Março 29, 2024, 08:25:11 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Março 29, 2024, 08:25:11 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Como começar no IL-2 – Post-Guia para Novatos  (Lida 21980 vezes)

Offline Ruy Petra

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
    • Ver perfil
Como começar no IL-2 – Post-Guia para Novatos
« Online: Janeiro 23, 2015, 06:05:22 pm »
Caros amigos,

Não quero ser chato. Mas preciso muito compartilhar minha experiência com vocês, na busca de ajuda. Esse é meu primeiro post aqui no fórum e como novato no IL-2, são inúmeros meus questionamentos. Com tantos posts já publicados aqui (alguns bem elucidativos, outros um pouco menos...) pensei em pôr as bases de um 'post de referência' para o pessoal que vem chegando, um lugar onde haja o necessário para um novato não apanhar tanto enquanto descobre o seu lugar nesse simulador.

Eu apanhei muito. Muito mesmo. E continuo apanhando.


Venho migrado da comunidade AV (Automobilismo Virtual), onde comecei com Grand Prix Legends, dando largas ao meu fanatismo por tudo que tenha um motor de combustão interna e tenha a ver com velocidade. Aprecio na simulação de corridas não só a habilidade que é preciso desenvolver para saber guiar o melhor possível na pista, mas também a abordagem técnica e o aprendizado necessário para se ter, dentro da simulação, o melhor equipamento, bem regulado para a situação de uma corrida. Depois de seis anos de GPL me pareceu natural expandir os ares, literalmente, e tentar ganhar voos mais acima da pista de corrida.

Com método, comecei pelos árcades de voo; não queria descobrir se eu levava jeito pra voar – queria era desenvolver o meu jeito. Comecei com Combat Wings – tanto ‘Pacific Heroes’ quanto ‘Battle Of Britain’, terminei ambos inúmeras vezes... Passei também pelo Blazing Angels – ‘Squadrons of WWII’, divertidíssimo e até bastante desafiador para um árcade... (neste último nunca consegui passar da 12ª campanha, ainda tô tentando...) Minha primeira tentativa em simuladores de combate de voo foi no Microsoft CFS 3, que não aprovei a ponto de perseverar. Também experimentei  Falcon AF4  e Wings Over Vietnam, mas deu no mesmo.



Foi quando ouvi falar do Cliffs of Dover e me apaixonei de imediato pelo que ele oferecia. Corri para adquirir o meu mas ele é pesado demais para o meu PC e nunca consegui sequer experimentá-lo. Então fui buscar a história do IL-2  e descobri  o 1946. Foi a primeira vez que experimentei num voo o que experimentei quando comecei no GPL – fascínio total, vontade absoluta de aprender tudo.

‘Patchei’ ele até a versão 4.12.2. Para não ter uma experiência traumática (não queria desanimar antes da hora) não tentei voar de imediato. O primeiro menu que me chamou a atenção foi ‘Training’. Mas meu inglês aeronáutico é bem pouco. Quando ousei entrar numa cabine e ver os comandos, mal sabia que chave ligava o quê – foi uma alegria achar a partida do motor...

Devassei a net, assisti os tutoriais no YouTube, procurei literatura de voo, tanto voo real quanto simulado. E me obriguei ao rigor de um teste: enquanto eu não aprendesse um voo completo e impecável (decolar, voar, aterrissar e taxear) a bordo P-51-20NA em Crimea, eu não iria para o meu primeiro engajamento em combate. Depois de meses, nunca passei da primeira lição: a da descoberta de que o tempo necessário para voar minimamente é muito, muito superior ao tempo necessário para aprender a manter um carro na pista durante toda uma corrida de GPL. Depois de tanto Stall e ‘dar-de-cara-n’água’, resolvi ser humilde e colocar as configurações do 1946 no árcade. Não deu muito certo e, tendo ouvido dizer que os aviões mais antigos eram mais fáceis de conduzir, mudei do P-51 para o I-16. O voo ficou realmente mais fácil mas mesmo assim, eu simplesmente não consigo pousar direito, sempre arregaço ou a hélice ou o trem de pouso (ou ambos) ao tocar o chão – quando não dou de barriga em cheio na pista, morrendo instantaneamente... Talvez boa parte da culpa disso seja o controle que uso –  um reles joypad tipo Playstation, em conjunto com um programa que uso chamado Pinnacle Profiler que, graças à emulação das teclas Shift, Ctrl e Alt, triplica a quantidade de botões disponíveis no joypad e me ajuda a ter todas os comandos que preciso bem na minha mão ao invés de revezar com o teclado no meio do voo. Mas o direcional fica comprometido, já que a única emulação possível no Pinnacle não dá os comandos analógicos – só os digitais.


Bom, vamos então ao começo do nosso tira-dúvidas. Para fins didáticos bolei um plano para questionar (Conto com a paciência de vocês. Eu só quero aprender.)

Primeiro, três perguntas, separadas em assunto – se puderem manter essa concepção, vai ficar bem legal e organizado nosso tutorial sobre IL-2 para newbies:

  - uma {A} sobre o IL-2 1946 em si (Configurações de Jogo, Comandos, Patchs,  Mods e Aviões p. ex.)
  - outra {B} sobre  periféricos de controle e demais dúvidas de hardware/software (Joystick, RAM)     
  - e outra {C} sobre técnicas de voo. O que passar disso vira um verbete aleatório (D, E, F...)
________________________________________________________________________________


        A.1 - A respeito do menu Quick Mission Bilder. Certos comandos do menu Difficulty não me parecem claros. Preciso saber o que eles fazem antes de ir pra minha primeira dogfight.

   (Podem por favor, me esclarecer o que essas opções abaixo fazem no jogo?)

                 Flight Model – Separate Engine Start
                 Flight Model – Complex Engine Management
                 Flight Model – Torque & Gyro Effects
                 Flight Model – Flutter Effect
                 Flight Model – Reliability


                 Weapons & Stores – Realistic Gunnery
                 Weapons & Stores – Limited Ammo
                 Weapons & Stores – Bomb Fuzes
                 Weapons & Stores – Fragile Torpedoes
                 Weapons & Stores – Realistic Rocked Spread


                 Views – No Air Padlock
                 Views – No Ground Padlock


                 Misc – No Instant Success
                 Misc – Shared Kills



        A.2 - Qual o comando para abrir a luneta de mira do I-16 Type 5, 1935?
        A.3 - O que é FOV e o que isso faz?
        ___________________________________________

        B.1 - Respondam rápido: T16000M ou Saitek Aviator Av8r-03?? (Dá pra dizer porquê?)
        B.2 - Os joysticks acima citados giram na base para simular o Rudder Full? (quase que chamei de ‘leme’... perdão!) ^_^.
   
        ___________________________________________

        C.1 - Sobre Aterrissagem. Qual o processo pra se fazer um bom pouso? (Velocidade e altitude necessárias para começar o processo). Meu caso é que eu ainda não aprendi como conciliar altitude e velocidade para conseguir pousar com suavidade. Aparentemente, as técnicas do Pedro Trevisan lá do YouTube não funcionam comigo...
        C.2 - Qual é o conceito de ' B&Z ' (Boom n' Zoom) e onde ele é aplicado?

________________________________________________________________________________


Quero parabenizar e agradecer aos amigos responsáveis por esse fórum, tem me ajudado a entender muitas coisas.

Abraço a todos.
   
Petra.
« Última modificação: Janeiro 23, 2015, 06:26:54 pm por Ruy Petra »

Offline =FN=Hotsea

  • Pilotos
  • Membro Pleno
  • *****
  • Posts: 114
    • Ver perfil
Re:Como começar no IL-2 – Post-Guia para Novatos
« Resposta #1 Online: Janeiro 24, 2015, 11:10:48 am »
Bem vindo!

Legal ver alguém das pistas, querendo voar  B)
Também tenho o GPL, e acho muito show o game. Só não consigo jogar online. Muita coisa pra fazer...

Bem, vamos as indagações. Segundo meus parcos conhecimentos.

-  A.1 - A respeito do menu Quick Mission Bilder. Certos comandos do menu Difficulty não me parecem claros. Preciso saber o que eles fazem antes de ir pra minha primeira dogfight.

No dificulty, vc configura para ficar o mais real possível.

Flight Model – Separate Engine Start
- Um avião com mais de 1 motor. Você deverá ligá-los um a um.

Flight Model – Complex Engine Management
- Administração complexa do motor. Se errar a mão, tu pode fritar o motor.

Flight Model – Torque & Gyro Effects
- Efeitos de torque e giro.

Flight Model – Flutter Effect
- Nunca me atentei a tal, mas sempre voo com ele ligado.

Flight Model – Reliability
- Mesma coisa do de cima.

Weapons & Stores – Realistic Gunnery
- Tiro realístico.

Weapons & Stores – Limited Ammo
- Sem munição infinita

Weapons & Stores – Bomb Fuzes
- FUZES, é o tempo que a bomba demora para explodir, após tocar o alvo. Com ele, é possível lançar a bomba bem baixo, sem explodir o avião junto com ela :)

Weapons & Stores – Fragile Torpedoes
- Torpedos frágeis. Se lançar eles de muito alto ou muito rápido, eles "quebrarão" em contato com o mar, e não funcionarão.
                 
Weapons & Stores – Realistic Rocked Spread
- lançamento de mísseis realistico.

Views – No Air Padlock
- Padlock é aquele quadradinho que fica no avião inimigo. Mesmo ele estando há 300 mil km. A maioria dos servers, só aparece o nick, e se estiver perto.

Views – No Ground Padlock
- Mesma coisa do de cima, mas para alvos na terra.

Misc – No Instant Success
- Pode desligar esse. É vc fazer o obejtivo 1 e a missão acaba. Não é o que acontece nos servers.

Misc – Shared Kills
- Shared Kills é compartilhamento de alvos. Se um está atirando em um inimigo, e fica sem balas. Você assume o alvo, e também atira no avião inimigo, derrubando-o. Vc e o outro que atirou antes dividem os pontos.

 A.2 - Qual o comando para abrir a luneta de mira do I-16 Type 5, 1935?
- Vá nos comandos, e configura a opção "Tinted Reticle Dimmer". Eu coloquei CTRL+D.  Abre a luneta do I16, e sobe a lente escura, nos BF109, para quando estiver indo contra o sol :)

 A.3 - O que é FOV e o que isso faz?
- É algo relativo a visão. Mais usado por quem tem freetrack. Se não tem, nem mecha nisso :)

B.1 - Respondam rápido: T16000M ou Saitek Aviator Av8r-03?? (Dá pra dizer porquê?)
- Saitek. Porquê? Por que é um Sytek cara!!!  :)

B.2 - Os joysticks acima citados giram na base para simular o Rudder Full? (quase que chamei de ‘leme’... perdão!)
- Não sei, mas pelos preços, deve ser ;)

C.1 - Sobre Aterrissagem. Qual o processo pra se fazer um bom pouso? (Velocidade e altitude necessárias para começar o processo). Meu caso é que eu ainda não aprendi como conciliar altitude e velocidade para conseguir pousar com suavidade. Aparentemente, as técnicas do Pedro Trevisan lá do YouTube não funcionam comigo...
- velocidade entre 190km e 150km. Menos de 150 vc cai. Embique para descer suavemente, não de uma vez. Se estiver muito alto, mas perto do aeroporto, circule-o, diminuindo altitude e velocidade. Baixe os flaps. Presta atenção na velocidade. Quando for encostar na pista, encoste primeiro a parte da frente no chão, a traseira depois. Os aviões da 2 guerra não são os F15 de hoje, que vc faz o contrário.

C.2 - Qual é o conceito de ' B&Z ' (Boom n' Zoom) e onde ele é aplicado?
- Combate de energia. Você precisa de velocidade e altura para atacar. Mergulha em cima do alvo, atira, e sobe... Para subir, você precisará de mais velocidade. Que você ganha estando mais alto que o alvo, e mergulha no mesmo. Independente de acertar o tiro ou não... SUBA!!!  :wink:


AND ON THE 8th DAY.... GOD CREATED THE .50 cal

Offline Ruy Petra

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
    • Ver perfil
Brigadão
« Resposta #2 Online: Janeiro 26, 2015, 05:11:00 pm »
Agradecidíssimo pela resposta, =FN=Hotsea.

