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Autor Tópico: Veja como funciona as promoções e medalhas no Falcon BMS (promotion, medals)  (Lida 4544 vezes)

Offline =FN=Killer

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Olá Falconeiros,

Há muito tempo tive o interesse em saber como o Falcon 4.0 (novo BMS) faz a apuração de pontos para acumular medalhas.
Na época o =FN=Fluidman me passou o código fonte de uma versão antiga do Falcon, porém Open Source (http://sourceforge.net/p/f4skunkworks/code/HEAD/tree/F4OS/). Ela esta escrita em C++ e não é muito difícil compreendê-la. O complicado mesmo é saber para que serve cada variável. Mas enfim, me dei o trabalho lá em meados de Agosto de 2013 de interpretar o código fonte e fiz uma espécie de tutorial para saber como montar as missões para que dê a pontuação necessária para conseguir as medalhas, e também claro compreender melhor o ranking dos pilotos.
No Falcon BMS provavelmente apuração de pontos seja diferente, mas, pode ser que a lógica seja a mesma. Eu segui este material e consegui muitas medalhas.
Não me dei ao luxo de organizar o texto para que fique um tutorial facilmente compreensível, uma que eu mesmo não tive certeza da funcionalidade de algumas varáveis. Enfim, sempre quis fazer um post sobre isso, então segue aí as minha notações de forma bruta.

O ideal é acompanhar cada passo, pois lá no final, por exemplo para apurar as medalhas, vai precisar saber como calcular os pontos anteriores. Há alguns cálculos no código que na época fiz simulações imaginando as missões que iria criar e ver o resultado obtido.

Pontos do Piloto

Estes pontos servem para classificar o piloto, para saber como ELE foi durante a missão. Essa pontuação será utilizada em outros cálculos.

Status da missão:
  • Failed, -10
  • PartFailed, -5
  • PartSuccess, +6
  • Success, +12
Atingiu inimigo, +1
Matou inimigo AA, +4
Matou inimigo AN, +3 + bônus pelo tipo de navio
Matou inimigo AG, +2
Matou inimigo AS, +2 (Alvo estático = prédio)
Pousou, +2
Se ejetar quando estiver danificado, +10
Se ejetar quanto Não estiver danificado, +0

Atingiu amigo, -2
Atirou e errou, -1
Matou amigo AA, -15
Matou amigo AN, -10
Matou amigo AG, -8
Matou amigo AS, -10
Veiculo te matou, -15
Caiu sem levar tiro, -15
Um bomba te matou, -25 (sim, uma bomba pode te matar caso você estiver em solo)

Resultado com os pontos acumulados, "Classificação do Piloto":
  • Excellent > 16 pontos
  • Good > 6
  • Average > -6
  • Poor > -16
  • Horrible <= -16


Pontos para a Campanha

Para calcular a pontuação para acumular na campanha, é considerado:
Pontuação da missão + Complexidade + Dificuldade + Realismo + Horas de Voo da missão
(5 * 6 * 18 * 1)/30 + 1 = 19
Detalhe que não pode pegar corte marcial


Observação:
Caso não estiver habilitado a opção "DisableCrashEjectCourtMartials"
- Se o avião cair sem danos, -25
- Se ejetar sem danos, -50

Para CADA amigo abatido, -5

Derrubou 1 amigo, -100
Derrubou 2 amigo, -200
Derrubou mais de 2 e possui jogador humano, ZERA os pontos e patente


Cálculo dos Pontos da Missão

O ponto da missão é conforme a Classificação do Piloto durante a missão:
  • Excellent: 5 pontos
  • Good: 4 pontos
  • Average: 3 pontos
  • Poor: 2 pontos
  • Horrible: 1 ponto


Cálculo da Complexidade

Pode resultar de 4 a 6 pontos

Duration/3.0F + WeapExpended/6.0F + ShotsAt/10.0F + AircrftInPkg/16.0F + 3.0F

1:30 de voo (0,5) Peso: 8%
6 armamentos gastos (1,0) Peso: 17%
10 tiros levados (1,0) Peso: 17%
8 aeronaves no pacote (0,5) Peso: 8%

