Março 28, 2024, 05:51:32 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Março 28, 2024, 05:51:32 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Home Cockpit Genérico  (Lida 104621 vezes)

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Home Cockpit Genérico
« Online: Novembro 30, 2009, 11:22:54 pm »
Boa Noite Camaradas!

Estou dando início a montagem de um Cockpit Genérico para ser usado com Lomac, FC, Flight Simulator.
Vou usar a plataforma do F-16 como base para substituir meu "Simlight".
Precisarei de toda ajuda possível no decorrer do projeto, principalmente no tocante a parte eletronica e de software que se fizer nescessário.
Tenho tambem que montar um PC novo, pois uso um notebook positivo v-21 rodando FC no mínimo.
Sei que há um longo caminho pela frente, mas, "a diferença entre o possível e o impossível está na vontade do homem".

=========================================================================================

Simlight

"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #1 Online: Novembro 30, 2009, 11:56:31 pm »
Estou começando pela Montagem do Assento Ejetável ASES II:


Algumas peças cortadas e prémontadas:





A Base do assento:







Laterais do encosto:

"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #2 Online: Dezembro 01, 2009, 08:25:20 pm »
Parabéns, ta ficando muito show, não deixe de postar as imagens do progresso.



Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #3 Online: Dezembro 03, 2009, 12:13:03 am »
Mais fotos:





Ejection Seat Safety Level:







Base para inclinação de 30º:






"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #4 Online: Dezembro 03, 2009, 10:59:00 am »

 Ta ficando muito legal.....parabens!!!! to acompanhando!


Uploaded with ImageShack.us

Offline cro26

  • Novato
  • *
  • Posts: 28
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #5 Online: Dezembro 03, 2009, 12:29:46 pm »
show de bola, se precisar de alguma ajuda com projetos 3D posso lhe ajudar a documentar toda essa criação.....
to bolando um tbm, mas aind está no 3D pois o meu precisará caber um apartamento..hehehee

parabéns...e show de bola

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #6 Online: Dezembro 03, 2009, 08:26:23 pm »

Obrigado FN Mad Max, Macbare e cro26 por estarem acompanhando o projeto.

Cro26 tambem terei que "compactar" o que puder no projeto por motivo de falta de muito espaço.....   agradeço a disposição do amigo em ajudar com projetos 3D.... estou usando alguns arquivos em pdf e tambem me baseando por fotos encontradas na net (Viperpit).

Mais algumas fotos:

Trazeira do Encosto:







Detalhe da curvatura interna do encosto









"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #7 Online: Dezembro 04, 2009, 10:57:29 am »

 Ta ficando muito bonito....ta dando até vontade de fazer um hehe..........


Uploaded with ImageShack.us

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #8 Online: Dezembro 04, 2009, 07:06:05 pm »
Ta gabarito, to louco pra ver ele pronto, daqui a pouco o sokol aparece por aqui e da umas dicas boas.



Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #9 Online: Dezembro 04, 2009, 10:59:58 pm »
Ta gabarito, to louco pra ver ele pronto, daqui a pouco o sokol aparece por aqui e da umas dicas boas.


Com certaza! O Sokol me deu várias dicas num outro tópico sobre Rudder Pedal... espero que me ajude por aqui tambem pois vou precisar de toda ajuda possível neste projeto.

... continuando com o progresso...

Mais fotos:











"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline cro26

  • Novato
  • *
  • Posts: 28
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #10 Online: Dezembro 05, 2009, 12:57:38 pm »
sem duvida está ficando muito bom, eu estou esperando o meu G940 chegar, para começar um generico também, mas vou ver contigo essa cadeira pois está show de bola......show mesmo,,,espero até trocar a do australiano por essa.....se poder me passar onde arrumou a documentação eu começo a fazer uma em Port ( br ) para que todos possam faze-la..eu mesmo ja mndei cortar a Jato de agua a cadeira do simflight...
forte abraço e se precisar de ajuda estmoa ai...