Novas perguntas, porém, brotaram das respostas:

Sobre A.1 - Ainda a respeito do menu Quick Mission Bilder – a opção Flight Model – Torque & Gyro Effects: Pode me dizer o que esses “Efeitos de Torque e Giro” fazem com o avião? De que forma é preciso adaptar a pilotagem a esses efeitos? Analisando intuitivamente, me parece que seja algo a ver com o giro da hélice (ou do próprio motor radial) e o nivelamento das asas em relação ao horizonte, estou errado?

___________________________________________

Sobre B.1 – Ok, Saitek é Saitek (Boa Resposta!). Mas me parece que os únicos modelos de joystick com Force Feedback são da Logitech – e parece que todos são unânimes em dizer que a Logitech não oferece boas opções de joystick no que diz respeito à durabilidade... Qual seria uma boa pedida para um iniciante que quer um Force Feedback?

___________________________________________

(Nova questão) C.3   A resposta dada sobre a opção Flight Model – Complex Engine Management me dá outro ensejo de perguntar: como faço para “não errar a mão” na Administração Complexa do Motor? Melhor perguntando:

C.3.1 - O que é uma boa administração do motor e como alcançá-la?

(Eu achava que dizia respeito ao manejo correto do radiador e do passo da hélice, mas é lógico que é muito mais que isso. Testando minha adaptação em combate numa Quick Mission, lá pelas tantas, no meio do primeiro combate, me deparei com um aviso "ENGINE OVERHEAT"... abrir o radiador não foi suficiente para melhorar a coisa. O que eu deveria ter feito? Procurei tutoriais que dessem a um newbie passo a passo a ciência desse processo e não achei... alguém me ajuda?)

C.3.2 Como evitar que o motor superaqueça e como debelar se já superaqueceu?
C.3.3 Como é o manejo do Prop. Pitch (existe altitude e situação certas para alterar seus valores? Quando diminuí-lo ou aumentá-lo?)
C.3.4 Qual o objetivo da função Increase/Decrease Mixture?

___________________________________________


=FN=Hotsea, aceite meu abraço (e perdoa a encheção de saco...).
:wink:


« Última modificação: Janeiro 30, 2015, 05:31:21 pm por Ruy Petra »

Offline Ruy Petra

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
    • Ver perfil
Re:Como começar no IL-2 – Post-Guia para Novatos
« Resposta #3 Online: Março 14, 2015, 11:02:37 am »
Caros amigos;

Venho para dar novas sobre minhas incursões pelo IL-2. Tenho muito a agradecer a 'passada de pano' do meu caro Hotsea, que me auxiliou muito com sua explicação. Graças à sua ajuda tenho apanhado bem menos e me deleitado mais e mais com o meu jogo. Agora, em nível Full Real, já tenho segurança para acertar meus pousos e tenho me lascado cada vez menos. Finalmente, posso dizer que trabalho e esforço compensam – e quando você quer aprender algo de verdade, leve o tempo que levar, você aprende.

Também não posso deixar de citar o grande apoio que recebi por parte do =FN=Rennier que me me acolheu calorosamente e me passou material de excelente qualidade para meu aprendizado – o Kit do Piloto Virtual KPV – muito explicativo e cheio de leitura prazerosa.

Enquanto não posso esticar minhas asas em voo online, vou aprendendo tudo o que posso 'aqui fora' e percebo que posso, aos poucos, ser um piloto cada vez mais promissor.

Das minhas incursões (e excursões para outras fontes explicativas), posso responder algumas das minhas próprias perguntas (as que fiz no post anterior):


C.3   A resposta dada sobre a opção Flight Model – Complex Engine Management me dá outro ensejo de perguntar: como faço para “não errar a mão” na Administração Complexa do Motor? Melhor perguntando:

C.3.1 - O que é uma boa administração do motor e como alcançá-la?

Resposta: Inúmeros fatores interagem entre si durante o voo e para entender como se dá essa relação entre fatores, é preciso tempo e muito treino porque é algo que você não aprende em tutoriais e sim na marra. Mas basicamente, para não fritar seu motor você precisa estabelecer um compromisso: mais rendimento (potência) com a consciência de que potência gera calor e calor demais estraga o motor.  É o coeficiente fazer render velocidade/saber poupar o motor. Em se tratando de desempenho mecânico, todo motor de combustão interna, para  dar seu máximo, precisa de alguém que o opere NO LIMITE (e NÃO ACIMA DELE). Isso exige a chamada 'Consciência Situacional', saber em qual circunstância você e seu avião estão metidos – e isso é importante principalmente em meio ao combate. (Vamos ver se mais pra frente aprendo mais sobre isso.)

O que aprendi é: não basta acelerar no último para adquirir desempenho; é preciso aprender a trimar adequadamente suas superfícies de controle a fim de diminuir o arrasto – lembrando que a força contrária do vento é a grande inimiga da maior velocidade além de, claro, forçar mais o motor. Quanto menos você esgoelar o motor para adquirir velocidade melhor. E de nada adianta quebrar a barreira do som se você quebrar junto a sua aeronave...

Para manter o motor rendendo e ativo por mais tempo é preciso fazer amizade com a Termodinâmica (não precisa saber tudo dela, mas querer saber mais sobre ela ajuda). Pois a eficácia do motor (sua relação desempenho/vida útil) depende do controle de sua temperatura – é preciso calor para que o motor funcione e funcione bem, dando boas respostas, e resumindo, quanto mais calor melhor - mas até certo ponto.

Como exemplo, eis o que aprendi:

 "Testando minha adaptação em combate numa Quick Mission, lá pelas tantas, no meio do primeiro combate, me deparei com um aviso "ENGINE OVERHEAT"... abrir o radiador não foi suficiente para melhorar a coisa. O que eu deveria ter feito? "

Isso foi acontecendo comigo em várias das tentativas seguintes. Mas lendo o material que o Rennier m'indicou, adquiri alguma noção de como se administra o motor. E aprendi a evitar o problema assim –

- Ligar motor com Cowl Flaps (Radiador) totalmente aberto, flaps em 'Take Off';
- Aceleração moderada até atingir 110%, rolagem pela pista e Decolagem;
- Subir trem de pouso imediatamente;
- Ao atingir 300km/h a 200m. de altitude baixar aceleração para 90%;
- Pôr flaps em 'Combat a partir dos 300m de altitude.
- Pôr Prop. Pitch em 90%, fechar Cowl Flaps e ir ganhando altitude aos poucos;
- Com 500m de altitude pôr flaps em 'Raised' e trimar profundores e leme (descobri que é 'leme' mesmo a tradução para Rudder...) a fim de alinhar a aeronave.

OBS. Esse processo executei com sucesso num P40.


C.3.2 Como evitar que o motor superaqueça e como debelar se já superaqueceu?
Resposta: O processo descrito acima ajuda bastante a diminuir o risco de o motor superaquecer. Mas caso aconteça e o aviso "ENGINE OVERHEAT" aparecer  (pode acontecer se você usar o B&Z seguidas vezes), para debelar abra o Cowl Flaps no máximo e diminua 10% da velocidade até que o aviso suma.


C.3.3 Como é o manejo do Prop. Pitch (existe altitude e situação certas para alterar seus valores? Quando diminuí-lo ou aumentá-lo?)
Resposta: Há quem diga que o passo da hélice não foi muito bem simulado no IL-2 e que ignorá-lo não vai fazer diferença... Não é verdade. Alcance altitude, trime adequadamente sua aeronave e diminua o passo; você verá o aumento da velocidade. E percebi que sim, diminuir o passo antes de mergulhar me dá um ganho significativo em resposta de velocidade.

Para não fazer o motor trabalhar em excesso, com a aeronave nivelada em velocidade de cruzeiro (acima dos 1000m de altitude) pôr o passo em 90% ou 85% é o ideal. Ao decolar é preciso 100% e ao pousar também pois isso ajuda a manter sua aeronave em velocidade constante, tanto para ganhar altitude como para diminuir altitude.


C.3.4 Qual o objetivo da função Increase/Decrease Mixture?
Resposta: É o controle da proporção ar/combustível a ser posto para queima na câmara de combustão do motor. Increase enriquece a mistura; decrease empobrece. Uma mistura rica tem mais combustível; uma mistura pobre tem mais ar. Quanto mais altitude você tem, mais o ar fica rarefeito – o que quer dizer que acender fogo nas alturas é bem mais difícil que em terra (por conta desse ar rarefeito). Quanto maior a altitude mais pobre deve ser a mistura. Com a alta altitude, deixar a mistura rica  causa desperdício de combustível e perda de rendimento por conta do combustível que não é queimado.
« Última modificação: Março 16, 2015, 06:31:27 pm por Ruy Petra »

Offline Ruy Petra

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
    • Ver perfil
Guia de Configuração Para Controles no IL-2 1946 (Parte 1)
« Resposta #4 Online: Junho 12, 2015, 08:02:34 pm »
- A.4 - Configurações de Teclado / Funções de Comando para o IL-2 Sturmovic 1946
        Para sanar todas as possíveis dúvidas a respeito da aba de comandos do 1946, traduzi um tutorial para explicar suas funções de controle.
   Publicado em espanhol por Dymas, em 12 de março de 2013 (01:50am) no fórum Ala13
   Traduzido e adaptado por Ruy Petra [as afirmações entre colchetes são minhas].

________________________________________

            [Palavras de Dymas]
   Bem, como estou vendo pessoas que ainda não estabeleceram no IL-2 certos comandos de tecla que, embora não pareçam, são ESSENCIAIS, vou dizer-lhe os controles – traduzidos [do] espanhol –, suas [respectivas] funções e o grau de importância [de cada um].
   Claro que haverá alguns botões cuja função não será assim tão necessária no jogo, mas descreverei aqui a lista completa dos comandos.
   Antes de tudo, lembre-se que esta lista é para a instalação do IL-2 Sturmovik 1946 + Patch Oficial 4.11.1

________________________________________

AIRCRAFT CONTROLS (Controles de Aeronave)

- Elevador Up (Nose Down) = Empurrando o manche, sobe o profundor, abaixa o nariz do avião [Inclinar Para Baixo]
- Elevador Down (Nose Up) = Puxando o manche, desce o profundor, levanta o nariz do avião [Inclinar Para Cima]
- Aileron Left (Roll Left) = Rolar para esquerda [Inclinação Lateral à Esquerda]
- Aileron Right (Roll Right) = Rolar à direita  [Inclinação Lateral à Direita]
- Rudder Left Full (Yaw Left) = Leme a toda / Guinar para esquerda [Enquanto acionado, traz o leme ao fim do seu curso à esquerda]
- Rudder Right Full (Yaw Right) = Leme a toda / Guinar à direita [Enquanto acionado, traz o leme ao fim do seu curso à direita]
- Level Stabilizer = Estabilizador de Nível. Este comando só é usado aviões que tenham mira para bombardeio. Se ativado, o avião manterá a altitude e o curso enquanto se mantiver sobre a velocidade mínima de sustentação. É ESSENCIAL.
- Rudder Left = Leme / Guinar em incrementos para esquerda [Quando acionado, acrescenta e mantém um determinado grau à esquerda para o leme]
- Rudder Neutral = Leme / Guinar ao neutro (Retorna o leme à sua posição central)
- Rudder Right = Leme / Guinar em incrementos à direita [Quando acionado, acrescenta e mantém um determinado grau à direita para o leme]

   OS QUE VÊM A SEGUIR SÃO ESSENCIAIS.
   Os Compensadores (ou 'Trims' em inglês), ajustam as superfícies de controle [a níveis mínimos] para manter um voo nivelado; este comando é um auxílio para que não tenhamos que acionar o tempo todo o manche a fim de compensar a tendência do avião a guinar ou a rolar devido tanto ao vento cruzado em pleno voo quanto ao torque da hélice (pois geralmente, em um avião com motor a pistão, a rotação da hélice influi numa a tendência para involuntariamente mudar o avião de direção, especialmente em altas RPM).