0,5 + 1,0 + 1,0 + 0,5 + (3,0) = 6,0

0,75 de voo (0,25)
4 armamento (0,67)
4 acertos (0,4)
4 aeronaves (0,25)

1,57 + 3 = 4,57


Cálculo da Dificuldade

Pode resultar de 16 a 20 pontos

(13.0F - TheCampaign.GroundRatio - TheCampaign.AirRatio
 -TheCampaign.AirDefenseRatio - TheCampaign.NavalRatio/4.0F)/39.0F
 + (TheCampaign.EnemyAirExp + TheCampaign.EnemyADExp)/12.0F)*5.0F + 15.0F

(13 - 0 - 0 - 0 - 0/4)/39 = 0,33
(4 + 4)/12*5 = 3,33
0,33 + 3,33 + 15 = 18,66

(13 - 2 - 2 - 2 - 2/4)/39 = 0,16
(2 + 2)/12*5 = 1,66
0,16 + 1,66 + 15 = 16,82


Cálculo do Realismo

É o percentual: 0,0 a 1,0


Cálculo das Patentes

Utiliza-se o total de pontuação da campanha até o momento

Sec Lt: Início
Leiutenant: Pontuação > 150
Captain: Pontuação > 350
Major: Pontuação > 800 e Completou pelo menos uma Campanha
Lt Colonel: Pontuação > 1600 e Nunca perdeu uma Campanha (Pode ter empatado)
Colonel: Pontuação > 3200 e Nunca perdeu uma Campanha (Nem empatou)


Cálculo das Medalhas

Para ganhar medalha, a classificação do piloto deve ser no mínimo "Average"

Destruiu alvo primário, +2 pontos
Pousou aeronave na base, +1 ponto
Nenhum Amigo do voo abatido, +1 ponto

Também é considerado para a pontuação as seguintes variáveis:
AN Kills NavalUnitesKilled + AA Kills + (AS Kills FeaturesDestroyed / 2) + (AG Kills GroundUnitsKilled / 2)
Não adianta destruir mais de 20 para FeaturesDestroyed e GroundUnitsKilled

No final, basta multiplicar os Pontos de Medalha por:
Pontos até o momento * Realismo * Dificuldade * Pontuação da missão * Complexidade

Exemplo:
2 + 1 + 1 = 4
1 + 2 + 2 + 2 = 7
11 * 1 * 16 * 5 * 4 = 3520

2 + 1 + 1 = 4
0 + 2 + 1 + 10 = 13
17 * 1 * 18 * 5 * 5 = 7650

2 + 1 + 1 = 4
0 + 4 + 3 + 10 = 17
21 * 1 * 18 * 5 * 5 = 9450


Tabela de Medalhas

Air Force Cross: Pontuação > 9600, Realismo > 0.9, Pontuação da Missão >= 4
Silver Star: Pontuação > 7800, Realismo > 0.7
Distinguished Flying Medal: Pontuação > 6000, Realismo > 0.5
Air Medal: Pontuação > 4800
Longevity: Missões consecutivas >= 100 (Se morrer alguma vez, zera este contador)
Korean: Basta ganhar uma campanha da Korea

Façam bom aproveito,
=FN=Killer

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Re:Veja como funciona as promoções e medalhas no Falcon BMS (promotion, medals)
« Resposta #1 Online: Março 22, 2015, 04:16:02 pm »
Fala Killer,

Bom trabalho!

Mas fiquei com algumas dúvidas...

1) De onde vieram os valores abaixo?
Pontos para a Campanha:
Pontuação da missão + Complexidade + Dificuldade + Realismo + Horas de Voo da missão
(5 * 6 * 18 * 1)/30 + 1 = 19

2) Se perde -5 por amigo abatido, como perde 100 em 1 amigo? Não entendi a lógica abaixo:
Para CADA amigo abatido, -5
Derrubou 1 amigo, -100
Derrubou 2 amigo, -200

3) Pelo que percebi, cada vez mais que vamos ganhando uma campanha, menor a pontuação por complexidade. Seria isso?