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #11 Online: Dezembro 07, 2009, 11:43:51 pm »
sem duvida está ficando muito bom, eu estou esperando o meu G940 chegar, para começar um generico também, mas vou ver contigo essa cadeira pois está show de bola......show mesmo,,,espero até trocar a do australiano por essa.....se poder me passar onde arrumou a documentação eu começo a fazer uma em Port ( br ) para que todos possam faze-la..eu mesmo ja mndei cortar a Jato de agua a cadeira do simflight...
forte abraço e se precisar de ajuda estmoa ai...

Boa Noite Cro26!

Como vc pode ver na primeira foto do topico eu tambem tinha a "cadeira do australiano". Se vc procura ter mobilidade e melhor portabilidade a cadeira do simflight é a pedida pois se precisar desmontar seu cockpit vc consegue guardá-lo em pouco espaço. Agora, se vc quer algo mais próximo da realidade a opção é fazer a réplica da cadeira do F-16 (AcesII) ou a Naces do F-18 (esta mais dificil de se achar planos de montagem na net).

Tem uma MP pra vc.
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline cro26

  • Novato
  • *
  • Posts: 28
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #12 Online: Dezembro 08, 2009, 09:40:01 am »
boa..hehehe é essa minha duvida, eu ja fiz um suporte para o volante, totalmente desmontavel, pois estou mudando para um AP..e ja viu."Apertamento"hehehe mais ja do SImulador de Voo.....eu to pensando em separar um pedaço de um quarto e coloca-lo lá...hehee vai ser uma luta com minha noiva....mas, irei conseguir....
se achar algum plano de montagem de ambos, ou fotos com algumas medidas basicas, eu começo a improvisar por aqui sem problemas.

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #13 Online: Dezembro 08, 2009, 02:53:57 pm »
Comandos,

Voce esta cosntruindo um cockpit de peso (literalmente), mas como já tem os paineis é meio caminho andado. parabéns.

Aqui na www.viperpits.org tem a plantas dos pedais:
http://www.viperpits.org/smf/index.php?topic=2774.30

Um detalhe: Este assento que aparece na sua foto inicial não é o pit dos astralianos.

É o SimLight de um alemão (que tem um pit F-16 full scale), planejado para ser facil de levar em eventos. Basicamente uma cadeira dorbravel com apoio para joy e throttle.
http://www.xflight.de/pe_sim_sml.htm

Ele tambem tem desenho para o f-16 "normal":
http://www.xflight.de/sp_code.htm#

O pit dos australianos (Michael Barnes e Peter Akers) é o Akers-Barnes Mk1 - tambem planejado para ser levado em eventos e por isso todo desmontavel (não usa parafusos), mas por ser uma estilização da pilotagem do F-16 gasta muita madeira e ocupa um espaço de 1,8m x 85 cm. Fotos de um: http://news.webshots.com/album/96965221JtQyMj

Cro,

Como voce ainda não começou, sugiro o cockpit do A-10C (caso pretenda fazer de jatos e não aviação comercial), pois este avião devera ser o proximo ad-on do DCS:Black Shark com o alto nível de detalhamento deste simulador.
Neste disco virtual do TH69 tem alguma coisa sobre o A-10, inclusive manual original:
http://cid-58ab92e8ffe73bbb.skydrive.live.com/browse.aspx/A-10?uc=0

Agora se preferir um pit WWII lookalike (FW190, BF-109) sei onde tem. Só não peça de 757's  pois alem de pessoalmente não gostar de jatos comerciais, um deste é complicado de ter em apartamento, a não ser que reserve um piso so para ele.  ^_^

Sokol1



« Última modificação: Dezembro 08, 2009, 03:03:19 pm por Sokol1 »

Offline cro26

  • Novato
  • *
  • Posts: 28
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #14 Online: Dezembro 08, 2009, 06:54:33 pm »
então Sokol,
ainda estou na duvida..( e que duvida,) pois instalei os 3 simuladores no meu PS, Falcon, IL2 1946, e Lock On.
E gostei muuuito dos 3, porém pretendo ficar com IL21946, num gosto nda de WWII, e o lock ON.
então a ideia é montar um mais generico. que eu consiga agregar comando dos dois, meio que separados por cores, no Painel de fundo, para ficar interessante.