   Veja que nem todos os aviões têm estes controles disponíveis, e você vai ver que alguns [como o Bf 109] têm somente a trimagem do profundor.

- Elevator Trim Negative = Compensador de profundidade negativa (Nariz para baixo) [Abaixar Compensação de Profundor].
- Elevator Trim Neutral = Compensador de profundidade em neutro [Sem efeito de trimagem] (Obs. Acioná-lo não significa que o avião não terá nenhuma tendência).
- Elevator Trim Positive = Compensador de profundidade positiva (Nariz para cima) [Elevar Compensação de Profundor].
- Aileron Trim Left = Compensador de rolagem anti-horário
- Aileron Trim Neutral = Compensador rolagem em neutro [Sem efeito de trimagem]
- Aileron Trim Right = Compensador de rolagem sentido horário
- Rudder Trim Left = Compensador de guinada para a esquerda
- Rudder Trim Neutral = Compensador de guinada em neutro [Sem efeito de trimagem]
- Rudder Trim Right = Compensador de guinada para a direita

- Toggle Engine = Chave de ignição – Liga / Desl. Motor
- Increase Engine Power = Aumenta a aceleração do motor
- Decrease Engine Power = Diminui a aceleração do motor
- Boost (WEP) On / Off = Potência-extra para combate ['WEP' significa War Emergency Power. Não é todo avião que tem isso e entre os que o tem, há distinções entre si, [de avião para avião, de boost para boost]. Para resumir, é uma espécie de turbo temporário que normalmente se usa em situações de emergência e/ou em meio ao combate, sob certas condições; É DESACONSELHÁVEL usar o WEP inadvertidamente, como der na telha, pois como aquece o motor a níveis críticos, se usado demais é bem possível que danifique seu propulsor.
- Power 0 = 0% de aceleração [Motor em Marcha Lenta/Ocioso]
- Power 50 = 50%  de aceleração
- Power 100 = 100%  de aceleração

   Atenção para o que vem a seguir; é uma das funções mais importantes no manejo de uma aeronave cujo controle é manual. Estes são os controles do Passo da Hélice. São para ajustar o ângulo das pás da hélice e, consequentemente, o regime de propulsão a ser usado durante o voo. Coloque a 100% para decolagens, aterrissagens, subidas, combates ou em qualquer circunstância em que você precise da maior aceleração possível. [Lembrando: aceleração NÃO é igual a velocidade final!]
   Imagine as caixas de mudanças de um carro em que há um número definido de cinco marchas; transpondo para o avião, o maior passo disponível (100%) é como a 1ª marcha [ganho em arrancada/aceleração]. Na medida em que você reduz o percentual do passo (Pitch), é como se você subisse as marchas [ganho em velocidade final e economia de motor]. Assim, em voo de cruzeiro você não deve ir a passo máximo, mas você o reduz para 70% ou 60%. Assim, você consegue economia de combustível e de motor.

- Prop. Pitch 0 = Passo em 0%
- (...)
- Prop. Pitch 5 = Passo em 50%
- (...)
- Prop. Pitch 10 = Passo em 100% (Máximo)
- Increase Prop. Pitch = Aumentar Passo da Hélice
- Decrease Prop. Pitch = Diminuir Passo da Hélice
- Prop. Pitch Auto = Ligar/Desl. Passo Automático (São para aviões que têm esta função automática por padrão [como o Fw190]; mas só se aplica caso você tenha experiência suficiente para desligar esse 'câmbio automático' e manusear o Passo da Hélice manualmente sem danificar o conjunto do motor – isso é com você).

   Mixture = Mistura. É outro fator de regulagem importante em aeronaves cujo controle é manual. Este controle ajusta a riqueza do combustível (quantidade de gasolina na proporção de ar) que alimenta o motor. Atenção: em altitudes mais elevadas, o motor não suporta a mesma mistura devido ao ar rarefeito e não pode processá-lo de forma eficaz, "engasgando" e perdendo potência – o que você vai notar pelas revoluções mais baixas e uns característicos rastros de fumaça preta nos escapes do motor. Há motores que podem processar uma riqueza de 120%, mas você deve usá-lo apenas em níveis muito baixos, ou decolagens com carga plena, com um correspondente aumento no consumo.

- Mixture 0 = 0% (caso estiver em voo, o motor morrerá ao acionar este comando)
- Mixture 10 = 10% de Mistura
- (...)
- Mixture 50 = 50% de Mistura
- (...)
- Mixture 90 = 90% de Mistura
- Mixture 100 (Auto Rich) = 100% de Mistura
- Increase Mixture = Aumentar Mistura [Pôr mais gasolina e menos ar para queima]
- Decrease Mixture = Diminuir Mistura [Pôr menos gasolina e mais ar para queima]

   Magnetos = Baterias. Geralmente, no simulador os motores têm uma ou duas baterias, que geram eletricidade para [funções como] ativar a Partida [manter comando de velas no motor, acender luzes de painel, etc. Existem duas caso seja necessário uma reserva, mas segundo o tutorial “Complex Engine Management” by Vulgar (traduzido por =FN=Montoro e publicado aqui no Fórum Falcões da Noite), as baterias interferem diretamente no desempenho do motor, sendo responsáveis por um incremento de 100 a 200 RPM caso se use as duas ao invés de uma]. Elas ficam ativadas por padrão no simulador. As chaves a seguir ativam sequencialmente uma ou mais baterias.

- Magneto Next = Ativar bateria seguinte.
- Magneto Prev. = Desativar baterias seguinte [Ativar somente a anterior].

   Supercharger = Turbocompressor/Sobrealimentação.  O manuseio dos estágios do turbo aplica-se a partir de certas altitudes, de acordo com o modelo de avião. Existem de 2 a 3 etapas para esse turbo. [ESTAR ATENTO ÀS FUNÇÕES DO SUPERCHARGER] É MUITO IMPORTANTE. Por exemplo, na medida em que se sobe a grandes altitudes, o ar rarefeito torna sôfrego o processo de combustão dentro do motor. O compressor atua injetando o ar dentro do motor a uma pressão mais elevada para compensar esta falta. Sabendo disso, há aviões em que temos de mudar da fase 1 para a 2 quando passamos dos 3000 metros de altitude. Na medida em que você sobe, esteja atento aos mostradores do painel para verificar se há queda nas RPM do motor (esta queda é progressiva, talvez você não se dê conta), pois é natural haver uma perda de desempenho em qualquer ascensão.
   No diretório do jogo vem um arquivo em PDF chamado "AIRCRAFT GUIDE" com a descrição das cabines das aeronaves pilotáveis na versão 'stock ' [jogo-base, sem mods] do IL-2, e nos aviões equipados com turbo está a faixa de altitude adequada para os diferentes estágios de sobrealimentação.

- Supercharger Next Stage = Próxima Etapa do Supercharger
- Supercharger Prev. Stage = Etapa Anterior do Supercharger.

   Essa parte a seguir é para mim essencial. Muitas pessoas só voam com caças monomotores [e para estas, a seleção dos motores não faz diferença], mas não custa configurar os comandos da seleção de motores um mínimo recomendado. Eu recomendo as primeiras 8 linhas a seguir como suficiente.

- Select All Engines = Selecionar Todos os Motores
- Unselect All Engines = Desmarcar Todos os Motores
- Select Left Engines = Selecionar Motores da Esquerda
- Select Right Engines = Selecionar Motores da Direita
- Select Engine #1 = Selecionar Motor No. 1
- Select Engine #2 = Selecionar Motor No. 2
- Select Engine #3 = Selecionar Motor No. 3
- Select Engine #4 = Selecionar Motor No. 4
- Select Engine #5 = Selecionar Motor No. 5
- Select Engine #6 = Selecionar Motor No. 6
- Select Engine #7 = Selecionar Motor No. 7
- Select Engine #8 = Selecionar Motor No. 8
- Toggle Selection for All Engines = Selecionar / Desmarcar Todos os Motores
- Toggle Left Engines = Selecionar / Desmarcar Motores Esquerdos
- Toggle Right Engines = Selecionar / Desmarcar Motores Direitos
- Select/Unselect Engine #1 = Selecionar / Desmarcar Motor Nº.1
- Select/Unselect Engine #2 = Selecionar / Desmarcar Motor Nº.2
- Select/Unselect Engine #3 = Selecionar / Desmarcar Motor Nº.3
- Select/Unselect Engine #4 = Selecionar / Desmarcar Motor Nº.4
- Select/Unselect Engine #5 = Selecionar / Desmarcar Motor Nº.5
- Select/Unselect Engine #6 = Selecionar / Desmarcar Motor Nº.6
- Select/Unselect Engine #7 = Selecionar / Desmarcar Motor Nº.7
- Select/Unselect Engine #8 = Selecionar / Desmarcar Motor Nº.8

________________________________________


Os seguintes controles [também] são essenciais.

- Fire Extinguisher = Extintor (Muitos aviões polimotores têm extintor de incêndio acoplado, e para acioná-lo, selecione o motor que está queimando [comando Select Engine #] e pressione esta chave para a descarga do extintor – só há uma carga.)
- Feather Prop. = Alinhador das Pás de Hélice (Em aviões polimotores, no caso de perdemos um motor por avaria ou dano, quando ele deixa de funcionar, selecionamos o motor com problemas [comando Select Engine # no número do respectivo motor] e acionamos este comando de 'Feather Prop.'. As pás da hélice do motor morto ficarão alinhadas com o eixo longitudinal da aeronave para oferecer a mínima resistência ao ar.)
- Flaps Up = Subir Flaps
   Com este comando – e com o próximo – você alterna [na maioria das aeronaves*] 4 posições de Flap
   'Landing ' = Pouso
   'Take Off ' = Decolagem
   'Combat ' = Combate 
   'Raised ' = No Alto
- Flaps Down = Descer Flaps
   Com este comando – e com o anterior – você alterna [na maioria das aeronaves*] 4 posições de Flap
   'Raised ' = No Alto
   'Combat ' = Combate 
   'Take Off ' = Decolagem 
   'Landing ' = Pouso

            * Algumas aeronaves (Como Spitfire) possuem apenas duas posições de Flap.

            [E como um pouco de cultura não mata: segundo a Grande Enciclopédia Larousse CulturalFLAP (ing.) ou FLAPE s.m. Parte móvel do bordo de fuga da asa de um avião, geralmente entre a fuselagem e o aileron, que pode ser deslocada por rotação em torno de um eixo paralelo à envergadura e que se destina a aumentar a sustentação do aparelho durante a decolagem ou a aterrissagem.]


- Gear Up/Down = Subir / Descer Trem de Pouso
- Rise Gear Manually = Levantar Trem de Pouso Manualmente (Alguns aviões no simulador – como o Wildcat – que não possuem um sistema hidráulico para subir ou descer o trem de pouso com apenas um comando de tecla, é com um sistema de manivelas que o piloto aciona o trem de pouso manualmente.  Lembre-se: é preciso pressionar a tecla deste comando seguidas vezes até que o processo de subir/descer o trem de pouso se complete)
- Lower Gear Manually = Abaixar Trem de Pouso Manualmente (Refiro-me a este processo no comando anterior).
- Cowl or Armor Flaps = Abrir / Fechar Radiador  Este controle é muito importante para o arrefecimento a ar do motor – quando o motor tiver superaquecido pelo abuso em combate ou em outra circunstância. Note-se que o radiador aberto aumenta o arrasto aerodinâmico, o que acarreta em consequência uma perda de 5% da velocidade do avião.
   Normalmente, são 6 as posições de abertura do radiador:
   'Closed' = Fechado
   '2' = Aberto a 20%
   '4' = Aberto a 40%
   '6' = Aberto a 60%
   '8' = Aberto a 80%
   'Open' = Completamente Aberto.
   Alguns modelos (como por exemplo, o BF109 ou o P38 – entre outros) contam ainda com uma posição-extra de Cowl Flaps que regula automaticamente a abertura do radiador: a posição 'Closed/Auto' [que ao ser acionada pelo piloto, faz com que o radiador abra ou feche automaticamente de acordo com a temperatura do motor].

