Abril 26, 2024, 01:46:25 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 26, 2024, 01:46:25 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: FreeTracker 6DOF  (Lida 128408 vezes)

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #30 Online: Setembro 04, 2008, 05:14:21 pm »
isso, é aquele pedacinho de vidro quadrado, ele é bem pequeno mesmo, e aqui consegui retirar inteiro, da se quiser é so colocar no lugar novamente, só vai ter que colar pra ele não cair, ja que o estilete acabou com a parte que segurava ele.



Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #31 Online: Setembro 04, 2008, 06:04:27 pm »
Senhores, a fonte e a minha gambiarra.







Aguardem um suporte de alumínio regulável e adaptável a qualquer fone e qualquer lado.






Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #32 Online: Setembro 04, 2008, 07:49:03 pm »
Ae Caveirão gostei da cor dos fios.




Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #33 Online: Setembro 04, 2008, 11:57:25 pm »
Cara, até os fios são restos, é tudo fio velho. ^_^

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #34 Online: Setembro 05, 2008, 04:15:13 am »
Bem eu tenho vontade enquanto apaixonado por aviação de posuir um simulador progetado pela NASA ou pelo ITA mais dentro de uma realidade eu posso sonhar, e transformar esse sonho em realidade com a ajuda de muita jente que pensa que não é possível transformar um sonho em realidade, mais que sabe e não ajuda e desconfia de tudo que ver na sua frente.
Eu fiz um simples tópico para poder ter um lenitivo nessa nossa vida tão atribulada e até para que a essência desse esquadrão chamado por todos de =FN= não se perca só na progeção de uma suposta ajuda mutua para um crescimento particular dentro de um ou de vários simuladores.
 Eu quero dizer com isso que o =FN= tem suas alas de simulação distintas mais que na sua essência se trata de um grande grupo de amigos que tem que seguir regras determinadas.
 Bem eu pedi ajuda de muitos e recebi ajuda de poucos não sei por que? Já que eu sei que esse grupo e composto de pessoas de diferentes áreas e que com seu conhecimemento  poderão de uma forma mais atuante ajudar, e não estão se fazendo presentes nesse momento.
 Porque eu estou afirmando isso nesse momento? Só por um motivo, eu acredito e vou me repetir, palavras que disse em outro post,acho que aqui não tem nenhum ou melhor alguns talvez tenham condições financeiras para comprar um sistema de simulação de movimento usando um sistema otico para ser usado em um momento de lazer o que venhamos e convenhamos! E muito bom  ^_^ por esse e outros motivos eu gostaria muito que todos os integrantes que realmente tenhão vontade de cooperar com esse progeto esternassem suas duvidadas e aprendizado aqui.
 Isso é ´só o inicio de uma grande parceria quem sabe, aqui mesmo no =FN= dentro de um futuro próximo não estaremos com a ajuda de todos, fasedo nosso próprio sistema de controle de voo. Bem mais isso é só um sonho ou não? 
 Quero deixar aqui meu abraço fraterno aos integrantes do =FN=   




Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #35 Online: Setembro 05, 2008, 06:15:34 pm »
Aqui um pequeno video feito no il-2 pro pessoal ter uma ideia, faltou fazer os ajustes finos, mas já da pra ter uma noção.

http://www.youtube.com/v/vbY4J_JPjC4&hl=en&fs=1

E aqui a TRK pra quem quiser ver no IL-2 mesmo

http://rapidshare.com/files/142929498/dogfT.trk.html



Offline =FN=Eagle

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 3233
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #36 Online: Setembro 05, 2008, 08:22:34 pm »
Ainda não montei o meu, aff.
Acredito que irei fazer com a fonte mesmo, fica mais fácil de montar  :wub:

Quaaaaando eu começar a montar eu coloco o resultado aqui.

Offline =FN=Caveirao

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 239
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #37 Online: Setembro 06, 2008, 12:50:30 am »
Quem quiser, vai estar a venda brevemente.







Regulável em angulação, lado da cabeça e elevação. Só o "esqueleto" ou completo. Logo terei preço, pois preciso pesquisar o custo de produção.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #38 Online: Setembro 06, 2008, 03:19:45 am »
Muito bom proficional.




Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #39 Online: Setembro 06, 2008, 05:31:58 am »
Enquanto aguardo a chegada do meu clip com 3 led´s eu resolvi montar um com 1 led usando um controle velho eu retirei o led e usei o compartimento de pilhas soldei o led e coloquei uma pilha 1.5 volts. tive então meu primeiro contato num simulador com carecteristicas 3D e posso dizer   que eu não sei pilotar ou que sou muito limitado senti que tenho que treinar muito pois me deparei com uma situação totalmente nova.Me lembrei das palavras de um piloto virtual escrita na tradução do livro In Pursuit ele fala referido se as diferenças de um voo simulado e um voo real. Seu campo de visão é o do pilot,numa perspectiva de primeira pessoa samelhante a que veria um piloto real.
 A diferença mais notável é falta de profundidade (com o sistema 6DOF isso acaba ) e de visão periférica, algo que é crítico ao considerar o que nós chamamos Conciencia Situacional SA (com 2 DOF ou um led vc passa a ter  visão periférica) Provavelmente um piloto real compararia esta experiencia a voar com uma viseira para cavalos. pois foi justamente ok eu pensei quando usei o sistema senti que por muitos anos voei com esses tapa olho e por esse motivo tive uma certa dificuldade para não dizer muita mais muita mesmo só após alguns voos eu conseguir dominar o sistema parcial mente sei que ainda tenho um longo caminho a trilhar, estou postando uma foto para se ter uma ideia de como a coisa mudou
By sporthbb at 2008-09-05
Notar minha posição para a queda da durandal no centro da pista ver tb uma fumaça branca do foguete da mesma isso é um explo  de visão periférica.
« Última modificação: Setembro 06, 2008, 05:37:03 am por =FN=Sport »




Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #40 Online: Setembro 07, 2008, 12:10:32 pm »
Esse é o Resultado da união do FreeTrack + MK20, no ataque a uma base com uma visão periférica perfeita vc consegue enxergar as ameaças em tempo manobrar e destruir antes de ser derrubado.
By sporthbb at 2008-09-07   




Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #41 Online: Setembro 09, 2008, 05:13:45 am »
Como eu notei que todo mundo quando instala o FT pela primeira vez tem duvidas sobre a configuração inicial estou postando umas fotos da minha.
Nessa tela pode notar que os FPS estão em 30 e o Jitter esta em 0 os dois tem que esta verde.

Nessa vão as configurações da camera.

By sporthbb at 2008-09-09
aqui as configurações de Stream. eu uso I420 e menos propenso a luzes parasitarias de fundo,algumas cameras não suporta.

By sporthbb at 2008-09-09
 




Offline Gegê

  • Novato
  • *
  • Posts: 47
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #42 Online: Setembro 10, 2008, 03:46:03 pm »
Olá, pessoal,

como faço para checar às "six"? Mesmo olhando "de esguelha" para o monitor, não consigo - Depois de muito tentar, fiquei até achando que poderia ficar vesgo... sério :huh:

Grato,

=Cad=Gegê.


Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #43 Online: Setembro 10, 2008, 06:20:19 pm »
Olá, pessoal,

como faço para checar às "six"? Mesmo olhando "de esguelha" para o monitor, não consigo - Depois de muito tentar, fiquei até achando que poderia ficar vesgo... sério :huh:

Grato,

=Cad=Gegê.



Essa e a parte chata como diria meu amigo MadMax mais isso você vai ter que aprender quase que só, vc tem que regular as curvas de sensibilidade do FT para fazer seu próprio Profile ou usar alguns que já vem no FT.Esta e a aba de ajustes fino. Image Hosted by ImageShack.us




Offline Gegê

  • Novato
  • *
  • Posts: 47
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #44 Online: Setembro 13, 2008, 05:54:48 pm »
Prezado,=FN=Sport,

Utilizo apenas um led, pois o mod 6-DOF para IL-2 não é aceito em todos os serves.

Daí, a configuração ser muito simples. Mas ainda acho a sensibilidade alta:

Yaw = 85 
Pitch = 80

E os itens abaixo, que, apesar dos valores, desconheço a finalidade :huh:

Smoothing = 100
Zoom Smoothing Multiplier = 20
Dynamic Smoothing Reduction = 15
Average = 1

Quanto ao ajuste fino, não sei quais as "escaladas" envolvidas nos gráficos. Talvez esse conhecimento ajudasse, pois saberia o quê exatamente estaria sendo ajustado.

