Maio 09, 2024, 12:09:36 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Maio 09, 2024, 12:09:36 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Apresentacao e duvidas de um novato.  (Lida 7944 vezes)

Offline Pinheiro

  • Novato
  • *
  • Posts: 21
    • Ver perfil
Apresentacao e duvidas de um novato.
« Online: Maio 11, 2008, 07:16:26 pm »
Boa Noite Sr(a)s,

Meu nome e'  Marcelo e descobri o IL2  de forma curiosa. Queria mostrar a meu sobrinho um A-10 e acabei achando videos do Lock-on no youtube. Como sempre gostei de simuladores ( comecei com o MS FS 1984), fui procurar mais informacoes sobre o lock-on e acabei encontrando o IL2, que me interessou muito mais.
Nunca tentei um simulador de combate aereo propriamente dito, apesar de ja ter jogado BOB original, 1942, F22 e outros "jogos"  do tipo. Juntar as duas coisas, que me parece ser o que o IL2 faz, seria perfeito.

Enfim, para resumir, chegou meu IL2, instalei-o e comecei a testar.  E'  bem dificil voar com o IL2, e sem joystick ja vi que vai ser perda de tempo tentar avancar no jogo.

Dai minha primeira duvida:

- Que joystick comprar?
Andei pesquisando e o MS forcefeedback 2, que e'  altamente recomendado,  me pareceu a melhor escolha. Procurei no ebay (tenho como traze-lo), mas o preco medio de um usado por la esta na faixa dos U$80.00.  Com pouco mais que isso compro um Saitek X52 novo.
Penso em testar o Lock-on e talvez o Falcon no futuro, jogos mais complexos que parecem "exigir" um HOTAS e seus botoes extras, que talvez viesse a comprar no futuro.

Minhas duvidas principais seriam:

Vale a pena o MS FF2 diante do preco de um usado ser tao proximo de um HOTAS X52 novo?
Sei que ele e'  mais preciso/linear e tem force feedback, mas isso faz tanta diferenca assim no jogo?

Se optar por um HOTAS, o X52 pro compensa a diferenca de preco para o X52 "padrao"? 

Queria a opiniao de voces e uma ajuda com a escolha.


Grande abarco,

Pinheiro

 
 

« Última modificação: Maio 11, 2008, 09:42:01 pm por Pinheiro »

Offline =FN=Skyhawks

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 330
    • Ver perfil
    • http://www.allinfonow.com/3027/
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #1 Online: Maio 11, 2008, 11:29:07 pm »
boa noite e seja bem vindo!!!

realmente você acertou na escolha de simuladores.....falcon. lokon e il2 são realmente os melhores...se tratando de combate aéreo.

no caso do joy, se vc realmente está disposto a gastar um pouco mais, esqueça o MS e pegue o X52!!!!vale muito mais a pena!!!sem comparação!!!se trata de um conjunto de manche e throtle....bem melhor do que o MS.

nosso amigo e lider da ala IL2 poderá te ajudar e muito se tratando de joystick!!!hehehue

abraços

Offline =FN=Montoro

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 262
  • MEN OF MAYHEM
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #2 Online: Maio 12, 2008, 12:57:55 pm »
ola,
eu acho que o importante é saber o quanto vc gosta de jogar, se for apenas um passa tempo, um joy mais simples resolve seu problema e vc vai se divertir muito, mas se vc realmente gosta de simulação de voo, então vale a pena investir em um controle de melhor qualidade como os sistemas HOTAS.....eu tenho um x52 pro e nao troco ele por nenhum outro!!!....
 Conversa com o Macbare, lider da ala IL2, ele vai saber te indicar qual o melhor controlador pra vc.

abraço


IT`S BETTER TO BURN OUT THAN TO FADE AWAY!!!
Def Leppard

Offline =FN=Flink

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 472
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #3 Online: Maio 12, 2008, 03:40:59 pm »
Já que vc tem quem traga, aproveita e veja os produtos CH. Tenho um e é muito bom.
http://www.chproducts.com/retail/index.html

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #4 Online: Maio 12, 2008, 09:50:52 pm »