- Airbrake = Freio Aerodinâmico. Geralmente presente nos bombardeiros de mergulho e na maioria dos jatos, alguns caças com hélice também o tem. [Tem duas posições: 'Extended ' (acionado) e 'Retracted ' (sem efeito).[Bem útil caso se queira perder velocidade de excesso na hora do pouso, p. ex.]
- Wheelbrakes = Freios dos Trens de Pouso. Se for configurar esse comando em teclado e não em um joystick ou pedal – o que seria melhor – use-o com moderação, especialmente em aterrissagens. De modo algum aplique estes freios de abruptamente na pista de pouso, ou o avião embicará na pista danificando as hélices e podendo até capotar. Esta advertência vale só para aeronaves de trem convencional, com bequilha. Já em aviões com trem de pouso em triciclo – como os A20, os P39, os Me262, etc. – este comando de freio pode sim ser acionado com maior desembaraço – de forma mais virulenta, sem cuidados para não embicar – porque nesses aviões a força da frenagem é suportada de forma otimizada com o apoio do trem dianteiro.
- Lock Tail Wheel = Travamento da Bequilha. Nos muitos aviões com este recurso, ele é bem útil para decolagens de emergência ( – '  Scramble  ', –  quando por exemplo, precisamos implementar uma decolagem com urgência e ao acelerar a toda, o torque da aeronave pode nos atraiçoar jogando-nos para fora da pista) e em condições climáticas adversas (vento, neve, lama); travar a bequilha faz com que aquela rodinha debaixo da calda do avião fique presa em linha reta [e não travada em seu giro], o que minimiza a tendência de derrapagem do aparato durante o táxi.
- Jettison Droptanks = Alijar (Soltar) Tanques de Combustível. Quando equipado com tanques de combustível adicionais (o que dependerá da sua escolha), e se observa que o medidor de combustível começa a declinar, pode-se concluir que os tanques de combustível externos já foram consumidos – então, já que estão vazios, pode-se dispor deles jogando-os fora. Lembre-se que, a despeito da maior autonomia que estes tanques oferecem, eles são sempre um grande embaraço aerodinâmico, aumentando o peso do avião, afetando o desempenho e dificultando manobras. Assim, na maioria dos casos, ao entrar em combate você terá que alijá-los vazios ou não.
- Attach/Detach Aircraft = Acoplar / Desacoplar Aeronave. O que a princípio era aplicável a alguma versão do bombardeiro soviético TB-3 (que podia levar além da sua carga de bombas dois caças Mosquito debaixo das asas), esta opção é necessária com algumas aeronaves do mod Ultrapack que podem reabastecer em voo. Este comando é o que nos conecta a mangueira do avião de abastecimento.
- Toggle Wing Fold = Extender / Recolher Asas (ESSENCIAL quando embarcado em um porta-aviões porque, neste caso, na maioria das vezes a missão começará com as asas de nosso avião retraídas [dobradas para economia de espaço]. Atenção: quando de asas abertas, cuidado redobrado para não tocar com as asas em outro aparato estacionado ou nalguma parte da estrutura do porta-aviões).
- Toggle Arresting Hook = Para-gancho – Gancho para Aterrissagem em Porta-Aviões (como no item acima, ESSENCIAL para operações embarcadas).
- Toggle Chocks = Adicionar / Remover Calços [muito uteis na hora de decolar de porta-aviões ou de uma pista demasiado curta – com este item acionado, você pode acelerar o motor a toda, sem que o avião saia do lugar; assim, em uma plataforma de decolagem com curto espaço, você acelera tudo e solta os calços a fim de desenvolver a velocidade necessária para decolagem num menor espaço de tempo].
- Open/Close Canopy = Abrir / Fechar Cabine do Piloto (Atenção: por sua fragilidade ou construção pode ser arrancado da aeronave em altas velocidades e se  perder) [Atenção: nem todos os aviões no simulador possuem este comando de forma funcional]
________________________________________

   Os seguintes controles são essenciais:

- Weapon 1 = Metralhadoras Padrão (arma de fogo montada de forma fixa no dispositivo e inferior a 20 mm de calibre).
- Weapon 2 = Canhões (arma de fogo montada de forma fixa no dispositivo e não inferior a 20 mm de calibre – nem todos aviões o possuem).
- Weapon 3 = Rockets (foguetes).
- Weapon 4 = Bombas ou Torpedos
- Weapon 1 + 2 = Disparar simultaneamente metralhadoras e canhões
- Toggle Gun Pods On/Off = Ativa ou desativa as prateleiras-extra de armas que podem [ou não] ser equipadas exteriormente em algumas aeronaves. Caso haja pods, habilitar essa função significa atirar com mais balas; desabilitar essa função significa economia de balas.
________________________________________
   

   Continuamos com os elementos de pontaria e pontos de vista.

GUNSIGHT/BOMBSIGHT CONTROLS (Controles para mira de bombardeiro)

   Atenção aqui, que muitas pessoas pensam que estes controles só são aplicáveis aos bombardeiros; não é verdade. Vou descrever cada um com sua respectiva função num bombardeiro, mas acrescentarei notas explicativas logo abaixo para os casos em que esses controles são funcionais e necessários em aviões que não são bombardeiros.
- Toggle Sight Mode (Auto) = Automatismo da Mira de Bombardeiro. Uma vez inseridos os dados com relação ao alvo, apontando o objetivo e sua posição/velocidade/altura, assim que forem atingidos estes valores toda a carga de bombas será solta automaticamente.
- Increase Sight Distance = Aumenta o Ângulo de Visão (normalmente é limitado a uma elevação que varia entre 75° e 90°).
- Decrease Sight Distance = Reduz o Ângulo de Visão (normalmente até um máximo de 0°, que vem a ser a vertical inferior da aeronave)
- Adjust Sight Control to Right = Ajusta transversalmente o Ângulo de Visão para a direita (compensação de vento lateral).
- Adjust Sight Control to Left = Ajusta transversalmente o Ângulo de Visão para a esquerda (compensação de vento lateral).
- Increase Sight Altitude = Aumenta o parâmetro de altitude da mira
- Decrease Sight Altitude = Diminui o parâmetro de altitude da mira
- Increase Sight Velocity = Aumenta a velocidade da mira. (Atenção: esta é a velocidade TAS (velocidade real), e não IAS (velocidade indicado) que temos de introduzir; pode vir representada em mostradores especiais, mas o normal é que tenhamos que calcular – obtenha a tabela especifica para isso segundo um modelo do aplicativo Bombsight Table 2)
- Decrease Sight Velocity = Retarda a velocidade da mira (explicado no comando linha anterior)

   -NOTAS-
   Dependendo do modelo de aeronave os valores de mira podem ser na escala métrica ou imperial – tenha isso em conta.
   Em alguns bombardeiros de mergulho – como Ju87 ou Ju88 – há uma mira de bombardeiro modelo Stuvi no posto do piloto. Os controles acima mencionados afetam esta mira.

   Em caças como o P-51 e jatos como o Sabre, Thunderjet e outros, a mira se ajusta com alguns desses controles, embora com funções diferentes já que são para armas estacionárias, não bombas.
   Em 1946 vieram a nós algumas aeronaves experimentais alemãs, bem como algumas novas armas. No simulador, um desses novos armamentos é o míssil teleguiado X-4, que pode ser incorporado no Ta-152, no Me262 e alguns outros. Para controlá-lo precisamos configurar os controles acima.
________________________________________

GUNNER CONTROLS (Controles do Artilheiro de Bordo [– Gunner Position – acione-o com o primeiro comando da seção Views])

- Fire = Tiro (geralmente seu acionamento é por padrão o botão esquerdo do mouse; sugiro que você não faça mudanças quanto a isso, já que o controle artilheiro é com o mouse)
________________________________________

VIEWS (Vistas)

- Pilot ou Gunner Position = Muda o jogador de posição dentro do avião [alterna visão entre piloto e o(s) artilheiro(s) de bordo]
- Jump to Cockpit #1 (Pilot) =  Atalho rápido para cabine nº1 (Piloto)
- Jump to Cockpit #2 =  Atalho rápido para cabine nº2 (Dependendo do modelo de aeronave, num bombardeiro B17 p. ex. estes cortes se estendem até os último dos artilheiros (o do nariz, o dorsal [de cima], o da cauda, da barriga [de baixo] e das laterais)
- Jump to Cockpit #3 =  Atalho rápido para cabine nº3
- Jump to Cockpit #4 =  Atalho rápido para cabine nº4
- Jump to Cockpit #5 =  Atalho rápido para cabine nº5
- Jump to Cockpit #6 =  Atalho rápido para cabine nº6
- Jump to Cockpit #7 =  Atalho rápido para cabine nº7
- Jump to Cockpit #8 =  Atalho rápido para cabine nº8
- Jump to Cockpit #9 =  Atalho rápido para cabine nº9
- Jump to Cockpit #10 =  Atalho rápido para cabine nº10
- Wide View =  Atalho rápido para abrir mais a visão [aumentar campo]
________________________________________

Os seguintes controles não estão no menu de controles, já que não são configuráveis.

- Rotate View =  Mover Vista (com mouse)
- Zoom In (External) =  Fechar Zoom (Externo) Botão esquerdo do mouse + mouse up
- Zoom Out (External) =  Abrir Zoom (Externo) Botão esquerdo do mouse + mouse down
________________________________________
   

        O FOV (Field of View = Campo de Visão), são ângulos pré-definidos de visão periférica, ou seja, atalhos de tela que acionam cada um seu respectivo ângulo de visão, o que se for maior implica um alargamento da perspectiva e, se menor, um estreitamento/diminuição da perspectiva.

- Wide View =  Ângulo de perspectiva maior [Atalho rápido para abrir mais a visão – aumentar campo]
- FOV 85 =  Ângulo de perspectiva em 85º
- FOV 80 =  Ângulo de perspectiva em 80°
- FOV 75 =  Ângulo de perspectiva em 75°
- Normal View =  Ângulo de perspectiva normal [Atalho rápido para ângulo de visão padrão]
- FOV 65 =  Ângulo de perspectiva em 65°
- FOV 60 =  Ângulo de perspectiva em 60°
- FOV 55 =  Ângulo de perspectiva em 55°
- FOV 50 =  Ângulo de perspectiva em 50°
- FOV 45 =  Ângulo de perspectiva em 45°
- FOV 40 =  Ângulo de perspectiva em 40°
- FOV 35 =  Ângulo de perspectiva em 35°
- Gunsight View =  Perspectiva em ângulo menor ou vista direta para o colimador de pontaria
- Toggle FOV =  Ativar / desativar o modo de FOV (ângulo de visão)
- Increase FOV =  Aumenta ângulo perspectiva
- Decrease FOV =  Diminuir ângulo perspectiva
- Cockpit View =  Vista de dentro da cabine (F1 por padrão)
- No Cockpit View = Vista sem cabine.
- External View = Vista exterior da própria aeronave (F2 por padrão)
- Friendly View Next = Vista seguinte de avião aliado (Shift + F2 por padrão)
- Next Enemy View = Vista seguinte de avião inimigo (Ctrl + F2 por padrão)
- Fly by View = Vista de demonstração (Ver, a partir de uma câmera externa, o avião fazer uma passada – F3 por padrão)
________________________________________

- Padlock Enemy = Fixa a vista no inimigo (Fixa a seus olhos no avião inimigo mais próximo – F4 por padrão)
- Padlock Friendly = Fixa a vista no aliado (Fixa a seus olhos na aeronave aliada mais próximo – Shift + F4 por padrão).
- Padlock Enemy Ground = Fixa a vista no alvo terrestre inimigo (F5 por padrão)
- Padlock Friendly Ground = Fixa a vista no objetivo terrestre aliado (Shift + F5 padrão)
- Padlock Next = Fixa a vista para o próximo alvo
- Padlock Previous = Fixa a vista no alvo anterior
- Instant View Forward with Padlock = Avança com a vista para a frente, fixando no alvo mais próximo
- External Padlock, Enemy Air = Fixa a vista externa na aeronave inimiga (F6 por padrão)
- External Padlock, Friendly Air = Fixa a vista externa na aeronave aliada (Shift + F6 por padrão)
- External Padlock, Closest Enemy Air = Fixa vista externa no avião inimigo mais próximo (Alt + F6 por padrão)
- External Padlock, Enemy Ground = Fixa vista externa no alvo terrestre inimigo (F7 por padrão)
- External Padlock, Friendly Ground = Fixa a vista externa no objetivo terrestre aliado (Shift + F7 por padrão )
- External Padlock, Closest Enemy Ground = Fixa vista externa no alvo terrestre inimigo mais próximo (Alt + F7 por padrão)
- Chase View = Vista de perseguição [– visão de trás da calda de seu próprio avião] (F8 por padrão)
- Next Friendly Chase View = Vista de perseguição do próximo avião aliado (Shift + F8 por padrão)
- Next Enemy Chase View = Vista de perseguição do próximo avião inimigo (Control + F8 por padrão)
- Toggle Gunsight = Alterna para visão do colimador de mira (ESSENCIAL, especialmente em aviões alemães que não tem linha vertical de mira alinhada com o eixo longitudinal da cabine. Esse comando também é necessário para acessar a mira de bombardeiro – ShiftF1 por padrão).
- Toggle Seat Position = Disponível em algumas aeronaves que trabalham a partir de missões embarcadas (porta-aviões). Com cabine aberta [ Open/Close Canopy] e visão do cockpit padrão (Shift + F1), esse comando 'levanta o assento' [ou seria melhor dizer “Ergue o campo de visão do piloto acima do visor frontal”?] de modo que podemos ter mais visibilidade no nariz [útil para aterrissar em porta-aviões].


