Abril 26, 2024, 06:25:15 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Abril 26, 2024, 06:25:15 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Sokol1

Páginas: 1 [2]
31
Fotos & Vídeos / IL2 filme: "Not my time to die"
« Online: Maio 01, 2007, 09:15:08 pm »
Pessoal:

Provavelmente um dos melhores filmes já feitos usando o IL2, combinado com cenas do COD2, baseado numa história real, os apuros de Robert S. Johnson em 26 de junho de  43 - http://www.acepilots.com/usaaf_rsj.html :

"I had twenty-one 20mm cannon shells in that airplane, and more than 200 7.92mm machine-gun bullets."

Filme:

S!

Sokol1




32
Hardware & Software / Projeto manche do Su-27
« Online: Abril 14, 2007, 08:28:54 pm »
Lembro que alguem aqui pretendia construir um manche tipo Su-27.
No forum Lock-On tem um cara trabalhando num projeto semelhante,
divulgou excelentes desenhos 3D do referido manche:




http://forum.lockon.ru/showthread.php?t=21664&page=7

O cara tem acesso a um (sejaláoqueforisso) Stereolithography machine,que esculpe o desenho 3D em resina:


http://forum.lockon.ru/showthread.php?t=21664&page=9

Coisa de primeiro mundo!

S!

Sokol1



33
Hardware & Software / Zoom no FOV do IL2
« Online: Março 07, 2007, 11:56:39 pm »
PessoALL:

Dica para dar ZOOM no FOV do IL2.

Já tinha testado o ZOOM no FOV do IL2, programando o knob range de um TM TQS(2) - eixo análogico, para esta função e não havia gostado do resultado, talvez pelo eixo ser análogio e estar sujeito a variação não exatamente linear.

Recentemente, num tópico do UbbiZOO, foi explicado como obter Zoom no FOV do IL2 com um HOTAS CH usando o CH Mannager e sua programação tipo " editor de texto do LINUX". ;) Tambem é possível com o SST da Saitek, ou FOX2 da TM.
Mas e quem não tem um joy programável?

Então lembrei de um programinha comentado recentemente no AviaForum:

O SVMapper: escrito para aprimorar a programação dos botões do controlador USB DIY Mjoy16 não reconhecidos pelo DirectX, ou seja do #33 a #64.
Este programa é um emulador de teclado, você aperta um botão no joy, o SVMapper intercepta e emula uma tecla.
Até ai na da demais, pois basta ir no Controls do IL2 e definir lá o que este botão deve fazer.

Mas suponhamos que voce tenha um joy, ou um Buttom Box DIY(baseado num circuito de gamepad, BU0836, Mjoy16...), que tenha chave toggle (ON-OFF) e queira colocar nesta chave o comando do trem de pouso (G).


Chave toggle.

Um exemplo, aquelas chaves de duas posições ao alcance do dedão no TM TQS.

Abaixando a chave (1) é gerado o comando G e o trem de pouso baixa, mas para subir sera preciso voltar a chave para o centro, e abaixar de novo, sera gerado outro comando G e o trem sobre. Ai é que entra o SVMapper.
Ele permite que voce programe "Mapped Key on Press" e Mapped Key on Release",
no caso basta colocar o G para ambas as funções, abaixando a chave o trem baixa, levantando a chave o trem sobe. Ou seja a chave gera comando a ser ligada e ao ser desligada.
Assim se tem um feedback visual da posição do trem, no caso de usar uma chave de duas posições.

(1) Dependendo do controlador teria um problema a mais: a chave para baixo fica gerando um G continuo e o trem subindo e baixando...

Alem destas duas funções para um botão/chave, o SVMapper permite definir se este comando sera repetido, e o numero de repetições, bem como o delay entre as repetições, e tambem se vai gerar um comando continuo enquanto o botão estiver apertado: Este é útil para PTT no Team Speaker.

Bem, conhecido o SVMapper, voltemos ao ZOOM do FOV no IL2, basta colocar no Controls do IL2 uma tecla, ou conjunto de teclas para controlar o Increase FOV e Decrease FOV, por exemplo LAlt+[ e para decrease FOV LAlt+].

No SVMapper, escolhido os botões ou HAT para para o controle do ZOOM e no campo Mapped Key on Press colocar LAlt+[, no campo Repeat colocar 12 e no campo Delay colocar 25(ms).