 Opa...olha eu aqui na area!
    Primeiramente seja bem vindo ao ninho dos Falcões!!!
       Sou comandante da ala IL2 e será um prazer se quiser juntar a nossa esquadrilha tambem. Para isso você deverá se alistar e passar por uma entrevista e iniciar a escola pra cadetes, tendo instruções básicas-avançadas até que possa se efetivar piloto oficial FN. Utilizamos programa especifico para cominicação durante vôo via voz.
      No caso do joystick, também recomendo a você o X52 ou X52 Pro que por coencidência eu também  vendo e tenho algumas peças a pronta entrega.
      X52s são manche com muitas funções e alta durabilidade, dispensando o uso do teclado durante os vôos.
     
me add no msn pra conversarmos : macbare@hotmail.com
   Abraço do Mac


Uploaded with ImageShack.us

Offline Pinheiro

  • Novato
  • *
  • Posts: 21
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #5 Online: Maio 13, 2008, 01:08:35 pm »
boa noite e seja bem vindo!!!

realmente você acertou na escolha de simuladores.....falcon. lokon e il2 são realmente os melhores...se tratando de combate aéreo.

no caso do joy, se vc realmente está disposto a gastar um pouco mais, esqueça o MS e pegue o X52!!!!vale muito mais a pena!!!sem comparação!!!se trata de um conjunto de manche e throtle....bem melhor do que o MS.

nosso amigo e lider da ala IL2 poderá te ajudar e muito se tratando de joystick!!!hehehue

abraços

Skyhawks,

Obrigado pela pronta resposta e boas vindas.  Os tres me pareceram muito interessantes mesmo, mas optei pelo IL2 incialmente mais pelo cenario e avioes.  Como gostava muito do Battle of Britain (e a versao do Pacifico dele que nao lembro o nome, e' de 1992 se nao me angano ) e ele ainda  tem possibilidade de jogo no front Russo, fiquei maluco.
Agora o jogo e' complicainho!  To tomando um coro do bicho e sem joystick entao e' uma tristeza.
Mas ja decolo e, quando consigo achar a pista de volta  ^_^,  estou quase pousando!

Todo mundo fala tao bem do M$ Force Feedback 2 que acabei entrando na onda, mas pelo preco que os usados estao saindo (nao faixa U$ 80.00 na ebay), coloco mais U$ 20.00 e compro um X-52 novo!  Pelo que entendi a vantagem do M$ FF2 e' a linearidade (resolucao) e precisao, alem do force feedback, ja o X-52 tem o throtle separado e muito mais botoes programaveis. 
Uma duvida o X-52 tem o terceiro eixo (para controlar girando o manche de lado) para o leme?
Voce tem um?   Vale a pena o pro em relacao ao simples (U$40.00 de diferenca)?

Grande abraco,

Pinheiro.

Offline Pinheiro

  • Novato
  • *
  • Posts: 21
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #6 Online: Maio 13, 2008, 03:48:15 pm »
Fala Montoro,

Cara, gosto muito de simulacao, mas estou afastado ha uns 10 anos! Quando vi o IL2 bateu uma vontade de voltar aos velhos tempos!

Voce indicaria algum joy barato (ou mais barato) e bom? 
Fiquei achando que comprando um mais barato ia acaber querendo um melhor mais tarde e perderia grana com o primeiro.

Quais as diferencas do X-52 pro para o standart? Vi nas descricoes do produto sobre a mola dupla, dobro da resolucao nos eixos x e y, display de informacoes do jogo no throttle (+SDK para desenvlvermos para o IL2) etc. Mas no que isso se traduz jogando?
Vale a pena a diferenca de U$40 a 50 em termos de custo beneficio? 

A unica coisa que posso analisar pelas fotos e' o visual e o pro da de 1000 no visual de nave espacial do X-52.  Eita troco feito da p...  o standart.

Vi no manual que ele tem eixo z, para controle do leme. Otimo!

