Março 28, 2024, 01:58:08 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Março 28, 2024, 01:58:08 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: FreeTracker 6DOF  (Lida 125382 vezes)

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #180 Online: Janeiro 06, 2010, 07:41:37 pm »
Se for comprar camera compre a do PS3, é a melhor solução atual, e não tem a "complicação" do software do Bluesoleil (para o Wiimote).

Para quem ja tem o Wiimote e cansou de recarregar as baterias, um circuito redutor de tensão (de 5 para 3v) para ligar direto na USB.



Para quem entende da para montar sem fazer PCB.
E não fica em 10mirreis...

http://www.x-simulator.de/forum/usb-powered-wiimote-nintendo-wii-remote-t2139.html

Sokol1

Offline Focus

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 92
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #181 Online: Janeiro 07, 2010, 02:41:52 am »
Se for comprar camera compre a do PS3, é a melhor solução atual, e não tem a "complicação" do software do Bluesoleil (para o Wiimote).

Para quem ja tem o Wiimote e cansou de recarregar as baterias, um circuito redutor de tensão (de 5 para 3v) para ligar direto na USB.



Para quem entende da para montar sem fazer PCB.
E não fica em 10mirreis...

http://www.x-simulator.de/forum/usb-powered-wiimote-nintendo-wii-remote-t2139.html

Sokol1

Sokol, quanto a camera do PS3... Ela é que nem o WiiMote, não usa nada do processamento do pc? Ou precisa de um pc razoável para se chegar aos quase 150 FPS?
Esperto é o pato que já nasce com os dedos grudados para não colocar aliança...

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #182 Online: Janeiro 07, 2010, 10:53:05 pm »
Não, por ser um dispositivo de video tem um consumo de CPU - por isso o resultado vai ser influenciado pelo processador usado. Teoricamente tem vantagem sobre o Wiimote devido este usar "ondas de rádio" o que causa um pequeno delay, mas da quase 100 FPS com um uso zero de CPU.

Alem disto a camera do PS3 requer desmontagem para a retirada do filtro IR - e segundo dizem é dificil de desmontar.

E por fim parece que os drivers mais recentes (para o Windows) reduzem a performance teorica de 138 FPS para 60...

Resumo da opera: Melhor continuar com o Wiimote, que pelo menos serve para outras coisas, como ser usado como um controle remoto para o micro...
E com o adaptador de voltagem não tem problema de bateria descarregada.

Sokol1

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #183 Online: Janeiro 16, 2010, 01:27:46 am »
Voltei, continuo com a VX1000 sem problemas mesmo no Win 7, 30 FPS sem  Problema.
« Última modificação: Janeiro 16, 2010, 01:26:39 pm por =FN=Sport »




Offline wesley_skateboard

  • Novato
  • *
  • Posts: 11
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #184 Online: Março 03, 2010, 01:12:06 pm »
Galera alguem ai ja configurou o free trackir no Open Falcon 4.7, pois eu fiz um teste com 1 led, e no programa do free trackir funciona blz a cabeira mexe e tudo mais, mais quando entro no Open falcon 4.7 eu deixo habilitado no setup as 3 caixinhas da direita no controller/advanced e mesmo assim a visao nao mexe.
Sera que tem mais alguma coisa para configurar.
Preciso de ajuda pois tenho quebrado muito a cabeça e nada.
Aguardo ancioso por ajuda.
Valeu!!!

Offline =FN=Skullcrusher

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1760
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #185 Online: Agosto 23, 2010, 01:47:56 pm »
Bom, resolvi fazer meu kit após comprar o Flaming Cliffs 2.

Com a ajuda do Sport e do Max fui as compras e aqui pertinho de casa achei tudo o que precisava.

Porém na primeira tentativa, queimei os led's por ligá-los em uma bateria 9v sem ter resistor.

Fui a luta e, desta vez marquei com o Sport (moramos na mesma cidade para quem não sabe) comprei mais led's, fios, os resistores que comprei para duas opções: ligar em carregador ou na USB, além de leds reservas.

O meu projeto sempre foi o de construir aproveitando a estrutura do fone de ouvido no formato de boné. Então com dois canos de microfone pedestal (aquele branco de mesa) fiz o apoio dos leds laterais e o de cima com um clips que desentortei com um alicate. Decidi por ligar na usb com um cabo que eu tinha aqui de modem antigo da velox. Lixei os led's, soldei tudo, fixei no fone com cola quente e após exaustivos testes, posso dizer que está funcionando perfeitamente à exceção do zoom no FC2 que não consigo ajustar de nenhuma maneira, portanto espero dicas de como resolver este pequeno problema!

Seguem as fotos do meu "monstro"!