A seguir basta carregar o SVMapper antes do IL2, ele ocupara ~2500kb de memória - se esquecer e abrir o SIM primeiro basta dar Alt+Tab e carregar o SVMapper que funcionara.

"In game" basta apertar botão/HAT definido para aumentar/diminuir o FOV, o que é muito mais imersivo do que as posições fixas - Delete, End, Page Down.

Com este mesmo principio pode-se "automatizar" o trem de pouso do I16 e do F4F,  basta definir as teclas ou conjunto de teclas para este comando, e no campo Repeat colocar 50. Com um toque no botão escolhido a manivelinha gira e o trem desce/sobe.



A foto acima mostra o exemplo do mapeamento do ZOOM do FOV no SVMappar, evidenciando como é super simples de mapear, basta clicar no campo e depois na(s) tecla(s), definir e então salvar como um arquivo .INI.

Este ZOOM funciona junto com Mouse Vision, TrackIR, etc.

Outro exemplo de utilidade do SVMapper:

O engine do IL2 não suporta Dual Trottle real para comando diferencial dos motores de aviões multi-motores (aka P-38). Tem que ser selecionado um motor, acelerado/desacelerado, selecionado o outro, acelerado/desacelerado, e então selecionado todos os motores para que respondam em conjunto. Resultado: uma boa dose de confusão.

Mais uma vez usando o TM TQS, na frente ele tem uma chave de quatro posições.
No Controls do IL2 foi definido Alt+1 seleciona motor 1, Alt+2 seleciona motor 2, Alt+3 seleciona todos o motores.

No SVMapper para o botão correspondente a esta chave para a esquerda no campo "Mapped Key on Press" colocou-se Alt+1, e no campo "Mapped Key on Release" colocou-se Alt+3, idem para a posição direita, no caso Alt+2.



No game, desejando acelerar ou reduzir um dos motores individualmente, basta
apertar esta chave para a esquerda dou direita, o motor correspondente é selecionado e o manete do acelerador passa a controlar este motor. Solta a chave
é automaticamente selecionado todos os motores (Alt+3), e o game coloca a aceleração de ambos na posição correspondente a manete.

Ou seja, basta se preocupar em selecionar o motor do lado que deseja comandar, o resto é automático. Prático e intuitivo de usar. :)

Outro exemplo: "Wingman cover me!"
Mapped Key on press = Tab
Mapped key on Release= 1 Repeat = 2

Já um comando para mudar radiador de OPEN para CLOSED, sem passar pelas posições itermediárias funciona, mas como no IL2 tem avião com 2, 6 e 7(P-38) posições para o radiador, o tipo preferido tem que ser levado em consideração ao criar o perfil para o SVMapper.

(2) No exemplo foi usado um joy TM TQS, que por si só é programavel, mas suponhamos que seja uma versão gameporte que foi modernizada para
USB com um BU0836 (ou Mjoy16...), neste caso o programador original (FOX2) não funciona mais. Ou é um joystick mais simples, sem capacidade de programação, ou cuja capacidade foi ignorada nas versões atuais do rWindows, como alguns modelos Sidewinder. Ou o já citado Button Box.
SVMapper!

Edit. Link do programa: http://forum.sukhoi.ru/attachment.php?attachmentid=70120&d=1172927942

S!

Sokol1





34
Hardware & Software / @ Mcbare - F22+tqs
« Online: Dezembro 10, 2006, 01:33:43 am »
Mcbare,

Estou postando aqui porque de repente alguem podera ter alguma sugestão.

Analizando o esquema de ligação do circuito USB BU0836, bolei um jeito para interligar o F22 e o TQS minimizando os cabos.

Primeiro voce coloca o BU0836 dentro do F22 (1) para que os cabos de ligação com os pots dos eixos X e Y sejam os mais curtos possíveis, para evitar ruidos espúrios.
Então tera que ligar os 14 botões e 3 eixos do TQS no F22.

Isto significa 28 fios para os botões (já que não ha um fio comum), mais 5 para os pots (2 por cada mais um mais 1 comum de +5V), num total de 35 fios.

Não conheço cabo com tal quantidade de fios internos.

A sugestão é usar o cabo de gameporte do F22/TQS que tem internamente 15 fios,
dois cabos de 15 serão suficientes, embora só disponibilizem 30 fios.

Para limitar em 30 fios devera separar a matrix de diodos em duas partes.
Uma dentro do TQS com os Row 1 a 6 e as Column 1 e 2, o cruzamento destes 8 fios dara pontos para ligar 12 botões.