Assisti ao vídeo do =FN=MadMax e achei perfeito. Em momento algum percebi a uilização de uma tecla para centralização e a sensibilidade estava ótima - mesmo em um movimento mais rápido feito em 2:17. E, no entanto, no vídeo ele movimenta a cabeça até umas quatro, cinco horas. Talvez porque no spitfire, o "retrovisor" ajude a checar às seis horas.

Abraço,

=Cad=Gegê.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #45 Online: Setembro 14, 2008, 01:05:35 am »
Prezado,=FN=Sport,

Utilizo apenas um led, pois o mod 6-DOF para IL-2 não é aceito em todos os serves.

Daí, a configuração ser muito simples. Mas ainda acho a sensibilidade alta:

Yaw = 85 
Pitch = 80

E os itens abaixo, que, apesar dos valores, desconheço a finalidade :huh:

Smoothing = 100
Zoom Smoothing Multiplier = 20
Dynamic Smoothing Reduction = 15
Average = 1

Quanto ao ajuste fino, não sei quais as "escaladas" envolvidas nos gráficos. Talvez esse conhecimento ajudasse, pois saberia o quê exatamente estaria sendo ajustado.

Assisti ao vídeo do =FN=MadMax e achei perfeito. Em momento algum percebi a uilização de uma tecla para centralização e a sensibilidade estava ótima - mesmo em um movimento mais rápido feito em 2:17. E, no entanto, no vídeo ele movimenta a cabeça até umas quatro, cinco horas. Talvez porque no spitfire, o "retrovisor" ajude a checar às seis horas.

Abraço,

=Cad=Gegê.
Da pra vc postar uma foto do seu clip de um led? pode ser uma questão de posicionamento.
« Última modificação: Setembro 14, 2008, 04:25:23 am por =FN=Sport »




Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #46 Online: Setembro 14, 2008, 12:12:48 pm »
Gegê esse tipo com um Led é o mais fácil de configurar. pedi para vc postar uma foto dele por que eu queria ver como você construiu o mesmo. o led não pode estar muito aproximo  da cabeça por esse motivo seria bom que você usasse um tubo com o diâmetro de uma caneta sendo um pouco mais longo, prendendo o mesmo no centro da alça do Headfone. feito isso eu acredito que mesmo que vc use o Profile em Default não vai haver problema, vá na pagina oficial do Freetrack pois na seção de dowload tem um Profile já pronto para o IL2 só não sei se é pra 2DOF. tem também uma pagina de um brazuca que ensina a fazer o FT com um led usando a caneta http://www.cerol.org/logmac/DIY-Trackir/
Quero também dizer que devido a nos todos, durante muitos anos nos acostumamos a voar de forma convencional dai é muito normal que se tenha alguma dificuldade em se adaptar ao sistema FT. No inicio aconselho a todos que migrarem pra o sistema que treinem bastante antes de querer voar como de costume, vou postar aqui dois videos para que vc veja 2 modelos diferentes de montagem, para lhe ajudar com o ajuste do seu profile eu pesso ao companheiro MadMax que de uma força pois eu não voo o IL2.
Olhe os modelos.
« Última modificação: Setembro 14, 2008, 12:27:52 pm por =FN=Sport »




Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #47 Online: Setembro 14, 2008, 01:55:30 pm »
E ai GEGE, o negócio é o seguinte, eu prendi o led na ponta de uma caneta e coloquei a mesma presa no centro do fone, ficou parecendo um unicórnio mas tem a vantagem de amplificar o movimento, dai tu mexe pouco a cabeça e a visão mexe bastante, se tu deixar o led muito perto da cabeça com certeza tu vai quase quebrar o pescoço, vou tirar uma foto da gambiarra e posto aqui pra ti ver. :)



Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #48 Online: Setembro 14, 2008, 03:49:58 pm »
Como prometido aqui estão as fotos.

