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Posts - Sokol1

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Hardware & Software / Re: Sensores hall, potenciometros e sensores de força
« Online: Março 30, 2011, 11:30:43 pm »
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Eu comprei um joystick da clone na esperança que ele fosse um pouquinho melhor do que um cobra


Ué mas o Cobra tambem é da Clone.  ^_^

A Clone não fabrica nada, apenas importa da China com sua marca estampada,
alias estes joysticks de baixo custo são vendidos mundo a fora com diversos nomes.

Por exemplo o que voce comprou, na Russia é chamado de  Defender... Cobra!
http://www.defender.ru/products/game/gamepad/cobra-r4-/

Embora a ergonometria dele herde alguma coisa do X-52 (apoio para o dedão, palm rest...) infelizmente a eletronica é uma "bela porqueria":
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=128071&d=1299096820
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=128072&d=1299096820

Veja que na China existe até um HOTAS combinando um joystick "clonado" e simplificado do X-45 com um throttle "clonado" e simplificado do X-52:
http://img02.taobaocdn.com/bao/uploaded/i2/T15nVHXbRnXXa1KzfX_085619.jpg_310x310.jpg

Neste joy Clone/Defender é usado um circuito USB chamado de "Sweex Ga200" - comum a todos estes joysticks e gamepades baratos.

No Cobra o circuito não lê todo o curso do potenciometro - fiz alguns ensaios com um comprovando isto - já vi relatos que no Thrust tambem não e é provavel que neste que voce comprou seja a mesma coisa.

Trocar os pots por melhores não vai resolver isto - mas pode melhorar, combinado com uma limitação de movimento da alavanca, para corresponder a área de leitura do circuito.
Para ficar bom é preciso trocar o circuito controlador, a opção mais barata é montar um Mjoy - embora fácil da um certo trabalho: furar com braca de 0,6mm, soldas muito perto... então a solução mais prática é comprar um BU0836, coisa de R$ 77,00 entregue na sua casa. Com um dá para melhorar o joy, montar um throttle e um pedal de leme.

Dependendo da sua habilidade manual da para transformar este joystick em um bom joy - melhor que qualquer coisa barata comprável no Brasil - gastando pouco.

A receita seria: um novo controlador USB, colocar rolamentos de Skate na cruzeta e alongar o cano uns ~25/30 cm, e usar sensor HALL - ou estes pots melhores (P260) vendidos pelo L.Bodnar.

Detalhe: em circuito USB se usa pots de 10/20k/50 - pot de 100ktende a pegar muito "ruído".
A regra é quanto melhor o valor melhor, mas tem um limite porque o menor valor aumenta o consumo eletrico.

Citar
Quanto ao sensor Hall, exige mudanças drásticas de circuito, na verdade, um novo projeto... então melhor montar um joy com alguma controladora...


Na verdade não,  para o circuito USB o sensor HALL trabalha igual  um potenciometro - como um divisor de voltagem - então não precisa mudar nada na controladora da para ligar o HALLaté mesmo na controladora original do Joy - Já liguei num circuito de Clone Thunder, e funcionou OK.
No caso do circuito de Joy Saitek que trabalha com 3,5 volts é preciso colocar uns resistores e trimpot para casar com a voltagem de 5v ideal para o HALL. Nada de complicado.

Já para um circuito FSSB - com sensores de força (celulas de carga) - ai sim, precisa de um circuito amplificador auxiliar baseando num INA122PA+ alguns resistores e capacitores, relativamente simples, da para ligar até num Mjoy...

A maior vantagem de usar HALL é a flexibilidade na instalação - teoricamente colocar um imã de neodimio para rodar na frente do sensor. E um sensor HALL + o imã deve ficar nuns R$ 10,00.
É meio chato para regular o ponto central, pois é HALL é minusculo.

Já comprando um pot melhor, certamente vai encontrar dificuldade na adaptação do eixo dele para a cruzeta do joy.

Pre-requesitos para fazer a "receita"- alem dos "ingredientes": saber soldar (e diferenciar positivo de negativo :) ) e alguma habilidade manual, tipo cortar, colar materiais, encaixar, dar acabamento...

Cumprindo isto, diria que com uns R$ 50,00 mais o preço do BU0836 ou similar voce deixa isso ai um joy de verdade.

Sokol1

32
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Sendo assim não sei se a culpa é da steam, a ubisoft que optou pelo lançamento nessa data, creio que a steam só esteja no aguardo do lançamento assim como nós, e lançado poderá ser ativado e jogado.

O jogo esta sendo lançado por regiões, dia 24 na Russia, dia 31 na Europa e 19/04 nos EUA (e nuns paises do "restodomundo").

Em alguns paises como a Australia já disponível nas lojas deste o dia 28.