em relação a hardwre, compre a BU386 ( acho q é essa, ) e estou querendo testar aquela do USB interface, e ver se funciona, porém as BU, ja comprei um pacotão, com botões, enconders, etc.....
ja os pedais, to pretendendo fazer os que baixei em algum tópico seu, parece simples. conigo cortar no Laser algumas peças, e o resto fazer aqui na oficina. ja o manche, to vendo se acho algum projeto, vi uns legais, que o pessoal até mesmo daqui fez, e o trothle to na duvida de como faze-lo:
Interessantes











mas semana que vem chega os G940 e irei testar 1 deles, e ver se realmente sõ bons, ou ainda estão com alguns probleminhas como vc citiou....se tiver bom uso eles como base e mando ver, se não, faço tudo do zero..ou seja o cockpit vai depender dele.....hehehehe

sokol valeu mais uma vez pelo help...vou ajudr o comandos a documentar esse projeto dele que ta ficando show....e se ele topar, deixar para os próximos que com certeza virào....
« Última modificação: Dezembro 08, 2009, 08:38:45 pm por cro26 »

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #15 Online: Dezembro 08, 2009, 08:43:57 pm »
Citar
a ideia é montar um mais generico, que eu consiga agregar comando dos dois,

Neste caso, o Akers-Barners Mk1 é o indicado, boa posiçao de pilotagem, facilmente customizavel/modificavel, é só achar algum canto de 180x85cm.  ^_^

Sobre a USB Interface, não gostei - ajudei um cara la no Av a ligar uma e achei que é um projeto inacabado - tipo montaram um protótipo, deu certo passaram a vender, nao tem otimizaçao de conectores, um manual muito seco e com erros - inclusive ja mandei um email para os caras relatando e nem corrigiram. Só mesmo em caso de não ter outra opção de compra.

Já o BU0836 voce vai gostar, é uma joia, com um firmware refinado.

Sokol1

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #16 Online: Dezembro 08, 2009, 11:46:29 pm »
Boa Noite a Todos!

Grande Sokol1!

Obrigado pela presença! Sempre disposto a ajudar os companheiros!
Camarada realmente está muito mais fácil construir meu pit apartir dos planos do F-16 pois consegui colher muito material na net. Porém, gostaria de um layout mais moderno que se adapte aos planos e a condição de poder ser utilizado em várias plataformas (Falcon, Flaming Cliffs, FSX, Black Shark), como um pit baseado no F-22 por exemplo. Se o amigo tiver outras sugestões e endereços onde conseguir planos de F-22 disponibiliza o link pro amigo. Estou com grande dúvida sobre que layout seguir.Quanto mais sugestões tiver melhor será a escolha.

Sobre a parte eletronica paira outra dúvida: Quais placas usar? Qual melhor custoXbenefício? O que consigo de qualidade aqui no Brasil? Estive olhando o Projeto UPHCC (USB PIC HomeCockpit Controller) num topico seu. Sade se os componentes para montagem são facilmente encontrados por aqui? E esse BU0836 quais as possibilidades?

Obrigado pelo link dos pedais. Vou usar umas informações daqui com a base do Baloo que vc disponiilizou no outro tópico.

Cro26

Pode separar um "pedaço" do quarto pois vc vai precisar mesmo. rsrsrsrsrsrsr. briga com a esposa... todo simuleiro vai ter uma... mas é só questão de tempo, como somos brasileiros e não desistimos nunca, elas acabam entendendo!
Quando chegar o seu G940 não esqueça de postar as impressões que vc vai ter sobre ele.

Te enviei os planos do AcesII.

Com toda certeza a idéia de criar este tópico é não só para expor um trabalho feito, como tambem, para servir de auxilio a aqueles que desejarem montar os seus pits.

Um muito obrigado a todos  por estarem participando e contribuindo para este projeto. Espero tambem poder auxiliar outros projetos.