Clip no Fone


Visão Frontal


Detalhe do Aparato Tecnológico, até então escondido a 7 chaves do mundo esterior, ehehehe






Offline Gegê

  • Novato
  • *
  • Posts: 47
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #49 Online: Setembro 14, 2008, 09:38:15 pm »
Olá, pessoal,

Minha gambiarra é muito parecida com a do MadMax. Contudo, ao invés de uma caneta, bom... uso um pau-de-laranjeira - acho que é isso - que minha esposa utiliza(va) para "fazer as unhas". ^_^

Ademais, tentei instalar o profile de Henna Jin - disponível em http://www.free-track.net/english/multimedia/profils.php -, mas sem sucesso... Já faz um tempo, acho que é um arquivo .bat que gera um outro arquivo o qual não consegui utilizar.

Abração,

=Cad=Gegê.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #50 Online: Setembro 15, 2008, 01:05:39 pm »
Esse teu ae Max tá muito chic gambiarra esse aqui rsrsrsr <_<

« Última modificação: Setembro 15, 2008, 09:17:21 pm por =FN=Sport »




Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #51 Online: Setembro 19, 2008, 09:12:57 am »
Devido a demora do ECT em me entregar o Clip com 3 led´s que o Max fez eu resolvi fazer o meu, com a ajuda do Max eu fui as compras heheheh Led´s , Ferro de solda, Fita isolante, uma fonte Mult volt igual a do Caveirão. Pus mãos na massa,aqui esta o clip faltando o terceiro     
led.

Após tudo montado eu tirei umas fotos dentro do OF. Gostaria de fazer uma observação.Pessoal realmente é muito imprecionante o F4 usando o 6DOF mais se voar com um só led requer se adaptar com três a coisa realmente complica mesmo! a comessar pelo ajuste do Freetrack, a pilotagem fica muito mais realista no entanto bem mais complicada,não vou me estender mais nesse ponto quando vocês fizerem os seus cli ^_^p´s vão saber do que eu falo.
Visão lateral do Pit.

Visão em zoom frontal.


Visão do Flir em zoom lateral.





Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #52 Online: Setembro 20, 2008, 03:07:16 pm »
Bem pessoal volto aqui para relatar alguns problemas que eu tive com relação a fonte de energia para o clip do FT.Comprei uma fonte universal pensando em ter menos trabalho soldado um resitor,sendo que essa fonte tem origem chinesa rsrsrsrsr dai  a voltagem que ela afirma não é verdadeira. "Inprecionante eu não sabia que na China 1,5 volt´s eram na realidade 4volt´s, dai o ditado que se diz quando tem alguma coisa cheirando a mentira. Só se for na China. hauhauhau" Continuado só me dei conta após ter queimado 3 led´s fui no centro e comprei um monte de resistores devido ao preço Cts$ 0.10 bem remontei tudo e testei tá maravilhoso, olha que eu não mexi no profile.
Quero dar uma dica aqui, já que alguns companheiros estão me perguntando sobre problemas com a difusão de luz dos led´s, quem não conceguio comprar aquele tipo que vem com a cabeça chata heheheh feito a minha, é só lixar ate chegar proximo do diodo, usa aquela lixa de unha mesmo que vai resolver a bromca.Essa dica eu credito ao Max.
Olha o clip montado faltando só o acabamento.
 
Notar que eu lixei as pontas ate ficarem chatas
 




Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #53 Online: Setembro 22, 2008, 04:41:49 am »
Difusão dos led´s a sim e o ideal

A sim esta no sistema de compreção I420
A sm no sistema RGB24

, Max eu lhe agradeço por você ter me colocado e me incentivado a entrar no mundo da verdadeira simulação de vôo . Em tempo eu quero dizer que após varias horas de testes eu posso dizer que o Freetrack funciona muito bem,não vou dizer que é perfeito por que perfeito só Deus.
Salve!Salve! o =FN=
« Última modificação: Setembro 22, 2008, 05:06:20 am por =FN=Sport »




Offline Gegê

  • Novato
  • *
  • Posts: 47
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #54 Online: Setembro 22, 2008, 02:16:01 pm »
Pessoal,

construi um freetrack com apenas um led, seguindo a dica - fundamental - do =FN=MadMax e do =FN=Sport para lixar a ponta, e está funcionando perfeitamente com o IL-2, um outro nível de jogabilidade, de simulação, de imersão - se com apenas dois graus de liberdade a experência é fantástica, imagino como será 6DOF...

No link http://www.free-track.net/english/hardware/filter_removal/a4tech_pk_333MB.php há um roteiro para se retirar o filtro IR da cam A4Tech PK 333MB(por mim utilizada); porém, isso o =FN=Caveirão já ensinou muito bem!

