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Posts - M@GO LoBEL

Páginas: [1] 2
1
Fotos & Vídeos / Camuflagem Original
« Online: Agosto 15, 2005, 08:37:56 am »
Essa eu achei muito original, nunca tinha visto algo parecido:

2
IL-2 Sturmovik / Fw-190 0 Km! Post Pesadaaaço!
« Online: Agosto 14, 2005, 08:51:46 pm »
Aqui neste link tem fotos de tamanho maior do bixinho, inclusive as mesmas fotos acima só que maiores:

http://www.airventure.de/news_flug_werk_fw190_erstflug.htm

Alguns detalhes interessantes sobre ele:

- É fornecido apenas em forma de kit para montagem, visando escapar de algumas restrições de vôo (IE, não precisar homologar, o que custaria uma boa grana), pela bagatela de €555.000 Euros!!!!, isso sem aviônicos, instrumentos do painel, rádio e cablagem (fiação e conectores elétricos);

- O tanque alijável custará €7000 e o suporte para ele €2500 !;

- A roda da bequilha das 12 unidades que serão contruidas foram fabricadas na 2ª Guerra, e serão restauradas para serem utilizadas nos novos exemplares;

- O nº de fabricação deles seguirá o último fabricado pela Focke Wulf;

- Os pneus do trem de pouso principal desse Fw-190 são do trem de pouso dianteiro do Boeing 737;

- Os motores são ASch 82T, 14 cilindros, 42 litros de cilindrada, 1900 cv, fabricados na china, cópias do motor utilizado no Lavochkin La-5/7 !;

- O avião é cerca de 450 kg mais leve que o original, pela remoção de armamento, blindagem e do rádio valvulado da segunda guerra!;

- Você sabia que tanto o motor original, o BMW 801D quanto o Russo Ash 82 -também conhecido como M-82- são praticamente identicos, com medidas de curso e diametro dos cilindros, taxa de compressão, cilindrada total e potência praticamente idênticos? (quem copiou quem?)

- O radiador de óleo foi movido de "dentro" do motor para o local das metralhadoras de 13mm, a frente do cockpit! E isso fez com que a refrigeração fosse mais eficiente, mas o fan que resfria o motor (laminas atrás do spinner) teve que ser modificado, pois o motor estava trabalhando frio demais;

-Estes serão os únicos Fw-190 em condições de vôo no mundo?

Link para um vídeo:


O vídeo é demais, o ronco do motor é magnífico, é obrigatório pegar esse vídeo!

Eu nunca tinha visto fotos de um Fw190 em vôo coloridas, e de tão boa qualidade, daí eu ficar tão emocionado :rolleyes:

E atenção: eu estou iniciando uma campanha para recolhimento de doações, entitulada "Meu Primeiro Focke Wulf" [=D]

3
IL-2 Sturmovik / Fw-190 0 Km! Post Pesadaaaço!
« Online: Agosto 14, 2005, 07:54:31 pm »
Atenção fans dos warbirds, aqui vão algumas fotos que farão alguns de vcs gemerem de prazer  [love]  [love2]  [love1]

















Maiores informações aqui:

http://www.flugwerk.de/new/diary/diary.shtm

Comprem já o seu antes que acabe!!!!

4
IL-2 Sturmovik / Il2 4.01
« Online: Julho 14, 2005, 12:26:58 pm »
Ceroula Rulez :-)
eu jogo muito no server 334 alguma coisa, e meu nick é magoid.
E em que horário/dias vc costuma estar no HL, nunca vejo ninguém do  FN por lá...

5
IL-2 Sturmovik / Il2 4.01
« Online: Julho 12, 2005, 11:43:13 pm »
Respeite o seu avô cara, essas cuecas são stile :-)

6
IL-2 Sturmovik / Dúvida Sobre Bombardeiros Grandes
« Online: Julho 12, 2005, 04:55:35 pm »
Vc já deu uma olhada nos manuais em PDF que vem com ele? lá tem instruções sobre bombardeiros.  

