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Autor Tópico: Introdução ao A-10C  (Lida 4728 vezes)

Offline =FN=Hidetake

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Introdução ao A-10C
« Online: Outubro 02, 2013, 06:34:55 pm »
Introdução Básica ao A-10C
Antes mesmo de sair do chão, aqui estão alguns requerimentos os quais você irá precisar para voar:

1. Jogo na última versão - Se você comprou seu jogo através da ED, então tenha certeza de que você instalou todos os patch's para a última versão. Eu também recomendaria uma instalação limpa da nova versão em vez de instalar os patch's em uma versão antiga, isso garante uma instalação e uma jogatina sem problemas.
2. Botões configurados corretamente - Se você estiver voando com o TM Warthog HOTAS, provavelmente os botões já estarão mapeados para você. Apenas lembre-se de remover os botões de movimentação da visão do joystick e mapear as teclas do trim. Se você estiver voando com um HOTAS diferente, então o configure com os comandos importantes ou procure por um perfil já pronto para seu HOTAS. As  vezes acho melhor criar meu próprio perfil para que assim a localização dos botões faça sentido para mim. Se você quiser fazer isso, consulte a página 38 do guia "Quick Start" ( DCS World\Mods\aircrafts\A-10C\Doc ). Isto irá mostrar quais comandos ( e seus equivalentes no teclado ) são mapeados no TM Warthog. Você deverá configurar a maioria, se não todos os botões. Também note que uma vez que você tenha configurado os botões do seu joystick ou throttle, você pode remover os equivalentes do teclado, assim deixando mais teclas livres para você usar caso você não tenha configurado todas as funções do TM Hotas no seu joystick/throttle, você poderá colocar as funções restantes nas teclas que você removeu anteriormente.

Não se esqueça de reservar uma tecla no seu HOTAS para usa-la como Push-To-Talk no TeamSpeak3.

3. Conheça seus controles - Tendo os botões configurados ou um perfil baixado não é nada se você não lembrar quais botões fazem o que, ou quais comandos estão mapeados em quais botões! A maior parte dos perfis já prontos inclui pelo menos uma imagem que irá mostrar onde os comandos estão mapeados, caso você tenha mapeado os botões, nada melhor que fazer um rascunho/desenho para você achar os comandos. Eu recomendo algo que se pareça com o perfil na página 38 do "Quick Start", com ambos os nomes, comandos do teclado e uma seta apontando para qual parte do joystick/throttle o comando fora mapeado. Também é importante saber o nome do comando ( TMS up, DMS down, Master mode, China HAT ) sendo que é assim que as pessoas iram chamar esses comandos.

4. Sem TrackIR ?? - Eu recomendo que você consiga um, porém se você não puder, então você terá de mepar os botões de controle de visão no seu joystick também, recomendo que o mesmo seja configurado onde o trim irá ficar, porém com o trim em um modo diferente ( no caso do x52 ), Você irá precisar olhar em volta do campo de batalha mais do que você irá precisar trimar a aeronave, manter o estado de alerta te ajuda a evitar o perigo, já uma aeronave trimada é inútil se a mesma é um destroço queimando.

5. Configurações do Jogo - Recomendo como um ponto de partida o volume em 80%, GUI, World e In-Cockpit 90%, Helmet 100% e Musica em 0%. Essa é minha configuração de áudio do qual me da um bom balanço entre ouvir os motores e ainda ser possível ouvir meus rádios ou o pessoal no TS. Esse guia irá assumir que você^ esteja voando nas configurações de Simulação. Eu nunca toquei na parte arcade desse jogo então eu não poderei lhe ajudar nessa parte.
6. TeamSpeak3 e/ou TARS - Para voos online, o uso de TeamSpeak é obrigatório, TARS será usado sempre que possível e desde que todos os membros estejam capacitados para o mesmo.

Cockpit


.HUD - O HUD é indispensável tanto para uma facilitação da navegação quanto para realizar os ataques às forças inimigas.

.UFC - O UFC é um dos mais uteis painéis no A10, permitindo que você interaja com os sistemas sem precisar se virar para o CDU

.RWR - Detecta qualquer sinal de radar imediatamente, que esteja na sua área, além de detectar o lançamento de mísseis guiados-por-radar.

.MFCD - Mostram informações sobre o armamento, TGP, MAV, TAD, etc.

.AHCP - Painel de controle do armamento no HUD, onde alguns dos switchs mais importantes estão localizados.

.NMSP - "Nimsip" permite que você selecione qual modo de navegação será usado.



.Controle dos sistemas de combustível - Controla as bombas de combustível e como o combustível irá alimentar os motores.

.LASTE - Switches para EAC, RDR ALTM e piloto automático estão aqui.

.Rádios - Usados para a comunicação entre os voos quando o TARS estiver ativo.

.Painel do SAS - Melhora a qualidade do manejo do A10 e permite um melhor e mais fino controle da aeronave, isso resulta em uma melhor perseguição do alvo e reduz a quantidade de trimagem necessária.

.Gauge de Combustível - Mostra o combustível remanescente de acordo com o display que fora selecionado.