Assim, o que de fato acredito que o tal roteiro possa acrescentar é uma ótima configuração, no final dele, para a A4Tech PK 333MB a fim de se obter bons frames.

Obs.: Depois posto uma foto da minha gambiarra... é que, por enquanto, estou usando as pilhas recarregáveis da máquina fotográfica no freetrack.  B)

Abração,

=Cad=Gegê.

Offline Srldias

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 73
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #55 Online: Setembro 22, 2008, 02:55:23 pm »
Vocês acham que o que passou por aqui é gambiarra? Então esperem até verem o meu.
Na verdade eu estava mais afim de testar se o esquema de ligar os led's na USB que eu tinha imaginado ia funcionar, mas como a minha câmera chegou no sábado, eu fui me virando do jeito que dava pra testar se funcionaria na A4Tech que comprei, daí a gambi foi crescendo. É claro que eu ainda vou arrumar isso, mas pelo menos sei que funciona. As fotos são de celular, mas acho que dá pra ter uma noção.

O led IR:

Não dá pra saber exatamente a voltagem do led pq não tem marcado, mas eu achei uma tabela na net em que o valor pra IR é de 1,1V com corrente 20mA. Resolvi usar esses valores mesmo.

O resistor:

Como ia usar 3 leds em série e uma fonte de 5V(USB), pelos cálculos que achei por aí, precisaria colocar um resistor de 82 Ohms.

O cabo USB:

Tava com medo de pegar um cabo USB qualquer e não saber qual dos fios era da alimentação. Eu tinha um teclado USB à toa aqui e resolvi abrí-lo e tirar o cabo dele. Na placa do teclado tinha a marcação de qual fio era da alimentação, aí dava pra ter certeza.

A gambiarra:
Para o suporte dos leds utilizei pedaços daquele plástico que vem segurando peçãs de plastimodelos(era o que achei na hora) e fita isolante. Fui emendando os contatos com a mão mesmo, isolando com a fita isolante e já prendendo no plástico com a própria fita na medida certa.

Como não tenho fone de ouvido, o único jeito de prender os leds na cabeça foi usando um velcro que tinha aqui. Prendi o suporte no velcro e dei a volta na minha cabeça. É como se essa caixa fosse minha cabeça.

Ficou absolutamente ridículo, uma gambiarra sem tamanho, eu sei, mas funcionou perfeitamente. Agora só falta desmontar tudo e arrumar de um modo decente.

P.S.: Dá pra imaginar a cara da minha esposa quando viu isso? Por pouco não manda me internar...

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #56 Online: Setembro 22, 2008, 06:23:19 pm »
é isso ai pessoal, muito bom, eu já construi 2 clips, um pro Sport e outro pro Souza, mas pra quem quer um serviço profissional recomendo o clip que o caveirão ta fazendo, o meu chegou hoje, muito 10, é totalmente regulavel, o acabamento eh show, e como é de aluminio é virtualmente indestrutivel, o cara parece que ta com uma antena de recepçao uhf, mas com um acabamento 10.
Abaixo fotos pra mostrar o produto, acho que por R$ 25,00 não se encontra coisa melhor, valeu caveirão!

Obs, o meu ta sem os leds, mas o caveirão manda pronto, e que como os leds tavam em falta por la e eu tinha em casa mandei vir sem mesmo.

Visão Frontal do Clip


Notem que se pode regular a inclinação e a altura, alem da regulagem mais pra frente ou para tras


Visão lateral onde se ve que pode ser adaptado a qualquer tipo de fone de ouvido


Por fim visão lateral do outro lado


É isso ai, quem quiser construir o seu mão na massa, mas se quiserem um clip gabarito, recomendo esse.



Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #57 Online: Setembro 22, 2008, 06:30:41 pm »
Só tenho uma palavra Show!!




Offline Gegê

  • Novato
  • *
  • Posts: 47
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #58 Online: Setembro 24, 2008, 08:52:29 am »
Pessoal,

utilizei o freetrack, contruído com as dicas desse fórum:



Abração,

Gegê.

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #59 Online: Setembro 24, 2008, 07:44:16 pm »
É isso ai Gege, bem vindo ao clube, e se puder poste fotos do clip e qual a webcam que ta usando, pra incentivar o pessoal

 :mellow: