Abril 27, 2024, 05:53:16 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 27, 2024, 05:53:16 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: LAAD 2009.  (Lida 7054 vezes)

Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
LAAD 2009.
« Online: Abril 18, 2009, 12:35:28 am »
  Pessoal, estive lá. Vi muitos equipamentos e armas de todos os tipos, desde bombas guiadas a GPS BRASILEIRAS a espadas militares.

  Através de um amigo fui apresentado ao chefe da SAAB/GRIPEN no Brasil.
Dentre alguns dos meus milhares de posts no fórum Defesa Brasil, alguns deles foram lidos por este senhor que quis conhecer-me pessoalmente. Pois bem, papo vai, papo vem e fui gentilmente convidado para... Voar no simulador do Grpen-NG!!!!!

Acomodei-me no Martin Baker, manete de potência à esquerda com "dente" para PC, manche no meio com curso bem pequeno, gear up/down no lado esquerdo, HUD a frente  com simbologia ocidental e portanto conhecida, algumas explicações sobre pedais de leme/freio, avião leve e vamos lá.

Manete à frente em full PC, mais ou menos 150 nós de velocidade, rotação e... estamos voando um caça de 4,5 geração moderníssimo.
Curvas suaves, outras mais apertadas, velocidade rapidamente acima de 500 nós, um looping terminando mais alto do que a altitude inicial. Um alvo, um Iris-T disparado e lá vai ele pro chão.
Outro alvo, mudamos para canhão e com alguma dificuldade o canhão Mauser BK-27 manda mais um pro saco.

Uma olhada num dos três MFDs e vejo onde está a base. Uma curva de 180º, chego pelo través (perna final) e descendo com motor em idle/marcha lenta alcanço a velocidade para baixar o trem. Alavanca embaixo, trem baixado e travado, flaps e alinho com a pista com uma bela curva à direita.

A pista vem chegando e toco bem após as faixas iniciais de marcação, aciono os freios e estou no chão. Um bom pouso.
O piloto sueco me faz elogios e saio de um dos sonhos de todos nós pilotos virtuais, estar num cockpit real de um simulador militar.

Tenham certeza que minha experiência como piloto aqui me ajudou muito, mas muito mesmo. Foi fácil voar e pousar um avião totalmente fly-by-wire. Nem pedais é necessário usar, o FBW faz por você.

Enfim, espero que todos gostem do relato desta minha aventura na LAAD.








Abraços!



« Última modificação: Abril 28, 2009, 11:48:03 pm por =FN=Caveirao »

Offline =FN=Moska

  • Membros do CG
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1664
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #1 Online: Abril 18, 2009, 01:06:42 am »
Nossa mano ... muito loko isso ... que inveja ... heheheh
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #2 Online: Abril 18, 2009, 01:29:57 am »
Na hora que eu estava lá pensei: "Pô, se o pessoal todo do FN pudesse voar nisso também...".

Offline =FN=Frodo

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 409
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #3 Online: Abril 18, 2009, 07:09:07 am »
 :huh:
Po Caveirão, muito bacana msm! Experiência q tu nunca mais vai esquecer!
Parabéns!

Abraço!

Offline =FN=Minhoca

  • Pilotos
  • Membro Jr.
  • *****
  • Posts: 97
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #4 Online: Abril 18, 2009, 09:11:11 am »
aaaaaaaaaa mentiraaaaaaaaaaaa tb estive laaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!
tirei altas fotoss!! depois posto!!!!!!!

Offline =FN=Minhoca

  • Pilotos
  • Membro Jr.
  • *****
  • Posts: 97
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #5 Online: Abril 18, 2009, 09:14:45 am »
esse ai que esta do lado do caveirao!! o instrutor e piloto de verdade!! o nome dele é João.
muito gente boa!! tirei foto com ele ^_^

Offline Leno

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 275
    • Ver perfil
    • EDAV - Esquadrão de Demonstração Aérea Virtual
Re: LAAD 2009.
« Resposta #6 Online: Abril 18, 2009, 12:44:06 pm »
:huh:

É de dar inveja mesmo, poucos tem essa oportunidade

Parabens Caveirão, mostrou que aqui no FN nos realmente Voamos e nao Jogamos,
a prova disso foi sua participacão neste simulador que é usado em treinamento real


Abraço meu Amigo

Offline Srldias

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 73
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #7 Online: Abril 18, 2009, 02:32:42 pm »
PUTZ......
Só dá pra digitar duas palavras aqui agora: "Que inveja!!!"      hehehehehehehehe

Isso quer dizer que deixando de lado o aspecto físico, um bom piloto virtual pode mesmo conseguir pilotar um caça?
Esse simulador aí(tirando o cockpit, claro) é muito diferente de um LOMAC ou Falcon da vida?
Tem mais fotos aí?

vinhas

  • Visitante
Re: LAAD 2009.
« Resposta #8 Online: Abril 19, 2009, 05:10:04 pm »
Meu comandante tava lá, pena que não pude ir também, novinho é ruim neh hehehehe. Valeu pelas fotos, se tiver mais aí...

Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #9 Online: Abril 19, 2009, 09:50:12 pm »
Não é difícil voar se você tem prática no Lock On pelo menos. Quem voa Su-25, voa qualquer coisa com asas e motor.
O manche é um joystick de curso bem curto, duro mesmo, a manete de potência tem o "dente" do PC duro também. A tela de projeção na frente é que é fantástica, você fica tontinho se não se concentrar nela e esquecer o ambiente em volta. Um sonho se tivesse uma desta aqui, num dogfight deve ser uma maravilha, aliás, é uma maravilha!!!!!
O assento é confortável e os pedais macios. As telas MFDs coloridas são ótimas e fáceis de ler, o HUD é grande angular e com as informações claras, deve ser igual ao do F-16 que o povo do Falcon voa, segue o padrão ocidental.

Olha, pousar foi tranquilo, bastou manter a velocidade dentro de 150 nós e alinhar bem com a pista, pouso visual, facinho mesmo. Quer dizer, pelo menos prá gente que pousa SU-25 à noite, com neblina, vento de través e pista curta, o Gripen foi uma moleza.

Alguém sabe como colocar as fotos menores aqui?

Offline =FN=AirMan

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 2289
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #10 Online: Abril 19, 2009, 11:02:53 pm »
Era isso que eu ia te falar ... redimensiona as fotos pra 640x480 .. use o Irfan View é muito facil ... qquer coisa eu te ajudo !

 :mellow:
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...




Offline =FN=Draggon

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 260
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #11 Online: Abril 20, 2009, 02:06:15 am »
Caveirao q. isso kra .   Que maravilha poder sentar num cockpit desses. aff.  É o sonho de qualquer um que gosta de voar.
Previlégio brother.
Isso é de deixar qualquer piloto do FN babando de alegria. .
Parabens  pelo post.

=FN=Draggon
 :wacko: :wacko:

Offline Leno

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 275
    • Ver perfil
    • EDAV - Esquadrão de Demonstração Aérea Virtual
Re: LAAD 2009.
« Resposta #12 Online: Abril 20, 2009, 10:51:29 am »
Caveirão voce chegou a usar o sistema de armas nesse simulador ne?

Me diz uma coisa, como é o radar e o sistema de Track dos alvos? A varredura radar e boa?
a Mudança das telas No MFD e o Lock do alvo e tudo no HOTAS?

Desculpe todas as perguntas, mas pra gente que gosta e inevitavel a curiosidade  ^_^

Abraço

vinhas

  • Visitante
Re: LAAD 2009.
« Resposta #13 Online: Abril 20, 2009, 05:07:24 pm »
É muito bom mesmo poder voar num simulador desses, eu lembro que uns anos atrás quando fui ver o simulador do F5 lá em Santa Cruz meu irmão foi fazer uma rolagem eu quase caí da plataforma que ele fica montado. A tela grande e angulada dá uma sensação de realismo animal mesmo... Quem conhecer algum militar da FAB das bases de Santa Cruz, Santa Maria e Natal pode tentar conseguir também. O pessoal não bota restrição não. A daqui de Santa Maria eu nunca vi, mas a de Santa cruz eu garanto que é perfeita e a de Natal, embora não tenha uma tela gigante que nem a de SC, tbm é muito boa. Com hotas e tudo mais.

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #14 Online: Abril 20, 2009, 07:24:42 pm »
Olha o Caveirao derrubando caça Russo, tu vai pra corte marcial traidor, ta famoso, ta ate no youtube




Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #15 Online: Abril 20, 2009, 08:15:05 pm »
CAra, isso aí foi o pessoal do Defesa Brasil que filmou e colocou no You Tube prá me pilhar. KKKKKKK
É que eu sou o maior defensor de equipamentos russos naquele fórum,e por isso mesmo o presidente da SAAB no Brasil me chamou lá, prá eu ver que o Gripinho também é bom.

Derrubei o cara no canhão, no míssil nem teve graça.

Offline =FN=Minhoca

  • Pilotos
  • Membro Jr.
  • *****
  • Posts: 97
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #16 Online: Abril 21, 2009, 11:04:24 am »
ai galera mais fotinhas!!! depois vo tenta colocar o video.








Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #17 Online: Abril 28, 2009, 11:18:35 pm »
Bem, mais algumas fotos da LAAD.

Bomba nacional de 500Kg guiada por GPS.



Versão de 250Kg.



Mísseis nacionais da MECTRON. Da direita para a esquerda:

Míssil Superfície-Superfície/anti-carro 1.2, ou MSS-1.2 .
Míssil ar-ar de 3º geração MAA-1A, equivalente ao AIM-9M.
Míssil ar-ar de 4º geração MAA-1B, equivalente ao Python-4.



E agora as fotos estão redimensionadas.

Abraços!!!!!






« Última modificação: Abril 28, 2009, 11:30:40 pm por =FN=Caveirao »

Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: LAAD 2009.
« Resposta #18 Online: Abril 28, 2009, 11:52:49 pm »
""Caveirão voce chegou a usar o sistema de armas nesse simulador ne?

Me diz uma coisa, como é o radar e o sistema de Track dos alvos? A varredura radar e boa?
a Mudança das telas No MFD e o Lock do alvo e tudo no HOTAS?""
 
Cara, em termos de operar os sistemas, nem tive tempo. O instrutor colocou/fez aparecer o alvo na linha do HUD, ouve-se o sinal sonoro de trancamento do míssil no alvo e dispara-se, só isso. Com o canhão ele (o instrutor) mudou para esse modo, daí foi só entrar nas seis do alvo, aproximar e mandar ferro quente.

Abraços!