OBS. Mais adiante continuaremos a explicar as funções da aba de comando do 1946, a partir da sessão 'SNAP VIEW'.
________________________________________


PARA QUE NINGUÉM SE PERCA
Questões abordadas até agora nesse Post-Guia:
A - Sobre o IL-2 1946 em si (Configurações de Jogo, Comandos, Patchs, Mods e Aviões p. ex.)
- A.1 - A respeito do menu 'Quick Mission Bilder ', aba 'Dificulty ' – (RESPONDIDO)
- A.2 - Qual o comando para abrir a luneta de mira do I-16 Type 5? – (RESPONDIDO)
- A.3 - O que é FOV e o que isso faz? – (RESPONDIDO)
[E AGORA]
- A.4 - Configurações de Teclado / Funções de Comando para o IL-2 Sturmovic 1946 – (SENDO RESPONDIDO)

B - Sobre periféricos de controle e demais dúvidas de hardware/software (Joystick, RAM...)
- B.1 - Qual Joystick é melhor: T16000M ou Saitek Aviator Av8r-03? – (ABERTO A NOVAS RESPOSTAS)
   B.1.1 - (…) me parece que os únicos modelos de joystick com Force Feedback são da Logitech – e ouvi dizer a Logitech não oferece boas opções de joystick no que diz respeito à durabilidade... Qual seria uma boa pedida para um iniciante que quer um Force Feedback? – (AGUARDANDO UMA RESPOSTA)
- B.2 - Os joysticks acima citados giram na base para simular o Rudder Full? – (ABERTO A NOVAS RESPOSTAS)

C - Sobre técnicas de voo.
- C.1 - Sobre Aterrissagem. Qual o processo pra se fazer um bom pouso? – (RESPONDIDO)
- C.2 - Qual é o conceito de ' B&Z ' (Boom n' Zoom) e onde ele é aplicado? – (RESPONDIDO)
- C.3 - Como faço para “não errar a mão” na Administração Complexa do Motor? – (RESPONDIDO)
   C.3.1 - O que é uma boa administração do motor e como alcançá-la? – (RESPONDIDO)
   C.3.2 - Como evitar que o motor superaqueça e como debelar se já superaqueceu? – (RESPONDIDO)
   C.3.3 - Como é o manejo do Prop. Pitch? (Existe altitude e situação certas para alterar seus valores? Quando diminuí-lo ou aumentá-lo?) – (RESPONDIDO)
   C.3.4 - Qual o objetivo da função Increase/Decrease Mixture? – (RESPONDIDO)


« Última modificação: Junho 26, 2015, 07:00:42 pm por Ruy Petra »

Offline =FN=Rennier

  • Moderator
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 307
  • Sou um Falcão!
    • Ver perfil
Re:Como começar no IL-2 – Post-Guia para Novatos
« Resposta #5 Online: Junho 13, 2015, 02:28:52 pm »
Parabéns, Ruy Petra!
Gostei da postagem!
É de grande utilidade!

Aqui mesmo no nosso ninho, temos uma postagem que somando com a sua, será uma verdadeira fonte de saber!
Este é o link: http://www.falcoesdanoite.com.br/forum/index.php/topic,5002.30.html

Abraços!

Atenciosamente,

=FN=Rennier

Offline Joken

  • Novato
  • *
  • Posts: 4
    • Ver perfil
Re:Como começar no IL-2 – Post-Guia para Novatos
« Resposta #6 Online: Junho 14, 2015, 10:22:07 pm »
Olá a todos. Acabei de me registrar no seu Fórum, que aliás, frequento a bastante tempo como visitante. Posso dizer que quase tudo que sei sobre simulação de vôo aprendi com vocês. Achei excelente esse último trabalho sobre o IL2. Boas perguntas e ótimas respostas. Vôo o IL2 a alguns anos e muitas dúvidas que eu tinha foram esclarecidas. Vôo também o CLOD e o DCS World, mas praticamente só o P-51. Fico mais off-line pois minhas experiências on line sempre foram desastrosas. Voando sozinho e sem conhecimento prático de manobras de defesa ou ataque não podia deixar de ser diferente. Ainda arrisco algumas sortidas on line, mas são raras. Salute a todos os pilotos do 27º EVC.

                                                                  Joken

Offline =FN=Rennier

  • Moderator
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 307
  • Sou um Falcão!
    • Ver perfil
Re:Como começar no IL-2 – Post-Guia para Novatos
« Resposta #7 Online: Junho 15, 2015, 10:31:11 pm »
Olá, Kokem!

Seja muito bem vindo ao Ninho!

Joken, não se engane pensando que aqui todos somos "Ases", pois estarias cometendo grande engano. Aliás, estamos nos inícios dos treinamentos para Cadetes (alunos), com início do básico; decolar, pousar, instrumentações da aeronave, pouso de emergência, etc. Tenho certeza que vc já sabe tudo isso, não sabe? Então, vc não deve se subestimar, vc sabe e é capaz, aliás, tem grande capacidade. Tenho certeza disso.

Gostaria que vc ficasse a vontade em postar aqui também, fazer comentários, tirar as duvidas, etc. Eu também fiquei assim durante um tempo, não tinha quem me ensinasse, tinha medo de entrar online e as poucas vezes que entrava, eu não via nem de onde viam as balas que me derrubavam, não via nem quem tinha sido, só sentia que nunca iria aprender, ficava com raiva e saia pra não mais voltar.

Sabe o que mais? Pensava: Vou treinar offline, me preparar e quando me senti seguro eu entro novamente online e "mando vê"... E sabe o que aconteceu?
Levei chumbo e de novo não sabia de onde vinha as balas.....kkkkkkkkk

Conclusão: O que você sabe, você usará com precisão, mas... E se, o que vc sabe eu sei um pouco mais? Eu poderia te repassar o que eu sei e vc não sabe, e vice versa. E as outras coisas que vc não sabe? Muitas vezes estão em postagens e tutoriais, mas passam despercebidas... Aí que entra a equipe! Um ensinando o outro.

Joken, aqui, ninguém é melhor que ninguém! Sei que tenho muito que aprender, sei também que posso aprender e muito com vc, assim como vc comigo e com outros membros, que for sua vez outros aprenderão com vc também.

Todos nós temos o que aprender, mas também o que ensinar.
Se una a nós, faça seu alistamento, receba a senha do nosso TS, venha trocar ideias conosco. Você será muito bem vindo, aliás, você já é muito bem vindo!

Estarei te aguardando!

Abraços,

Cordialmente,

=FN=Rennier  ^_^

Offline Joken

  • Novato
  • *
  • Posts: 4
    • Ver perfil
Re:Como começar no IL-2 – Post-Guia para Novatos
« Resposta #8 Online: Junho 16, 2015, 01:09:42 pm »
          Obrigado Rennier pela acolhida e palavras de incentivo, mas ao contrário do que você possa pensar ainda sou um simples aprendiz. Você descreveu exatamente aquilo que sentimos.
           Tenho apanhado muito pois aprender alguma coisa sozinho é complicado e leva tempo. Quanto se trata então de voar, a coisa se complica ainda mais. Não há espaço para erros, e você só sabe que está fazendo errado quando se arrebenta ou leva chumbo.
            É verdade que ás vezes fico meio desanimado, mas não desisto. Gosto muito de tudo isso. Não me alistei até hoje pois viagens constantes a trabalho me impediriam de participar ativamente das atividades do esquadrão, mas muito obrigado pelo convite. Espero que algum dia possa voar com vocês.
                                                                                       Joken

                                                                   

Offline Ruy Petra

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
    • Ver perfil
Guia de Configuração Para Controles no IL-2 1946 (Parte 2)
« Resposta #9 Online: Junho 22, 2015, 12:43:44 pm »
- A.4Configurações de Teclado / Funções de Comando para o IL-2 1946 (Continuação)

     Fico feliz por ter gente se beneficiando desse tutorial.
     Lembrando que ele foi, em sua maior parte, originalmente escrito em espanhol por Dymas, em 12 de março de 2013 (01:50am) no fórum “ Ala13”.   
     Traduzido e adaptado por Ruy Petra
[as afirmações entre colchetes são minhas].


________________________________________________________

SNAP VIEW (Vista rápida)

   Com este modo de visualização ativado, a posição da vista interior é orientada para a frente por padrão. Quando pressionamos alguma das teclas de 'SNAP ' a vista será orientada na direção do comando dessa tecla pelo tempo em que mantivermos a tecla pressionada; quando o tecla for solta, a visão voltará à sua posição original.

- Toggle Snap/Pan View = Ativar / Desativar 'Snap ' (Vista Rápida) / 'Pan' (Vista Panorâmica) (F9 por padrão)
- Look Forward = Olhar adiante
- Look Front Up =  Olhar adiante e acima
- Look Front Down = Olhar adiante e abaixo
- Look Front Left =  Olhar adiante e à esquerda
- Look Front Right = Olhar adiante e à direita
- Look Front Up Left = Olhar adiante para cima e à esquerda
- Look Front Up Right = Olhar adiante para cima e à direita
- Look Front Down Left = Olhar adiante para baixo e à esquerda
- Look Front Down Right = Olhar adiante para baixo e à direita
- Look Back Left = Olhar para trás e à esquerda
- Look Back Right = Olhar para trás e à direita
- Look Back Up Left = Olhar para trás e à esquerda
- Look Back Up Right = Olhar para trás acima e para a direita
- Look Back Down Left = Olhar para trás abaixo e à esquerda
- Look Back Down  Right = Olhar para trás abaixo e à direita
- Look Up = Olhe para cima
- Look Up Left = Olhe para cima e à esquerda
- Look Up Right = Olhe para cima e para a direita
- Look Down = Olhar para baixo
- Look Down Left =  Olhando para baixo e à esquerda
- Look Down Right = Olhe para baixo e para a direita
- Look Left = Olhar para esquerda
- Look Right = Olhar para a direita

PAN VIEW (Vista panorâmica)

   Ao desativar o modo “SNAP ” você irá retornar para o modo padrão "PAN " ou panorâmico, no qual ao segurar a tecla do comando 'pan' correspondente, a sua visão continuará se movendo na direção do comando até que você solte. A vista continuará 'presa' nessa direção, a menos que se pressione a tecla de um outro ponto de vista, mova o mouse ou você pressione o botão de centralização da tela.

