Discord Server

Welcome to =FN=. Please login or sign up.

Aos portadores do Logitech G940

Iniciado por Boaventura, Abril 09, 2011, 10:42:24 PM

tópico anterior - próximo tópico

Boaventura

Bom....  axo que a maioria dos colegas aqui do esquadrão já sabem dos meus problemas com o G940.. mas vou dar uma breve descrissão...

com poucos meses de comprado, axo que uns 2 meses o trottle começou a dar problemas com o 2 eixos que eu queria usar para trim R1 e R2. Algum tempo depois começou a dar problemas nos 2 HATS do trotlle e o botão T3 também algum tempo depois a alavanca que seleciona os mods 1,2 e 3 também apresentava problemas...  eu notava que conforme a posição que eu colocava o trottle os botões funcionavam ou não R1 e R2 oscilavam sem o meu comando nos eixos e o MODE ficava trocando as posições sozinho......
instalei o novo firmwere e nada....

Recentemente achei um tutorial e me aventurei uma vez que após alguns contatos com a logitech vi que apesar de ser bem atendido achei eles não iriam resolver o meu problema.

Fiz o que o tutorial mandou e tive muitos progressos. todos os botões e o MODE estão funcionando perfeitamente. pena que os eixos r1 e r2 não voltaram a funcionar... axo que o fio deve ter arrebentado.... sei lá...  não tenho conhecimento em eletronica para isso...
aki o tutorial: http://www.escuadron69.net/v20/foro/index.php?/topic/47288-como-solucionar-el-problema-con-el-r1r2/

Sokol1

Boaventura,

Os usuarios  dizem que o G-940 tem erros de projetos: este do cabo curto que o movimentar os aceleradores fica esticado e da mal contato na tomada, e no firmware, que para compensar o fato de usarem potenciometros baratos, os mesmos dos modelos Logitech 3D PRO, colocaram instrução (intencional) para que os valores lidos nos potenciometros fossem usados numa média, de forma a compensar o desgate dos mesmos (tipicamente de 3 a 6 meses, dependendo do uso).

Soltar o parafuso tem sido um paleativo, o ideal é cortar o cabo no meio e soldar uma extensão de forma que o cabo trabalhe sem forçar. Se nào tem habilidade com solda leve numa oficina de eletronica e peça para fazerem a extensão, usando heatshink (tubo termo retrátil) sobre as emendas, serviço que deve custar uns R$ 20,00.

Coisa que seira fácil de resolver na fabrica acrescentando 5 cm no cabo... Mas a tal da economia em escala não deixa.

Um alemão (Artist) que posta no forum do 1C disse que já testou o throttle do G-940 com pots de boa qualidade e sensores HALL, e não adianta, continua dando o "reverse BUG'', devido ao firmware.

O que o Artist e outros tem feito é comprar um BU0836 e ligar nele os eixos dos aceleradores, rotators dos trins.  Assim o controlador do G940 gerencia apenas os eixos X e Y que usa sensor HALL 3D da Melexis, os trins da base,  o HAT e botões.

Neste caso compensa trocar os pots por modelos de melhor qualidade, exemplo os vendidos pelo Leo Bodnar.

Infelizmente é isso mesmo, a produção em massa (na China) não deixa fazeram um HOTAS 99% - vide o caso da cruzeta e potenciometros ruins do Cougar, os throttles do Warthog virando tijolos com poucos dias de uso...

Quem procura durabilidade em HOTAS só tem uma opção, os "plasticosos" e feios CH Products. :)

Sobre os potenciometros que ja não funcionam: se a susbstituição do cabo não resolver eles podem ter chegado ao fim da vida útil, neste caso procure um similar no comércio e substitua,
não vai encontrar de boa qualidade, mas funcionara por alguns meses, depois troca de novo. :)

Sokol1

Boaventura

Obrigado Sokol como sempre....

Ocorreu um infortúnio como sempre... li num fórum que apertar os contatos deste fio na placa mãe talvez pudesse ajudar...  então acho que acabei enfraquecendo o fio e ele acabou por se partir.... MALDITO FIO VERDE!!!!! Então algumas posições dos dois hats voltaram a ficar como antes.. (só funcionam a posição norte, nordeste e leste dos dois hats) pra que que eu fui mexer....    arrrggggggg!!!!!

Alguém conhece alguma loja aki no Rio de Janeiro ou em outro lugar que eu possa mandar pra esticar o fio e consertar a besteira????     por favor me ajuuuuuuuudemmmm.....

Ricardo

Também tive problemas com o G940, fiquei com 2 unidades defeituosas aqui..em ambos o problema foi no joystick, em poucas semanas de uso também..

Consegui utilizar por um tempo o kit ligado no meu pc somente para os pedais, mas agora o Windows detecta problema no USB e desabilita o conjunto. Alguém saberia dizer se é possível modificar para utilizar os pedais independente do resto?

Dá até raiva, 2 pedais novinhos aqui e eu de volta ao "twist" no joy como leme  :wacko:
Voando.org - ArmA/DCS/F4/RoF

Macbare

Pessoal.....ja peguei esse tipo de problema em vários manches...um deles é o Saitek CyborgX e por esse motivo eu tirei da minha loja...os cabos do leme são curtos e se partem logo...fácil de arrumar mas da dor de cabeça para meu cliente e para mim também....

=FN=Boaventura...se vc desejar....me manda seu manche vou ver oque da pra fazer, se for apenas substituir cabos, refazer soltas etc... só não posso trocar eletronica aqui pois não a tenho em estoque.

Ricardo, consigo perfeitamente ligar pra vc circuito USB próprio para pedais que tenho em estoque, caso tenha interesse, entre em contato.

macbare@hotmail.com

abç

Uploaded with ImageShack.us

Ricardo

Valeu pela atenção Macbare, com certeza estarei entrando em contato sobre o circuito para os pedais..

Caso alguém mais se interesse, como havia dito, tenho 2 unidades com menos de 1 mês de uso, caso funcione 100% independente podemos negociar uma delas..

Abração!

Voando.org - ArmA/DCS/F4/RoF

Boaventura

Ricardo... dá uma olhada nesse link...   um cara fez uma "adaptador gambiarra" com uma antiga placa controladora usb de um pedal da CH....    eis o link...
http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/topics/3219393/LogiProducts_G940_Pro_Pedals_U.html#Post3219393

Sokol1

Caso alguém mais se interesse, como havia dito, tenho 2 unidades com menos de 1 mês de uso, caso funcione 100% independente podemos negociar uma delas..

Voce quer dizer que tem dois HOTAS G940 pifados? Caramba!
Depois informa se vai se desfazer deles, dependendo do valor posso ficar com um
e ligar tudo num BU0836 - vai se perder o Force Feedback, mas pelo menos salva o resto.

Eu montei dois Mjoy8_Mercury com tres eixos que servem para usar em pedal.
O pedal do G-940 não tem nada (circuito eletronico) dentro, alem dos potenciometros
e os fios. É fácil ligar num controlador USB.

Sokol1