Mesmo comprando DVD ou por download em outro lugar precisa ser ativado pelo STEAN.

Jogar online (para que tem esperança :) ) pode se pelo Stean, por IP direto, por LAN e é provavel que até o HL suporte (deste que incluam o executavel do CloD).

Tem gente (do Brasil) que comprou hoje a versão europeia e já ativou pelo Stean.

Esperemos que até 19 tenham saido uns 99 patchs. :P

Sokol1


33
Infelizmente o "toque" da Ubi (é só lembrar do Pacif Fighters) com sua (má) supresa de última hora - o tal filtro anti-eplepsia - não fez o lançamento do CloD na Russia (24/03) um sucesso:

http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=ru&tl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.sukhoi.ru%2Fforum%2Fforumdisplay.php%3Ff%3D192

Agora é esperar que em menos de "two weeks" consertem alguma coisa, para o lançamento no Ocidente.



Sokol1





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Hardware & Software / Re: Joystick Caseiro
« Online: Março 10, 2011, 05:49:10 pm »
Greg,

Muito bom, parabens pela iniciativa.

Quanto ao circuito, usar o do MS FF PRO vai ficar limitado a gameporte.

Sugiro uma USB Interface, ou um BU0836, ou montar um Mjoy8 ou 16 - é fácil.

A USB Interface esta com um preço razoável: http://usbinterface.com.br/loja/index.php?cPath=1&osCsid=3971d464c76e9f76d59da8c132b543d0

Um primo do seu manche: http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.php?t=66148

Sokol1

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Hardware & Software / Re: Melhor Joy
« Online: Março 02, 2011, 10:16:26 pm »
Qual a diferença do X-52 para o X-52 Pro ?

O Careca esta com raiva do X-52. :)

Tecnicamente:

Um LCD mais elaborado, capaz de mostras as frequencias sintonizadas pelo COM1, COM2... do FSX. Ou se o usuário souber usar o SDK fornecido, pode mostrar informações de outros jogos, vi alguma coisa do IL-2 usando o Device Link la no forum da Saitek.

Nos eixos X e Y são usados dois sensores HALL por eixo, ao invez de um por eixo do X-52 "vanila". Tentativa de melhorar a linearidade da resposta do X-52,  típicamente não linear.

O gatilho, os HATs são de metal. Finalidade cosmetica, bem com a pintura preta (menos Star War).

No sistema de centralização são usadas duas molas - uma dentro da outra. Tentativa de melhorar a "moleza" típica do X-52.

Devido as estas diferenças (e outras menores), o sufixo PRO.

;)

Sokol1

36
Simuladores não oficiais / Re: IL-2 Sturmovik : Cliffs Of Dover - Março de 2011
« Online: Fevereiro 24, 2011, 07:28:14 pm »
Um novo preview do CloD (chamado de Battle of Britain na Russia... ):

http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=ru&tl=en&u=http%3A%2F%2Fgamer.ru%2Fshtorm-voyny-bitva-za-britaniyu%2Fprevyu-aviasimulyatora-il-2-shturmovik-bitva-za-britaniyu

Com esta configuração o autor diz que não da para voar sobre cidades maiores - aparentemente devido a "pouca"memória...

Processor: Core 2 Duo E8600@3.33 GHz
Memory: 2 GB DDR2 PC2-8500
Video card: GeForce GTX460 1GB
Sound Card: SB Creative X-Fi
OS: Win 7 Professional

Mas diz que em pequenos mapas Online consigue 50 70 FPS, com uma configuração (gráfica) média.

Citar
It is time to talk about themselves flying. ? As expected, the configuration of my computer (see the end of the article) are not allowed to fly with the highest quality, giving only a few frames per second.  Schedule had to be reset to the average values, but this did not stop to get the first positive impressions of the game. . Of course, this concerns only the main battle area, which is a huge area of northern and southern coasts of the Channel.  . On small online maps, it works fine with the maximum settings, giving 40 to 70 fps.




Sokol1

37
Simuladores não oficiais / Re: IL-2 Sturmovik : Cliffs Of Dover - Março de 2011
« Online: Fevereiro 13, 2011, 05:24:47 pm »
Mais impressões russas (algumas bem "russas"):

Citar
O pessoal no Sukhoi esta realmente impressionado com o jogo. Alguns destaques, porem leve em consideraçao que o nível de dificuldade é “não full switch”(1).
A qualidade dos gráficos também foi muito reduzida devido à fraca performance dos computadores disponíveis (Core i5 (provável 750) Radeon 5670, .4Gb Ram)