- Center View = Centralizar Vista (MUITO IMPORTANTE se você não tem TrackIr)
- Pan View Up =  Vista Panorâmica Acima
- Pan View Down = Vista Panorâmica Abaixo
- Pan View Left = Vista Panorâmica à Esquerda
- Pan View Right = Vista Panorâmica à Direita
- Pan View Up Left =  Vista Panorâmica Acima à Esquerda
- Pan View Up Right = Vista Panorâmica Acima à Direita
- Pan View Down Left = Vista Panorâmica Abaixo à Esquerda Vista panorâmica
- Pan View Down Right = Vista Panorâmica Abaixo à Direita

HEAD MOVEMENT (Movimento de Cabeça)

   Estes controles permitem que você atribua comandos para os movimentos que faria um piloto com a sua visão dentro da cabine.

- Raise Up =  Levantar-se
- Crouch down = Agachar-se
- Lean Forward =  Inclinar-se para frente
- Lean Backward = Inclinar-se para trás
- Lean Right = Deslocar-se lateralmente para a direita.
- Lean Left =  Deslocar-se lateralmente para a esquerda.
- Return To Center =  Centralizar vista
- Activate Mouse Move Mode = Ativar o movimento da vista com o mouse, embora este já esteja ativado por padrão.

   Finalmente, algumas dicas a respeito desse assunto (Views).
   Se lhe for permitido [leia-se ‘se você tiver $ sobrando...’], e você realmente gostar deste tipo de jogo, digo o que me dizem já há bastante tempo: a compra de um TRACK IR é bastante compensadora. Antes de comprá-lo eu não sabia o que estava perdendo – realmente é um bom investimento.
   Se você não puder comprá-lo e o quiser, também existem alternativas mais baratas por aí, como FREETRACK. Sei por experiência; estive muito tempo usando a seta do joy para comandar minha visão e a verdade é que assim você perde muito de funcionalidade, consciência situacional e capacidade de resposta frente a um combate.

   Tenho ouvido que alguns usam o mouse para manusear a vista do cockpit. Se o joy que você usa tem seta, você pode emular o mouse com aplicativos como o PINNACLE GAME PROFILER ou o mesmo gerenciador de perfis segundo a marca e modelo do seu joy.


________________________________


COMMS (Comunicações)

   Esta sessão de comandos pode enganar um iniciando, pois tem muito mais conteúdo do que parece. Na sua maior parte os comandos a seguir são focados na interação com a AI do jogo, mas é útil e por vezes essencial em missões cooperativas.

- Toggle Comms =  Comunicações (tecla 'Tab' por padrão)

   Abaixo está a explicação dos submenus que se vê quando se abre a função Toggle Comms.

   Antes disso, uma pequena lista de nomenclaturas dependendo da nacionalidade de voo em nossa operação. Um grupo pode ter até quatro grupos, cada um composto de até quatro aparatos. Essa gestão também afeta o ala (piloto subordinado a si)

EUA / REINO UNIDO

Grupo de voo: "Squadron"
Voo: "Flight"
Dupla: "Pair"
Ala: "Wingman"

ALEMANHA

Grupo de voo: "Staffel"
Voo: "Schwarm"
Dupla: "Rotte"
Ala: "Rottenflieguer"

URSS

Grupo de voo: "Eskadrilla"
Voo: "Zveno"
Dupla: "Para"
Ala: "Vedomyĭ"

JAPÃO

Grupo de voo: "Sentai"
Voo: "Chutai"
Dupla: "Ryo"
Ala: "Ryouki"

* Digamos, hipoteticamente, que você esteja em um voo ianque. Você abre o menu e a primeira opção é:

1. Wingman (o ala). Se pressionar a tecla 1 do teclado principal, se abrirá outro menu de comandos:

---1.1. Cover Me = Cubra-me (ordenar ao seu ala que se ponha em sua seis numa distância tática a fim de atacar qualquer inimigo que busque a sua seis)
---1.2. Target all = Atacar todos os alvos (atacar qualquer avião inimigo mais próximo, independente de ser caça ou bombardeiro)
---1.3. Attack Fighters = Atacar apenas caças inimigos
---1.4. Attack Bombers = Atacar apenas bombardeiros inimigos
---1.5. Attack my target = Atacar meu alvo (se você tiver ativado o 'padlock', o ala atacará o alvo que você fixou)
---1.6. Ground targets = Alvos terrestres. Se abrirá outro menu de comandos para seu ala:
--------1.6.1. Attack all = Atacar todos os tipos de alvos terrestres disponíveis
--------1.6.2. Attack tanks = Atacar tanques blindados
--------1.6.3. Attack flak = Atacar unidades anti-aéreas
--------1.6.4. Attack vehicles = Atacar veículos em geral (carros, caminhões, etc.)
--------1.6.5. Attack train = Atacar trem
--------1.6.6. Attack bridge = Atacar pontes
--------1.6.7. Attack ships = Atacar unidade naval
--------1.6.9. Drop Commands = Ordenar soltura de bombas
-------------------1.6.9.1 Drop Bombs On My Command = Soltar bombas quando eu soltar.
-------------------1.6.9.1 Drop Bombs At Will = Soltar bombas a critério [a vontade].
---1.7. Drop tanks = Soltar tanques suplementares de combustível
---1.8. Break = Quebrar formação (em teoria, ao quebrar a formação só há retornar se você der a ordem que vem a seguir)
---1.9. Join = Entrar ou voltar à formação.


* Bem, agora nós queremos comandar um voo. Pressione a tecla 'Tab' [leia-se 'acione Toggle Comms'] e escolha qualquer uma das teclas disponíveis de 2 a 5 do teclado principal. Abrirá um menu exatamente como o anterior (do ala), exceto as linhas 8 e 9 – que se seguem:


---2.8. Tactical = Menu tático no qual aparecem as seguintes opções:
--------2.8.1. Break = Quebrar formação (tal como o comando do ala)
--------2.8.2. Join = Entrar ou voltar à formação (tal como o comando do ala)
--------2.8.3. Thighten Formation = Fechar formação (diminuir as distâncias entre membros)
--------2.8.4. Loosen Formation = Abrir formação (aumentar as distâncias entre membros)
--------2.8.5. Change Formation = Mudança de formação:
-----------------2.8.5.1. Echelon Right = Escalão à direita
-----------------2.8.5.2. Echelon Left = Escalão à esquerda
-----------------2.8.5.3. VIC = Formação em Cunha (Corpo triangular)
-----------------2.8.5.4. Finger Four = Formação Quatro dedos
-----------------2.8.5.5. Diamond = Formação Diamante
-----------------2.8.5.6. Line Abreast = Formação em Linha
-----------------2.8.5.7. Line Astern = Formação em Fila
--------2.8.6. Keep Ordenance = O grupo soltará as bombas mesmo que seja atacado.
--------2.8.7. Keep Ordenance At Will = O grupo soltar as bombas se for atacado
2.9. Navigation = Navegação. Esse comando dá ao voo as seguintes ordens (em todas elas o voo se separará do líder e agirá de acordo com a ordem dada):
--------2.9.1. Next Waypoint = Próximo ponto de rota
--------2.9.2. Prev Waypoint = Ponto de rota anterior
--------2.9.3. Return to Base = Voltar à base
--------2.9.4. Loiter Here = Manter a posição aqui (o voo permanecerá circulando na posição onde o comando foi dado)


* Na opção '6' no menu 'Comms' principal, nós temos a opção "Squadron", que pode consistir de  2 a 4 voos. Bem, as ordens que temos disponíveis são exatamente as mesmas que as do menu de voo (ou "Flight") neste caso.

* Na opção '7' – "Anyone can help me" ('Alguém pode me ajudar?') – se transmitirá um pedido de socorro aos AI's mais próximos e se alguém acusar o recebimento da mensagem, só resta cruzar os dedos e torcer que esse nosso amigo nos tire o quanto antes da mira do eventual bastardo que está esburacando o nosso avião.

* A opção '8' é "Ground Control" (ou 'Controle em terra'), que nos conecta com a base aliada mais próxima e se abre o seguinte leque de opções:

---8.1. Request Assistance = Pedido de assistência (o controle de solo enviará caças aliados que possam voar para a sua posição a fim de lhe  ajudar; o problema é que você só pode pedir assistência uma vez por missão...)
---8.2. Vector to Home Base = Vetor para a base aliada (o controle de solo lhe dará a direção que você precisa tomar a partir de sua posição para chegar à base)
---8.3. Vector to Target = Vetor para o alvo (para este, influi muito se na edição da missão estão marcadas os alvos inimigos)
---8.4. Request Landing = Solicitar autorização para pouso (interroga a base mais próxima sobre a disponibilidade de pista para pousar. O controle em terra lhe informará se há disponibilidade de pista ['You're Cleared to Landing'] ou não e se houver tráfego ['Watch the Traffic']; caso haja outra aeronave na aproximação, o controle ordenará a um dos dois uma arremetida por segurança ['Abort! Abort!']).
---8.5. Request Take-Off Clearance = Solicitar autorização para decolagem (interroga a torre sobre disponibilidade de pista para taxiar e posterior decolagem).
---8.6. Request Landing Lights = Solicitar luzes de pouso (pede iluminação na pista, se esta iluminação estiver disponível).
---8.7 Request Weather = Pedido de direção do vento.

   * Opção '9' do menu principal – "Frequency" (ou 'Frequência'): permite que você ouça a frequência dos AI's aliados ou inimigos.
________________________________

MISCELLANEOUS CONTROLS  (CONTROLES DIVERSOS)

- Toggle Autopilot = Ativar / Desativar Piloto Automático (válido para todas as posições do avião quando em missão offline, mas em online não está disponível no posto do piloto)
- Toggle Level Autopilot = Este botão regula o piloto automático. Com ele ativado, ao sair de um posto no avião [p. ex.: Eu saí do posto de piloto e fui para o de artilheiro – ou seja, acionei uma vez o comando ' Pilot or Gunner Position' – ; este posto será colocado em automático, e o próximo [o que eu  assumi] ficará em "manual", aberto ao meu controle. Com ele desativado, tenho de ativar/desativar o automático [na tecla anterior – Toggle Autopilot ] no posto do artilheiro ou do piloto segundo a minha conveniência.
- Bail Out = Abandonar aeronave (em solo) / Saltar fora de paraquedas (em voo). Lembre-se que, ao saltar de paraquedas, você precisa estar alto o suficiente – se pular fora do avião perto demais do solo, o paraquedas não se abrirá em tempo e seu piloto morrerá ao tocar o chão.
- Tinted Reticle Dimmer = Com este comando se sobrepõe um vidro protetor escuro no colimador de mira que impede que o sol nos ofusque caso estejamos indo na direção dele. [Com este comando também se abre a luneta de mira do avião russo I-16 Type 5 – valeu Hotsea!  :wink: ]
- Cockpit Lights = Ligar / Desligar luzes do painel da cabine
- Toggle Nav. Lights = Ligar / Desligar luzes de navegação
- Toggle Landing Light = Ligar / Desligar faróis de aterrissagem
- Toggle Wingtip Smoke = Ativar trilhas de fumaça
- Toggle Map = Mostrar / Esconder o mapa (IMPORTANTE: Podemos usar a roda do mouse para aumentar ou diminuir a escala do mapa)
- Chat = Bate-papo (para conversar com outros jogadores online)
- Online Rating = Lista de jogadores, com dados-extras como 'ping ', pontuação, modelo de aeronave, etc.
- Next Ratings Page = Como a lista acima fica em parte oculta, este comando revela mais desse índice ('Rating ').
- Toggle Speed Bar = Ativar dados de velocidade, altitude e rumo. (Você pode alternar as diferentes escalas – métrica, imperial, etc. - ou desativá-la)
- Toggle Icon Types = Alterna ícones das aeronaves.
- Toggle Mirrors Show/Mode = Ativa / Desativa o espelho retrovisor quando esta função está disponível [Nem todos os aviões têm espelhos]
- Next Beacon = Próxima torre de rádio. Útil para condições de baixa visibilidade (noite ou mau tempo); em tais condições nos concentramos sobre os instrumentos e os sinais visuais e sonoros para nos dizer o curso de voo certo. ['Beacon' em inglês é o mesmo que 'Farol' ('torre luminária de referência naval')]
- Previous Beacon = Torre de radio anterior.
- Compass Heading Plus = Com este controle e o próximo podemos orientar a agulha da bússola para uso em consonância com a torre de rádio.
- Compass Heading Minus = O mesmo que acima. [ só que o de cima acrescenta valores positivos e este, negativos]
- Jettison Stores = Alijar carga. (Solta as cargas de guerra que ficam nos suportes sob as asas e na barriga da aeronave)
- Toggle Bomb Fuze Mode = Com isto, em certas aeronaves do eixo, ajustamos durante o voo o atraso da explosão das bombas após serem lançadas e tocarem o solo [– relembrando palavras de =FN=Hotsea: “Com (este comando) é possível lançar a bomba bem baixo, sem explodir o avião junto com ela”].
   'Instant ' = Explosão instantânea (assim que a bomba tocar o solo);
   'Short ' = Explosão em curto espaço de tempo;
   'Long ' = Explosão após um espaço de tempo mais longo.

