Março 28, 2024, 07:31:35 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Março 28, 2024, 07:31:35 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Rudder Pedals Caseiro!  (Lida 34973 vezes)

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Rudder Pedals Caseiro!
« Online: Setembro 12, 2009, 07:23:38 pm »
Olá! Boa noite a todos!

Estou pretendendo montar um Rudder Pedals caseiro p/ ser usado junto com o Hotas Cougar mas não estou encontrando nenhuma esquema pela net p/ que possa começar. Todos os links que encontro estão corrompidos. Alguém aqui no forum pode me ajudar?
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #1 Online: Setembro 13, 2009, 03:29:44 am »
O melhor esquema DIY que conheço e o Baloo Pedal, com rolamentos e que usa o principio do paralelogramo deformavel, como no VKB visto no .GIF abaixo:



Estes sistema também é usado nos pedais da Simped, Saitek, nos antigos Thrustmaster RCS e Elite, todos com o  sistema de mola centralizadora única tipo pedal de cambio de moto.

Baloo Pedal com toe brakes (freios direito e esquerdo acionados pela ponta do pé), BF190/FW190 "lookalike":



Planta e tutorial (em Espanhol);

http://drop.io/hidden/n65epzbwjbecu5/asset/YmFsb28tcGVkYWxzLXppcA==

O desenho do apoio dos pés voce pode modificar a gosto (F-16, A-10, Boeing 777, Airbus...).

Por exemplo, se quiser deixar F-16 "lookalike" use o apoio de pé tipo o do Simped (que tem a base e o sistema de mola semelhante ao Baloo) e o apoio dos pés baseado no F-16, vide modelo:



Este desenho da Simped pode ajudar a pegar as medidas/forma do apoio de pés tipo F-16:


http://www.dhs-electronic.de/index2.php?id=215&lng=en

É provavel que no www.viperpit.com consiga um desenho em escala do pedal do F-16, o inconveniente é o que o pedal do F-16 real só tem 18mm de curso, pois atua com com sensor de força (fly-by-wire).

Ou tente conseguir com este italiano:


http://www.viaf.it/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=10343&postdays=0&postorder=asc&start=45

BTW - Cara chato, antes de fazer em metal ele fez um prototipo de madeira:


Mais detalhes: http://s56.photobucket.com/albums/g198/lentoViaf/rudder_07_08/

Deve ser para manter as assistentes ocupadas:  



^_^

O pedal pronto, observe o tamanho do motor elétrico usado só para regular a posição horizontal do pedal:


Mais fotos: http://www.viaf.it/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=10343&postdays=0&postorder=asc&start=90

Não gosto deste sistema de duas molas, deixa o pedal meio bobo no centro, parece que uma mola anula a outra...

Tem outros topicos do italiano no VIAF, procure por "lento".

E como voce usa um Cougar, na base dele tem a entrada para controlar o leme, basta usar um conector DB-15:

http://cougar.frugalsworld.com/images/mods/rudder_large.jpg

E por fim, tem um esquema 'ruski' semalhante ao do Baloo, feito com tubos de PVC.

Ou se preferir um pedal tipo Cesna, que é usado com o calcanhar apoiado no chão (mais confortável em vôos longos):





Este tipo de pedal usa cabos e polias, ou seja sua montagem é anti-K.I.S.S.

Ou também pode montar um torque pedal para helicopteros (e aviões):



Este acima parece que usa partes de pedais de bicicleta...

Sokol1



« Última modificação: Novembro 27, 2010, 09:24:58 pm por Sokol1 »

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #2 Online: Setembro 15, 2009, 03:34:30 pm »
Olá Sokol1!

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Com as dicas que vc passou vou ver se faço algo como um misto dos pedais Baloo e Simped para ficar parecido mesmo com os do F-16, pois futuramente estou pensando em substituir meu "Akers-Barnes" por um "semipit" mais  parecido com o do F-16, mas para uso com simuladores em geral.

