Maio 16, 2024, 08:50:39 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Maio 16, 2024, 08:50:39 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Para Quem Tem Slackware!  (Lida 4663 vezes)

Offline Reinaldo

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 307
    • Ver perfil
Para Quem Tem Slackware!
« Online: Março 11, 2005, 01:41:08 am »
O pessoal, eu instalei o slackware 10.1.
Mas alguem pode me dizer oque esta acontecendo?
Ele termina de carregar e pede um tal de "Dark star login" e Senha.
Oque eu coloco nos dois? Não me lembro de ter colocado nenhum nome para login. Só senha que ele pediu ao configurar a rede...

Valeu!
Reinaldo

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #1 Online: Março 11, 2005, 09:37:12 am »
no linux o administrador é chamado de root

"dark star" é o nome que voce  deu a sua maquina (hostname)

dark star login é o usuario em darkstar que voce deseja usar (ou seja fulano@darkstar)

como provavelmente voce nao configurou nenhum usuario extra, voce vai entrar como root...

a senha que voce deu foi a senha de root

dark star login : root
senha : *******

vai abrir um shell (provavelmente o bash)

dai voce digita adduser (se  nao me  engano, eu nao costumo usar o slack)
se nao funfar digite useradd (eh alguma coisa assim, nos outros linux a gente tem interface grafica pra configurar essas paradas)

dai o programa vai pedir um novo login e senha
em UID voce aperta enter sem digitar nada, pra ele usar o UID mais proximo que estiver sobrando, dai ele vai pedir o grupo,  da enter mesmo, vai ficar como users (default), dai ele vai pedir o diretorio que voce quer que o usuario fique (eh tipo o "meus documentos" do windows, no linux eh /home/alguma coisa) aperta enter e deixa o default (/home/%login%)
aperta enter de novo pra ele usar o default (aqui vai definir em que diretorio o shell desse usuario vai comecar, se voce deixar vazio ele vai comecar no proprio diretorio  home do usuario)
aperta enter novamente pra nao ter prazo de expiracao (aqui voce define o tempo que esse usuario vai existir, depois do prazo de expiracao esse usario morre, se voce apertar enter - default - ele fica sem prazo de validade, dura pra sempre)

dai voce reve a configuracao

o resto acho que tu nao vai ter problema (vai pedir telefone, essas frescuras)

ja deu pra notar que  o bixo eh profiça, esse mesmo sistema poderia ser usado numa rede com 1000 computadores ;)





 
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline Reinaldo

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 307
    • Ver perfil
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #2 Online: Março 11, 2005, 02:14:14 pm »
Que maravilha, agora ele fala que eu tenho um mail. Aí agora não sei oque faço...HHAhahAhahahaHAHHAha
Pow, como vcs conseguiram descifrar tudo isso? rs
Vão ter que me dar um help aqui! rs

Abraços!
« Última modificação: Março 11, 2005, 02:20:23 pm por Reinaldo »

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #3 Online: Março 11, 2005, 02:18:09 pm »
tem nada a ver com email (tem algo a ver, nem tudo)
fulano@darkstar significa fulano AT darkstar

@ = at = em

ou seja

fulano na maquina  darkstar eh um, em outra maquina, fulano pode ser uma pessoa totalmente diferente...

sacou ?

mas faca o que eu disse
login root, a senha que voce deu na instalacao, e depois de adduser (ou useradd)

 
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #4 Online: Março 11, 2005, 04:03:44 pm »
quando voce criar o usuario comum  (nao se deve usar root para uso normal, root eh apenas para administracao)

dai voce digita exit no console
e loga como o usuario comum

Login : fulano
Senha : **********

 
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline shinobih2o

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 189
    • Ver perfil
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #5 Online: Março 12, 2005, 03:54:11 am »
Pô... Decifrar login e senha não é muito difícil, cara... Afinal, ele pediu isso pra você durante a instalação...