Grande abraco,

Pinheiro.

ola,
eu acho que o importante é saber o quanto vc gosta de jogar, se for apenas um passa tempo, um joy mais simples resolve seu problema e vc vai se divertir muito, mas se vc realmente gosta de simulação de voo, então vale a pena investir em um controle de melhor qualidade como os sistemas HOTAS.....eu tenho um x52 pro e nao troco ele por nenhum outro!!!....
 Conversa com o Macbare, lider da ala IL2, ele vai saber te indicar qual o melhor controlador pra vc.

abraço

Offline Pinheiro

  • Novato
  • *
  • Posts: 21
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #7 Online: Maio 13, 2008, 04:10:22 pm »
Fala Flink,

Já que vc tem quem traga, aproveita e veja os produtos CH. Tenho um e é muito bom.
http://www.chproducts.com/retail/index.html


Os CH sao muito conceituados. Na minha epoca de simuladores ha mais de 10 anos atras eles eram o top do que havia a venda! Ate pesquisei, mas sao bem mais caros que os Saitek, um conjunto de joystick com throtlle passa dos U$ 200, contra U$ 89 de um X-52 (U$ 140 parao pro).
 
Alem disso, tirando o controle em si, acho que o Saitek tem mais funcoes que os CH.  A CH faz produtos maravilhosos e quase indestrutiveis (para voce ter ideia, o pai de um amigo tem um CH daquele base bege com manche preto, serial ainda, ha mais de 15 anos que funciona perfeito ate hoje), mas parou um pouco no tempo em relacao as inovacoes da Saitek.

Grande abraco,

Pinheiro.

Offline Pinheiro

  • Novato
  • *
  • Posts: 21
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #8 Online: Maio 13, 2008, 05:24:51 pm »
Fala Comandante,


 Opa...olha eu aqui na area!
    Primeiramente seja bem vindo ao ninho dos Falcões!!!
       Sou comandante da ala IL2 e será um prazer se quiser juntar a nossa esquadrilha tambem. Para isso você deverá se alistar e passar por uma entrevista e iniciar a escola pra cadetes, tendo instruções básicas-avançadas até que possa se efetivar piloto oficial FN. Utilizamos programa especifico para cominicação durante vôo via voz.
      No caso do joystick, também recomendo a você o X52 ou X52 Pro que por coencidência eu também  vendo e tenho algumas peças a pronta entrega.
      X52s são manche com muitas funções e alta durabilidade, dispensando o uso do teclado durante os vôos.
     
me add no msn pra conversarmos : macbare@hotmail.com
   Abraço do Mac

Agradeco as boas vindas e o convite!

Pretendo me alistar realmente, mas ainda estou muito cru para isso. Vou encher o saco dos outros sem dar resultados, deixa eu treinar um pouco, me familiarizar com o jogo para poder me alistar.
No momento consigo decolar (muito mal) e, quando acho a pista de volta, quase consegui pousar sem destruir o aviao umas 3 vezes.  ^_^ Sem joystick fica uma tarefa quase impossivel, jogar no teclado e' MUITO ruim! Tambem comecei a ler manual que veio com o DVD para entender o jogo que e'  bem complexo.

Team speak certo?  Nunca usei, na verdade na minha epoca nao tinha opcao de jogar on-line, entao minha experiencia com Hyper lobby, Team sepak etc e' zero!
Como voces fazem no jogo on-line?  Estou "treinando" no IL2 mesmo, voces fazem missoes on-line com ele?

Entre o X-52 e o X-52 pro, qual vale mais a pena em relacao a custo beneficio?  As melhorias do pro vale 50% a mais, ou esta supervalorizado por ser novidade?

Nao tenho MSN, mas se voce nao se importar, poderia ser por e-mail?

Grande abraco,

Pinheiro.

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #9 Online: Maio 14, 2008, 02:38:11 pm »
 
  Ola....
     Quanto a não estar familiarizado com o simulador....nem tem problema....varios pilotos aqui não sabiam onde startar o motor....Agora.....voar no teclado não tem condição....teclados são digitais e manches analogicos.....o comando fica pra lá de refinado com Manches....
     Quanto a comprar o Pro ou o normal.....vai do gosto pela aparencia primeiramente....depois o Pro é um pouco mais firme pra mover....e o Pro oferece algumas funçoes legais no display pra quem voa FS......