Meu Akers-Barnes:





Futuro UpGrade:



Se tivesse muita grana compraria um destes fabricados pela EMYCSA RS Real Simulator:





Obrigado pela força!
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline =FN=Querubin

  • Pilotos
  • Membro Pleno
  • *****
  • Posts: 105
  • Fé em Deus e Pé na Tábua...
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #3 Online: Setembro 18, 2009, 06:25:12 am »
Ola, sei q não é tão bonito e da msma qualidade, mas de uma olhada nesse vídeo e na criatividade, por isso q admiro mto op Brasil, sempre tem um jeitinho pra tudo............Quem sabe vc não tira uma idéia dai ...... ^_^


Não basta apenas cumprir a missão, e sim executá-la da melhor forma possivel...

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #4 Online: Setembro 18, 2009, 06:12:30 pm »
OLá Querubin!

Realmente muito interessante e simples este sistema de pedal DIY mostrado no vídeo.

Toda informação que me for fornecida é de grande valia para meu futuro projeto de "Cockpit Genérico de Caça".

Aproveito para agradecer a todos por toda ajuda prestada!

"Comandos! Força e Honra! Brasil!"
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #5 Online: Março 13, 2010, 09:21:20 pm »
Comandos,

Veja este vídeo, um pedal F-16 D.I.Y. igual ao que você quer construir.

http://www.youtube.com/user/BRSIMULATIONS#p/a/u/0/oMcefgidNg8

Sokol1

Offline =FN=Moska

  • Membros do CG
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1664
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #6 Online: Março 14, 2010, 01:26:07 am »
Do Moska



=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #7 Online: Março 17, 2010, 01:16:44 pm »
Comandos,

Veja este vídeo, um pedal F-16 D.I.Y. igual ao que você quer construir.

http://www.youtube.com/user/BRSIMULATIONS#p/a/u/0/oMcefgidNg8

Sokol1


Olá Sokol1!

Estava eu, decidido a comprar o pedal da Saitek (como estou com muito trabalho não to tendo tempo de sobra para meu projeto) quando navegando pelo "Fórum Viperpits" me deparei com este pedal, que por sinal era feito por um brazuca. Enviei uma MP questionando sobre o produto que estava sendo lançado (isso em janeiro se não me engano). Obtive resposta e estou pensando em adquiri-lo já que o preço para nós era diferenciado do preço de exportação e ele se aproxima mais de um pedal de caça do que o da Saitek.

Gostaria de retirar alguma dúvida sobre o pedal da Saitek pois não conheço:

1- A estrutura do Saitek é toda de metal, plástico ou combina ambos componentes? (o pedal do video é feito de metal e aluminio forjado)

=========================================================================================

Do Moska







Fala Moska! Excelente trabalho!

Para conexão usb com o pc vc criou uma placa especifica ou usou uma  de joystick?


Um abraço a todos! Mais uma vez obrigado pela força no meu projeto!!!
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #8 Online: Março 17, 2010, 10:07:24 pm »
Comandos,

Os tres pedais comerciais mais comuns, o Saitek Pedal , o CH PRO Pedal e o Simped alemão são todos feitos de plástico, os eixos pivotantes são de metal. O pedal (circuitless) que acompanha o G940 tambem é de plastico, e recebe uma chapa metalica onde apoia os pés.

O VKB russo é "all metal" - usa 14 rolamentos.

Se esse pedal do Youtube estiver com um preço pelo menos compativel com o Saitek do M.Livre já esta de bom tamanho.  O único inconveniente que vi é que os freios não são proporcionais - controlados por eixos (potenciometros) e sim por botões. Todos os pedais mencionados acima tem os freios controlados por eixos.

No seu caso seria interessante uma versão personalizada, com uma chave ON/OF no cirucito USB e um conector DB-15 para ligar direto na base do Cougar - via gameporte - ficando o pedal fazendo parte do HOTAS, mas precisa ter os 3 eixos (Leme, freio direito, freio esquerdo).

Sokol1

Offline comandos30

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 106
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #9 Online: Março 17, 2010, 11:39:34 pm »
Boa noite Sokol1!

Quando cotei em janeiro ele custava cerca de R$ 150,00 a mais que o Saitek vendido no ML.

