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27º E.V.C. Falcões da Noite => Assuntos gerais => Tópico iniciado por: madcat301 em Agosto 08, 2006, 03:56:42 am
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"show aereo Lviv, 27 de julho de 2002. O maior desastre em show aereo da historia. 83 mortos, 199 feridos. imediatamente apos o acidente, o presidente ucraniano assinou decreto removendo de seus postos o Coronel Viktor Strelnikov, Comandante-em-Chefe da Forca Aerea da Ucrania, e o Coronel Pyotr Shulyak, Secretario Geral das Forcas Armadas da Ucrania. os dois pilotos do SU-27, que ejetaram e sobreviveram, foram condenados por uma corte em Lviv, por falha em obedecer ordens, negligencia e violacao de normas de voo. Uma comissao de investigacao constatou que os pilotos tentaram sem sucesso uma perigosa manobra a uma uma altitude muito baixa. O piloto Volodymyr Toponar foi sentenciado a 14 anos de prisao, e seu co-piloto Yuruy Yegorov, a 8 anos.
"
ejecao (http://i91.photobucket.com/albums/k284/metallica933/Su27Lviveject8899330.jpg)
repare o sangue na fuselagem do su-27 (http://i91.photobucket.com/albums/k284/metallica933/Su27Lviv-66.jpg)
pilotos apos a ejecao (http://i91.photobucket.com/albums/k284/metallica933/Su27Lviv_pilots.jpg)
tragedia (http://i91.photobucket.com/albums/k284/metallica933/SU-27_UKR_crash_c.jpg)
varias imagens da queda do SU-27 da UKR em Lviv foram divulgadas, mas eu ainda n tinha visto essa aki (http://www.zippyvideos.com/7299674524502206/su-27ubcrashinlviv/)
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uia.. vião pesadin hein.... akele deitado no meio.. decaptado.. cruel hein
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Manobra perfeitamente possivel de ser feita porem nao a esta altitude ... faltou sustentação .. pouco tempo pra ganhar velocidade e se sustentar em funçao da baixa altitude .. stall catastrofico esse ... :(
Lamentavel .. !!
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Eh falta de responsabilidade dos pilotos, merecia pena de morte.
Abs.
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coitado 6 viram o estado do flanker? :kct:
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+ info sobre o acidente:
- Tonopar [piloto] voava o MiG-29 no esq Ukranian Falcons e n tinha mta pratica no Su-27
- treinamento da tripulacao para o show aereo foi insuficiente devido a economia de combustivel
- a tripulacao recebeu o Su-27 pouco antes do show aereo. eles haviam treinado em outro Su-27
- o Su-27 tinha 2000kg de combustivel a mais nos tanques do q o Su-27 em q a tripulacao havia
treinado antes do show
- tripulacao n estava familiarizada c/ a regiao do aerodromo
- zona de voo restrita era aproximadamente duas vezes menor q o normal em ambas as direcoes. sendo assim, o piloto era forcado a iniciar as manobras acrobaticas de uma outra direcao, diferente do padrao
- o piloto Tonopar afirma q o Su-27 teve uma falha no motor esquerdo e consequentemente n proporcionou empuxo total, fazendo o aviao perder mais altitude q o normal durante a manobra
- a pena para o co-piloto, Egorov, de 8 anos de prisao, foi criticada por varias pessoas. ele n pilotava o aviao, portanto n poderia ser considerado responsavel. um argumento da acusacao na corte era de q Egorov ejetou antes de Tonopar [q pilotava o Su-27 no assento traseiro]
- algumas pessoas acham q uma razao pelo pesado veredicto p/ Egorov eh seu sobrenome russo. o distrito de Lviv era territorio polones desde a 1a Guerra Mundial e foi anexada a USSR por Stalin em 1939 - os ucranianos do oeste odeiam russos de todas as maneiras.