- A iluminação dinâmica na cabine é espantosa.
- A água é muito fotorealista, cheia de detalhes.
- O horizonte e o céu são excelentes. Você sente a “profundidade” deles. Toda a atmosfera em volta da aeronave é muito boa, você sente que esta ventando e ensolarado.
- Voar sobre o solo faz o FPS cair significativamente, algumas vezes tornando o vôo desagradável.
- Os acertos nas aeronaves são bem visivéis, pequena nuvem de fumaça em cada acerto, como nas guncams.
- As traçantes são realmente úteis para ajudar a mirar. Alguns não gostam disso, outros gostam muito.Quando perguntado a respeito, o Luthier respondeu que as traçantes estão perfeitas e muito próximas da realidade. Ponto.
- É difícil abater outra aeronave (mais a respeito depois)
- Marcas de óleo nas janelas são bem realistas e agradáveis.
- [BUG] Você pode ver a grama aparecendo dentro do seu Hurricane quando no solo (NT-efeito Red Orchestra…)
- Algumas pessoas informaram que a hélice continua a rodar mesmo quando voce bate no chão com ela, mas depois todos chegaram a conclusão que algum ajuste de danos estava desligado.
- O Hurricane é muito mais lento que o Spitfire, entretando a muito menos movimento da cabeça no Hurricane em cada manobra.
- Todos os aviões são mais lentos que no IL-2
- As armas (metralhadoras - que não canhões) agora são muito mais letais, se tornaram armas reais. Mas também é muito difícil acertar com elas.
- A explosão de objetos no solo é muito melhor que no IL-2, mas ainda não é como nas guncams.
- A visão taseira foi muito aperfeiçoada, você não está fixo ao assento, mas pode olhar pelos lados da aeronave.
- Até mesmo o equipamento do piloto afeta o comportamento de sua aeronave. Até mesmo se leva um paraquedas pesado ou não.
- Voce pode ajustar o ponto de mira, vertical e horizontal, de cada arma individualmente.
- Cada arma pode ter seu próprio tipo de munição (NT-traçante, incendiária...)
- Você não pode ouvir um inimigo no seu 6 (NT-como no IL-2)
- É muito difícil avistar uma aeronave mesmo acima no céu. O sol tornas as coisas piores.
O pessoal perde a vista dos Bots (IA) facilmente quando eles voam na direção do sol.
- Você pode incendiar o inimigo com as metralhadoras, mas precisar acertar bastante, o que é difícil.
- O leme agora afeta muito mais o vôo.
- Há a opção de AUTORUDDER, para que o PC controle o leme. (NT- semelhante ao FS/FSX)
- Assim que decola você precisa acumular energia, não é mais possível fazer curvas de 180 graus imediatamente após decolar.
- O pessoal evitou voar sobre a terra por razões de performance (mesmo com os ajustes dos gráficos no mínimo).
-É difícil dizer se a turbulência quando você esta no 6 (de outra aeronave), provavelmente não com os ajustes de dificuldades usados.
- Atirar nos inimigos é realmente difícil. Se o inimigo (IA) não te viu – você tem chance. Se todo mundo viu todo mundo as chances de abater alguém é mínima.
- A curva para a direita não é muito diferente da curva para a esquerda no Hurricane. O contrario ocorre no Bf-109 E3 - ele quase não vira para a direita.
- Mesmo se você mergulha e recupera bruscamente você não “apaga”(blackout).
- Quando você mergulha muito e recupera bruscamente, fica muito pesado, fácil de perceber.
- Voar sobre Londres com ajustes do gráficos em LOW é impossível, o FPS fica inaceitável.
- O movimento da cabeça é um fator importante, a retícula (cruz) do mira (gunsight) fica invisível mesmo com pequeno G porque a cabeça se afasta da mira. Use as traçantes para corrigir sua mira.
- Quando uma aeronave esta em chamas,lança uma fumaça negra tão densa que você não consegue ver a aeronave quando esta no seu 6 e não pode acertá-lo novamente.
- Se você comprar o jogo no STEAM você precisa de conexão com a Internet apenas uma vez para a ativação. Então poderá voar offline o quanto quiser com a versão do STEAM.
- !!! O JOGO É APERFEIÇOADO CONSTANTEMENTE!!!. A versão do jogo que vira nos disco no lançamento não é a final. Quando voe conectar para ativar seu jogo, um patch de atualização será baixado automaticamente, assim a 1C Games tem mais tempo para melhorar o jogo.

