Março 28, 2024, 06:40:27 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Março 28, 2024, 06:40:27 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: FreeTracker 6DOF  (Lida 125355 vezes)

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
FreeTracker 6DOF
« Online: Agosto 24, 2008, 01:27:28 pm »
Pessoal gostaria saber quem aqui usa esse sistema para trocar umas ideias. também se alguem tem uma fonte confiável para me vender uma Webcan  estou querendo a VX1000 da MicroSoft.
« Última modificação: Setembro 18, 2012, 12:04:02 pm por =FN=Silent »




Offline Midship

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #1 Online: Agosto 24, 2008, 01:53:02 pm »
seria interessante juntar todos os relatos a respeito dessa ferramenta em um topico só. mal comecei a jogar Lock-on e ja sinto que preciso de algo parecido com o Track-IR para facilitar e melhorar a jogabilidade

[]s

Offline =FN=Montoro

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 262
  • MEN OF MAYHEM
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #2 Online: Agosto 24, 2008, 06:09:03 pm »
e ai pessoal, eu ja usei o free track e o free look, acho q era esse o nome, antes de comprar o trackir...destes eu achei o free track melhor pois permite 6dof, cheguei a montar três leds em um boné para usar como tracking device, funcionou bem, mas tem o problema de pilhas, q eventualmente vc acaba tendo de trocar durante o voo....mas eu viciei de tal forma q depois q usei pela priemeira vez, nao conseguia mais voar sem um sistema de head tracking desses.....minha primeira tentativa foi com o free look, eu peguei uma lanterninha daquelas maglite de chaveiro e prendi no boné com uma fita.....rs.....olha o desespero hein...rs...funcionou direitinho....tudo com uma webcam normal, sem alterar nada nela, apenas com o programa instalado e a luz no boné.....o resto é só regular a sensibilidade dos movimentos no programa e lembrar qual o botao pra resetar a visao pro centro......a grande vantagem do trackir, vc quase nao precisa resetar a visao....pra finalizar, recomendo esses programinhas de head tracking....pode dar um trabalho montar os leds no boné, mas até q é divertido.....
segue um link sobre como usar o controle do wii para head tracking, acho q alguem ja postou isso no forum, mas vale a pena lembrar....



IT`S BETTER TO BURN OUT THAN TO FADE AWAY!!!
Def Leppard

Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #3 Online: Agosto 24, 2008, 07:10:48 pm »
Cara, simplesmente fantástico, eu não tinha idéia de como melhora a sensação de profundidade e 3-D. Isso faz muita diferença num combate, muita mesmo. Fantástico, muito bom mesmo.

Offline Midship

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #4 Online: Agosto 24, 2008, 10:47:32 pm »
nossa, não tinha ideia de como os proximos jogos vão ser imersivos. isso sim vai ser diversão, sorte dos nossos filhos no futuro hehe

alguem ja arriscou usar o controle do Wii como headtracker? tem soft pra isso? me pareceu muito preciso pelo video do cara.
« Última modificação: Agosto 25, 2008, 09:55:50 am por Midship »

Offline =FN=Eagle

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 3233
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #5 Online: Agosto 26, 2008, 07:23:48 pm »
Semana passada estava conversando com o Caveirão e o Madmax, esse fds irei começar a montar o meu.

COloco o resultado aqui depois

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #6 Online: Agosto 26, 2008, 08:14:50 pm »
To montando um pro Sport, quem quiser montar aqui tem um tutorial dum brazuca passo a passo

http://www.cerol.org/logmac/DIY-Trackir/



Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #7 Online: Agosto 29, 2008, 08:25:28 pm »
Em quanto não chega a camera que eu comprei, peguei uma aqui de um amigo uma bem vagaba ela não passa de 8 FPS é da clone e com o cotrole remoto o Freetrak funcionou testei inclusive no Opem Falcon e num é que funciona, agora como só tem um LED não faz zoom. mais funciona mesmo. ae Max tô aguardando. ^_^ ^_^ ^_^




