar...

O throttle não é um dispositivo independente do joystick?
Ou ela é conectada no joystick da thrustmaster através de um conector proprietário?

T+

Luciano
Não sei dizer isso cara...boa pergunta...

Alguém arrisca????
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV


Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #20 Online: Agosto 21, 2005, 05:00:06 pm »
Saudações pessoal.

Caindo de paraquedas aqui. Jogo o IL2 com o pessoal do Gavca.com, e procurando informações sobre o LOMAC achei sua página e estava dando uma olhada nos foruns, e descobri que aqui tem um "maluco" do tipo que procuro para projetos tipo Frankstein, o Bin Ladem. :)

Bin Ladem , voce já viu os projetos do Mingaugas (www.mindaugas.com)?
Estou pensando em montar o mais simples, para usar num Pedal de Leme DIY já meio construido, mas como não manjo nada da parte eletrônica, nem de onde comprar os componentes citados, queria opnião de alguem mais entendido, é facil de montar? Ou esta sua caixa preta já esta a venda?

Uma boa fonte de projetos, pois eles tem as mesmas dificuldades que nos brasileiros   para comprar periféricos para simuladores, são os foruns russos do AviaForum e do Sukoi.ru - usando um translator online de russo para inglês da para entender alguma coisa, ou aproveitar as fotos/desenhos já que por si valem mais que mil palavras. :)

Ex.: Russian Rudder USB: construido coletivamente pelos usuários do forum AviaForum http://forum.sukhoi.ru/forumdisplay.php?f=34



=FN= Skullcrusher,

Sobre sua pergunta sobre o TQS: Tenho um conjunto TM F22 PRO + TQS convertidos para digital com os descontinuados chips do BobChurchil. Funcionam bem so o Windows XP inlusive programação com o FOX2, mas o joy precisa retifica do gimball
e troca de molas por umas mais leves, as originais de "3 Kilos" não são boas para o IL2.
Então uso um joy MS FF PRO gameporte ligado na gameporte de uma placa de som, e o conjunto TM na gameporte omboard da ASUS A8V, dele só uso o TQS, o F22 fica "de reserva", mas tem que estar ligado para o conjunto funcionar.

O TQS só funciona se ligado ao F22 (ou FLCS). E como achar tais joys (que são programados via DOS) já é praticamente impossivel e não se compra mais os chips digitais (~$70US), a forma viável de reutilizar o throtle é transformar o mesmo para USB com um circuito retirado de um gamepade ou joystick ou placas como a do Bin Ladem ou Mindaugas. Mais uma vêz os russos o fazem: http://forum.sukhoi.ru/showthread.php?t=24406&page=23&pp=25

Não pode é ficar com medo de "estragar"o throtle  ;) , veja o que este russo fêz:


Não sei porque motivo desmontou um joy X45 e montou sua eletronica na base de um throtle X45, de forma a usar os recursos dos dois na mão esquerda. Como joy usa um CH FighterStick tambem modificado, com mais botões/hats e inclusive com extensão - apoia no solo.

O IL2 e o FS2004 reconhecem dispositivos (joy/throtle/rudder) independentemete, já  o LOMAC eu não sei, o Falcon não, mas existe um driver = LPTJoy que junta varios joys num único virtual, que pode ser a solução.

Sobre o projeto do manete proposto neste tópico, um semelhante encontrado num forum alemão:



=FN=INSOC:

Como pode se ver nestes exemplos o DIY - "feito em casa" pode ter MELHOR qualidade que os produtos comerciais.  :joia:

Uma idéia seria fazer como os russos no projeto Russiam Rudder, cadastrar os interessados, e dividir a construção em sub partes: quem tiver facilidade cuida da parte eletronica, outro das partes de madeiras, outro das partes de metal, etc.

Um suporte de joystick, com controle adicionais, usando o circuito USB de um joy barato Thrustmaster. Por aqui um bom "fornecedor" seria aquele Thunder da Clone.



Ah, Bin Laden, dê uma olhada neste HeadMouse,  
http://headmous.narod.ru/hm4zoom.htm
um dispositivo que imita o TrackIR, tendo inclusive Zoom, na página tem umas traks co IL2 que mostra o perfeito funcionamento do mesmo.
Para traduzir do russo para ingles: http://www.systranbox.com/systran/box

Alguem se habilita a construir um?

Sobre meu "BIO" em joys, já construi uns manetes simples, para usar com joys CH:



E aqui uma solução "gambiarra" para ligar um pedal gameporte junto com um joy Saitek USB: http://www.virtualsky.i-jogo.net/

Desculpem o "paraquedismo", espero ter contruibuido com o tread e caso alguem queira trocar ideias sobre contrução de "joys": Sokol1@operamail.com, ICQ 1147521, MSN sokol1_@hotmail.com

[]s.
Senta a Pua!

Sokol1
« Última modificação: Agosto 21, 2005, 05:09:37 pm por Sokol1 »

Offline =INSOC=

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 295
    • Ver perfil
    • http://
Falcao-01
« Resposta #21 Online: Agosto 22, 2005, 06:38:19 pm »
Fala Sokol1,

Muito interessante sua contribuição... E os produtos que vc destacou tb... Haja criatividade... ;)  ;)

Mas é isso: nossos inventores de plantão agora tem onde se espelhar... Manda ver muvucada...

 :joia:  :wacko:  :wacko:

Abração, =FN=INSOC
« Última modificação: Agosto 22, 2005, 06:38:54 pm por =FN=INSOC »

Offline shinobih2o

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 189
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #22 Online: Agosto 22, 2005, 10:31:09 pm »
CARAAAAA***!!
Ficou animal esse pedal!!

Na verdade todas as fotos estão bem bacanas, e até um tanto quanto 'inspiradoras'!

Só não entendi muito bem a manete que você fez... A foto está um pouco escura, não dá pra ver muitos detalhes... :-\


Estou tomando coragem pra fazer um par de pedais, caso eu venha a comprar um Cougar algum dia... Heheh
Ou um X-52, mas esse eu acho que já vem com leme.

Também estou pensando em fazer um câmbio manual e refazer os pedais do meu volante, só que com embreagem...

... Desde que o 'desgraçado' do Delrio me apresentou aquela 'merda' de GTR, eu só joguei o IL-2 umas 5 vezes... HAHAHAHAHAHAHAH





Bom, peguei seu ICQ e MSN.

Abraços!

Offline =FN=DelRio

  • Membros
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 2079
    • Ver perfil
Falcao-01
« Resposta #23 Online: Agosto 23, 2005, 01:50:05 am »
Citar
... Desde que o 'desgraçado' do Delrio me apresentou aquela 'merda' de GTR, eu só joguei o IL-2 umas 5 vezes... HAHAHAHAHAHAHAH
AHahahahahahahahahhaha!!!

Eu nunca mais voei! :D

Mas ainda tenho vontade de fazer pedais, joy, mods, essas coisas.. para quando eu souber modelar (3D) e colocar o Tucano no FB, voar na moral!
rafaeldr@uai.com.br, ICQ 140190683, MSN delrio@globo.com
XP2600-B, Asus A7N8XX, 512 RAM, Radeon 9600XT, Live 5.1, 56kbps, Win2K PRO, CMR2/4/5, RBR, LFS, DTM2002 , FIA GT X-Spec, GTR, MOMO Racing + Delrio H-shifter