Abril 25, 2024, 08:08:48 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 25, 2024, 08:08:48 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Following error  (Lida 3244 vezes)

Offline Destruidor

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 58
    • Ver perfil
Following error
« Online: Fevereiro 15, 2005, 09:42:12 pm »
&¨6
« Última modificação: Fevereiro 19, 2010, 09:53:20 pm por Destruidor »

Offline shinobih2o

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 189
    • Ver perfil
2º Guerra
« Resposta #1 Online: Fevereiro 15, 2005, 11:33:00 pm »
Eu lembro de ter perguntado do nazismo/fascismo no 3° ano pra um professor de história, e do comunismo/socialismo pro meu pai...


Enfim, se não me engano, fascismo é qualquer tipo de ditadura de extrema direita. Não sei os detalhes, mas enfim: o Nazismo (nazi, abreviação de 'nacional socialismo') consegue ser mais radical ainda, e é uma derivação de fascismo, com discriminações e inflação do ego-nacional...

E, se não me engano, socialismo é o de extrema esquerda, onde resumidamente, 'Negócio é coisa do Estado'. Você é apenas parte de um sistema dominado economicamente pelo estado. E o comunismo (que vem de 'comum', 'comunhão') também consegue ser mais de esquerda ainda: 'todos são iguais' perante o Estado.

Acho que na CCCP não chegava a um comunismo, na China sim. Não sei quanto a Cuba...


Por favor, alguém me corrija, porque eu tenho a leva impressão de que tenho certeza de que estou errado em algo. Hahahah

Offline ViperUno

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
    • http://
2º Guerra
« Resposta #2 Online: Abril 17, 2005, 05:39:49 pm »
Ola pessoal!!!!
olha shinobih2o, o erro esta no descrever o socialismo.
é o seguinte: o comunismo vc descreveu por socialismo, pq o socialismo é o sistema de comercio internacional do comunismo, que é o sistema politico. No socialismo o comercio c/ outros paises quase ñ existe pq o pais produz o necessario para si mesmo e ñ tem muitos laços de comercio, principalmente com paises capitalistas.
se eu tiver errado algo, me corrijam!
[size=8]Se tiver de matar, mate. Nunca exite diante do inimigo![/size]

Offline =FN=V.Mikulin

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 406
    • Ver perfil
    • http://subvertendo.zip.net
2º Guerra
« Resposta #3 Online: Abril 18, 2005, 04:45:17 am »
Bem, não está completamente errada, mas tb não está completamente certa a explicação de vcs...:P Na verdade chama-se de Fascismo (que vem do "fascio", um estandarte cerimonial usado pelos antigos romanos - Mussolini tentou fazer uma espécie de "releitura" do grandiosismo romano) qualquer sistema onde haja centralização total do poder político, supressão das liberdades e garantias individuais em favor do fortalecimento do Estado (que estaria "acima de tudo", segundo Mussolini), corporativismo, militarismo, anti-comunismo, expansionismo e ditadura de um partido único (no caso, o Partido Fascista). O Nazismo, como bem disse o Shinobi, difere do Fascismo principalmente no seu caráter de pureza étnica, racial, o qual postula que deveria haver a supremacia de uma raça superior (a ariana) sobre todas as demais, sendo necessária uma vasta área para seu máximo desenvolvimento (daí o expansionismo de Hitler, entre outras coisas).

Agora, sobre Socialismo e Comunismo pode-se dizer que o Socialismo seria um estágio intermediário entre o Capitalismo e o Comunismo (segundo Marx), onde vc veria uma parcial estatização dos meios de produção, ainda com algumas propriedades privadas (tô sendo bem simplista), enquanto que, no Comunismo, teria-se a abolição total da propriedade privada com a estatização completa dos meios de produção. Após atingido o Comunismo a meta seria o Anarquismo, no qual a própria figura do Estado seria abolida, já que a sociedade estaria apta a se auto-gerir, de forma completamente autônoma. Só complementando: socialismo científico ou real são sinônimos de Comunismo, já que se diferenciam de outras variantes, como o socialismo utópico, por exemplo.
É verdade que se verificou uma tentativa nos regimes socialistas e comunistas de se atingir o auto-abastecimento, mas, isso era uma questão muito mais estratégica do que dogmática, já que a própria existência do sistema dependia disso.

Só uma curiosidade: existem autores que chegam a defender que os primeiros cristãos eram comunistas, na acepção mais pura da palavra, já que tudo era repartido igualmente entre todos, havendo uma espécie de "solidariedade institucionalizada".

Finalizando, é válido afirmar que nenhum Estado atingiu o Comunismo pleno, nem mesmo a URSS, já que o sistema (infelizmente) ficou à mercê dos desmandos e dos devaneios de vários governantes, o que ajudou a deturpá-lo e a distorcê-lo. Ainda assim, ao contrário do Capitalismo, é o único sistema que admite que uma sociedade mais igualitária e mais justa possa ser possível na prática.

P.S.: Shinobi, meu camarada...por onde andas tu?!  :.  
« Última modificação: Abril 18, 2005, 04:49:01 am por =FN=V.Mikulin »

Offline shinobih2o

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 189
    • Ver perfil
2º Guerra
« Resposta #4 Online: Abril 18, 2005, 09:05:08 pm »
Grande Osíris!!

Eu ando por aí... Heheh
O pessoal tá se ajeitando pra sair por aqui pelo Rio, né? (Aliás, você ainda mora no Rio? o_O)

Não sei se vou poder ir no museu (provável que não... Nem sei que museu é! o_O), mas se o pessoal resolver sair só pra jogar conversa fora eu posso considerar melhor... ;-P

E se você puder ir, melhor ainda! =)
Tava com saudade daqueles nossos papos de guerra fria! ;-P