Bom pessoal estes dias o projeto não evoluiu muito pois tive que ir a Macaé resolver uns problemas de embarque, por isso não tenho fotos novas p/ postar. Mas adianto que devo trabalhar na parte superior do encosto e na montagem do contâiner do paraquedas.
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #17 Online: Dezembro 09, 2009, 01:30:14 am »
Citar
Sobre a parte eletronica paira outra dúvida: Quais placas usar? Qual melhor custoXbenefício? O que consigo de qualidade aqui no Brasil? Estive olhando o Projeto UPHCC (USB PIC HomeCockpit Controller) num topico seu. Sade se os componentes para montagem são facilmente encontrados por aqui? E esse BU0836 quais as possibilidades?


Bom esta parte é meio complicada, pois depende do grau de realismo que quer no seu cockpit.
Por exemplo o DCS:Black Shark para ser operado só no cockpit exige mais de 500 botões, chaves, encoders... o LOMAC tambem deve andar por ai...

Algumas funções voce só conseguira se uma uma placa com programação propria, tipo as da Open Cockpits que usam a linguagem SIOC - voce precisa aprender a programar neste linguagem.

Como exemplo estes paineis feitos pelo OAKES, que se comunicam com o SIM - sem uma placa I/O programavel isso não é possivel.

Observe que se usar o mouse para ativar o comando, o painel replica o comando.

Este UPHCC é do pessoal da Viperpit - portanto bem avançado - a versão mais completa por enquanto só tem na versão serial. Da USB ainda não divulgaram o firmware.

O BU0836 é uma boa solução para controlar eixos, tem 10 bits de resolução, desativa automaticamente eixos sem poenciometros...suporta 32 botões ou até 16 encoders.
O ideal é usa-lo em conjunto com uma placa mais avançada, como as citadas acima, ou uma X-Keys... Custa 44,95 U$ entregue no seu endereço - A citada Stargate864 tupiniquim sai por R$ 95,00, ou seja mais caro.

Em geral o que voce acha no Brasil é básico e acaba saindo mais caro do que importar ("custo BraZil"). Vide a placa MegaJoy (Mjoy16) que é vendida por cerca de R$ 150,00.

Um bom custo/benefico é montar o Mjoy16, pois as peças ficam em cerca de 35/40 R$ - controla:
64 botões push button
16 chaves toggle switch acionando 2 dois botoes diferentes - em ON e OFF (32 botões)
4 encoders com dois modos - fast e slow (16 botoes)
HAT
8 eixos

Estas placas, BU0836, Stargate864, Mjoy16 e similares são apenas entradas (Imput), elas não enviam dados para o simulador (Output), por isso dependendo do que quiser controlar precisara de uma mais especializada (I/O).

Cro,

Aqui um ABC Mk1 com o assento AcesII:



Sokol1


« Última modificação: Dezembro 09, 2009, 12:14:36 pm por Sokol1 »

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #18 Online: Dezembro 10, 2009, 06:22:56 pm »
Obrigado Sokol1 pelas explicações sobre as placas eletronicas! Bom, para o que pretendo no meu simulador vou precisar mesmo de placas I/O. O jeito, então, vai ser ir juntando uma grana p/ comprar as da Opencockpits.

Fiz uma arrumação aqui em casa e, revirando alguns bagulhos,encontrei um material que tinha sido descartado na época do quartel, por falta de condições de segurança (material de 1981). Trata-se de alguns equipamentos p/ salto a grande altitude e que agora serão usados no meu projeto: 01 cilindro auxiliar de oxigênio, uma mangueira de pressão, uma máscara de respiração e um conector p/ mascara e sistema de oxigenio. Nem me lembrava que tinha isso guardado... agora só vai faltar um capacete "HGU 33"...



Fiz mais alguns avanços no projeto:

Container do Pára-quedas:









Pedestal Central:







"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #19 Online: Dezembro 10, 2009, 06:31:27 pm »
Comandos,

Que ferramentas voce usa neste projeto?
Ou tem uma marcenaria no porão?  ^_^

Sokol1

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #20 Online: Dezembro 10, 2009, 06:44:10 pm »
Caro Sokol!

Por incrível que pareça não tenho marcenaria não.