- Open/Close Bomb Bay Doors = Abrir / Fechar compartimento de bombas. Muito importante não só em bombardeiros, como também em alguns caças-bombardeiros e lançadores de torpedo. Caso tenha um alvo a bombardear, se você não abrir o compartimento de bombas, logicamente, as bombas não cairão.

- Quick Start/Save Track = Iniciar / Guardar gravação. Este comando grava uma faixa de filme com a engine do jogo para que você assista mais tarde.
- Radio Mute Key = Esta chave é usada para comunicações dentro do simulador. Sem utilidade se você usa Team Speak ou similar.
- Radio Channels Switch = Muda canal de radio
- Mute = Desativa microfone no jogo.

________________________________

TIME COMPRESSION  (Compactação do tempo)

- Accelerate Time x2/x4/x8 = Acelera velocidade do tempo em 2, 4 ou 8 vezes (por padrão é acionado com ' [ ' – abre colchetes)
- Normal Time = Escala de tempo normal (por padrão é a tecla ' – aspa)
- Decelerate Time x2/x4 = Desacelera velocidade do tempo em 2 ou 4 vezes (por padrão é acionado com ' ] ' – fecha colchetes)
- Pause Game = Pausar Jogo (funciona apenas em jogo offline)
- Time Skip = Avança o jogo a toda velocidade para a frente, a menos que tenhamos chegado em algum waypoint ou haja inimigos próximos (só offline).

________________________________

HOTAS CONTROL  (Configuração de Joystick)

- Power = Aceleração do Motor
- Flaps = Regulagem do Aumento de Sustentação
- Aileron = Rolagem
- Elevator = Elevador / Profundores
- Rudder = Leme, guinada
- Brakes = Freios
- Prop. Pitch = Passo de Hélice
- Aileron Trim = Compensadores de Rolagem
- Elevator Trim = Compensadores de Profundidade
- Rudder Trim = Compensador de Guinada
- Brakes = Feios do trem de pouso
- Zoom = Expansão de vista
- Engine 1 Power = Aceleração do motor nº1
- Engine 2 Power = Aceleração do motor nº2
- Engine 3 Power = Aceleração do motor nº3
- Engine 4 Power = Aceleração do motor nº4
- Radiator = Abertura do radiador
- Engine 1 Prop Pitch = Passo de Hélice do motor nº 1
- Engine 2 Prop Pitch = Passo de Hélice do motor nº 2
- Engine 3 Prop Pitch = Passo de Hélice do motor nº 3
- Engine 4 Prop Pitch = Passo de Hélice do motor nº 4
- Head Forward/Backward = Mover vista para a frente / para trás
- Head Left/Right = Mover vista para a esquerda / para a direita
- Head Up/Down = Mover vista para cima / para baixo

« Última modificação: Junho 30, 2015, 06:00:34 pm por Ruy Petra »

Offline Ruy Petra

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
    • Ver perfil
Post-Guia para Novatos - MODS
« Resposta #10 Online: Junho 30, 2015, 12:45:43 pm »
   - A.5 - Por que adicionar mods é tão mais complicado no IL-2 1946?
   
   Tendo me familiarizado com a jogatina do IL-2 1946 a ponto de querer incrementar meu jogo, ao procurar por mods, novos aviões e mapas adicionais, desde o princípio ficou claro pra mim que conseguir baixar e instalar modificações para IL-2 (a exemplo do aprendizado necessário para voar nele) era bem mais complicado do que eu supunha. Como já expliquei anteriormente, vim migrado da comunidade de simuladores de corridas de carro. Pegando exemplos famosos de SimRacing – como o SimBin's GTR2 ou o ISI rFactor – é tão mais simples adicionar o conteúdo que você quiser nesses simuladores de corrida (Carros, Campeonatos, Pistas, Upgrade Gráfico, Capacetes e Roupas de Piloto etc...) bem como produzir conteúdo ao seu bel-prazer. Por isso me acostumei mal e fiquei frustrado ao ver quão mais difícil é incrementar o meu simulador de voo preferido – tanto no que diz respeito a saber o que baixar, o tempo necessário para baixar e principalmente, como instalar tais incrementos de jogo.
   Procurando saber o porquê disso, encontrei o texto que segue, bem elucidativo. Traduzi-o, adaptei-o e o publico aqui. Explica bem para novatos porque não é tão simples acrescentar conteúdo no IL-2 1946.

   O texto a seguir – traduzido e adaptado por Petra – foi primeiramente postado por Herra Tohtori no fórum “Hard Light” em Dezembro de 2013 – por isso, algumas das informações podem estar um pouco ultrapassadas/desatualizadas; ainda assim, achei muito útil.


____________________________________________


   Como turbinar os gráficos do IL-2 1946?

   Fazer modding para IL-2 1946 é um pouco mais complicado (e comprometedor para qualidade gráfica) do que para títulos de simuladores modernos (como o FS2), principalmente porque o jogo em si, por ser relativamente antigo, precisa de modificações em acréscimo para poder ler os mods que são baixados de lugares ‘non-stock’ [‘stock’ = jogo-base] e não há nenhum projeto de mod que emule o código fonte do jogo; assim o núcleo executável do IL-2 não muda com o acréscimo dos mods.

   Em vez disso, há uma certa quantidade limitada de DLL modding acontecendo para algumas finalidades específicas (que eu vou mencionar mais tarde), mas a maior parte da mudança em modding para o IL-2 é feita com codificação java. Muitas coisas podem ser feitas e há alguns mods bem interessantes por aí, mas problemas de compatibilidade são frequentes ao tentar obter mods que rodem bem e em consonância com outros mods.

   A maior parte da comunidade modding ativa para IL-2 é muito semelhante aos modders de FSO – fazem novos aviões, texturas e mapas, mas a grande cena de modders para IL-2  é rala, e é muito mais difícil obter uma aeronave inteiramente caracterizada e ‘modelada’ no IL-2 do que colocar um navio novo para FSO (em grande parte por causa do formato do modelo, animações para superfícies de controle, trem de pouso, modelo de cockpit, etc. etc.)

   Então, o que fazer para ter seu IL-2 rodando bem incrementado e bonito?

   A primeira coisa que você precisa fazer para obter mods para IL-2 é realmente ter uma maneira de ativar esses mods. Isto é normalmente referido como um ativador da modificação e todos os pacotes de mod para IL-2 compartilham alguma versão deste ativador.

   Os grandes pacotes de modificação atuais para a versão mais recente de IL-2 1946 (v4.12.2) são HSFX 7 e SAS ModAct 5.3.

   Pacotes de modificação para a versão mais antiga do IL-2 incluem UltraPack 3 e Dark Blue World (ou DBW para os íntimos).

   Com qual que você deve começar depende de como você quer voar. Alguns pacotes modernos são projetados para uso individual (‘single player’ ou offline). Alguns são tanto para uso individual quanto para multiplayer, mas são compatíveis apenas com servidores que executam este pacote de mods em particular.

   Se você quiser os benefícios de usar a versão mais recente jogo oficial (4.12.2), então, sua seleção de mods está praticamente limitada a SAS ModAct e HSFX.
   A principal diferença entre estes dois é que o SAS ModAct é uma seleção de mods um tanto quanto pobre (embora venha com uma compilação de mods bastante úteis) e você, um tanto insatisfeito, provavelmente vai querer construir por si mesmo a instalação das modificações no jogo com ModAct.

   O HSFX 7 é um pacote mais "completo". No entanto, é projetado principalmente para uso online com servidores HSFX. O principal atrativo do HSFX é que ele deve ser compatível com servidores de ação no modo básico – embora existam alguns erros inconvenientes com este modo; mas também tem o assim chamado "modo expert " que muda os modelos de voo de determinadas aeronaves para uma direção mais realista. Obviamente, este modo só é compatível com o modo expert de servidores HSFX, que não são tão comuns. O modo expert HSFX é usado principalmente em eventos multiplayer conhecidos como “Eventos SEOW”, que são basicamente eventos em missão cooperativa de uma equipe versus eventos em um cenário persistente.

   A maioria dos servidores multiplayer no entanto utilizam o jogo-base, e embora alguns deles permitam o uso de mods, você obviamente precisa estar usando um mod que não muda os modelos de voo do jogo ou outras características de jogabilidade.

   Então, se você pretende jogar multiplayer, eu diria que o SAS ModAct e os mods a ele associados são o melhor caminho a percorrer. Se você não se importa muito com a jogatina offline, você pode escolher qualquer coisa; no entanto, eu recomendaria HSFX 7 em relação ao UltraPack, uma vez que HSFX pode utilizar a versão mais moderna de IL-2.

   A maioria dos pacotes de mod são bastante semelhantes no que diz respeito à instalação. Independentemente do que você instalar, você deve sempre instalar um mod sobre um diretório IL-2 limpo, sem mods e com a versão de Patch adequada. Então, se você deseja instalar HSFX 7, você faz uma cópia limpa do IL-2 na versão 4.12.1, e instala o mod nesse diretório.

   A desinstalação de mods é possível em teoria, mas geralmente não é recomendado porque é muito fácil perder algo essencial, e mods geralmente não vêm com aplicativos de  desinstalação. Devido a isso, é aconselhável ter sempre uma cópia limpa (sem mods) de IL-2 ao alcance, que você pode então copiar para um novo diretório e aplicar mods.

   Depois de um mod foi instalado, é provável que necessita de ser ativado. Ao instalar um mod, você deve encontrar uma ferramenta chamada JSGME.exe  (um 'possibilitador' de mod genérico). Execute-o. Mova os mods adequados da esquerda para a direita e execute o jogo para verificar se os seus mods estão em execução.

   Resumindo, essa é a gestão básica dos mods.
   Para instalar adições feitas sob encomenda para mods, você precisa se aprofundar um pouco mais a fundo sobre como seus mods particulares trabalham. O SAS ModAct, por exemplo, cria um diretório chamado '#SAS' e faz com que o jogo carregue todos os seus dados nesse diretório particular; assim, você pode adicionar suas modificações personalizadas em diretórios contidos nessa pasta. HSFX 7 igualmente lê os dados do diretório 'Mods'.

   No entanto, a instalação de alguns dos mods (como aeronaves adicionais) normalmente também envolve editar manualmente determinados arquivos de tabela na estrutura de dados principal do jogo modificado, pois este jogo nunca teve de sistema de modulação aberto. Então, caso queria instalar uma aeronave, você precisa descompactar os arquivos de dados dessa aeronave no diretório do mod ativado, e em seguida, ler as instruções de instalação no README – que normalmente contém as linhas que você precisa adicionar aos arquivos air.ini, plane_ru .properties, e weapon_ru.properties  para que o novo arquivo possa ser lido pelo jogo. Por isso, pode ser bem mais complicado 'modar' o IL-2 do que obter um mod de navio para rodar no FSO, mas é questão de hábito; você logo conseguirá lidar com isso.