Sobre o acionamento dos freios eles são realmente por botões. O criador foi questionado sobre assunto e disse no fórum que: " Os freios toe trabalha com switchs e suas ON / OFF (Minha primeira tentativa foi utilizar potenciómetros mas mesmo em MSFS, quando os freios são tratados como eixos, o resultado não foi diferente do uso de interruptores)"-trecho traduzido pela net. Como eu ainda não usei nenhum tipo de pedal não sei qual impacto isso teria na simulação, só posso deduzir que atravez do acionamento por botões teria uma frenagem instantanea seja qual força aplicada nos pedais (é o que acontece no LOMAC FC pois uso um dos botoes do HOTAS para frear as aeronaves) e travez dos potenciometros a frenagem seria proporcional a força aplicada nos pedais. Aí vc me criou uma dúvida: o LOMAC FC não trata os freios como eixos, pelo menos eu ainda não localizei esta opção no menu (por favor me corrija se estiver errado), como são configurados os freios, no LOMAC FC, num pedal como o Saitek que o acionamento é por eixo?

Achei muito interessante a sua sugestão do pedal ser "híbrido", mas sinceramente não sei se é viável ou possivel solicitar tais modificações.

Um Abraço!
"A QUEM DEUS DEU O DOM DA HONRA, A DESONRA É PIOR QUE A MORTE!"

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #10 Online: Março 18, 2010, 12:26:51 pm »
Bem, todos os pedais comerciais citados usam freios atraves de pot, o que teoricamente permite uma frenagem proporcional a força aplicada no pedal.

No FS já testei freios atraves de eixos, lembro que funciona, mas não sou muito fan do FS, foi mais por curiosidade, não sei se ficou proporcional ou não.

No IL-2, que vou mais sei que funciona bem, evita muita helice quebrada.

Neste sim quando o freio é acionado por botão é através de uma sequencia de BBBBBBB, assim se apertar o freio rápido não freia tudo.

Citar
Aí vc me criou uma dúvida: o LOMAC FC não trata os freios como eixos, pelo menos eu ainda não localizei esta opção no menu (por favor me corrija se estiver errado), como são configurados os freios, no LOMAC FC, num pedal como o Saitek que o acionamento é por eixo?


Se o LOMAC não permite assingar os freios para eixos (sei que o Black Shark permite), usando um joy Saitek , CH ou Logitec, é só usar o software de programação destes pedais e definir que o eixo emule um botão. Se fosse um pedal DIY com pots nos freios, bastaria usar o JoyToKey.

Quanto ao pedal hibrido, gameporte e USB é simples, vai requerer só uma ou duas chaves H, para mudar a fiação dos eixos para a gameporte ou USB, conforme quiser.

Veja este exemplo, um pedal CH, originalmente USB, modificado com estas chaves H para funcionar tambem via gameporte (e USB quando quiser) para ser ligado na base do Cougar.

http://www.cubpilotshangar.net/page2.html

Sokol1

Offline Focus

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 92
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #11 Online: Junho 02, 2010, 11:34:50 pm »
Alguém teria alguma ideia de circuito para ligar 3 potênciometros de pedal de leme no pc?
Esperto é o pato que já nasce com os dedos grudados para não colocar aliança...

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #12 Online: Junho 03, 2010, 02:36:50 pm »
Se voce quer um circuito USB pronto, compre um joystick Leadership Pilot PRO, que tem 3 eixos e use no pedal, custa uns 50,00R$ no M.L. Os seus 6 botoes e HAT (4 botões) poderão ser usados num "button box" a parte.

Se for adepto do DIY pode montar um circuito Mjoy8 com 3 eixos (firmware do Mercury), vide este que montei, instalado num antigo Pedal gameporte da CH Products, usando com sensor HALL no eixo do leme (nos freios mantive os pot's originais):


Uploaded with ImageShack.us

Sokol1

« Última modificação: Novembro 27, 2010, 09:27:38 pm por Sokol1 »

Offline Focus

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 92
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #13 Online: Junho 22, 2010, 03:19:38 am »
Se voce quer um circurito USB pronto, compre um joystick Leadership Pilot PRO, que tem 3 eixos e use no pedal, custa uns 50,00R$ no M.L. Os seus 6 botoes e HAT (4 botões) poderão ser usados num "button box" a parte.