7
IL-2 Sturmovik / Vídeo De P47 (real)
« Online: Julho 12, 2005, 10:52:15 am »
São 4 não? Pelo menos na versão standart. 2canhões era a versão de bombardeiro, eu acho. Esse é um Me-262A-1a


8
IL-2 Sturmovik / Il2 4.01
« Online: Julho 12, 2005, 10:25:39 am »
Me diz em que buraco do HL vc se esconde que eu vou lá te caçar!!! :arma:

Se vc ver algum 109 branco com bolinhas vermelhas (da força aérea japonesa) sou eu <_<

Ah, e meu nick é magoid  :boxe:

9
DCS World / Flaming Cliffs. . . !
« Online: Julho 11, 2005, 06:24:50 pm »
O Lomac não se dava bem com o meu Sidewinder Joystick USB (não salvava as configurações q eu fazia), e conflitava com os meus pedais (gameport), pois quando eu usava eles, o Sidwinder deixava de funcionar no jogo. Nada disso acontece quando eu jogo IL-2. Em tópicos antigos, se discutiu esses problemas so Lomac, que não foram resolvidos com os patchs. Outros jogadores daqui do esquadrão também tinham problemas semelhantes.

10
DCS World / Flaming Cliffs. . . !
« Online: Julho 11, 2005, 03:54:21 pm »
Me digam uma coisa: Ainda existe aquele problema de compatibilidade com joysticks que tinha no Lomac? O FC corrigiu isso?

11
IL-2 Sturmovik / Vídeo De P47 (real)
« Online: Julho 11, 2005, 12:46:01 pm »
30mm. a partir de 20mm é conciderado canhão, eu acho.

12
IL-2 Sturmovik / Vídeo De P47 (real)
« Online: Julho 11, 2005, 09:28:57 am »
Eu concordo. Acho as .50 muito fracas mesmo. Leva um tempão para derrubar alguém com o P-47.  

13
IL-2 Sturmovik / Il2 4.01
« Online: Julho 11, 2005, 09:26:38 am »
boa idéa!!!! como eu só estou jogando il2, eu posso pegar um pedaço de vidro e fazer uma mira nele!! interessante! :daaa:  

14
IL-2 Sturmovik / Il2 4.01
« Online: Julho 10, 2005, 04:31:08 pm »
Aeee, finalmente!!! Lembram do volante acima? Eu cortei aquele pedaço onde está o que parece uma marcha ao lado do volante (na verdade é um acelerador... vai entender a Genius...), troquei umas conexões internas, e agora eu tenho um acelerador!!!! Joystick, acelerador e pedais, eu vou morrer aaaaaaaahhhhhhhh, ehehehehhehehe.

15
IL-2 Sturmovik / Vídeo De P47 (real)
« Online: Julho 10, 2005, 04:24:11 pm »
Aquela casa era um paiol de munição Swoop, por isso ela explodiu. Se não tivesse nada lá dentro, ela não tinha explodido com balas, no máximo desmoronado.
Por falar nisso, lembrei de um relato que catei na net, do Major John William Buyers, aquele que era oficial de ligação no Gavca, saca só:


Passaram a entregar ao 1º Grupo de Caça muitas das missões difíceis de se acertar, porque sabiam que eles acertavam os alvos. Isso foi um dos grandes sucessos do 1º Grupo de Caça. Outro grande sucesso se deu ao fato de que o piloto brasileiro tinha experiência de vôo no Correio Aéreo Nacional; esse piloto voava sem mapa, sem rádio, de qualquer jeito, tinha aprendido a olhar, ver e observar, ao passo que os pilotos americanos eram muito novatos: eles olhavam e não viam. Um exemplo foi o Tenente Theobaldo Kopp, que verificou que os alemães tinham construído uma vila enorme de casas, moradias, e alguém disse:  Engraçado essas casas não tem janelas. Vamos metralhar uma delas. Metralharam mesmo, e era um paiol de munição.
 

16
IL-2 Sturmovik / Il2 4.01
« Online: Julho 08, 2005, 09:26:12 pm »
Citar
Daqui a pouco o cara ataca com o TrackIR.... hehehehehehe.
Eu vou comprar uma webcam para tentar fazer o lance do trackIR. tem um programinha que simula ele. Não é a mesma coisa mas deve quebrar um galho.

