Abril 19, 2024, 06:06:50 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 19, 2024, 06:06:50 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Sensores hall, potenciometros e sensores de força  (Lida 21492 vezes)

Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Online: Março 29, 2011, 09:44:58 pm »
Eu comprei um joystick da clone na esperança que ele fosse um pouquinho melhor do que um cobra

especialmente pelo fato de ele ter dois hats, o que facilitaria construi rum novo hotas homemade pra mim

http://www.clone.com.br/db/images/produtos/16019.jpg

o fato é que os potenciometros dele são "porcos", tem folga igual a volante de Rural Wyllis B)

aí eu tava conversando com o Silent, e ele me disse que o Macbare manja dessas coisas. Porque eu gostaria ou de colocar um pot que preste, com maior curso que essa merda aqui, ou então colocar um hall sensor mesmo. e se desse se eu encontrasse, sensores de força, quem sabe eu fazia aqui um FSSB num clone(nossa forçei :ph34r:)

o problema é que eu não sei onde encontrar esses componentes no brasil

2ª pergunta: é possivel substituir um pot de 10k por um de 100k ou 50k? qual é a diferença entre eles? melhor resolução?

qual é a lei para troca de um pot giratório por um deslizante?
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland

Offline BluesmanRS

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 75
  • Movido à válvula!
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #1 Online: Março 30, 2011, 09:15:11 am »
Buenas,

Enquanto alguém mais competente não responde eu vou falando... depois o pessoal desmente... kkkk

Primeiro esse teu joy tah parecendo um Cobra com cabelo pintado.... rsrrrsrs
Acredito que para quem tenha um Cobra (como era o meu caso...) o melhor é juntar uma graninha devagarito e comprar um joy bom... No geral, nesses troços de eletrônicos, quando saimos de algo ruim para algo meia-boca acabamos por nos decepcionar... Melhor pegar troço bom direto!

Quanto aos pots, o Cobra usava uns pots MUITO vagabundos e difíceis de encontrar. Esses Micro pots normalmente não prestam, o ideal seria substituir por pots de tamanho normal e que tenham qualidade.
Quanto ao sensor Hall, exige mudanças drásticas de circuito, na verdade, um novo projeto... então melhor montar um joy com alguma controladora...

Substituir o valor do potenciômetro por outro somente se alterar o circuito eletrônico. Caso contrário, você terá redução/limitação do curso.

Pot deslizante para rotativo não há diferença alguma, podes trocá-los se tiverem o mesmo valor.
Existem pots Logaritmos e Lineares, use o LINEAR!

Você pode adquiri-los em lojas de componentes eletrônicos, há inclusive uma grande que vende pela net no brasil e possui pots bons... só Googlear "loja eletronica potenciometro"

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #2 Online: Março 30, 2011, 02:42:38 pm »
Aqui tu encontra os sensores hall pra comprar e tambem posts de qualidade http://www.leobodnar.com/products/BU0836A/ , o problema dos pots é lugar pra colocar dentro do joy, com hall é mais facil, os imas tu compra no ML, imas de neodímio ou como diz o Sokol, desmancha uns leitores de CD/DVD que tu consegue uns imas, dai é tirar os pots, colocar os sensores e imas, ajustar tudo e ser feliz. ou como disse o Bluesman, comprar um joy bom.



Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #3 Online: Março 30, 2011, 05:20:53 pm »
bom você ter mencionado o leo bodnar

como se compra aquilo? por paypal? eles entregam no brasil? como funciona o lance do imposto de importação?

quanto a joystick melhor, esse joys mais caros de 300 pra cima são caros, não tem todos os botões que eu preciso e não resolvem a situação, e um X65F está fora da minha realidade.

mas quanto aos sensores hall, qual é o procedimento?

onde eu coloco e de que forma os tais imãs de neomidio? quanto a espaço, ahhh isso eu resolvo.

« Última modificação: Março 30, 2011, 06:16:58 pm por Arsenius »
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #4 Online: Março 30, 2011, 06:08:13 pm »
se não me falha a memoria ele vende por paypal, o frete é fixo pra todo o mundo, 10 obamas, nao tem imposto de importação, chega num envelope na tua casa. ja comprei umas 3 BU dele e sempre chegou sem problema.



Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #5 Online: Março 30, 2011, 06:18:06 pm »
hummm com uma BUO eu resolvia coisa facinho. mas é bom saber
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #6 Online: Março 30, 2011, 08:40:53 pm »
Tu tambem pode montar um Mjoy16 que é relativamente facil, nesse post do Clube do Hardware, pra variar o mago dos Joys, Sokol da suas dicas sobre o Mjoy, da uma olhada, quem sabe tu anima, http://forum.clubedohardware.com.br/mjoy-atmega8/472888



Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #7 Online: Março 30, 2011, 10:11:49 pm »
ahhhh não eu só faria lambança, não tenho competência pra montar uma controladora como essa
mas se alguém quiser montar e me vender eu compro.

o problema é que as mjoy que acho são todas com 500.000 recursos e normalmente por 140-160 reais

por esse preço eu compro uma leo bodnar
« Última modificação: Março 30, 2011, 10:36:46 pm por Arsenius »
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #8 Online: Março 30, 2011, 11:30:43 pm »
Citar
Eu comprei um joystick da clone na esperança que ele fosse um pouquinho melhor do que um cobra


Ué mas o Cobra tambem é da Clone.  ^_^

A Clone não fabrica nada, apenas importa da China com sua marca estampada,
alias estes joysticks de baixo custo são vendidos mundo a fora com diversos nomes.

Por exemplo o que voce comprou, na Russia é chamado de  Defender... Cobra!
http://www.defender.ru/products/game/gamepad/cobra-r4-/

Embora a ergonometria dele herde alguma coisa do X-52 (apoio para o dedão, palm rest...) infelizmente a eletronica é uma "bela porqueria":
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=128071&d=1299096820
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=128072&d=1299096820

Veja que na China existe até um HOTAS combinando um joystick "clonado" e simplificado do X-45 com um throttle "clonado" e simplificado do X-52:
http://img02.taobaocdn.com/bao/uploaded/i2/T15nVHXbRnXXa1KzfX_085619.jpg_310x310.jpg

Neste joy Clone/Defender é usado um circuito USB chamado de "Sweex Ga200" - comum a todos estes joysticks e gamepades baratos.

No Cobra o circuito não lê todo o curso do potenciometro - fiz alguns ensaios com um comprovando isto - já vi relatos que no Thrust tambem não e é provavel que neste que voce comprou seja a mesma coisa.

Trocar os pots por melhores não vai resolver isto - mas pode melhorar, combinado com uma limitação de movimento da alavanca, para corresponder a área de leitura do circuito.
Para ficar bom é preciso trocar o circuito controlador, a opção mais barata é montar um Mjoy - embora fácil da um certo trabalho: furar com braca de 0,6mm, soldas muito perto... então a solução mais prática é comprar um BU0836, coisa de R$ 77,00 entregue na sua casa. Com um dá para melhorar o joy, montar um throttle e um pedal de leme.

Dependendo da sua habilidade manual da para transformar este joystick em um bom joy - melhor que qualquer coisa barata comprável no Brasil - gastando pouco.

A receita seria: um novo controlador USB, colocar rolamentos de Skate na cruzeta e alongar o cano uns ~25/30 cm, e usar sensor HALL - ou estes pots melhores (P260) vendidos pelo L.Bodnar.

Detalhe: em circuito USB se usa pots de 10/20k/50 - pot de 100ktende a pegar muito "ruído".
A regra é quanto melhor o valor melhor, mas tem um limite porque o menor valor aumenta o consumo eletrico.

Citar
Quanto ao sensor Hall, exige mudanças drásticas de circuito, na verdade, um novo projeto... então melhor montar um joy com alguma controladora...


Na verdade não,  para o circuito USB o sensor HALL trabalha igual  um potenciometro - como um divisor de voltagem - então não precisa mudar nada na controladora da para ligar o HALLaté mesmo na controladora original do Joy - Já liguei num circuito de Clone Thunder, e funcionou OK.
No caso do circuito de Joy Saitek que trabalha com 3,5 volts é preciso colocar uns resistores e trimpot para casar com a voltagem de 5v ideal para o HALL. Nada de complicado.

Já para um circuito FSSB - com sensores de força (celulas de carga) - ai sim, precisa de um circuito amplificador auxiliar baseando num INA122PA+ alguns resistores e capacitores, relativamente simples, da para ligar até num Mjoy...