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o acidente visto de outro angulo
qdo vi esse video, fiquei pensando nos lixos [pessoas] q existem por aih. eh um video satirizando o acidente. a musica usada foi 'live and let die' [guns n' roses], 'viva e deixe morrer', sendo q a palava "LIVE" uma analogia a cidade de "LVIV", onde ocorreu o acidente. o vid eh de extremo mal-gosto. a unica coisa q presta nele eh a cena q comeca aos 1:15. essa imagem me impressionou mto.
o menino olhando pro ceu, a menininha toda arrumadinha e inocente, maos dadas c/ a mae, num evento q fascina a todos, um show aereo. mae, filha e filho, encantados, olhando o Su-27 mergulhar rapido e de repente, ralando no solo e rasgando tudo q encontra pela frente. encanto e terror numa fracao de segundos..
[essa menininha vestida de vermelho me lembrou daquela responsavel pela unica cena com cor em 'A Lista de Schindler'...]
eh bem visivel o canopy se soltando, momento em q o co-piloto Egorov, no assento dianteiro, puxa os cordeis de ejecao.
video (http://www.badongo.net/vid/95082)
\,,/
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de mt mal gosto msm o video, cenas mt chocantes
vi umas duas vezes a cena que mostra a manobra inteira do inicio a queda e ACHO que se o piloto tivesse mantido as asas niveladas, em vez de virar para esquerda teria tido condiçoes de recuperar o voo nivelado a poucos metros do chao ja que virando pra esquerda ele diminue bastante a sustentaçao do caça e da pra ver que foi por muito poco que ele nao consegue se recuperar
e ai oq vcs acham? concordam com a minha "analize tecnica"?
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o piloto n virou pra esquerda.
ele deu potencia no throttle mas o motor esquerdo n respondeu, consequentemente o av perdeu sustentacao drasticamente na asa esquerda.
[esse foi o argumento usado por ele na defesa]
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o piloto n virou pra esquerda.
ele deu potencia no throttle mas o motor esquerdo n respondeu, consequentemente o av perdeu sustentacao drasticamente na asa esquerda.
[esse foi o argumento usado por ele na defesa]
vai saber... nao ta com cara de falha em um dos motores aquilo nao pra mim aquilo foi aleron ou na pior das ipoteses um pre estou devio a puxada violenta dele em baxa velocidade
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"um pre estou devio a puxada"
q isso?
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Mikuliiiiiin!!! :lol: :lol: :lol:
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Alô!!! Acho que ele quis dizer "um pré-estol devido a puxada"... :P Tipo, um momento que antecede o estol "definitivo", no qual as superfícies de controle começariam a parar de responder... B) Me corrijam se viajei!
Hum, acabei de ver o vídeo. Pra mim foi falha humana...o piloto foi negligente em fazer esse tipo de manobra naquela altitude. Se ele tivesse ali uns 100m a mais de alt (pelo menos) ele teria se recuperado do estol. É interessante reparar que não é a primeira vez que um piloto comete erro desse tipo. Lembram-se daquele do Su-30, no qual a tubeira arrastou na pista e os dois pilotos ejetaram, pouco antes do avião literalmente "despencar" do céu? Pois é, foi um caso parecido...a sorte nesse caso é que o estol se deu em cima da pista, sem pessoas por perto...lamentável :( .
P.S.: Esse erro é comum tb nos sims (principalmente no IL2 e no Lomac, fazendo acrobacias). Já morri muito por julgar mal minha velocidade e minha altitude (vc sempre acha que a margem de erro é maior do que realmente é).
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Com certeza...
Motivos:
Avião tetra pesado
Altitude baixa pra manobra (+-)
etc...
Talvez o motor possa ter não respondido .. isso causaria que o avião não virasse daquele jeito .. o piloto mecheu o manch, mas se tivesse continuado reto ele meteria a "bunda" no chão ...
Resumindo hora errada, momento errado
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Alô!!! Acho que ele quis dizer "um pré-estol devido a puxada"... :P Tipo, um momento que antecede o estol "definitivo", no qual as superfícies de controle começariam a parar de responder... B) Me corrijam se viajei!
P.S.: Hehe, nem vi esse vídeo (digo, só na época no acidente, mas já nem me lembro).
Isssso mesmo que você falou .. ;) :P
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andei pesquisando + sobre o acidente. mta gente afirma q o q derrubou o Su-27 foi um passaro ou OVNI. realmente, no video da pra ver uns objetos passando pelo aviao..
to fazendo um video aqui mostrando isso, ja ja eu mando ae.