      Abraço
     


Uploaded with ImageShack.us

Offline Pinheiro

  • Novato
  • *
  • Posts: 21
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #10 Online: Maio 15, 2008, 06:41:03 pm »
Macbare,


  Ola....
     Quanto a não estar familiarizado com o simulador....nem tem problema....varios pilotos aqui não sabiam onde startar o motor....Agora.....voar no teclado não tem condição....teclados são digitais e manches analogicos.....o comando fica pra lá de refinado com Manches....

Voce tem razao! O IL2 e'  bem pior que o M$ FS, pelo menos os antigos.  Estou tentando voar no teclado, mas ate decolar dentro da pista e' complicado, se consegui duas vezes foi muito. Se travar a bequilha da cauda o aviao sai menos por causa do torque?  No z e x nao tem condicao, ele "sacode" ate sair da pista mesmo. Caca nao e' Cesna Skylane e quando acelera o bicho pega em relacao ao torque.

Ontem quase pousei, mas sem querer fui na tecla errada e pisei no freio a uns 80 Km/h...  o resultado voce ja sabe...  :unsure:

Em tempo, descobri como acha a pista, basta voar mais alto que ela aparece facim...  ^_^ 

Assim que o joy estiver na mao e eu mais familiarizado com o IL2 me alisto.  Masa afinal, voces voam com ele?


Citar
     Quanto a comprar o Pro ou o normal.....vai do gosto pela aparencia primeiramente....depois o Pro é um pouco mais firme pra mover....e o Pro oferece algumas funçoes legais no display pra quem voa FS......

      Abraço

Uma duvida, como nao vi nenhum dos dois, queria saber se as partes prata do normal sao plastico ou metal (aluminio?).  Pela net as informacoe sao conflitantes. Entendo que a base e' aluminio escovado e no manche em si e'  plastico pintado de prata.
O normal, nas fotos, e'  feio pra cacete! Mas meu sobrinho achou muito mais "irado" que o pro (acho que se tivesse dez anos tambem ia achar).  Alias, acho que vou arrumar um simuleiro para treinar.  Fiquei ate de levar no museu aeroespacial para ver avioes de combate ao vivo.

Li algumas analises que falam mais ou menos o que voce diz: as diferencas sao bem poucas entre os dois.  Algumas ate citam que para quem tem o normal nao vale a pena investir no upgrade pela diferenca.

Pelo custo beneficio acho que fico o normal.

Grande abraco,

Pinheiro.

Offline =FN=Montoro

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 262
  • MEN OF MAYHEM
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #11 Online: Maio 15, 2008, 09:14:54 pm »
  fala Pinheiro,
eu mesmo nunca usei o x 52, comprei logo o pro, pelas repostagens q vi e os foruns q li, pra quem nao tem um vale mais apena investir no pro, por ter mais peças em ferro q o standard, ser mais robusto na sua construção, ou seja, deve durar muito mais que o standart. Sempre prezei pela qualidade dos produtos q compro, e acho q vale a pena gastar um pouco mais pra ter mais qualidade.....eu vi o x 52 em uma loja aqui em BSB, mas so pela aparencia vi q fiz a escolha certa, x 52 me pareceu um produto do paraguai comparando com o x 52 pro....o mfd dele, pra te dizer a verdade, quase não uso, por dois motivos....a posição em que uso meu throttle aqui fica meio chato ficar lendo o mfd e eu nao sei programar pra poder passar outras informações do jogo pra ele, o q me agradou foi o fato de a função q eu programei pra cada botão aparecer no mfd quando aperto um botão, isso me ajudou muito no inicio, ate decorar onde esta cada comando no joy, é muito botão...ate hoje isso é muito prático...sei q no flight simulator o radio aparece no mfd, inclusive o pro vem com o demo do FS X pra vc testar....
mas nem tudo q li a respeito dele foi boa coisa, li varios forums com pessoas revoltadas com a saitek pq os controladores davam muito problema, fiquei receioso em investir num saitek, vi ate um filme de um gringo q chegou a comprar 3, pq eles sempre quebravam ( vida util de 3 messes) onde ele destroi um x 52 pro  a marteladas, só de raiva........o meu esta com 6 messes de uso e nunca deu o menor sinal de problemas, na verdade, acho q os filhos do cara deviam fuçar com o controle dele sem ele saber, pq eu achei ele bem robusto.
 pra finalizar, gostei do x52 pro e recomendo, mas não é o unico sistema hotas do mercado, volto a dizer, vc deve investir em um controle que reflete sua intenções de uso, afinal, não vale a pena gastar 600 reais pra deixar o controle dentro do armario... B)

abraço


IT`S BETTER TO BURN OUT THAN TO FADE AWAY!!!
Def Leppard

Offline Pinheiro

  • Novato
  • *
  • Posts: 21
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #12 Online: Setembro 08, 2008, 02:12:45 pm »
Montoro,