   Para atualizações gráficas: existem algumas limitações quanto ao quão longe você pode forçar a barra com os gráficos do IL-2 antes dele 'morrer em agonia'. A maioria das atualizações gráficas vêm simplesmente de mapas com melhores texturas. O jogo-base tem limites de tamanho de textura codificados que são diferentes para arquivos particulares – por exemplo, texturas de aviões só podem ser de até 1024² enquanto que só 256² é suportado como textura para a  água; e um insulto adicional: para skins de aviões, o jogo-base suporta apenas arquivos de 256 cores ... A maior tamanho de textura permitido para qualquer adição  é de 1024², o que estabelece alguns limites bem severos para os criadores de conteúdo como você certamente pode entender. Apesar disso, com boas texturas, o jogo pode ficar, em matéria de qualidade gráfica, muito melhor do que a versão stock.

   No entanto, há um mod não oficial que serve para aumentar o limite de textura do jogo a 2048² (para praticamente qualquer coisa), bem como permitir texturas de 24 bits para skins. É um mod DLL que basicamente substitui algumas das libraries usadas pelo jogo, as quais têm alguns limites alterados. Se você tiver uma boa placa gráfica, você provavelmente vai ser capaz de usá-lo com grande sucesso.

   A seguir, postarei alguns links úteis.



   Herra Tohtori


____________________________________________






   Eis alguns vídeos sobre atualizações gráficas:

   Ardennes Retextured Retowned Revillaged

   Kuban Retextured Retowned Revillaged
https://youtube.com/watch?v=1VYr_BHXlug
   IL-2 Sturmovik 1946: New Water Effect Demonstration
https://youtube.com/watch?v=moZNunWyhRQ


   Agora, sobre gameplay com mods:

   IL-2 Sturmovik 1946: Sleeping Giant, Sortie#01
https://youtube.com/watch?v=BKeJm0omY_s
   IL-2 Sturmovik 1946: Sleeping Giant, Sortie#02
https://youtube.com/watch?v=K7vYJxJ_d9w
   IL-2 Sturmovik 1946: Frozen Steppes, Sortie #1
https://youtube.com/watch?v=mLNXnz1Pr4E
   IL-2 Sturmovik 1946 - FRAPS footage dump
https://youtube.com/watch?v=2HG0Unnm2Yk
   IL-2 1946: "RealFollow" External Camera Inertia
https://youtube.com/watch?v=aFEwjoETIcQ

____________________________________________

   Artigo de lançamento do SAS ModAct:

   - SAS Modact 5.3 for IL-2 4.12.2m
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,37662

   O artigo acima linkado contém tudo o que você precisa saber sobre como baixar e instalar SAS ModAct. Mais abaixo provi links de outros mods bacanas e suplementos adicionais para IL-2 se isso for do seu agrado.

Por que SAS ModAct vale a pena? HSFX tem um pouco mais de conteúdo, mas é muito mais difícil de modificar (com aviões adicionais, por exemplo).

   Seja qual mod de sua escolha, definitivamente vale a pena manter uma instalação 'unmodded' de IL-2 pois você provavelmente irá, em algum momento, precisar fazer uma re-instalação com um outro formato. Mesmo que você não perca ou estrague nada, quando o próximo patch oficial do jogo for lançado, isso vai exigir uma instalação limpa; então, é por isso que faz sentido sacrificar algum espaço no HD. E é notório o fato de que o programa de instalação da IL-2 é irritantemente instável... algumas vezes funciona, mas em outras, para de funcionar no meio da instalação. Claro, se você tem a cópia digital do jogo, os problemas com o instalador por disco não serão uma preocupação.

   Porém, é bom fazer um backup de seus diretórios-piloto, para que você não precise fazer e refazer as ligações-chave com cada vez que você for re-instalar o jogo...
_________________


   Benitomuso's Visual Mod:
   - New Visual MOD 8 (Game Menu + Stereo 3D + RealFollow + Features)
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,37311.0.html
   - High Resolution / True Color Textures Mod v1.0
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,33239

   High Resolution / True Colour Texture: uma versão deste mod é fornecida junto com o SAS ModAct nas opções de download, mas é possível que haja um efeito colateral – os reflexos na água poderão ficar avacalhados:

   Então, se você instalar o pacote de mods opcionais para SAS ModAct, navegue até o diretório .../IL-2 Sturmovik 1946/jsgmemods/ e você encontrará um diretório chamado "#SAS_True Cor HD Skins por Carsmaster". Verifique se ele está desativado no JSGME.exe, faça uma cópia dele e renomeie a cópia como "#SAS_True Cor HD Skins 'light' por Carsmaster".
   Então, baixe o mod original a partir do link oficial de download () e abra o arquivo zip. Dentro , você deve encontrar algo parecido com isto:

ZIP/
|_jsgmemods
  |_High Res True Color exemplo Skins personalizadas
  |_High resolução textura DLLs
  |_High Resolução textura DLLs 'light'
    |_documentation
    |_il2_core.dll
    |_il2_corep4.dll


   Você não precisa se preocupar com resto que está lá dentro.
Copie esses dois arquivos DLL para o seu diretório "#SAS_True Cor HD Skins 'light' por Carsmaster", e então você poderá habilitá-lo com JSGME.  Na verdade, eu recomendaria fazer isso para começar, mas sinta-se livre para experimentar a versão regular em primeiro lugar.

   Também há os mods a seguir, bem úteis que eu uso com o SAS ModAct:
http://www.mediafire.com/download/9ra8x9i8s08b9fl/JSGMEmods_HT_4.12_sasmodact.7z
http://www.mediafire.com/download/bn7t50mqmgynb6f/MISC_MODS_HT_4.12_sasmodact.7z

   Os mods JSGME devem ser extraídos para o diretório 'jsgmemods ' e ativado com JSGME.exe. Este arquivo contém a versão de alta resolução do meu mod de água (use-o com cuidado; ele pode afetar bastante seu framerate e geralmente não deixa os gráficos assim tão melhores do que a versão regular, que é fornecida entre os mods opcionais do SAS ModAct), e um conjunto de texturas de nuvens que eu mesmo fiz.
   Os mods MISC devem ser extraídos para o diretório #SAS, e eles serão usados automaticamente uma vez que eles estão instalados. Neles se incluem:
   - Mod Guncam Tracer (faz a vista de perseguição ser mais realista – use-o com cuidado)
   - Mod Ricochet (faz as balas saltarem quando atingem o chão
   - Um mod bem legal que muda a fonte da interface para uma fonte tipo "máquina de escrever" – como incremento à aparência, bem como uma redução do tamanho da fonte Eu uso isso conforme sinto que faz a interface do jogo mais consistente com o período de tempo.
   - Mod High Res Palm Tree Texture – um mod que eu fiz de alta resolução para textura de palmeiras – de novo, usar com discrição. Os gráficos ficarão mais cintilantes e você pode ter alguma queda de desempenho.

   As texturas de alta resolução textura mod são, obviamente, para serem usadas só com o mod High Resolution / True Colour texture ativado. Caso contrário, o jogo dá chilique porque as propriedades de textura não correspondem às expectativas do hardcode. Tem um mod de textura de árvores em alta resolução que é realmente esplêndido, mas não tenho certeza se eu deveria estar se espalhando isso porque eu não o encontro para download de novo, e eu nem mesmo sei se o autor desse mod manteve a coisa para distribuição.
________________________________________________
   
   Outros mods que talvez você queira experimentar:

   - SAS Engine Mod v2.7 for 4.12.2m + Buttons 10.5 test
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,37774.0.html

   Esse trata-se de um monte de coisas importantes que outros importantes mods exigem. Recomendado para ser usado apenas em modo singleplayer (offline), ou em servers que também usam ambiente de mod similar.

   - IL-2 1956 – A Era a Jato v1.33     
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,15649.0.html
   Este tem um instalação ainda mais  complicada e requer o SAS Engine Mod, mas definitivamente vale a pena!

   Eis algumas adições (aeronaves avulsas) para a Era a Jato:
   - Mig-21PF / PFM / FL "Fishbed"
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,35005.0.html
   - MiG-19 "Farmer"
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,25695.0.html
   - MiG-21/MF/BIS (Beta)
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,37264.0.html
   - Su-25 "Frogfoot"
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,38501.0.html
   - Yakovlev Yak-36 Freehand, v2.5 VTOL com novas variantes SMF
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,36812.0.html

   Existem alguns outros helicópteros disponíveis, mas estes dois a seguir são os melhores na minha opinião.
   - Mil Mi-T8
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,32834.0.html
   - Mil Mi-24V Hind-E
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,32888.0.html

   Para os norte-americanos:
   - Norte-American F-100 Super Sabre
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,37109.0.html
   - McDonnell F-4 Phantom
http://www.sas1946.com/main/index.php/topic,21682.0.html

   Versão beta bastante antiga (sem mostradores de cabine funcionando ainda), mas ainda muito divertida de se voar.

   Para mods de mapa, eu recomendaria pelo menos a série de Cyberolas entitulada "Retextured, Retowned, Revillaged”, muito bem feitos,  fazendo cidades e aldeias muito mais realistas visualmente, e, na verdade, tendem a reduzir o lag causado por olhar para as grandes cidades, porque elas parecem estar com menos prédios, mas em um arranjo que se parece mais com os blocos de uma cidade com suas ruas.

   Em geral, os mods disponíveis no SAS 1946 estão dispostos numa forma muito lógica, em categorias. Então, se você estiver procurando por uma determinada aeronave, provavelmente você poderá encontrá-la sem grandes problemas, caso ela exista.

   O que você tem que entender é que a SAS ModAct é uma estrutura para mods. Grandes pacotes de mod como DBW ou HSFX são construídos e testados por pessoas que idealmente esperam que as pessoas que baixam e instalam façam pouca ou nenhuma modificação nos mods por sua própria conta; então (por exemplo) a adição de aeronaves no HSFX 7 é muito mais complicada do que adicioná-las na instalação do SAS ModAct.

   Quando você instala o SAS ModAct, suas aeronaves de AI pilotáveis  e mods opcionais, você tem um bom layout para começar a expandir por conta. Se você deseja obter conteúdo como o das aeronaves da Iª Guerra Mundial (que você pode obter através da instalação do mod DBW 1916) você pode ir encontrá-los e instalá-los. Se você deseja instalar JetWar (Era a Jato), o SAS ModAct é realmente a melhor maneira de fazê-lo porque JetWar Mod exige o SAS Engine Mod, e a maneira mais fácil de conseguir isso é através do SAS ModAct.

   Em geral, eu não acho que há um único “melhor mod" ou “pacote-solução” de mods para IL-2. Porque a cena de modders para IL-2 1946 é muito mais fragmentada do que, digamos, o grupo de modders para FS2 – assim, você tende a ter coisas boas com um pacote de mod e outras coisas boas com um outro, e combinar todas essas coisas boas às vezes é inconveniente – ou mesmo impossível.

   É por isso que, se você tiver uma boa  unidade de disco rígido e entusiasmo de sobra, o ideal é você ter várias instalações de IL-2, cada uma como que for necessário para que você tenha tudo que você precisa. Por exemplo, eu tenho um IL-2 versão 4.12.1 + SAS ModAct que eu uso para o meu uso regular, tenho uma versão 4.11.1 + HSFX 6 que eu uso para campanhas multiplayer (SEOW), e eu também tenho uma versão 4.12.1 + HSFX 7 para usar em missões conjuntas... e eu mantenho uma instalação limpa (‘unmodded ’) sempre à mão. Ela é útil quando chega a hora de instalar o próximo patch oficial.

   Sim, tudo isso toma um bocado de espaço no HD. Eu provavelmente devo podar um pouco algumas das minhas antigas instalações, as que eu não uso há um longo tempo. Mas, cá entre nós, minha instalação de FS2 ocupa 52.5 GB por si só.
« Última modificação: Junho 30, 2015, 06:08:29 pm por Ruy Petra »

Offline Ruy Petra

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
    • Ver perfil
Re:Como começar no IL-2 – Post-Guia para Novatos
« Resposta #11 Online: Julho 02, 2015, 12:01:23 pm »
Uma excelente iniciativa para ajudar quem apanha com essa questão de mods no IL-2, veio pela mão do nosso amigo =FN=Rennier:

http://www.falcoesdanoite.com.br/forum/index.php/topic,8174.msg48514.html#msg48514

Abraço, Rennier!


PS. Responde minha MP! B)