A maior vantagem de usar HALL é a flexibilidade na instalação - teoricamente colocar um imã de neodimio para rodar na frente do sensor. E um sensor HALL + o imã deve ficar nuns R$ 10,00.
É meio chato para regular o ponto central, pois é HALL é minusculo.

Já comprando um pot melhor, certamente vai encontrar dificuldade na adaptação do eixo dele para a cruzeta do joy.

Pre-requesitos para fazer a "receita"- alem dos "ingredientes": saber soldar (e diferenciar positivo de negativo :) ) e alguma habilidade manual, tipo cortar, colar materiais, encaixar, dar acabamento...

Cumprindo isto, diria que com uns R$ 50,00 mais o preço do BU0836 ou similar voce deixa isso ai um joy de verdade.

Sokol1
« Última modificação: Março 30, 2011, 11:39:27 pm por Sokol1 »

Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #9 Online: Março 31, 2011, 06:29:23 pm »
nossa, eu vou anotar tudo.....

valeu

mas me diga, existe uma forma de ajustar os pot por outro meio que não seja pelo windows, eu digo algum programa em especial
« Última modificação: Março 31, 2011, 06:31:18 pm por Arsenius »
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #10 Online: Março 31, 2011, 09:14:42 pm »
Pode usar o Dview (tem na pagina do L.Bodnar) ou o DXTweak2 - permitem ajustar deadzone, limites, implementar curvas de resposta...

Sokol1

Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Re:Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #11 Online: Outubro 18, 2012, 05:07:46 pm »
Consegui usar meus limões para uma limonada usando uma controladora stargate e agora só estudo a possibilidade de colocar sensores de força.

A grande questão aqui é:

onde compro sensores de força?
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland

Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Re:Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #12 Online: Outubro 19, 2012, 03:00:51 pm »
umas fotinhas pra ter uma idéia de como está ficando




A placa antiga ficou, mas só pra controlar os botões antigos(trocar todos para a placa nova seria um trabalho desnecessário e complicado, nada que um hub USB não resolva.)


CMS ainda sem a cobertura


pinky button e esse seletor pretinho é o Paddle switch(ainda sem a haste) Eu preferi uma chave gangorra, pois foi mais fácil e vc abre e fecha o paddle de acordo com sua vontade empurrando com os dedos..


knob do radar range e Cage/uncage(o knob tem ym botão sobre ele)


Seletor de dogfight/MRM override



estrutura do throttle





o gimbal é de um genius que não funcionava mais, assim como os pots(de boa qualidade) e funciona perfeitamente, o throttle também funciona perfeitamente e logo logo eu fecho ele com todos os seus botões e pots

Eu ainda vou ver se compensa inverter o botão de pickle para o lado esquerdo, acho que dá, basta apenas algumas adaptações, mas se não der fica bom do mesmo jeito

a controladora é muito boa, e eu comprei na USB Interface
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re:Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #13 Online: Outubro 20, 2012, 11:15:56 am »
Parabens, ta ficando muito bom o trabalho, agora sim HOTAS que vai atender tuas necessidades e ainda por cima com qualidade.

Continua postando o andamento do trabalho.

Madmax



Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Re:Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #14 Online: Outubro 28, 2012, 09:22:59 pm »
atualizando








em cima está o radar gain com o cage/uncage do sidewinder. Em baixo o radar range

mudança? o throttle está montado e o pickle button está do lado certo agora(eu tive que mudar, já que no original o botãozinho vermelho estva do lado direito.
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland

Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Re:Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #15 Online: Janeiro 09, 2013, 05:42:37 pm »
Terminei!!!!!!!!! -_-













Ainda falta implementar a chave do JFS(vou usar um seletor daqueles de tuning com proteção)

E também ele vai ter Idle Cutoff, sendo que a trava eu vou comprar e instalar, pra ficar como é no avião. passou do batente a trava fecha e só puxando ela para mandar manete pra trás e cortar o motor.

Vou testar no BMS e no jane's F/A-18 agora!! :laugh:
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland

Offline Arsenius

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 125
    • Ver perfil
Re:Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Resposta #16 Online: Janeiro 10, 2013, 12:00:40 am »
Um pré esquema de como vai ficar
"O primeiro e principal fundamento da aviação de caça é ver seu inimigo antes ele o veja"

Adolf Galland