17
IL-2 Sturmovik / Il2 4.01
« Online: Julho 06, 2005, 06:48:33 pm »
Eu uso os pedais de um volante da genius que eu comprei. O volante em sí eu acho ruim, mas os pedais são muito bem construidos e resistentes, alem do formato deles ser adequado para jogar com o volante ou com o Joystick (no caso de simuladores de vôo). OLha uma foto do bixinho:



A diferença dele para os outros pedais de volante é que os 2 pedais são iguais e com o mesmo curso e pressão. Ele só não é perfeito por não ter os pedais uma maior separação. TIrando isso, e os potenciômetros +/- (ainda substituo eles por uns melhores), é outra coisa voar com eles. Mãos no manche e teclado, e pés nos pedais, é bom dimais  :joia: Quando eu tiver coragem para fazer o acelerador, aí é que o bixo vai pegar  :haha:  Vai ser difícil me tirar da frente do meu PC, hehe.

O problema é que pedais costumam ser caros, então, quem puder comprar um, não vai se arrepender. E quem não puder comprar, pode construir. É trabalhoso, mas vale a pena.

18
IL-2 Sturmovik / Il2 4.01
« Online: Julho 01, 2005, 12:48:19 pm »
Eu não achei exagerado não. Se vc acionar o acelerador todo para frente, o avião vai puxar para o lado e adeus. Não dá mais para fazer as decolagens "balisticas" que eu fazia com o 109. Aparecia o avião na pista, eu ligava, full throttle, uma pisadinha no pedal e lá vamos nós. Agora  vc deve mover o acelerador progressivamente, esperando que ele ganhe velocidade, para o leme fazer efeito, e aí sim dar o full throttle. Não vejo nada demais nisso, afinal continua sendo perfeitamente possível controlar o avião na decolagem, basta acelerar devagarinho. Não sei se é um lado masoquista, mas quanto mais difícil melhor :haha:
Quanto ao coronel, tem que ver quais aviões a hélice ele pilotou. Um T-6 é um avião de treinamento primário, não um caça. Ele tem um motor de 600HP e uma hélice bipá... Já o P-47 tinha 2300 HP numa hélice quadripá. Imagine um pequeno 109K com 2000 hp... vai puxar sim, e não vai ser pouco. E a mira vai balançar apenas se vc passar por turbulência , o que seria natural.
Eu acredito que o modelo de vôo apresentado em Il-2 ainda é amansado, um caça de verdade deve se bem mais difícil de pilotar.  

19
IL-2 Sturmovik / Versão 4.01 Oficial
« Online: Junho 24, 2005, 07:31:59 pm »
Em 1938 Willy Messerchmidt comprou a maioria das ações da compania BFW, a partir daí ela passou a se chamar Messerchmidt AG, então os seus produtos passaram a se chamar Me, ao invés de Bf. Se bem que isso tem pouca importancia, é masi birra minha mesmo <_<  Documentos do governo alemão se referem ao 109 tanto como Me quanto Bf, então... :bleh:  Coisa de menino buchudo :rolleyes:  

20
IL-2 Sturmovik / Versão 4.01 Oficial
« Online: Junho 24, 2005, 07:17:07 pm »
Se vc puder localizar o link sobre esse relato eu ficaria muito grato. :rolleyes:  Adoro relatos, tenho uma porção deles aqui no meu HD e mais um seria muito bem vindo :D  

21
IL-2 Sturmovik / Versão 4.01 Oficial
« Online: Junho 24, 2005, 02:07:40 am »
Swoop, o Me-109 (Bf eu num digo  :P ) não tem trim do leme. Eu já li 2 relatos de pilotos, um de um britanico durante a segunda guerra, num Me-109E, e outro de um cara mais recente (eu tenho os relatos mas tô com preguiça de pesquisar os nomes deles  :rolleyes: ) num 109G, e eles comentam (na verdade lamentam) a ausência de trim do leme. O que ele tem é um trim fixo, ajustável por mecânicos em terra.