Os dois botões que faltam ligar (são 14 no TQS) serão ligados via 4 fios na matrix de diodos dentro do F22.

Os 3 potenciômetros do TQS precisam de 6 fios mais 1 comum de +5V.

Observe que os 6 fios dos Row 1 a 6 precisam voltar para o F22 para dar continuidade para a matrix de diodos, já os das Column 1 e 2 não precisam.

Então tera: 8 + 4 + 7 + 6 = 25 fios, que deverão ser divididos em 2 cabos.

Na imagem abaixo fiz um esquema nos quais um dos cabos (preto) usara os 15 fios - os 6 dos Row 1 a 6, os 2 das Column 1 e 2 mais os 7 dos pots.

E do outro cabo (amarelo) serão usados 10 fios, 6 para o retorno da ligação dos Row 1 a 6 e mais os 4 da ligação dos 2 botões não cobertos pelas matrix dentro do TQS.


Parece confuso  :blink:  mas não é.  ;)

Alem destes cabos tem tambem as ligações das matrizes para os botões/HAT do F22/TQS (as chaves S1 a S32, menos as duas já ligadas acima), mas  isto podera ser feito aproveitando cabo FLAT de HD, ou daqueles FLAT multicor vendidos em eletronicas, que facilita as ligações.

Caso queira ter a possibilidade de desconectar o TQS do F22 use conectores DB-15 macho/femea - são baratos, embora represente um trabalho a mais de montagem/solda.

Caso queira usa-las depois passo um esquema com um LED para facilitar a identificação de cada pino das tomadas DB15.

OBS - não considerei como sera ligado o Transductor ('mouse IBM') do TQS já que ele trabalha de modo diferente de botões/pots, e tem 5 fios: o do meio do FLAT é o comum e os dos lados os angulos.

(1) Uma sugestão para fixar o BU é usar aqueles suportes de latão para placa mãe, aparafuse no fundo da caixa e depois aparafuse o BU em cima, já prevendo a ligação com o cabo USB.

Sokol1

35
Fotos & Vídeos / Bill & John Adventures.
« Online: Outubro 21, 2006, 01:39:09 am »
Como não vi referência sobre esta dupla aqui, ai vai o link.
É sensacional.

http://billetjohn.free.fr/index_en.html

Para a parte 1 tem legendas em português.

S!

Sokol1

 

36
Hardware & Software / Cougar Novo
« Online: Outubro 19, 2006, 10:06:21 pm »
Pessoal,

Um aficcionado do IL2, o Volsario, comprou um Cougar da Saraiva e esta com problemas na instalação, como sei que aqui se concentra os usuários deste joy, sera que alguem pode ajuda-lo?

Ele postou no forum do Gavca, neste tópico:
http://www.gavca.com/modules.php?name=Foru...ewtopic&t=11319
Qualquer coisa coloco a ajuda lá.

Citar
Comprei o Cougar da Saraiva , mas o windows não reconhece de jeito nenhum...

Fiz a instalação de acordo com o sugerido na internet: http://cougar.frugalsworld.com/faqinstall.php

Baixei o programa de instalação daqui: ( uma vez que diz para não usar o cd original )

http://cougar.frugalsworld.com/updates.php

Porém quando chega a hora que o win pede para inserir o usb eu faço com o botão do gatilho principal acionado até o fundo ( sugerido na página da cougar) e o programa segue a instalação, mas não reconhece o usb do controlador.

Outra observação importante é que já testei a entrada usb com o trackir e com o meu joy saitek e funciona corretamente. Meu mouse não é usb. Quando insiro o usb do saitek ou trackir o win emite aquele som característico do reconhecimento e quando insiro o usb do cougar não emite som nenhum e logo aparece a msg ( ao lado do relógio ) Dispositivo usb funcionando incorretamente – Usb não reconhecido ...

Outro fato: Conectei o meu cougar no acelerador, instalei o programa que veio no cd, ele reconheceu o usb e instalou os drivers automaticamente ... entrei no IL2 e o cougar funcionou corretamente,,, só que estava totalmente descalibrado. Então fui tentar calibrá-lo no seu programa ( uma vez que diz que não é para se calibrar com o win ) e ele pediu para eu fazer o upgrade ... depois disso não funcionou mais, não consegui fazer o upgrade e tive que desinstalar de novo para ver se conseguia fazer rodar novamente... Li as instruções da página e tentei instalar como diz lá sem o acelerador conectado e só colocando o usb quando o programa pedisse, mas para meu desespero a bosta diz que o usb está com mal funcionamento...