E você fica perdido quando tem e-mail no Linux, mas no Outlook Express, quando você abre pela primeira vez e tem um e-mail... Você não ficou perdido também, né...?  :rolleyes:


Bom, eu avisei pra instalar o Kurumin primeiro, ler um pouco o help dele... Depois partir pra um mais hardcore...
« Última modificação: Março 12, 2005, 03:55:24 am por shinobih2o »

Offline BinLadden

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 227
    • Ver perfil
    • http://
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #6 Online: Março 12, 2005, 10:01:36 am »
" Que maravilha, agora ele fala que eu tenho um mail."

nao tinha entendido essa frase direito :P
haha

quando voce loga como root ou como o usuario comum que voce criou ?
 
80386SX 33MHz (com 3D-never), 4mb RAM 80ns, Placa (desaceleradora) de Video Trident 8900+ 512kb de Ram (rodando a fantasticos 8MHz), HD Maxtor Caviar de 270MB, Linux Guarani 3/Windows 3.11 WFWG, Mouse Genius (1 Botao), Teclado Generico 101 Teclas, Modem 2400 externo, Joystick Clone 4 botoes, Monitor VGA com '0.34 dotch pitch, Drive de diskette de 720kb. (Bons tempos)

Offline Reinaldo

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 307
    • Ver perfil
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #7 Online: Março 12, 2005, 11:53:17 am »
Eu usei o add como vc diz, mas ai ele aparece com linhas de comando, tipo dos, tentei lá algumas coisas como adicionar usuario como vc disse, mas aí ele fala diretorio errado.
Pior que não estou tendo tempo de mexer e nem nesse findi...o saco!
Por acaso não tem algum manual ou livro explicando como mexer no linux?
Valeu!!

Offline Piffer

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 218
    • Ver perfil
    • Vôo Tático
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #8 Online: Março 12, 2005, 06:04:38 pm »
Todos os comandos tem um help. É só digitar o comando em um "-h" depois.

Vai aparecer um arquivo (de alguns comandos é enorme) sobre todos os usos e opções daquele comando.

Mas não se desespere. O Linux não é o Windows. Pra quem nunca mexeu com ele, é realmente estranho. Até você se acostumar que ele é outro SISTEMA e não apenas outro SOFTWARE. Nada, absolutamente NADA, é igual ao Windows.

Tem dois jeitos de aprender alguma coisa: apanhando do linux e lendo artigos (nem sempre muito bons) na net ou lendo algum bom livro. Não posso indicar o livro, pois aprendi da primeira maneira, mas não deve ser difícil encontrar um.

No site do Slack, temos alguns links que podem te ajudar:
http://www.slackware.com/book/
http://www.slackware.com/config/

Entre também na lista de discussão do GUS, que eu indiquei no outro tópico.

[]z,
« Última modificação: Março 12, 2005, 06:05:28 pm por Piffer »
Marcus Vinícius Piffer

http://www.vootatico.com

Offline Piffer

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 218
    • Ver perfil
    • Vôo Tático
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #9 Online: Março 12, 2005, 06:11:51 pm »
Ah! Já que estão começando a usar o linux, registre-se no Contador de usuários Linux.

O meu número está aí:


E viva o software livre.
« Última modificação: Março 12, 2005, 06:12:33 pm por Piffer »
Marcus Vinícius Piffer

http://www.vootatico.com

Offline Reinaldo

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 307
    • Ver perfil
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #10 Online: Março 13, 2005, 03:42:55 am »
Obrigado a todos!
Vou ver se arrumo um tempinho para me dedicar ao linux. Mas por enquanto ta dificil...
Estava vendo no site do submarino e tem bons livros sobre linux numa faixa de preço bem ascessivel. Vou esperar o final do mes e comprar um livro. Não pretendo substituir o windows da minha maquina até pq é quase impossivel. Eu quero aprender é mexer no Linux, ver a alma dele! hehehe

Abraços!

Offline shinobih2o

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 189
    • Ver perfil
Para Quem Tem Slackware!
« Resposta #11 Online: Março 13, 2005, 11:37:31 pm »
(Baixa um Kurumin...)