Abril 28, 2024, 07:12:26 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 28, 2024, 07:12:26 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Dúvida/Ajuda sobre Joystick!  (Lida 4302 vezes)

Offline Borges

  • Novato
  • *
  • Posts: 9
    • Ver perfil
Dúvida/Ajuda sobre Joystick!
« Online: Outubro 22, 2010, 05:00:16 pm »
Pessoal,

desculpem a invasão!

É o seguinte. Estou querendo entrar no mundo da Aviação Virtual.

Primeiro pensamento/pergunta é: Qual joystick utilizar!?

Acho que irei utilizar o Thrustmaster T16000! (Devido a precisão e pelo custo).

Tenho uns trecos aqui em casa e gostaria de saber como posso aproveitá-los...

Tenho os pedais desse conjunto...


Tenho também esse joy...


e também um Clone Cobra...


Gostaria de ideias... tipo, posso fazer um acelerador usando as peças desses joy's?

Aceito sugestões/dicas sobre sites e materiais que falem sobre esse tipo de construção/modificação!

Abraços!


Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Re: Dúvida/Ajuda sobre Joystick!
« Resposta #1 Online: Outubro 22, 2010, 05:54:47 pm »
Pode sim! Uma coisa você já tem e leva vantagem:

- Pode facilmente utilizar os pedais de acelerador/freio para controlar o leme do seu avião!
 No IL2, por exemplo, é direto, só você configurar já no jogo e ele reconhece tudo oq você tem pendurado nas USBs e mais!

Só isto é de IMENSA valia.

Outra coisa que você pode fazer já de cara: se comprar um joystick bom, sem ser uma solução completa de HOTAS, tipo um X52, X52Pro, Cougar, um mais ruinzinho da Thrustaster, etc, você pode fazer um controle de "throttle" com um destes teus dois joysticks fácil:

- Se o seu eixo Y (cima/baixo) do joy estiver relativamente com uma deadzone pequena, você pode fazer uma limitação mecânica para que ele não vá para os lados e tirar o mecanismo de retono ao centro dele. Assim você tem um controle de aceleração legal e mantém a funcionalidade dos botões todos.

Mas para iniciar, se eu tivesse dinheiro e usasse um mix de simuladores onde existissem aeronaves modernas, investiria em alguma solução de HOTAS com um controle de throtte mais "robusto", tipo algum produto da CH, com vários botões. Como uso mais o IL-2, comprei uma Pro Flight Throttle Quadrant da Saitek, que simula mais os controles de um warbird da década de 30-40, mas que me deixa "na mão" ao voar de Black Shark...
Em resumo: tudo depende de quanto você pode gastar, qual o uso, qual seu nível de habilidade e tempo para meter a mão na massa, etc. Dá para usar isto aí que você já tem e fazer "belas" gambiarras!
« Última modificação: Outubro 22, 2010, 05:57:22 pm por =FN=Lobo »

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Dúvida/Ajuda sobre Joystick!
« Resposta #2 Online: Outubro 22, 2010, 08:09:32 pm »
O primeiro joystick, o do botão vermelho, por ser gameporte não tera muita utilidade prática...

Já com os guts do Cobra da para fazer um throttle/button box bem útil, depende de sua habilidade manual (solda, colangens, modelar com durepoxi...), pois devido o grip ser para a mão direita, o "carosso"do lado esquerdo atrapalha quando colocando na horizontal, então é preciso fazer uma "plástica" nesta parte, exemplos de thottle feitos de josytick:

http://img100.imageshack.us/img100/4223/logitreko1.jpg
http://img541.imageshack.us/img541/7428/rudh.jpg


Sokol1


Offline Borges

  • Novato
  • *
  • Posts: 9
    • Ver perfil
Re: Dúvida/Ajuda sobre Joystick!
« Resposta #3 Online: Outubro 23, 2010, 12:30:17 am »
Obrigado pelas dicas... vou pensando o que vou fazer!  -_-

Offline Borges

  • Novato
  • *
  • Posts: 9
    • Ver perfil
Re: Dúvida/Ajuda sobre Joystick!
« Resposta #4 Online: Outubro 23, 2010, 11:14:35 am »
Primeiro passo:

Acabei de comprar um Thrustmaster T16000 pela bagatela de $35 + frete de $35.   :mellow:

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Dúvida/Ajuda sobre Joystick!
« Resposta #5 Online: Outubro 23, 2010, 02:12:56 pm »
Então, o T.1600M voce pode modar @Lobo, e fazer um cabo saindo da base do joy, com a fiação correspondente aos (6) botões da base e dos eixos do acelerador e  leme, já que estes vão ficar embaixo e inacessiveis.

Faz uma caixa (button box) para colocar chaves toggle-switch e dois pots com knobs (correspondente) ao eixos do leme e acelerador do T.16000M, que podem ser usados para trimagem.

Mais um throttle feito com os guts do Cobra, tera um HOTAS DIY eficiente e barato.  B)

Sokol1
« Última modificação: Outubro 23, 2010, 03:06:36 pm por Sokol1 »