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hehehe ja vi isso =op ... tem um lance igual este em varios videos d aviao... akele tucano da esquadrilhia da fumaça a muito tempo atras que caiu numa praia mostra um o.v.n.i do lado do aviao.. e derrepende a asa do aviao SAI haha... foi foda... matou uma pessoa c nao me engano
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isso quis dizer pré-estol digitei errado discupa hehe
heuhe Mikulin fasso isso as vezes tbm julgo mal a minha altitude ai ja viu.... ai é abrir os freios aeroinamicos puchar com cuidado e rezar hehe
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4.5s
Foi o tempo que o piloto levou pra iniciar o tonneaux barril [barrel roll]. Repare que ao finalizar a curva, ele mantem o aviao perpendicular a seu eixo por 4.5 segundos.
Talvez decidindo se "vai ou nao"?...
[??...]...
Uma coisa eh certa: ele errou na altitude.
video>> SU-27_LVIV_INICIO_MANOBRA (http://www.youtube.com/watch?v=tcoZk3NAW5s)
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Muitas pessoas defendem a hipotese de que o que derrubou o Su-27 foi algum tipo de OVNI [Objeto Voador Nao-Identificado] ou passaro que supostamente foi ingerido pelo motor esquerdo do aviao.
No video, identifiquei 3 objetos [ou passaros?] passando proximo ao Su-27. Logo apos, o motor esquerdo comeca a soltar uma fumaca escura.
O Su-27 perde altitude, o piloto tenta recuperar, mas sem sucesso.
video>> SU-27_LVIV_LEFT_ENG_FAILURE (http://www.youtube.com/watch?v=qt8E6zI0LMw)
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Em nenhum momento o piloto 'deu asa pra esquerda'. O aviao se inclinou para o lado esquerdo devido a falha no motor esquerdo. << como se pode ver nas imagens, flaperon comandado a cima e leme a esquerda.
(http://img164.imageshack.us/img164/1007/su27lvivstallenginefailurepk2.jpg)
O Su-27 se inclinou depois que o piloto deu potencia e o motor esquerdo nao respondeu. Veja o tracado do Su-27 em relacao ao aerodromo. ele mantinha o curso normal, em direcao ao circulo verde. Porem, a inclinacao para a esquerda fez o aviao ir em direcao a area onde estava o publico.
(http://img75.imageshack.us/img75/2546/su27lvivairfieldni7.jpg)
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boa analiste tem razao eu tava errado aparentemente foi falha no motor, e o piloto fez tudo certo (a nao ser o cauculo da altitude) pelos comando preximo do solo
parece que o terceiro objeto sai quase diretamente do escape da turbina
no entanto, a fumaça preta saido da turbina nao é necessariamente uma falha, talvez posso ser so a fumaça que sai normalmente de turbinas a jato quanto é injetada potencia, quem ja viu ao vivo ou ja reparou em video, os caças fazem isso
esse ultimo video "SU-27_LVIV_LEFT_ENG_FAILURE" foi o melhor acho mostrou tudo oq aconteceu vou inclusive grava-lo no pc
ainda acho que algo aconteceu, porque parece que a razao de subida do nariz caiuao se aproximar do solo, vendo a cena toda parece que ele vai se recuperar, mas ai ele para de subir a mantem o angulo de arfagem negativo ai ja viu
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isso viper, tb tenho alguma duvida se a fumaca eh normal [como os antigos pratt&whitney TF-30 dos F-14A, q sempre soltavam fumaca escura].
porem, repare bem: qdo o aviao comeca a inclinar, da pra perceber q a fumaca nao vem dos dois motores, mas apenas do esquerdo..
isso soh os experts no Su-27 podem dizer. n sei se eh normal apenas um motor expelir fumaca.