Offline =FN=Montoro

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 262
  • MEN OF MAYHEM
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #8 Online: Agosto 30, 2008, 09:19:23 am »
aqui vai o link pra fazer o download do manual do free track em inglês

http://rapidshare.com/files/141287276/manual_free_track.pdf.html

FLY HIGH


IT`S BETTER TO BURN OUT THAN TO FADE AWAY!!!
Def Leppard

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #9 Online: Agosto 30, 2008, 11:40:55 am »
Rapaziada agora é que o pessoal da natural poit vai endoidar a galera já esta em outro nivel com o FreeTrack não vai usar mais Ld´s e sim o adesivo refletivo com uma instalação e montagem bem simplificada aqui tem ate um brazuca http://forum.free-track.net/index.php?showtopic=466 . usando camera com Ld´s IR, embora que agora eu ja esteja com minha camera aqui MicroSoft VX1000 ontem fiz uns testes no FRTK e posso dizer que o negocio é show OBS eu ainda não retirei o filtro IR dela e tb ela esta com a auto exposição ativada mesmo assim chegou a 20 FPS constante e tb não houve perda de desempenho no Simulador.




Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #10 Online: Agosto 31, 2008, 08:19:54 pm »
Aí pessoal, comprei uma A4tech PK-333MB. Ela vem com LEDs IR e tá batendo 29FPS. Fiz uma gambiarra aqui presa num fone e t´funcionado beleza, mas vou aperfeiçoar com material de melhor qualidade. Quanto gastei? R$62,00 da câmera e só. Desmontei três controles velhos, e aproveitei os LEDs IR, usei fio grosso rígido e fio de caixa de som, aqueles de duas cores, fita isolante e solda estanho eletrônica que eu já tinha mesmo. Ficou meio trambolhudo, afinal é só prá testar, mas funciona perfeitamente.

Só não consegui aquela sensação de 3-D do gordinho aí de cima. Mas facilita muito mesmo, ainda mais pro pessoal do IL-2 que pega só no canhão mesmo e tem de manter visual com o alvo o tempo todo.

O único limitador da precisão é o FPS do simulador, mas aí é problema da máquina, que no meu caso é um museu eletrônico.

Façam que é muito fácil.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #11 Online: Agosto 31, 2008, 11:29:32 pm »
FreeTrack é um "software" que serve para simular, nos jogos, os deslocamentos da cabeça com o objectivo de aumentar o realismo e o prazer de brincar, (realizados graças a LEDs que fixa-se sobre a sua cabeça).Graças a estes  indicadores (LEDs), FreeTrack, detecta os movimentos da cabeça do jogador, e reproduz nos jogos.
Para obter o efeito FreeTrack, Ha necessidade de uma WEBCAM que consiga 30 FPS eu achei a VX1000 da MicroSoft o melhor custo beneficio fácil de remover o filtro IR e não precisa de negativos na frente da lente.  aconselhavel uma maquina dual  core 
FreeTrack funciona da mesma maneira que o TrackIR, e é  compatível com a maior parte dos jogos que utilizam esta tecnologia.
Caveirão vc usou um ou tres Led´s pq o efeito 6DOF só vai com três leds. Pessoal quero dizer aqui que o FreeTrack funciona perfeitamente basta seguir a simetria do progeto a tecnologia usada é de fácil compreensão vale apenas montar o sistema. para simplificar quem voa AF ou IL2 então e perfeito e simples pois só e necessário um led vai funcionar da mesma forma que um Trakir inclusive gostaria de dizer que a Naturalpoit esta usando no seu ultimo lançamento um clip para ser usado no fone de ouvido com o leyaut idêntico ao utilizado pelo pessoal que faz o Freetrak em suas residências (Eles chamam de ClipPro custa $ 34.00 dólares enquanto Freetrack não vai lhe custar nem R$ 15.00. olha o TrakirClip Pro aqui http://www.naturalpoint.com/trackir/01-store/0-resources-store/item_trackclippro_colors.jpg .olha o FreeTrack aqui http://www.free-track.net/images/point_model_gallery/bwaze_04.jpg  )  , usando LD´s IR pois é a forma mais precisa de captura, outra coisa quem tiver seu Trakir se quiser pode usar o Software do FreeTrack pois vai funcionar heheheh com uma vantagem na Próxima versão vai poder usar o controle do Nitendo Wii.
Pessoal falando serio quem tiver interesse entre em contato  tire suas duvidas ensine a quem as tem, eu falo isso por que eu sei que quem faz parte desse esquadrão é apaixonado por aviação e sei também que comprar um sistema desse de um fabricante fica fora do orçamento de muitos companheiros eu me incluo entre eles e tenho certeza que é um equipamento fundamental para a pratica do voo simulado.
 Abraços a todos.   




Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #12 Online: Setembro 01, 2008, 01:59:15 am »
Fiz com apenas 1 LED primeiro, depois com três e funcionou perfeitamente com ambos. No FT tem as opções de um, três e até quatro LEDS, com opção de montagem lateral ou sobre o boné, na aba. Há também a opção de adesivos reflexivos.

Offline Srldias

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 73
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #13 Online: Setembro 01, 2008, 09:34:27 am »
Estou querendo montar um TrackIR pra mim e pelos tutoriais que vi por aqui, acho que não vai ser muito difícil. A minha intenção era montar logo um de três pontos, mas antes de montar, quem puder me esclarecer algumas dúvidas eu agradeço.
1- Pelo que vi, com o FreeTrack dá pra fazer modelos de até 4 pontos. Dá muita diferença um ponto a mais?
2- Qual modelo fica melhor(mais preciso)? Com leds, ou com fitas reflexivas?
3- Pra usar as fitas reflexivas eu preciso de uma placa de captura? Eu tava achando que as fitas eram só pra refletir a luz que as câmeras emitem e recebem.
4- Dá pra ligar 3 leds IR em uma única porta USB? Ou eu teria que ligar um led em cada porta?
5- Esse esquema do 6DOF funciona pra qualquer simulador? O modelo de 3 pontos já é o suficiente pra conseguir o efeito?

Agradeço a ajuda.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #14 Online: Setembro 01, 2008, 12:30:27 pm »
Estou querendo montar um TrackIR pra mim e pelos tutoriais que vi por aqui, acho que não vai ser muito difícil. A minha intenção era montar logo um de três pontos, mas antes de montar, quem puder me esclarecer algumas dúvidas eu agradeço.
1- Pelo que vi, com o FreeTrack dá pra fazer modelos de até 4 pontos. Dá muita diferença um ponto a mais?
2- Qual modelo fica melhor(mais preciso)? Com leds, ou com fitas reflexivas?
3- Pra usar as fitas reflexivas eu preciso de uma placa de captura? Eu tava achando que as fitas eram só pra refletir a luz que as câmeras emitem e recebem.
4- Dá pra ligar 3 leds IR em uma única porta USB? Ou eu teria que ligar um led em cada porta?
5- Esse esquema do 6DOF funciona pra qualquer simulador? O modelo de 3 pontos já é o suficiente pra conseguir o efeito?

Agradeço a ajuda.
Vou responder o que eu sei 1º 4 pontos já e ultrapassado o ideal e o modelo 3 pontos
2º O modelo com Ld´s é o que tem melhor captura.
3º Tem um brasileiro que fez um sistema com PL de captura e camera de segurança,sim existe a possibilidade  de se usar uma webcam com os adesivos mais vai gerar alguns problemas com relação aos tipos de LD´s e a configuração dos mesmos para que vc consiga uma reflexão correta na presença de luz parasitaria então é melhor o sistema com Ld´s.
4º Tem o esquema para ligar em uma única porta USB nesse caso é melhor o Mad Max responder.
5º O modelo de 3 Ld´s e necessario para o sistema 6DOF. O modelo 6DOF só não vai funcionar se o simulador não estiver implementado para o mesmo no caso do IL2 ele só é implementado com um mod que vc pode ver com o Pessoal que voa o IL2 no mais vai alguns simuladores que utiliza 6DOF LockON,Red Viper,Opem Falcon. o AF só usa 2DOF.
Para baixar o Freetrack tirar mais duvidas visite http://www.free-track.net/english/ para ver o progeto  do brasileiro e ficar fera na construçaõ visite http://www.cerol.org/logmac/DIY-Trackir/ :huh: :mellow: ^_^ :unsure: :ph34r: :mellow: espero ter sido útil. Para finalizar vou usar uma frase da comunidade FreeTraker heheheh, Se você comprou o TraKir sinto muito.




Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #15 Online: Setembro 01, 2008, 12:37:29 pm »
Ae srldias entra em contato pelo ICQ 244234584 ou MSN gustavohbb@hotmail.com




Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #16 Online: Setembro 01, 2008, 01:16:11 pm »
Aqui tem uns vídeos um mostrando a montagem do FreeTrack e outro mostrado o OpenFalcon 4.5





Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #17 Online: Setembro 01, 2008, 06:55:01 pm »
Bom, como eu tinha incentivado o Sport a fazer o bagulho e ele comprou a webcam, então coloquei a mão na massa e construi um clip pra ele, não ficou uma jóia de design mas o importante é que vai funcionar, usei 2 canetas bic, durepox, cola quente, fio, leds, resistor, conector pra fonte e um pouco  de boa vontade. Já está a caminho de casa, abaixo umas fotos do Frankstein Free Track Clip!













Clique nas imagens pra ver no tamanho normal.

E como disse o Caveirão, se até ele fez um qualquer vivente faz,  :mellow:

Sport, agora falta menos do que faltava!



Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #18 Online: Setembro 01, 2008, 06:58:06 pm »
Em tempo, srldias, da pra ligar tranquilamente na usb, basta chegar na eletronica e dizer pro atendente que tu vai ligar 3 leds IR numa fonte 5V que ele te da os resistores que tu precisa, só cuidado pra fazer a ligação no cabo usb, qualquer coisa é só perguntar.



Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #19 Online: Setembro 01, 2008, 11:17:37 pm »
Pessoal, fiz com adesivo reflexivo e não gostei. A faixa de atuação é menor, o rastreio do adesivo falha ... Enfim, vou com a maioria, LEDs mesmo.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #20 Online: Setembro 01, 2008, 11:36:42 pm »
Pessoal, fiz com adesivo reflexivo e não gostei. A faixa de atuação é menor, o rastreio do adesivo falha ... Enfim, vou com a maioria, LEDs mesmo.
Valeu a dica mano, vai de Led mesmo ate a Naturalpoit tá aderindo aos Ld´s IR.




Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #21 Online: Setembro 03, 2008, 07:10:49 pm »
Umas fotos da minha gambiarra e mais uma novidade. Comprei uma fonte universal, com seletor para várias voltagens, inclusive 1,5V e 3V. Agora ligo na tomada e esqueço da vida.







Imagens feitas com minha webcam mesmo. A última mostra os LEDS acesos e a câmera escurecida. Fiz elevado porque a câmera fica presa no alto do monitor e lateralmente, então para que ela "veja" os LEDs o mais frontalmente possível. Funciona perfeitamente, sem necessidade de resistor nem nada, é ligar correr pro abraço, ou melhor, pro vôo..

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #22 Online: Setembro 03, 2008, 08:30:15 pm »
Parabéns, caveirão, ficou muito bom, o modelo que usaram pra apresentação do clip é que não ta la essas coisas, ehehehe, me diz uma coisa, tu ta usando a fonte em 3 ou 5V?



Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #23 Online: Setembro 03, 2008, 09:08:18 pm »
Muito bom Caveirao  pra quem tem alguma duvida sobre o funcionamento acredito que deixou de ter. E melhor ainda a ideia da fonte com mult voltagem, posso dizer pois eu já li muita coisa sobre o Freetrack e em nenhum fórum eu vi niguem usando, se for possivel coloca aqui umas fotos dessa fonte, sem querer fossar a barra se vc puder colocar aqui o material que vc usou e o valor gasto no progeto seria de grande utilidade incluindo as especificações dos Ld´s.
Parabens!!!!
  :mellow: :mellow: :ph34r:




Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #24 Online: Setembro 03, 2008, 10:20:48 pm »
A fonte está em 1,5V, pois tenho dúvidas sobre a voltagem correta dos LEDs. Na loja a vendedora me falou serem 1,5V, e como estava funcionado com uma pilha média de 1,5V, resolvi não arriscar. Também comprei fio bicolor fino, soldei mais 1m para aumentar o cabo da fonte e me dar mais liberdade de movimentos.

A fonte é esta, mas é meio que genérico mesmo, é só pedir uma universal com várias voltagens e logicamente com  1,5v e 3v.



Ah, e não precisa esquentar com polaridade, ela inverte os pólos também.




