=FN=
27º E.V.C. Falcões da Noite => DCS World => Tópico iniciado por: =FN=Frodo em Dezembro 10, 2006, 10:58:42 am
-
Para quem tiver interesse ou curiosidade, eu estou colocando algumas dicas sobre as informações contidas nas Cartas de Aproximação do LOMAC. Por estas serem tiradas das cartas reais, acredito que sejam as mesmas utilizadas pelos pilotos na vida real.
ILS RWY 04R – Localização do ILS. Neste caso, encontra-se na cabeceira 04 da direita.
DH: 120m MSL/ RVR: 800m - Quando a aeronave se encontrar a 120m (400FT) do nível médio do mar e a 800m da cabeceira, ele deve avista-la, caso contrário, é aconselhado arremeter. Estes valores são também chamados de “mínimos meteorológicos do aeródromo”.
Missed Aproach: Climb to 1000m Right turn to IAF – Em caso de arremetida, o piloto deve subir até 1000m (+-3300FT) e realizar uma curva à direita em direção ao Fixo de Aproximação Inicial.
MSA 100Km 1500m - “Minimum safe altitude” - Altitude mínima segura = altitude mínima a que se deve voar de modo seguro. Neste caso, a altitude é de 1500m (5000FT) num setor de 100Km de raio. Há casos em que a MSA pode vir com até 3 altitudes. Basta dividir os setores de acordo com o Norte da carta.
“Surface movement guidance and control system” - Sistema de aproximação para pista de baixa visibilidade.
ELEV. 62m – Elevação da cabeceira da pista em relação ao nível médio do mar .
Se encontrarem alguma coisa errada podem falar hehehe...não fico magoado, e se tiverem algo a acrescentar, melhor ainda ^_^
Grd abraço!
PS: eu já vi este site aqui no forum, mas como se trata deste assunto, to colocando um link aqui tb onde é possível baixar as cartas de navegação.
http://users.skynet.be/bs999158/LomacDownload.htm (http://users.skynet.be/bs999158/LomacDownload.htm)
-
Parabens gosto de ver pessoas novas no Esquadrão se esforçando em pasar informações!!!
Um abração Gerzely. :joia:
-
E ae Gerzely, tranquilo?
Opa, que bom que gostou. Eram algumas dúvidas que eu tinha e resolvi postar acreditando que possa ser util para mais pilotos.
Grd abraço! :D
-
Mto boa as dicas Frodo, valeu
-
cara... só uma dúvida junto com uma explicação :)
Missed Aproach: Climb to 1000m Right turn to IAF – Em caso de arremetida, o piloto deve subir até 1000m (+-3300FT) e realizar uma curva à direita em direção ao Fixo de Aproximação por Instrumento.
Sempre em arremetidas instrumento, a instrução da carta te da uma altitude e uma proa... que pode ser um rumo magnético até interceptar alguma radial ou algo assim... ou também pode dar a proa de um auxílio, vor, ndb....
No caso ta escrito IAF... que pode ser um VOR... nunca ouvi falar na sigla IAF... a não ser que seja o ponto de início do procedimento... que no caso tbm é um auxilio...
Somando algumas informações...
Temos o
FAF: Final Approach Fix... Fixo de Aproximação Final... A Partir dele devem ser mandatórias as razões Velocidade/Razão de decida, na parte inferior da carta... para aproximações de não-precisão.
a DH, Altura de decisão, é só pra aproximações de não-precisao (VOR/NDB)... no caso de um ILS se chama DA... Decision Altitude...
no ILS tb tem a TCH: Treshhold Crossing Height, acho q é isso, altura de crusamento da cabeceira....
xii da pra fica falando até amanhã sobre app instrumento. acho isso lindo e gostoso demais!
adoro voar instrumento real! Se precisarem de qualquer dica to aqui pra ajudar :D
-
cruzamento com Z por favor...
-
IAF - Initial Aprouch Fix ,ViperBr .. no Lomac nao temos a vetoração que o Falcon possui,infelizmente,mas usamos os instrumentos sem problemas .. !
B)
-
E ae ViperBR, tranquilo?
Blz, td o e q tu falou é realmente verdade.
O FAF que tu disse tem a mesma função do IAF. Nas cartas aqui do Brasl só existe o FAF. Já nas cartas de outros paises, como no caso da Ucrânia, Russia, eles utilizam o IAF que é um fixo criado artificialmente pra guiar o piloto para o ponto de aproximação, nada mais que um FAF.
Em relação ao DH tb está correto. É que no LOMAC só tem o DH, por isso mencionei ele, mas pelo que tu disse, parecem ser quase a msm coisa.
Se tu tiver mais alguma dica ai, sera bem vinda!
...valeu AirMan pela correção do IAF que eu tinha colocado errado "intrumento", mas sim, o correto é "initial"
:)