Estou usando uma Tico-tico, uma Furadeira, esquadro, trena e uma régua de alumínio de 2m, daquelas de pedreiro (p/ desempenar embolço), para manter o alinhamento dos cortes. Além dos materiais básicos p/ montagem (cola branca, parafusos diversos,etc).
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline cro26

  • Novato
  • *
  • Posts: 28
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #21 Online: Dezembro 10, 2009, 08:28:17 pm »
Eu acho que ele é Marceneiro e não quer falar..hahahahahaha
Ficando show....como sempre....
valeu

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #22 Online: Dezembro 10, 2009, 10:07:43 pm »
Pô não sou marceneiro não!!!!! rsrsrsrsrsrssr!

Fui Para-quedista "Comandos" do Exército durante 08 anos.

Hoje sou Supervisor de Acesso por Cordas (Alpinista Industrial N3)!

... Continuo trabalhando nas alturas...  ^_^ ^_^ ^_^
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #23 Online: Dezembro 14, 2009, 10:23:08 pm »
Boa Noite a todos!

Fiz poucos progressos no projeto nestes dias.

Chove muito em minha cidade e estamos com risco de enchente.

Como tenho muito acabamento pra fazer no AcesII e o tempo não está ajudando, aproveitei para trabalhar em alguns detalhes pequenos, como o sistema de roldanas onde passam os tirantes do mecanismo de retração (semelhante ao que acontece no cinto de segurança automotivo) dos tirantes do pára-quedas principal (ver as fotos 1 e 2).





=======================================================================
























"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #24 Online: Dezembro 15, 2009, 07:58:10 am »


  Cara....to precisando em um guarda roupa novo....quanto é que fica? rsssss

  Cara...se tu não é marcineiro....to começando a acreditar em reencarnação haha....

  Parabens!

  =FN=Macbare


Uploaded with ImageShack.us

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #25 Online: Dezembro 15, 2009, 06:54:48 pm »


  Cara....to precisando em um guarda roupa novo....quanto é que fica? rsssss

  Cara...se tu não é marcineiro....to começando a acreditar em reencarnação haha....

  Parabens!

  =FN=Macbare


Fala Macbare! se me arrumar uns desenhos de montagem e corte de peças de guarda poupas, acho que consigo sim... rsrsrsrsrsrsrsrsr!

Mudando de assunto... já que vc está comercializando produtos pra simuleiros... tá pensando em trazer o MFD Cougar Pack?

Valeu!

Continuando com o projeto: conclui a montagem do tablado que serve de base para o Pedestal Central...




 
 
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #26 Online: Dezembro 17, 2009, 10:33:55 pm »
Boa noite camaradas!

Hoje terminei a cobertura do encosto e da base do Aces. Usei chapa de aço galvanizado, facilmente encontrada em lojas de material de construção.



com as almofadas:

"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #27 Online: Dezembro 18, 2009, 05:40:18 pm »
Hoje deu tempo para fazer o corte da parte trazeira e a alavanca de acionamento manual do para-quedas:



"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #28 Online: Dezembro 20, 2009, 05:14:12 pm »
Mais fotos:

Montagem do glareshild.









"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Home Cockpit Genérico
« Resposta #29 Online: Janeiro 04, 2010, 12:32:51 pm »
Olá! Boa Tarde a todos!!!!

Espero que tenham passado bem as festividades do Natal e Ano Novo. Eu, pra variar, passei embarcado!

Bom, o projeto deu uma breve parada, mas este final de semana próximo (meu desembarque... hehehe!!!) retomo os trabalhos. Tá uma confusão danada: ao mesmo tempo em que estou cortando e montando os módulos do cockpit, estou tambem quebrando a cadeça na escolha dos painéis para uma aeronave genérica. Comprei uma placa Mjoy16 e algumas chaves, encoders, knobs, etc. ... Falta dar acabamento no ACES, pedestal central, finalizar a construção do console da direita... um dia termino isso tudo!!!! rsrsrsrsrsrsr!!!!

FELIZ 2010 PARA TODOS!!!!!!!!
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"