Offline Srldias

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 73
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #25 Online: Setembro 04, 2008, 09:37:09 am »
Caraca. Muitissimo obrigado, galera. Com essas dicas agora ficou bem mais fácil. Já decidi qual vai ser meu projeto e já tô providenciando o material.
Eu estava pensando em ligar os leds na usb e pra isso fui comprar os leds e resistores como o MadMax tinha me orientado. Só que nas lojas que eu fui, ou os caras não sabiam ou não queriam arriscar me falar o valor do resistor que eu precisava. Voltei as pesquisas no São Google e achei esse tutorialzinho que me ajudou bastante: http://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/. Inclusive tem uma tabela com o padrão de valores pra leds, e segundo essa tabela, os leds IR tem 1,1V. Vou tentar ligar os leds usando esse valor. Vou tentar no fds e posto o resultado aqui.
Quanto às webcams, dá pra usar essas genéricas como essas, desde que consigam 30FPS?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79027001--80-mp-8000k-webcam-sohoo-52i-a-melhor-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78755862-webcam-vies-nano8-8-mp-8000k-microfone-promoco-nf-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78278886-webcam-50-mp-mega-pixel-5000k-com-leds-microfone-embutido-_JM
E é absolutamente necessário tirar o filtro IR? Nesse caso ela fica inutilizada para uso comum?

Sport, no fds te adiciono, ok.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #26 Online: Setembro 04, 2008, 12:37:33 pm »
Se tu tens certeza que estais seguro para usar a USB é uma boa caso contrario a melhor solução que eu achei foi a do Caveirão que esta usando uma fonte mult volt isso elimina grande parte do trabalho com solda pois não é necessário o uso de resistores, com relação a camera eu concelho a usar cameras já testadas eu estou usando uma VX1000 da MS pq pesquisando vi que muita gente a usava e era muito simples tirar o Filtro IR. o caveirão esta usando a A4tech PK-333MB e vem tendo bons resultados e não retirou o Filtro IR pois a mesma desabilita o Filtro, e tb esta na faixa de peço das que vc postou.




Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #27 Online: Setembro 04, 2008, 03:24:49 pm »
srldias, acho que dessas 3 pega a de 8mpx, mas da uma procurada e ve se acha A4Tech PK 333 MB
ela é indicada pelo site do FreeTrack, usa pouca cpu e funcina bem, vide o =FN=Caveirão que usa uma e alem disso no Rio pode ser encontrada por um valor em torno dos 60 reais, muito barato pra o que oferece, quanto a ligar na usb, compre uma fonte dessas que o Caveirão postou ai e seja feliz, nao vai usar cpu e vai ficar bom.



Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #28 Online: Setembro 04, 2008, 03:50:36 pm »
Para aqueles que não tem uma A4Tech PK 333 MB, e precisam retirar o filtro IR da webcam, vou mostrar como retirei da minha que é uma chingling marca DEVIL.

Apresentando a Danada.


Aqui os 4 parafusos que devem ser retirado pra abrir a coitada


WebCam aberta e com a tripeira de fora


Conjunto da lente fora da placa do circuíto


Aqui a lente retirada do suporte


Como eu bati as fotos depois de ja ter tirado o filtro IR nao tenho fotos com ele no lugar, então peguei emprestado uma foto que o filtro eh no mesmo lugar que na minha webcam


Para retirar o filtro ir tem que se tirar o cilindo com rosca de dentro da capa prateada, que em outras webcams pode ser preta, depois onde fica a lente tem um anel que segura o sistema, retirando o mesmo, a lente sai e no fundo do cilindro fica o filtro IR que tbm sai, depois é so montar sem o filtro IR, pode-se ver o conjunto serparado na foto abaixo


No meu caso como eu não consegui descolar o anel que prende a lente, peguei um estilete e fui desbastando o plastico ate conseguir que o filtro IR saisse, não ficou bonito mas funcionou.



Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #29 Online: Setembro 04, 2008, 04:49:52 pm »
Muito bom Max, uma pergunta, o filtro IR e esse pedacinho de vidro quadrado próximo ao cilindro preto? O filtro da minha webcam é bem mais simples de ser retirado no video que eu postei mostra como retirar. vou tirar umas fotos das configurações da minha webcam para postar aqui.
 Pessoal tem um faq aqui de um desenvolve dor bastante esclarecedor.http://forum.free-track.net/index.php?showtopic=455
« Última modificação: Setembro 04, 2008, 04:57:21 pm por =FN=Sport »