.Contramedidas - Controla os programas de contramedidas

.Painel de avisos - Alerta o piloto se algum sistema foi danificado.

.Painel elétrico - Fornece poder elétrico necessário para ligar os motores, instrumentos e outros aviônicos.

.CDU - Computador de bordo do A10C fornece o controle e a interface de informações entre você e o sistema de navegação EGI.

.AAP - Fornece energia para o CDU e o EGI e controla os modos de display dos waypoints do TAD.

.Tacan e ILS - Auxiliares de navegação durante um voo à noite/condições de tempo ruins.

.Controle das luz - Controla todas as luzes da aeronave, como as strobe, nav e formation lights.

Não se preocupe se as coisas estão confusas por agora, tudo irá fazer sentido e você irá eventualmente encontrar seu caminho ao redor do cockpit mais tranquilamente. Como esse é um "Guia para novos pilotos" eu não irei discutir os procedimentos de cold start, para isto você poderá encontrar várias guias na internet, inclusive no próprio manual do A10C.

O que é SOI ? O que é SPI ?

Basicamente, SOI é o sensor de interesse e SPI é o Ponto de Interesse do Sensor. o SOI determina qual MFCD/HUD você estará comandando, apenas um display pode ser SOI por vez. SPI é basicamente um ponto, uma área no chão ou no ar que você pode escravizar os seus sensores para ele. Você pode setar seu SPI usando qualquer sensor que você quiser ( TGP, HUD, TAD ) e então escravizar seus outros sensores ou mavericks para o SPI, você pode até mesmo transmitir seu SPI para os outros membros do voo para que vejam o que você está olhando.

Aqui está uma imagem do HUD como SOI. Note a mensagem "NOT SOI" em ambos os MFCD's, note também o "*" no HUD


Nessa imagem o MFCD esquerdo está como SOI. Note a mensagem "NOT SOI" no MFCD direito e o desaparecimento do "*" no HUD



HUD
A maior parte do tempo você estará olhando para o HUD, então é melhor estar familiarizado com ele.



.Arfagem - Consiste de três à quatro linhas que indicam a arfagem da aeronave.
.TVV - O TVV consiste de um circulo com 3 linhas saindo para fora da circunferencia na posição das 12, 3 e 9 horas. O TVV indica o vetor inercial de velocidade da aeronave, o TVV também é conhecido como FPM e serve para indicar para onde sua aeronave está "apontando"
.G - Indica a quantidade atual de G's na aeronave.
.Velocidade - Indica a velocidade atual da aeronave.
.Altitude - Mostra a altitude da aeronave em relação ao mar.
.Proa - Mostra a sua atual direção em relação ao norte magnético.
.TDC - Mostra a localização do waypoint selecionado.
.Informações do Waypoint - Mostra informações em relação ao waypoint selecionado,  a altura em relação ao chão, o número e nome do waypoint/steerpoint, distancia para o steerpoint, TTG (ETA) e TOT e finalmente, a hora atual.

MFCD



Os botões do MFCD são chamados "OSB" e são numerados em sentido horário. Na imagem a página que está sendo mostrada é a TAD, para ir para a página do DSMS, por exemplo, simplesmente pressione o OSB 14.


AHCP
O AHCP contém quatro grandes switches necessários para deixar o A10C preparado para espalhar amor nas tropas inimigas.



.Master Arm - Simplesmente arma todas as armas e deixa os sistemas prontos para o emprego das suas armas.
.GUN PAC - Com o PAC ativado, o SAS irá tentar estabilizar o pitch e o yaw da aeronave, o que significa que suas balas irão se concentrar em um espaço mais apertado, deixando-as mais letais. Com o PAC desativado, o SAS não irá estabilizar a aeronave e o nariz será levantado sempre que o canhão for atirado. Para destruir tanques ou qualquer outro veiculo blindado, o PAC deverá ser utilizado. O PAC desativado é bom apenas para destruir alvos leves.
.Laser - Liga o laser do TGP
.TGP - O TGP é altamente necessário, pois permite a identificação de alvos há distancias de mais de até 25 milhas.


HOTAS



O jogo é capaz de distinguir entre um longo (1-2segundos) ou um curto (um simples toque) nos botões, e isso adicionado a diferentes SOI's e páginas do MFCD's (TAD, Maverick, TGP, Air-to-Air) pode ser bastante confuso, mas tudo que você precisa para "trabalar" em um ambiente de combate está nos botões do HOTAS acima. Mas, como isso é possível? Simples, porque o mesmo botão possui diferentes funções dependendo do seu SOI e qual página do MFCD você está trabalhando. O DMS, TMS, NWS, Boat Switch e China hat, todos funcionam diferentemente baseados em qual SOI/Pagina do MFCD você está. Por exemplo, o TMS up short alterna no TGP entre point e área, mas o mesmo TMS up quando longo torna  o seu TGP o SPI. A lista completa com os diferentes botões longos e curtos pode ser vista na imagem abaixo:



Traduzido de: SimHQ Ice
Obrigado pela correção =FN=Fluidman