E realmente caças potentes da 2ª guerra eram difíceis de pilotar, o pau comia mesmo e vários cadetes morriam nos treinamentos por causa de "manhas" que todos os caças tinham, alguns mais, outros menos. Aqui vai um relato da primeira decolagem do famoso Pierre Clostermann, durante a sua primeira decolagem num Typhoom, e pelo que ele diz, o bixo pegava mesmo:

O operador responde, enfim, dando-me luz verde.
Cerro as correias de segurança, solto os freios, coloco-me cuidadosamente sobre a linha branca que marca o meio da pista de cimento e acelero lentamente, comprimindo o pedal ao máximo com o pé esquerdo, Bem me haviam prevenido de que o Typhoon era instável, mas nunca imaginei que o fosse a esse ponto , E o animal acelera como um foguete,
Corrijo ao máximo o aparelho, com o freio, mas assim mesmo sou levado perigosamente para a direita.
A meio da pista a roda direita roça o gramado, Com este engenho, se saio do cimento capotarei na certa, Enfim, consigo levantá-lo do solo.  
Este avião é de uma instabilidade lateral espantosa. Ainda continuo a derivar, não ouso, porém, baixar muito a asa esquerda, pois esses desgraçados ailerons só mordem além de duzentos quilômetros por hora.
Felizmente, por motivo de uma série de acidentes devidos à mesma causa, mandaram destruir o hangar F. passo, no entanto, ,
com muito risco, extremamente perto do hangar E.
Recolho o trem de pouso, mas esqueço de travar-lhe os freios, Formidável vibração sacode o aparelho desde a cauda até as extremidades das asas, indicando-me que as rodas entraram nas cavidades girando a toda velocidade. Contanto que os pneus tenham resistido !
 
Na verdade, eu estava bem tranqüilo sentado à minha secretária lá no Estado-Maior.
Enfim, após alguns minutos, domino paulatinamente o avião e sinto-me mais à vontade.
Nas curvas derrapa um pouco, mas isso não constitui grande inconveniente.  
Tento, timidamente, ligeiro vôo picado. Credo ! que massa !, Com suas sete toneladas o aparelho acelera prodigiosamente. Com satisfação, constato que o avião é muito mais rápido que o Spitfire, Que será então com o Tempest!
Meia hora já decorreu, célere; começo a armar-me de coragem para realizar o pouso.
Inicialmente, um circuito à velocidade de setecentos quilômetros por hora, a fim de limpar essas malditas velas que se sujam com facilidade, Em seguida, apesar dos meus esforços para diminuir suficientemente a velocidade, de modo a poder baixar com segurança o trem de pouso, nada consigo.
Um circuito, com o motor em velocidade decrescente, a quinhentos quilômetros por hora.
Outro circuito, a quatrocentos, Em desespero de causa, faço uma chandelle sem motor que me eleva de quase mil metros, mas consigo reduzir a velocidade para trezentos e vinte quilômetros, À baixa velocidade este animal é terrivelmente instável e a exposição do enorme trem de pouso tem conseqüências imprevisíveis sobre o equilíbrio.  
Embora prevenido, fico atônito com as formidáveis guinadas que quase se assemelham ao início de um parafuso. Solicito autorização para pousar, Prudentemente, em linha reta, com boa reserva de velocidade, faço a aproximação, baixo os flaps, e tudo vai bem até chegar quase ao solo, mas essas asas espessas que parecem ter grande margem de sustentação são enganosas; apenas comecei a pressionar o manche e já o avião cai como uma pedra, inclinando-se sobre a asa esquerda, e, ao tocar o solo, lança-se para cima, a dez metros de altura, com o nariz reto para o céu, em meio a um estrondo espantoso. Acelero ao máximo, a fim de amortecer a queda, lutando loucamente com os ailerons para evitar que o avião se volte sobre o dorso.
 
Enfim, após dois ou três saltos e algumas frenagens estridentes, meu Typhoon, dominado, rola sobre a pista que me parece bem curta.  
Consigo detê-lo em tempo, em meio a uma nuvem de fumaça e óleo, Forte odor de borracha queimada emana dos pobres pneus que resistiram valentemente ao peso das sete toneladas precipitando-se a duzentos quilômetros por hora.
Felizmente ninguém notou minha péssima aterrissagem, tão numerosos foram os aviões que pousaram mal, hoje, dois dos quais sofreram avarias graves.
Tanto que hoje se considera boa chegada quando aparelho permanece intacto.  
O suor banha-me a fronte, mas o moral está elevado.


Compilado do Livro: O Grande Circo, autor: Pierre Clostermann.