« Última modificação: Agosto 23, 2010, 02:10:57 pm por =FN= Skullcrusher »
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV


Offline Careca

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 421
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #186 Online: Agosto 23, 2010, 05:14:27 pm »
Cara, se tá funcionando.. tá ótimo...
Existem algumas dicas para melhor acabamento, astes mais firmes...
mas se o seu funcionou.... nao importa..

quanto á configuração do eixo Z, pode ser no programa de free track q vc tá usando...
o que vc usa para a captação?
webcam?
wiimote?

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #187 Online: Agosto 23, 2010, 06:32:37 pm »
 ^_^

Parabéns Skull, é isso ai, agora é só refinar as configuraçoes e aproveitar, e o melhor sem gastar muito.



Offline =FN=Skullcrusher

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1760
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #188 Online: Agosto 23, 2010, 08:50:54 pm »
Cara, se tá funcionando.. tá ótimo...
Existem algumas dicas para melhor acabamento, astes mais firmes...
mas se o seu funcionou.... nao importa..

quanto á configuração do eixo Z, pode ser no programa de free track q vc tá usando...
o que vc usa para a captação?
webcam?
wiimote?

Usando uma VX1000 sem mexer em nada dela...não tirei o filtro IR para não perder 3 anos de garantia hehehe

=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV


Offline =FN=Skullcrusher

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1760
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #189 Online: Agosto 23, 2010, 08:52:13 pm »
^_^

Parabéns Skull, é isso ai, agora é só refinar as configuraçoes e aproveitar, e o melhor sem gastar muito.

Valeu cara! Devagarzinho a gente vai acostumando a nova dinâmica de vôo, é bem mais complicado hehehe

Fora isso, mandando ver nos profiles do FC2 no X52! To com o A-10 praticamente pronto já!
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV


Offline Careca

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 421
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #190 Online: Agosto 24, 2010, 11:16:10 am »
heheheh

mas é por aí... todos tentamos de diversas formas...
talvez uma web cam vagaba resolva o problema e vc destrói ela sem peso na consciencia...

mas eu te indico o conjunto wiimote + pilhas recarregáveis....
vc alcança um ótimo FPS
o wiimote original está em torno de 120 merrecas.... vale a pena....

Offline =FN=Skullcrusher

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1760
    • Ver perfil
    • http://www.falcoesdanoite.com.br
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #191 Online: Novembro 10, 2010, 09:06:52 pm »
Fala galera!

Tenho andado completamente sem tempo e agora a coisa acalmou um pouco, então agora estou podendo aproveitar um pouco do meu Freetrack.

O "pequeno" problema é que agora quando mexo a cabeça lateralmente até ver a asa, o FC2 congela durante vários segundos e depois volta a funcionar. Isso para ambos os lados.

Alguém pode me dar uma dica do que pode ser este congelamento da imagem?

Obrigado!
=FN= Skullcrusher
C2D E7500|Gigabyte GA-EP31 DS3L|Kingston HyperX 2GB DDR2 1066Mhz| BFG GTS250 512MB OC ED|160GB SATA II Western Digital|500GB SATA II Samsung|Placa Caputura Encore ENLTV


Offline Ribeiro

  • Novato
  • *
  • Posts: 11
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #192 Online: Abril 20, 2011, 07:58:19 pm »
ai galera o free track funciona no falcon 4.0 "puro"?

Offline gustavoks

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 75
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #193 Online: Janeiro 22, 2012, 07:55:12 pm »
Fala galera!
To voltando a voar no falcon, agora na versão BMS 4.32. Vi uns videos do pessoal voando no falcon com esse brinquedinho e me apaixonei por ele! Deve ser outra coisa jogar com esse tipo de liberdade e imersão. Então eu decidi montar o meu. Passei a tarde pesquisando aqui e em outros foruns, e vou fazer um trackir experimental com a minha webcam mesmo (uma astech 8200k). Amanhã vou comprar os apetrechos e vou me grudar a construir esse troço.
A versão 2.2 do trackir funciona bem com o BMS 4.32?
Achei um site que explica nos minimos detalhes a montagem do trackir: http://adrenaline.uol.com.br/forum/pc/259169-freetrack-tutorial-passo-passo-de-leigo.html
Aqui tem uma explicação sobre os LEDs: http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

Att

Offline =FN=Killer

  • Administrator
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 260
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #194 Online: Janeiro 23, 2012, 04:30:47 pm »
Fala Gustavo!

Funciona no BMS muito bem! Eu uso, e inclusive seguí este mesmo tutorial que você forneceu o link.
Fiz ligação direta na USB (primeira vez queimei os 3 LEDs =D).