- !!! A 1C é o editor. A 1C tem todo o controle do que incluir, onde e quando fazer o lançamento. A impressão, baseado em outras discussões no Sukhoi, é que a UBI é apenas um parceiro na distribuição. Não encontraram link que prove isso...
- Eles estão otimizando (=simplificando) a tempo e fluxos de ar. Estão muito complexo o que pode fazer até mesmo os computadores “high end” travarem. Quando os PCs forem melhores, estas características desabilitadas serão habilitas por um patch.
-
Por último, mas não menos importante: todos os que testaram o jogo ficaram impressionados e não desapontados.

http://forum.1cpublishing.eu/showthread ... 667&page=6


Sokol1

38
Simuladores não oficiais / Re: IL-2 Sturmovik : Cliffs Of Dover - Março de 2011
« Online: Fevereiro 10, 2011, 10:31:42 pm »
Primeiras impressões de um russo voando no CloD:

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Para aqueles que estão ansiosos por detalhes, as primeiras impressões (do CloD) feitas pelo
Youss (experiente piloto de IL-2), postadas, em russo, no forum Sukhoi, pilotando um Bf-109.

http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.php?t=66721

O autor do tópico no 1C recomenda usarem o tradutor do Google e lerem o tópico original no Sukhoi , pois seu inglês não é bom o suficiente para transmitir a excitação destas impressões, mas espera poder esclarecer algumas coisas que o tradutor do Google torne difícil de entender.

Algumas caractéristicas:

- Apertar a tecla “I” não liga o motor com o modo “Complex engine management” habilitado. A hélice gira e para logo depois.

- O Bf-109 tende a rolar durante a corrida para decolagem, porem sem nenhum movimento brusco de guinada como acontece no IL-2

- No CloD não a pistas de decolagem (asfaltadas ou não) como no IL-2, apenas um grande campo plano cercado por algumas construções e a hangares. Você pode decolar em qualquer direção.

- A variedade de detalhes dos campos de pouso (hangares, construções, torres, AAA... ) torna decolar e pousar mais  fácil, pois aumentam a percepção de velocidade.

- Ele ficou maravilhado com o vôo a baixa altitude. A sensação de velocidade é muito melhor quando comparada ao Il-2. A principal coisa é que não a superfícies planas.
Todo o chão não é plano, e a primeira coisa que pensei foi “como vou fazer um pouso de emergência?” Não fui capaz de encontrar nenhuma área plana e grande o suficiente.

- A visibilidade dos contatos é boa se estiverem no mesmo nível que você. Se você estiver acima deles você perde de vista imediatamente. O mar é bastante ruidoso por causa das ondas e você não pode ver os inimigos. Se os contatos estão acima de você, eles se misturam com o céu e difícil de vê-los novamente.

- Em alto G (quando fiz um looping vertical) a cabeça (do piloto) tende a se mover para baixo e a mira (gunsight) sobe na tela, sendo preciso você corrigir a  direção de sua visão.

- Você precisa ligara a iluminação do gunsight, ou fica difícil de usá-lo. A iluminação da cabina é fantástica.

- O comportamento da IA é muito diferente do IL-2. Eu conheço a IA do IL-2 muito bem, mas não fui capaz de abater nenhum neles (no CloD). Eles desceram de 4 km para o nível do mar e nenhum foi danificado seriamente.

- Não fui capaz de atingir um Spitfire com os canhões, é muito, muito difícil de mirar.
Os tiros dos canhões são um pouco dessincronizados e o Bf-109 começou a guinar para a  direita e esquerda. É  difícil continuar atirando por mais do que 2-4 rounds.

- Mesmo o mais leve rolamento sem um trabalho apropriado com os pedais (de leme) faz a aeronave escorregar e as traçantes começam a desgarrar para longe do centro da mira.

- A fumaça das traçantes é muito, muito bonita.

- A  aeronave é muito escorregadia, o  estol começa imediatamente sem nenhuma tremida  pré-estol.

- Em baixas velocidades a aeronave não reage ao controle. Parece que o combate estolado não é mais possível.

- Não foi capaz de ouvir um Spitfire aproximar no 6. Apenas quando viu  as  traçantes rolou imediatamente  e mergulhou nas nuvens.

- Quando entrou nas nuvens as janelas começaram a embaçar. Quando saiu das nuvens era difícil dizer onde era céu e onde era solo, teve que esperar algum tempo até as janelas começarem a desembaçar.

- Ele aproximou de 2  Spitfires quando voltava. Errou seu primeiro ataque e subiu, perdendo de vista os Spits. Voou na área durante algum tempo, mas não foi capaz de encontrá-los.

- A visibilidade do campo de pouso na costa é muito boa: um grande campo cercado com construções.

- Para  usar os Flaps você precisa pressionar o “F”e segurar  até conseguir o ângulo desejado nos Flaps.

- Apertei o “G” uma vez para baixar o trem de pouso, mas aparentemente falhou.

- Não ha “Speed Bar” ou qualquer outro texto na tela, nem para Flaps ou trem de pouso.

- Pousei sem baixar o trem de pouso. A hélice foi danificada e a aeronave foi coberta com uma nuvem de poeira até parar de deslizar.