22
DCS World / Screens ..!
« Online: Março 12, 2005, 04:44:06 pm »
Vai, mata o veio de inveja, mata! eu num posso nem deixar a água com efeitos ligados e vc vai e posta isso :P  

23
Assuntos gerais / O Melhor Filme De Jogo, Fenomenal!
« Online: Março 08, 2005, 11:23:38 pm »
Realmente esse me impressionou, o nível de produção é muito bom, a sequencia de combates é a melhor desde Top Gun! Baseado em IL-2 FB, mistura cenas do jogo com imagens reais. A trilha sonora é primorosa e se encaixa como uma luva no filme. É emocionante até. Conta a história de um americano que vai servir na Europa em 43, voando P-39 e depois P-51. Começa com uma carta a esposa em que no filnal ele escreve: "vou voltar p/ vc, eu prometo". I Promise é o nome do curta. Se vc tem conexão discada, e 190MB te assusta, deixe pegando de madrugada, pois vale a pena, são 20 min de filme em dvix.
Sinceramente, é de longe o melhor curta baseado em jogo que eu já vi. Altamente recomendado.

http://downloads.meyeuniverse.com/movies/IPromiseDIVX512.zip

PS: NÃO contem o final, é sacanagem :-)

24
Simuladores não oficiais / Novo Lomac?
« Online: Janeiro 28, 2005, 07:32:25 pm »
site: http://lockon.ru/index.php?lang=en

preview:http://www.simhq.com/_air3/air_087a.html

25
Assuntos gerais / SÓ Por Curiosidade
« Online: Janeiro 28, 2005, 07:23:35 pm »
Eu lembro de poucos, como o do (sim, eu sei q num é simulador, mas é bom o vídeo) Ace Combat 2, com um F22N e um Su33 decolando de um CV e depois o Su destroi e passa pela explosão de um Mig21 q estava atrás do F22. Mas o q eu gosto mesmo, pelo de ser um representante de plantão da ROSOBORONEXPORT é o vídeo do Flanker 2.5, DIE YANKEES!!! :guilhotina:

26
Assuntos gerais / Momentos filosoficos parte 1.
« Online: Novembro 06, 2004, 01:41:25 pm »
eu acho q dará no mesmo, afinal, como o Chaff não é propulsado. ele vai continuar mais lento que o caça. Talvez a diferença de velocidade seja menor, na condição que vc deu acima, mas ainda assim seria direfente, e o míssil iria continuar salivando  durante a tragetória até encontrar vc.

Uma coisa q eu acho que perdeu o sentido em usar, recentemente, foi o flare. Pelo que lí, todo míssil ir de ultima geração (AIM9X, Python5, etc) encherga o formato do avião, e não mais um ponto quente. E como esses bichinho conseguem virar 180° em 2 ou 3 segundos, dogfight agora só voando o X-99 Ice fighter :-)

27
IL-2 Sturmovik / Tão metendo o malho no PF
« Online: Novembro 05, 2004, 02:42:07 pm »
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Eu mesmo li relatos (como ele mesmo  disse que tinha lido) de pilotos que entraram num mergulho de fuga, mas mesmo assim o Zero continuou na sua cola, e o sujeito praguejou contra quem disse q o Zero não podia acompanhar um mergulho.
Essas coisas são muito relativas. Nós podemos ter lido alguns relatos, o Tio Oleg leu outros, dizendo coisas totalmente diferentes e a mairoria dos pilotos viu as coisas e nunca escreveu nada.

IMHO, a fonte mais confiável são os projetos originais dos aviões; os testes, voados com pilotos de prova em condições ideais, sem estar sendo metralhados.

Embora sejam válidos, não acho que as experiências de combate sejam um relato tão preciso como os vôos de teste e projetos originais da aeronve. E muito menos preciso é o relato de um cara que nasceu 50 anos depois do final da guerra, baseado num relato que ele leu de um piloto que poderia ser bem qualificado ou não.

[]z.
Concordo contigo mano.

28
IL-2 Sturmovik / Tão metendo o malho no PF
« Online: Novembro 04, 2004, 10:09:33 pm »
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Career mode shot to hell>>>> porra pergunta pra ele se ele ja viu a foto de um porta avioes de verdade?? é lotado de super canhões....
 
Na verdade eu acho q ele disse q o modo campanha está ruim.