Até mais,
Killer

Offline gustavoks

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 75
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #195 Online: Janeiro 23, 2012, 11:38:39 pm »
Bom, fui na eletronica hoje e comprei os apetrechos pra montar o trackir. Montei, testei e, funcionou! Que maravilha  ^_^!!! Então fui correndo testar no Freetrack. Como eu tinha acabado de instalar a camera (uma Astech 8200K), o freetrack nao detectou a camera. Reiniciei o pc e ai sim a camera apareceu no freetack. Mas nao funcionou como eu pensava  :huh:. Tava marcando em torno de 13FPS, os movimentos nao eram suaves, acho que até a luz do quarto atrapalhou, pois quando eu desliguei, melhorou um pouco a captação dos movimentos. A distancia entre a webcam e os leds é pequena, o que parecia piorar ainda mais a situação.
Alguem tem um profile pra me enviar? Assim eu descarto um possivel erro de configuração.
 Resumo da ópera: Acho que o problema é a webcam! Eu nao consigo nenhuma info sobre ela na net, nao existe site do fabricante, nao sei se ela tem filtro IR, e agora é tarde e vou dormir. Mas não podemos nos emtregar pros homem de jeito nenhum hehehe. Amanhã eu tento de novo!
Abraços

Offline gustavoks

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 75
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #196 Online: Janeiro 25, 2012, 09:58:02 pm »
Ola,
como nao obtive sucesso no frretrack com minha webcam, comprei um um WiiMote (com motion plus). Cheguei em casa loco pra ver o freetrack funcionando maravilhosamente bem, mas, nao deu certo!
Eu consegui emparelhar o wii com o pc sem problemas. O freetrack achou o wii, mas quando eu cliquei pra iniciar o rastreamento, o freetrack deu erro e parou de responder!!! que *%¨$@!!!!!
Alguem conseguiu usar o wii no freetrack?
Enquanto isso vou continuar procurando uma solução nos foruns pela net.
Att.

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #197 Online: Janeiro 25, 2012, 10:52:07 pm »
Pena que tu ja comprou o wiimote, senão teria te aconselhado comprar a ps3 eye que é praticamente um trackir, funicona pela usb e ainda tem uns microfones muito bons, quanto ao wii, bastante gente usa e funciona blz, se tu usa windows 7 inicia o freetrack como administrador que deve resolver o problema, espero ter ajudado

Abraço

MadMax



Offline gustavoks

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 75
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #198 Online: Janeiro 26, 2012, 12:18:20 am »
woooooooohooooooo!!!!! CONSEGUI!!!! yes yes yes  ^_^
depois de algumas horas de pesquisas consegui fazer o freetrack achar e configurar o wiimote!
Tive que baixar um programa da toshiba pra gerenciar a conexão bluetooth e de resto foi fácil. Agora, eu tenho que fazer os ajustes finos nas configurações. Consegui 98 FPS de média!
Eu fiz um teste no bms 4.32 e funcionou, eu só nao consegui aplicar o zoom com o movimento da cabeça. Alguém tem alguma idéia?
hehehehe, agora é tarde MadMax :P mas valeu pela dica.

Att

Offline gustavoks

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 75
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #199 Online: Fevereiro 11, 2012, 08:59:16 pm »
Boa noite pessoal,
to precisando de uma ajuda! Alguém tem um profile pronto que funcione bem? Ta meio complicado configurar esse negócio XD.
Eu não to conseguindo achar um meio termo na sensibilidade: ou os movimentos ficam muito lentos ou rápidos demais!
Se alguém puder me ajudar, eu agradeço :D

Att

Offline =FN=Killer

  • Administrator
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 260
    • Ver perfil
Re:FreeTracker 6DOF
« Resposta #200 Online: Junho 13, 2012, 10:27:02 pm »
Boa noite aviadores!

Para quem usa o FreeTrack, estou postando umas imagens de configuração que eu utilizo. Levei um certo tempo até achar a configuração ideal para mim. Mas pode servir de base para quem está com dificuldades.

Tenho uma webcam "Logitech WebCam 250" simples, pega 30 FPS. Aconselho adquirir a cam "PS3 eye", vai pegar 100 FPS. Mas com 30 vai funcionar tranquilo.

Configuração da WebCam
O segredo está na exposição. Quanto mais exposto, maior será a "bolinha" que o FreeTrack capta. Eu optei em deixar a luz do led captado pela cam MAIOR POSSÍVEL. Foi a solução para reduzir as "tremidas" durante o jogo. Por mais que eu configurava a sensibilidade no FreeTrack, as tremidas continuavam. Bastou deixar um diâmetro maior e resolveu.



Tamanho dos pontos ("bolinhas")


Configuração do Modelo
Não esqueça de configurar a posição HORIZONTAL do seu modelo.


Configuração da Sensibilidade


Curvatura
Nem precisei mexer


Configuração no Falcon



Façam bom aproveito!

=FN=Killer