- Após a missão as estatísticas mostravam um Do-215 abatido, 2 Spits e um Bf-109. Tive 3% de aproveitamento dos tiros em um Spitfire e causei 10% de danos nele.

- Meu Bf-109 teve 15% de danos. Não a detalhes de quanto dano foi causado por fogo inimigo e quanto foi devido ao pouso de barriga, ou outras causas.

- No modo “Zoom view” você não pode mover o POV mais do que uns 20 graus – talvez 30.



Sokol1




39

Picture of ms-kleaneasy
   
   Posted Thu January 27 2011 05:59
IL-2 Sturmovik: Cliffs of Dover system requirements


OPERATING SYSTEM: Windows® 7 / Vista SP2 / Windows XP SP3
PROCESSOR: Pentium® Dual-Core 2.0GHz or Athlon™ X2 3800+ (Intel Core i5 2.66GHz or AMD Phenom II X4 2.6GHz recommended)
RAM: 2GB (4GB recommended)
VIDEO CARD: DirectX® 9.0c compliant, 512Mb Video Card (1GB DirectX® 10 recommended) - See supported List*
DIRECT X®: DirectX® 9.0c or DirectX® 10 (included on disc)
DVD-ROM DRIVE: 8X
SOUND CARD: DirectX 9.0c compatible
HARD DISK: 10GB
PERIPHERALS: Mouse, keyboard (joystick with throttle and rudder control recommended)
MULTIPLAY: Broadband connection with 128 kbps upstream or faster

*SUPPORTED VIDEO CARDS AT TIME OF RELEASE:
ATI® 4850/4870/5830/5850/5770/5870/6870/6950/6970
NVidia®: 8800/9800/250/260/275/285/460/465/470/480

Sokol1

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Simuladores não oficiais / Re: SoW:BOB
« Online: Janeiro 13, 2011, 12:05:34 pm »
Desta vez parece que é mais fato que boato, no 1C postaram que a UBISoft sera mesmo o distribuidor no ocidente, a ativação online é requerida após instalar o jogo e não toda vez que for jogar como havia no Silent Hunter V ou Assasin Creed.

Muito chinfirm esta capa do DVD - mas isso é por conta do distribuidor e não do produtor, nesta foto aparece o logo da 1C.





Faz sentido manterem o IL-2 Sturmovik no nome, afinal já são 10 anos de série, o nome é sinonimo de simulação WWII.

IL-2 Sturmovik
IL-2 Sturmovik Forgothen Battles
IL-2 Sturmovik Pacific Fighters
IL-2 Sturmovik 1946
IL-2 Sturmovik Birds of Prey (consoles)
IL-2 Sturmovik Cliffs of Dover
IL-2 Sturmovik Battle of Moscou (já anunciado, é só aguardar "two years :) ).
IL-2 Sturmovik Korea (WiP).
IL-2 Sturmovik Mediterraneo ??

Desta vez o Careca paga a cerveja. :)



Sokol1


41
Simuladores não oficiais / Re: SoW:BOB
« Online: Janeiro 12, 2011, 08:57:12 pm »
Anuncio de pre venda em site tem deste 2007... Isso é por conta do marketing da loja, não tem relação com o desenvolvedor ou distribuidor.

O ruim neste boato é o nome da UBI (DRM intrusiva) soft no meio.  :unsure:

Sokol1

43
IL-2 Sturmovik / Re: Repúdio ao novo Pacht
« Online: Janeiro 07, 2011, 07:03:28 pm »
A que considerar se o vento esta habilitado (no servidor) .Dependendo da intensidade vai afetar o tiro, mesmo na convergência.

Sokol1

44
IL-2 Sturmovik / Re: problemas com o joy
« Online: Dezembro 24, 2010, 07:12:20 pm »
Lembrando que saiu um novo update de firmware para o G-940, que segundo relatos inciais acabou com a mioria dos problemas até então relatados, como o "reverse bug"dos eixos dos trins.

http://www.logitech.com/pub/techsupport/joystick/G940_Update_FW0142.zip

Sokol1

45
IL-2 Sturmovik / Re: problemas com o joy
« Online: Dezembro 18, 2010, 07:05:08 pm »
Sobre o G940:

Citar
Porém, com 6 meses de uso já tem alguns botões que não funcionam direito e 2 potenciômetros que eu usava para trimagem, dispostos na manete de potência não funcionam ditreito desde que eu o comprei. Há também um problema nos eixos de aceleração que não tem um aumento gradativo preciso. Por exemplo, vc vai aumentando..  50%, 51, 52, 53, 54, 57, 59, 58, 60, 61, 61, 65..