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bom, o SU-27 nao sei mas recentemente um vi uma exibiçao com AMX da FAB e eles expeliam fumaça pela turbina
alias esse é um efeito que falta no lockon ^_^
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kem kiser baixar o video
SU-27_LVIV_LEFT_ENG_FAILURE.mpg (http://rapidshare.de/files/28948319/SU-27_LVIV_LEFT_ENG_FAILURE.mpg.html)
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bom, o SU-27 nao sei mas recentemente um vi uma exibiçao com AMX da FAB e eles expeliam fumaça pela turbina
alias esse é um efeito que falta no lockon ^_^
Ja Existe esse efeito... num é bem uma fumaça... mas é o mais parecido com o real que ja vi...
esse efeito chama-se "Heat blur"
B)
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bom, o SU-27 nao sei mas recentemente um vi uma exibiçao com AMX da FAB e eles expeliam fumaça pela turbina
alias esse é um efeito que falta no lockon ^_^
Ja Existe esse efeito... num é bem uma fumaça... mas é o mais parecido com o real que ja vi...
esse efeito chama-se "Heat blur"
B)
<_< a cara ql é eu voo lockon a quase um ano eu sei disso... nao tem nava a ver com a fumaça é apenas o calor das turbinas
a unica fumaça q sai é em altutude... a "contrail" e eu ja acho bem malfeitinha... pelomenos no 1.02 ia ser muito show seguir os rastros da turbina durante um dogfight... etc
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Não cara, o heat blur é aquele embaçamento da visão pelo calor gerado pelos gases da turbina. Com aquele rastro preto de fumaça eu nunca vi (é bem característico dos tipos russos - os ocidentais tb têm só que menos).
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LOL Viper, posts quase simultâneos...:P
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eh combustivel adulterado XD.. so nao sei como chama.. mas q no falcon tem faz tempo isso tem heheh
http://www.freefalcon.com/imgs/52Ha.jpg (http://www.freefalcon.com/imgs/52Ha.jpg)
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Não cara, o heat blur é aquele embaçamento da visão pelo calor gerado pelos gases da turbina. Com aquele rastro preto de fumaça eu nunca vi (é bem característico dos tipos russos - os ocidentais tb têm só que menos).
Me desculpe... viajei na minha ideia uehauehaueha :lol: :lol:
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^_^ tudo certo
é disso msm que eu me refiro, da screnshot do falcon, o lokcon podia ter um sistema desses
me toquei aki que talvez tenha algum addon q produza esse efeito.. vo da uma pesquizada logo eu responde aki
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Esse negocio de turbina fumar pode ser muito relelativo... pode ser o tipo de combustivel... eu oberservei isso na minha moto dependendo da marca e do nivel de octanagem a moto fumava... ou mesmo óleo faz isso... tem q ver se os óleos lubrificantes se misturam com o combustivel na queima em algum momento... combustivel de má qualidade... claro que um motor a jato é infinitamente diferente mas... o Mig-29 sei lá q variante que é, oq os swifts usam... fuma que só o caraio!!! os su-27 do RK tumen fuma mas naum que nem os mig's...
mas se foi falha do motor mesmo o tal não dispara um alarme sonoro e visual no painel?? fazendo com q o piloto cancelace a manobra??... o jato é cheio de sensores!!! ah sei lá eu acredito que foi falha humana mesmu...
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a bem lembrado uma vez vi um video dos swifts que por onde eles passavam ficava aquela fumacera
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reparem nos mig's... os sukhoi's já naum fuman... e reparei que é sempre na hora que, despeja potencia no motor...
(http://www.patricksaviation.com/uploads/av_images/med/2020.jpg)
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sim.. o mesmo ocorria com os AMX, na hora que eles botavam potencia fumava
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Será que este acídente dá para ser repetido no Lock on para ser testada a física do avião se é boa?
:D
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q coincidencia, skull. ha 2 dias atras fiz um video simulando a queda. ja q vc tocou no assunto de vid, da uma olhada.
http://forum.falcoesdanoite.com/index.php?showtopic=3534 (http://forum.falcoesdanoite.com/index.php?showtopic=3534)
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eu ja tinha testado tambem a uns dias atraz, realmente esse tipo de barrel toneau em baxa altutiude eh bem dificil de recuperar com perfeiçao
fiz a manobta entre variando de 550 a 650 km/h entre as tentivas.. cai algumas vezes.. estolei outras... algumas eu sai ilezo