4) O ideal é mais destruir inimigos aéreos do que em solo? Não há distinção do tipo de aeronave inimiga?

5) Não sei se entendi bem, mas utilizar um pacote (package) com mais aeronaves é melhor do que com menos?

6) O tempo computado é o tempo que passamos de fato jogando, ou o tempo transcorrido no jogo? Por exemplo, em minha campanha stand-alone, eu costumo acelerar o tempo durante o vôo, como seria computado isso?

No BMS ganhamos 4 pontos ao invés de 3 pontos, caso sejamos Average. Então, alguns cálculos já devem ter sido alterados.

Nos dê um exemplo do que vc fazia para ganhar medalhas. Que tipo de missões vc criava, qtos pacotes,... etc?

abraços,

Offline =FN=Killer

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Re:Veja como funciona as promoções e medalhas no Falcon BMS (promotion, medals)
« Resposta #2 Online: Março 23, 2015, 02:15:24 pm »
Citar
1) De onde vieram os valores abaixo?
Pontos para a Campanha:
Pontuação da missão + Complexidade + Dificuldade + Realismo + Horas de Voo da missão
(5 * 6 * 18 * 1)/30 + 1 = 19

Estes valores que eu coloquei são simulações que diz com base nas missões que eu realizava.

Citar
2) Se perde -5 por amigo abatido, como perde 100 em 1 amigo? Não entendi a lógica abaixo:
Para CADA amigo abatido, -5
Derrubou 1 amigo, -100
Derrubou 2 amigo, -200

Cada amigo SEU que o inimigo derrubou, ou seja, aviões do seu pacote, você perde 5 pontos.
E quanto você derruba aí o primeiro é  100, o segundo 200, depois zera seus pontos da campanha.

Citar
3) Pelo que percebi, cada vez mais que vamos ganhando uma campanha, menor a pontuação por complexidade. Seria isso?

A complexidade é calculada de acordo com a missão que você está fazendo, indiferente das vitórias de campanhas.

Citar
4) O ideal é mais destruir inimigos aéreos do que em solo? Não há distinção do tipo de aeronave inimiga?

Exato, a pontuação por aeronave abatida é o dobro e não tem limite, diferente de alvo terrestre. Não há pontuação diferente por tipo de aeronave. Um detalhe interessante descoberto pelo =FN=Hidetalke, se você pecar helicóptero, mesmo no chão, conta como aeronave.

Citar
5) Não sei se entendi bem, mas utilizar um pacote (package) com mais aeronaves é melhor do que com menos?

Sim, mas eles não podem ser abatidos... uma sugestão é adicionar vários aeronaves e depois mandá-los pra casa.

Citar
6) O tempo computado é o tempo que passamos de fato jogando, ou o tempo transcorrido no jogo? Por exemplo, em minha campanha stand-alone, eu costumo acelerar o tempo durante o vôo, como seria computado isso?

Olhando o código fonte, ele utiliza a mesma variável para horas voadas do logbook. Não sei dizer se ele conta a hora exata, ou a duração total da missão mesmo que acelerada.

Citar
No BMS ganhamos 4 pontos ao invés de 3 pontos, caso sejamos Average. Então, alguns cálculos já devem ter sido alterados.

Acredito que muitas destas variáveis tenham sido alterados, mas a lógica acredito ser semelhante.

Citar
Nos dê um exemplo do que vc fazia para ganhar medalhas. Que tipo de missões vc criava, qtos pacotes,... etc?

Deixe a campanha em nível difícil, com teu fator em ACE, crie uma missão Interdiction para pegar alvos terrestres, leve as JSOW, e saia catando tudo que tiver de avião inimigo.
Faça um pacote com pelo menos 8 aviões (2 voos no mesmo pacote). Mais que 8 não faz diferença.
Mande todos pra casa, vá sozinho.
Dispare todo seu armamento (e acerte claro, hehe)

Abraço,
=FN=Killer

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Re:Veja como funciona as promoções e medalhas no Falcon BMS (promotion, medals)
« Resposta #3 Online: Março 29, 2015, 04:52:54 pm »
Minha nada mole vida...