O pessoal descobriu o que causa o chamado bug do "eixo ao contrário"é um problema de (má) engenharia: fizeram o cabo que liga os potenciometros dos trins muito curtos, assim sempre que os aceleradores são movidos o cabo força a tomada na placa de circuito o que gera os comandos aleatórios nos eixos dos trins e dos throttles.



A solução é: tirar o parafuso que prende o cabo pelo meio, assim ele fica mais folgado e não força a tomada - ou, se a garantia já venceu (o não funcionou...) cortar o cabo e soldar uma extensão.





Quem fez isso informa que os "spikes" desapareceram.


Sokol1






46
IL-2 Sturmovik / Re: problemas com o joy
« Online: Dezembro 13, 2010, 07:40:25 pm »
Montoro,

Imaginando que seu joy atual seja um X-52, verifique se o throtte esta Ok, pois o controlador fica no throtte, o joy é "brainless". Estando, compre um T.16000M (pelo fato de tambem ter sensor HALL nos eixos X e Y e custar barato) e use em conjunto.

E mesmo que não esteja ainda da para aproveitar a carcassa e com um BU0836 ou Mjoy montar um throttle "frankstein".

Nenhum joy novo é 100%, já tem vários casos de throttle Warthog que viraram tijolos, X65F que não centra os eixos X e Y direito - considerando que o joy não se move...O G-940 deve ter um erro sério de projeto, os problemas relatados acima são comuns.

Sokol1






47
IL-2 Sturmovik / Re: Como pilotar os diferentes avioes do IL-2
« Online: Dezembro 03, 2010, 07:00:47 pm »
Citar
It is possible to taran the Me-109. Lieutenant Potapov successfully taran’ed a Me-109 on July 4, 1942. Such examples however, are not very numerous at this moment.
(galera, procurei este tal de “taran” na net e nos meus dicionarios aqui, sem sucesso, nao faço a menor ideia do que ele quis dizer com isso, se alguem souber, avise!)


Montoro,

Taran é uma expressão russa para definir a manobra de colisão intencional, é equivalente ao Ramming em ingles.

http://en.wikipedia.org/wiki/Ramming

Os russos usavam a manobra de colisão contra os aviões alemães no desespero do incio da guerra.

Note que o Taran não é uma manobra kamikase, pois da ao piloto a chance de sobreviver.

Nas primeiras versões do IL-2 esta manobra era possivel (bem como tocar a agua com as rodas).



Uma vez jogando em LAN eu estava de i16 contra dois colegas de 109, um era bom e o outro Newba, consegui abater primeiro o bom, mas fiquei sem munição e passei a persegui o Newba ate arrancar seu leme com a helice, o que parou meu motor, mas não danificou o avião, permitindo um ditching.

Sokol1


48
Hardware & Software / Re: Reviews do Thrustmaster Warthog
« Online: Novembro 27, 2010, 09:57:47 pm »

49
Hardware & Software / Re: Microsoft SiderWinder Precision 2 VS Windows XP SP2
« Online: Novembro 24, 2010, 08:43:24 pm »
O joy M$ Sidewinder Precision 2 USB não é incompativel com o XP nem com o Win7, basta conectar ir no painel de controle > Controladore de Jogos e escolher Microsoft Sidewinder (Detectar automaticamente).

O que não funciona no WinXP ou posteriores é o software de programação e calibração da MS,
mas ele não faz grande falta, já que a mesma coisa pode ser feita com softwares de terceiros.

Sokol1

50
Classificados / Re: Vendo Joystick Microsoft SiderWinder 3D Pro
« Online: Novembro 17, 2010, 07:36:20 pm »
A restrição de botões é devido ao adaptador USB, pois estes quando surgiram procuravam emular os joysticks referencia do mercado (gameporte) antes da "era USB", o Thrustmaster FCS e o CH Fligstick PRO, ambos limitados a 4 botões e HAT.

Sokol1


51
Hardware & Software / Re: Hotas Warthog no Brasil
« Online: Novembro 13, 2010, 02:19:22 pm »
Bem, como o Warthog ainda não tem disponilibidade na maioria das lojas dos EUA (foi lançado primeiro na Europa) fiz uma simulação de compra de um X65-F na Fspilotshop (que manda para o "resto do mundo"),  para o X65-F pesa praticamente a mesa coisa que o Warthog o frete ficou em 58U$.
Colocando 100U$ de frete  para o Warthog, mais os 410 U$ que a maioria tem pago, mais a parte do
governo - 60% de II + 18% de ICMS, o Warthog chegaria por ~R$ 1.660,00/1.700,00.

https://www.fspilotshop.com

Ano passado comprei um CH F16 Flighstick e um Suncom SFS Throttle no eBay - são mais leves pois são apenas plástico - paguei frete de 30U$ em um e 35U$ em outro.