Se for adepto do DIY pode montar um circuito Mjoy8 com 3 eixos (firmware do Mercury), vide este que montei, instalado num antigo Pedal gameporte da CH Products, usando sensor HALL:


Uploaded with ImageShack.us

Sokol1


Só uma dúvida, esses circuitos Mjoy8 ou o Mjoy16 precisam de algum tipo de atualização via Hardware para funcionar, ou é plugar e funcionar após a montagem do circuito?
« Última modificação: Junho 22, 2010, 03:25:47 am por =FN=Focus »
Esperto é o pato que já nasce com os dedos grudados para não colocar aliança...

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #14 Online: Junho 22, 2010, 07:32:58 pm »
O Mjoy depois de montada a placa (PCB) voce grava o firmware (.HEX fornecido pelo Mindaugas/Mercury) no chip (ATMEGA), usando um cabo na porta paralela (LPT1) do micro(custa uns R$ 5-10,00 montar um) - o procedimento de gravaçao  é semelhante a gravar um CD/DVD, leva uns 15 segundos.

Depois para o rWindows o Mjoy é plug-and-play, pois usa os drivers HID do SO - inclusive no Windows7-64 bits -  aparece no painel de contrôle - controladores de jogos - junto com outros joysticks.

Sokol1
« Última modificação: Novembro 27, 2010, 09:30:19 pm por Sokol1 »

Offline Focus

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 92
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #15 Online: Junho 23, 2010, 03:31:16 pm »
O Mjoy depois de montada a placa (PCB) voce grava o firmware no chip (ATMEGA), usando um cabo na porta paralela (LPT1) do micro - o procedimento é semelhante a gravar um CD, leva uns 15 segundos.

Para o rWindows ele é plug-and-play, usa os drivers HID do SO, inclusive no Windows7-64 bits, aparece no painel de contrôle junto com os joysticks.

Sokol1
Se eu entendi bem, então se for usado no Windows só basta montar o circuito e plugar no pc que funciona perfeitamente! Não precisa gravar nenhum firmware?
Estou perguntando sobre o assunto porque estou muito interessado em montar um mjoy16 para mim. Por isso tenho que me cercar de todas a informações possíveis antes de começar o projeto.
Valeu!
Esperto é o pato que já nasce com os dedos grudados para não colocar aliança...

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #16 Online: Junho 25, 2010, 09:01:52 pm »
Citar
Se eu entendi bem, então se for usado no Windows só basta montar o circuito e plugar no pc que funciona perfeitamente! Não precisa gravar nenhum firmware?

Não, se voce montar o circuito apenas e ligar no micro vai ser reconhecido como "Dispositivo USB desconhecido", para o Mjoy "virar um joystick" é preciso transferir o .HEX (firmware) do seu micro para o Mjoy, usando o programa Pony Program e uma cabo ligado na porta paralela (LPT1) - este caco custa uns > R$ 10,00 para montar.
Nada complicado, basta abrir o Pony Program, configurar para o ATMEGA (vide instruções do Mindaugas), carregar o firmware (.HEX) e mandar gravar no ATMEGA,  depois setar os fusiveis (tabem conforme instruções forneceidas) e gravar.
Leva uns ~20 segundos.  ^_^

Sokol1
« Última modificação: Novembro 27, 2010, 09:41:33 pm por Sokol1 »

Offline Areaglar

  • Novato
  • *
  • Posts: 1
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #17 Online: Julho 09, 2011, 01:24:33 pm »
Sokol1, tem jeito de fazer outro upload dos esquemas do rudder do Baloo? Esse que você postou tá quebrado

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: Rudder Pedals Caseiro!
« Resposta #18 Online: Julho 12, 2011, 07:38:27 pm »
Areaglar,

Baixe daqui: http://www.mediafire.com/?fwl1jgj9zbsdcdg

Note que quando o Baloo projetou este pedal ainda se usava gameporte, portanto ignore o cabo com DB-15 e substitua por um controlador USB.

BTW - Caso alguem se anime a montar um Mjoy (controlador USB) para o pedal, consegui com o Servio do avia-sim.ru um firmware para 3 eixos e 0 botões.

Sokol1