Tenho certeza que respondia a sua mensagem ainda em maio ou no comeco de junho, mas nao achei a resposta aqui, entao vou responder atualizada!


  fala Pinheiro,
eu mesmo nunca usei o x 52, comprei logo o pro, pelas repostagens q vi e os foruns q li, pra quem nao tem um vale mais apena investir no pro, por ter mais peças em ferro q o standard, ser mais robusto na sua construção, ou seja, deve durar muito mais que o standart. Sempre prezei pela qualidade dos produtos q compro, e acho q vale a pena gastar um pouco mais pra ter mais qualidade.....eu vi o x 52 em uma loja aqui em BSB, mas so pela aparencia vi q fiz a escolha certa, x 52 me pareceu um produto do paraguai comparando com o x 52 pro....

Recebi meu X-52 e falar que parece produto paraguaio e' brincadeira.  Na verdade me surpreendi  com a qualidade de construcao e acabamento dele, com pecas em alimuminio etc.  Ate o visual espacial e' menos espacial do que eu esperava.  O pro deve ser um show entao! 
Achei que nao valia a diferenca pelo pro, ja que as diferencas funcionais sao muito pequenas, e' mais visual mesmo.
A construcao do X-52 e' muito boa e acho dificil danificar um joystick desses com uso normal.

Usei a diferenca de preco para comprar pedal CH PRO e acho que investi melhor a grana do que no X52 pro.



Citar
o mfd dele, pra te dizer a verdade, quase não uso, por dois motivos....a posição em que uso meu throttle aqui fica meio chato ficar lendo o mfd e eu nao sei programar pra poder passar outras informações do jogo pra ele, o q me agradou foi o fato de a função q eu programei pra cada botão aparecer no mfd quando aperto um botão, isso me ajudou muito no inicio, ate decorar onde esta cada comando no joy, é muito botão...ate hoje isso é muito prático...sei q no flight simulator o radio aparece no mfd, inclusive o pro vem com o demo do FS X pra vc testar....

Parece que essa funcao nao pode ser usada on-line nos servidores mais serios de IL2, entao fica meio sem validade.  O X52 "normal" tambem tem essa funcao de informar no display a funcao do botao que voce apertou, mas so uso o display para ver as horas mesmo.
Saber o botao nao faz muita diferenca para mim, ja que programei poucas funcoes no joystick e faco isso gradativamente, a medida de que sinto falta de alguma coisa nos treinos que estou fazendo. Da para lembrar facil.
 
Citar
mas nem tudo q li a respeito dele foi boa coisa, li varios forums com pessoas revoltadas com a saitek pq os controladores davam muito problema, fiquei receioso em investir num saitek, vi ate um filme de um gringo q chegou a comprar 3, pq eles sempre quebravam ( vida util de 3 messes) onde ele destroi um x 52 pro  a marteladas, só de raiva........o meu esta com 6 messes de uso e nunca deu o menor sinal de problemas, na verdade, acho q os filhos do cara deviam fuçar com o controle dele sem ele saber, pq eu achei ele bem robusto.

Vi esse video tambem. Acho que o cara queria aparecer, senao era melhor ir na loja de devolver o joystick.

O meu "vanila" esta com uns  3 meses e nao tenho nada a reclamar, pelo contrario, achei excelente.  O produto me surpreendeu positivamente.  Nao descarto a possibilidade de comprar um pro numa vaiagem que vou fazer daqui a dois meses.


[/quote]
 pra finalizar, gostei do x52 pro e recomendo, mas não é o unico sistema hotas do mercado, volto a dizer, vc deve investir em um controle que reflete sua intenções de uso, afinal, não vale a pena gastar 600 reais pra deixar o controle dentro do armario... B)
[/quote]

Com certeza, mas nao me arrependo da compra. 

O que voce mapeou de teclas no profile do seu?


Abraco,

Marcelo.

Offline =FN=Montoro

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 262
  • MEN OF MAYHEM
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #13 Online: Setembro 08, 2008, 02:47:49 pm »
Pinheiro,
com certeza fez boa compra................ manche e pedal................. vc tá voando de cadilac agora.......hehehehe....só falta um trackir ou um freetrack, aproveita que a turma ta montando o deles, faz um pra vc tb se já não tem um.....
quanto ao profile, dá pra colocar todos os comandos nos botões do seu manche agora, realmente é uma questão de escolher o q colocar e aonde colocar........meu pc travou hj, não sei se vou ter de formatar, se tiver, com certeza vou perder meus profiles.....pelo que entendi, o profile do pro nao funciona no normal e vice versa, nao sei se ja arrumaram isso, mas no site da saitek tem profiles prontos pra download, eu nunca usei pq são pro x52, mas ta aí o link:
http://www.saitekusa.com/USA/down/x52pro.htm
eu separei meus comandos usando os modes do x52 pro, basicamente: mode 3, pouso e decolagem; mode 2, navegação e controles de mira e outros; mode 1, combate

abraço

FLY HIGH


IT`S BETTER TO BURN OUT THAN TO FADE AWAY!!!
Def Leppard

Offline Pinheiro

  • Novato
  • *
  • Posts: 21
    • Ver perfil
Re: Apresentacao e duvidas de um novato.
« Resposta #14 Online: Setembro 09, 2008, 04:42:51 pm »
Fala Montoro,

Calilac...  boa essa.  Minha maquina e' que esta sentando um pouco nos ataques ao solo, mas ja estava na hora de um "upgrade" mesmo.

Ai so' vai faltar consertar o piloto.  ^_^

Ja estou vendo o freetrack e vou conseguir uma webcam emprestada para testar.  O Trackir acho muito caro pelo que e', nao acha?

Li no forum da Saitek, depois de uns problemas com o driver, que a incompatibilidade nao e' do joystick, mas das versoes do profile editor (o novo esta meio capenga, mas funciona com o Vista) que usam extensoes diferentes para os profiles e ainda nao lancaram um conversor.  Quem saiu do X52, X45 etc, e tinha profiles no formanto antigo,  para o X52 pro esta cuspindo marimbondo com isso. Mas se voce usar o software novo, se nao me engano, pode usa-los em um ou em outro.  Os do site sao no formato antigo.

Os profiles da Saitek sao muito ruins, mas os meus nao ficam atras.  :wacko:  So' mapeei o controle da visao, no hat de baixo do manche (que vira mais rapido) e uso o mouse do throtle como mouse mesmo, que fica mais lento.  Aquele botao chato do manche usei para centrar a visao.  Ainda estou me acostumando com "olhar" ao redor, mas essa configuracao ja esta fazendo bastante diferenca nos resultados. Fora isso, mapeei os flaps no HAT do Throthle e as armas em
diferentes botoes de tiro.
O resto coloquei na opcao HOTAS do IL2 mesmo: trim do profundor, de leme, pitch da helice. 
Alias isso e' estranho, porque nao sinto diferenca "trimando" o leme, nem pelo teclado, no aviao que estou treinando (IL2 serie 1). Sera que ele nao tem trim de leme?  O do profundor tambem e' supersensivel e um saco de ajustar.

Pensei em usar os modes para pouso/decolagem e combate, navegacao ficaria fora porque nao sei navegar direito (abro o mapa e procuro no chao alguma referencia que se encaiche nele) , entao nem sei o que mapear.  Nao tentei ainda, mas esse "metodo portugues" de navegacao nao deve funcionar o oceano. Tem algum tutorial sobre navegacao?

Vi que o pessoal imprime os mapas (tem no mission4today) e usa um compasso transparente, cronometrando cada perna do voo, o que seria bem real, mas nao me arrisco nisso ainda.

Pretendo me alistar no esquadrao,  mas no estagio atual so' vou atrapalhar.  Alias, voces voam o IL2 (o aviao, e' claro) ou so' cacas mesmo?

Abraco,

Pinheiro.