Banana para esta JPTech, que importa Thrustmaster.
http://www.jptech.com.br/new/index.php?formulario=thrustmaster/hotas_warthog.html

Sokol1





52
Simuladores não oficiais / Re: SoW:BOB
« Online: Novembro 07, 2010, 09:56:15 pm »
O vídeo do piloto com a "carona" é este:



A maioria do que foi postado sobre a Igromir 2010 (em russo "ИгроМира-2010"), esta no forum Shukoi.ru:

АвиаФорум > Авиасимуляторы: САМОЛЕТЫ > Битва за Британию / Storm of War

http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.php?t=65108
http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.php?t=65178

No SimHq tem um tópico sobre a Igromir para o qual o Oleg envia fotos que ele tirou (mais do pessoal visitanto o stand da Maddox Games):

http://www.simhq.com/_air13/air_465a.html

BTW-Numa entrevista para a Spread-Wings.ru (blog russo) o Oleg continua afirmando que tudo é WiP, não foi definido, não sabe,  talvez...  :mellow:

Sokol1

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Hardware & Software / Re: Melhor Joy
« Online: Outubro 29, 2010, 07:31:21 pm »

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Modei testei e voltei pro original,não notei nada diferente na precisão,continuou a mesma,a linearidade sim,vc faz curvas mais suaves.

Mas o MOD de reposicionar o imã é justamente para eliminar o backslash das engrenagens e melhorar a linearidade da resposta do X-52. Como fica melhor o pessoal define como "melhor precisão" - neste caso seria preciso um controlador novo com mais Bits e /ou um sensor idem.

Cruffy,

O X-52 é figurinha carimbada, todos aqui conhecem - inclusive seus defeitos, voce tem o seu a quanto tempo?


Sokol1

54
Hardware & Software / Re: Melhor Joy
« Online: Outubro 27, 2010, 12:09:10 pm »
É isso ai, não pode ter "dó" do stick:

No tópico abaixo tem link para um forum com estes MODs para o X-52 (precisa registrar).

http://www.falcoesdanoite.com.br/forum/index.php/topic,6063.0.html

 :mellow:

Sokol1

55
Hardware & Software / Re: Melhor Joy
« Online: Outubro 26, 2010, 08:45:59 pm »
Bem lembrado o CH - praticamente desconhecido por aqui - é o que da menos problema e dura mais, tem gente que tem a >7 anos e continua funcionando como no primeiro dia.

Não precisa investir no HOTAS completo da CH - que custa média de 110U$ por módulo - compre só o joy o F16-Fighterstick e use em conjunto com o throttle X-52.
Vai precisar de um pedal, já que os joy CH não tem leme de torção.

O inconveniente do pedal da CH é ser estreito, semelhante ao pedal do G-940, se isso não for problema é opção. Ou um Saitek, GS...

Se for adepto do DIY nem precisa comprar o quadrante Saitek para ter mais eixos, use os 3 eixos que vão sobrar no X-52 (ele é "brainless"), correspondentes ao X, Y e leme, já a placa de controle fica no throttle, é só ligar via cabo DIN pots nestes eixos, e se quiser chaves toggle (on-of), etc. Pode ligar tambem um pedal DIY.

O Warthog já é um sucesso de vendas, mas ainda é cedo para apostar nele, deixe os os gringos testarem primeiro e passar o frisson de novidade.
Vide o G-940, que era para ser o melhor HOTAS para o IL-2, mas é uma coleção de bugs.

Sokol1
















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Hardware & Software / Re: Dúvida/Ajuda sobre Joystick!
« Online: Outubro 23, 2010, 02:12:56 pm »
Então, o T.1600M voce pode modar @Lobo, e fazer um cabo saindo da base do joy, com a fiação correspondente aos (6) botões da base e dos eixos do acelerador e  leme, já que estes vão ficar embaixo e inacessiveis.

Faz uma caixa (button box) para colocar chaves toggle-switch e dois pots com knobs (correspondente) ao eixos do leme e acelerador do T.16000M, que podem ser usados para trimagem.

Mais um throttle feito com os guts do Cobra, tera um HOTAS DIY eficiente e barato.  B)

Sokol1

57
Hardware & Software / Re: Dúvida/Ajuda sobre Joystick!
« Online: Outubro 22, 2010, 08:09:32 pm »
O primeiro joystick, o do botão vermelho, por ser gameporte não tera muita utilidade prática...