29
IL-2 Sturmovik / Tão metendo o malho no PF
« Online: Novembro 04, 2004, 06:47:00 pm »
Primeiro é preciso dar credito ao que o cara disse. Realmente o jogo foi lançado incompleto. Os bug citados, e a maioria das falhas q ele reportou estão corretas. Quanto ao mergulho para fugir do Zero, depende do mergulho. Se for a menos de 4000 metros, ou se chegar a 700 Km/h não é suficiente para se livrar do Zero. Agora faça uma curva fechada a 600 por hora e Zero nenhum acompanhará seu Focke Wulf. Eu mesmo li relatos (como ele mesmo  disse que tinha lido) de pilotos que entraram num mergulho de fuga, mas mesmo assim o Zero continuou na sua cola, e o sujeito praguejou contra quem disse q o Zero não podia acompanhar um mergulho. Quanto ao P-47 fazer algumas curvas endiabradas, basta o bichinho estar acima de 450/500 Km/h para se manter na cauda de qualquer Spitfire, nada impossível para um caça que tem uma enorme área alar e envergadura. Eu mesmo encaro qualquer caça numa curva de alta com o Juggernaught. Me diga então que o F6F, que possui peso e motor iguais ao P-47, não era capaz de duelar com o Zero, se o proprio Saburo Sakai, maior ás sobrevivente japonês, disse que o Hellcat era capaz de fechar a curva em cima do seu Zero? Heinz Knoke, que voava Me-109 contra a 8ª AF na Europa e teve suas 27 vitórias, achava o P-47 ágil e muito rápido a grandes altitudes, apesar do seu tamanho. Um de nossos pilotos do 1º GavCa na Europa ganhou um dogfight simulado contra um P-51 americano. Área alar meu caro, totalmente dentro das leis da física.

Além do que ele disse, eu acrescento que falta ainda várias versões de aviões que não estão lá, mas deveriam, como o F4U-4, o P-38F, etc.  O aumento do consumo de RAM e de Cpu não me parece ser devolvido em forma de gráficos melhores. Tá certo que a sombra está melhor, e que as texturas dos caças está soberba, mas os novos cenários estão com uma textura muito inferior ao que estamos acostumados em IL-2.

Mas...
Fica patente que o cara num estava no seu estado normal de conciencia (leia-se nervosismo) ao fazer o review. O sarcasmo dele, deixa isso bem claro. Tanto que, ser for alguém acostumado a escrever reviews, fez esse de uma maneira infantil e nada profissional.  Desde o começo do texto estava claro que ele não levaria em conta as boas caracteristicas do jogo (descritas por ele mesmo) ao dar a nota no final. Não importava que caracteristica fosse boa o suficiente, ela não seria levada em conta.

Eu adorei o jogo, os novos aviões são ótimos e muito bem acabados, os cenários são bem contruidos (apesar da textura não te o mesmo nível de antes), pousar nos porta aviões é o bicho, etc.

No pesar da balança, tenho que admitir q o jogo saiu bem bugado, mas do  jeito que está, se adicionado como um add-on ao FB+AEP, fica muito bom.
Sozinho ele quase merece o 4 q o cara deu no review (eu daria 7 :-).

Acho, não digo que foi, mas tenho quase certeza, e acho que realmente foi sim oras, que a tia UBI antecipou a saida do jogo com medo de que o lançamento fosse prejudicado com a venda de Half Life 2. Isso tem um pouco de fundamento, mas no geral os fans de simuladores não deixariam esse título passar batido, na pior das hipóteses adiariam a compra do bichinho por 2 meses, não mais do que isso. Seria o tempo da 1C terminar o jogo e lançá-lo redondinho.

Nota 4 Tio Oleg num merece, e eu mando bala (8 .50 do meu P-47D-22, vai encarar?) no safado q der outra nota dessa para o melhor produtor de sims atual. Está bugado? Está, mas será consertado, e será incluido na minha lista de compras, independente de HL2 sair ou não.

30
Hardware & Software / Joy2Key
« Online: Novembro 04, 2004, 09:21:58 am »
Alguém sou eu :-)

o melhor q eu encontrei foi esse aqui:

http://atzitznet.no-ip.org/Joy2Mouse3/Joy2Mouse3.exe

Ele é mais completo nas configurações, embora um pouco complicado de utilizar.
 

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