=FN=
27º E.V.C. Falcões da Noite => Falcon BMS => Tópico iniciado por: Sylar em Novembro 29, 2010, 01:11:20 pm
-
Operação Ópera (também chamada Operação Babilônia ou Operação Ofra) foi um ataque aéreo de Israel contra a central nuclear iraquiana de Osirak (Tammuz 1), no Iraque.
Na década de 1970, o Iraque adquiriu um reactor nuclear da classe "Osíris" da França. Os serviços de informações militares de Israel assumiram que o propósito do reactor era a produção de plutônio com o intuito de acelerar o programa iraquiano para a produção de armas nucleares. Do mesmo modo, os serviços de informações de Israel chegaram à conclusão de que o verão de 1981 (no hemisfério norte) seria a última oportunidade para destruir o reactor sem arriscar baixas civis por causa de eventuais derrames radioactivos. Pouco depois dessa data o reactor seria abastecido com combustível nuclear.
Em 7 de junho de 1981, Ilan Ramon liderou um esquadrão de aviões F-16A da Força Aérea de Israel, escoltados por vários F-15. Os aviões bombardearam o reactor de Osirak danificando-o severamente e impedindo a fabricão de armas nucleares pelo regime do Iraque.
A Operação Ópera será simulada pela Ala Falcon do Falcões da Noite em 2011* com a participação de 8 ( oito ) pilotos da ativa.
Os treinos no teatro de Israel, preparativos para a operação iniciarão-se em Janeiro/2011.
Aqui serão postadas todas as atualizações e informações referente à Operação Ópera Falcões da Noite
*Sem data definida.
Att. Comando Operacional da Ala Falcon.
-
Bela iniciativa do CO. Parabéns. B)
-
Olá a todos,
Para quem não sabe o Comandante Ilan Ramon, foi o primeiro astronaulta israelense e que morreu no acidente com a Columbia em fevereiro de 2003.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilan_Ramon
Abraço a todos.
No agurado do início da operação (infelizemnte somente como observador)
Marcello "Goose" Assunção
-
uhuhuhu!
muito bom! Parabéns C.O.