Já com os guts do Cobra da para fazer um throttle/button box bem útil, depende de sua habilidade manual (solda, colangens, modelar com durepoxi...), pois devido o grip ser para a mão direita, o "carosso"do lado esquerdo atrapalha quando colocando na horizontal, então é preciso fazer uma "plástica" nesta parte, exemplos de thottle feitos de josytick:

http://img100.imageshack.us/img100/4223/logitreko1.jpg
http://img541.imageshack.us/img541/7428/rudh.jpg


Sokol1


58
Hardware & Software / Re: Joystick Saitek X52 Pro.
« Online: Outubro 19, 2010, 07:39:13 pm »
Goose,

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Edit - Agora que percebi que voce se referia ao X-52 PRO e não ao X65-F.  :huh:  ^_^

Quanto ao X-52 PRO, equivale-se em funções aos outros HOTAS do mercado, e por ser tudo em 1 com leme de torção (g@y) tem um custo beneficio imbatível, não tem bugs sérios, e junto com o X-52 "vanila"é o mais usado pela colunidade tupiniquim. Adequado para o Falcon ou qualquer outro simulador atual, pode comprar tranquilo.
Mas o Warthog é tentador.  :wacko:


Embora ainda não se tenha reviews do Warthog - os beta testers, como o pessoal do Virtual Thunderbirds estão sob NDA - sugiro voce esperar o mesmo ser comerciliazado (dizem que no final deste mes) antes de decidir o que comprar.

Mas de modo geral pode-se dizer que o Warthog, salvo saia com algum bug - tipo os do Logitech G-940 -  vai "levantar a barra" em materia de HOTAS.

O X65F não fez muito sucesso, e a parte o fato de ser um joy Force Sense - sem movimento - o resto é padrão Saitek, até a tradicional cola quente, vide estas fotos:

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=112229&d=1275823580
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=112230&d=1275823580
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=112231&d=1275823580
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=117305&d=1284850427
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=117306&d=1284850427
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=117307&d=1284850427
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=117308&d=1284850427
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=117309&d=1284850885
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.php?attachmentid=117310&d=1284850885

Por aqui, quem mais testou o X65F foi Bravo, vice as postagens dele neste tópico, inclusive vídeos:

http://www.falcoesdanoite.com.br/forum/index.php/topic,6356.0.html

No mais o X65F é adequado sim para o Falcon - vide o pessoal que modifica o Cougar para force Sense, para ficar igual ao manche Falcon original - sem nenhum bug serio (aka G-940) relatado, a não ser a pequena interferncia do leme no ailerom (e vice versa) , caracteristica dos joys com leme "g@y", e por custar "mais barato" que o Warthog apresenta um melhor custo/beneficio. Embora conceitualmente ele se assemelhe mais ao manche de um F-18, A-10C... o que não atrapalha em nada a pilotagem do sim preferido.

Sokol1




59
Simuladores não oficiais / Jet Thunder - Confirmado!
« Online: Outubro 17, 2010, 02:46:13 am »
A Thunderworks fechou contrato com a Aerosoft (criadora de ad ons para o FS/X) para distribuição do Jet Thunder: Falklands/Malvinas.  ^_^

O game sera dividido em tres módulos, o primeiro a ser lançado é o Jet Thunder:Royal Air Force Harrier, ao final deste ano.

Citar
The first release (Jet Thunder: Royal Air Force Harrier) will include the full Falklands/Malvinas islands as a backdrop for the missions flown with the Royal Air Force 1(F) Squadron's Harrier. Starting from the HMS Hermes the user will have battle the Argentinean fighters in support of the Fleet Air Arm Sea Harriers, defend the British ships from attack, prepare the landing operations and provide close air support for the Royal Marines and Paratroopers. The Harrier is expertly modeled and fully operational. From a 'cold and dark' start, all the way to shut down the systems are as they are in the real aircraft. As far as we know this will be the first time full VTOL procedures will be realistically possible in a simulator. Release is scheduled for late 2010, download only, at a of price €20 (plus VAT when applicable).


Note que o primeiro Harrier deste primeiro lançamento é o Gr-3 e não o Sea Harrier - que tem avionica mais avançada - e o foco incial é o Single Player.


Para voar aviões dos "hermanos" precisa esperar 2011.

http://www.forum.aerosoft.com/index.php?showtopic=39766

Sokol1

60
Hardware & Software / Re: Freios Diferenciais Pedal GS
« Online: Outubro 01, 2010, 07:29:10 pm »
Tem dois modelos de pedal GS, os mais antigos com sistema de freio por botão (tudo ou nada) e os mais atuais - deste ano - com freios proporcionais (eixos controlados por potenciometros).

Imaginando que seja o último modelo pode ser que o pedal esteja com defeito e os pots não estão voltando. Mas é só testar no P.Controle do rWindows que fica sabendo.

O mais provavel que é a sensibilidade (sensititity) nos Settings do FS para os eixos dos pedais estejam muito alto ou muito baixo.

Ou caso o pedal seja o modelo com botão, esteja marcado Repeat.

Sokol1

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