Por favor me dá umas dicas aí, pois se não conseguir instalar a tranqueira logo, vou empacotar e devolver – hehehehee

Obrigado aí ...


Sokol1

37
Hardware & Software / @ Macbare - Grip Diy
« Online: Junho 23, 2006, 01:43:33 pm »
FN_Macbare,

Achei esta foto na www.hovercontrol.com, mostra detalhes da construção de um grip - no caso do Eurocopter, pode ter idéias uteis para seu projeto de grip do SU-27.



S!

Sokol1


 

38
Fotos & Vídeos / Tornados A Baixa Altitude.
« Online: Junho 19, 2006, 10:53:49 pm »
Literalmente levantando poeira.




S!

Sokol1

 

39
Hardware & Software / Projeto Para Pedal De Leme Para O Il2
« Online: Maio 28, 2006, 03:46:54 pm »
Achei este projeto no forum da Eskadrylia Serafimov. Tutorial muito bem detalhado e plantas em AutoCad (DWG). Como foi adequado para o IL2 os pedais de freio estão ligados como um único eixo, já que este SIM não reconhece dois freios, pois foi modelado segundo o do Sturmovik que tinha uma alavanca no manche (como o Spitfire) para acionamento do freio - em conjunto com o pedal freia-se uma ou outra roda.
Quem quiser modificar para Toe Brake é só ligar cada freio como um eixo.

A versão mostrada no tutorial é para ligar em uma gameporte ((usando o driver do joystick de 2 eixos, 2 botões).
Para ligar em USB é só usar um circuito adequado, como o BU0836 ou o de um joy Clone Thunder (3 eixos= leme, freio esquerdo, freio direito).

É um bom projeto para que tiver meios de construir para a venda, já que é relativamente compacto e não muito pesado, detalhes importantes para se despachar para outras cidades.
Basta modificar o corte do apoio dos pés - que foi feito a laser pelo espanhol  que tinha o equipamento necessário.
O pedal Russian Rudder tambem é inspirado no 109/190, porem usa linha retas no apoio dos pés - mais facéis de se obter com equipamento convencional.
Perfeitamente possivel de se fazer estes apois usando madeira.

O mecanismo de centragem é o mais adequado para pedais, simples e barato, o mesmo usado no Simped (alemão), e no RR (russo).



Tutorial:

Plantas (.DWG): http://www.ala11.com/imagenes/pedals.zip

Agradecimentos ao autor, o ALA11_Baloo.

S!

Sokol1

40
Hardware & Software / Saitek X-36 Gameporte - God News.
« Online: Março 26, 2006, 11:03:51 pm »
Lembro-me de ter lido neste forum que alguem aqui tem (tinha?) um Saitek X-36 gameporte e esperava converte-lo para USB (O que hoje em dia é facil e relativamentee barato com a placa BU0836, embora envolva a desmontagem do joy e vai perder a programabilidade, funcionando como um HID), mas achei um tópico no Saitek Help da SimHQ sobre um driver desenvolvido por um espanhol para o X-36 funcionar no XP. Os driver estão na versão Beta-3 mas parece que funcionam bem, inclusivem relatam que a programabilidade dele fica semelhante a do Cougar, melhor que a do X-52.

O tópico é este:
http://www.simhq.com/cgi-bin/ultimatebb.cg...79;t=002181;p=2

Caso o colega não tenha entregado o seu X-36 para o caminhão de lixo, o link para baixar os drivers é: ;)

http://www24.brinkster.com/x36driver/

Salute!

Sokol1

 

41
Assuntos gerais / Video Ataque Ao Solo Com O Falcon 4.0 Aa
« Online: Março 07, 2006, 12:08:58 am »
Achei este video no forum do AVA (aviadoresvirtuales) espanhol - feito para levarem num seminário sobre simuladores ( :blink:), pela descrição parece um bom trabalho (ainda não vi  :P ), dizem ser dificil de fazer (en Falcon se tiene que grabar tal como se vuela)...
Pode interessar a Ala Falcon. Link do edonkey:

ed2k://|file|AVA_Falcon_v11_2000kbps.wmv|69764970|36E97BAE46AAD8E77126A716D5704C5C|h=IU7YMNNLFIUBUOU7MSAM3JE5MVBW6IPW|/

S!

Sokol1

 

Páginas: 1 [2]