=FN=
27º E.V.C. Falcões da Noite => DCS World => Tópico iniciado por: =FN=Eagle em Maio 02, 2006, 11:57:04 am
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....vamos decorar algumas formulas, ok??
Center of mass motion in wind axes is described by the following equations used at flight characteristics calculation (disregarding sliding)
(http://www.lockon.ru/img/technology/f1.gif)
(http://www.lockon.ru/img/technology/f2.gif)
(http://www.lockon.ru/img/technology/f3.gif)
(http://www.lockon.ru/img/technology/f4_eng.gif)
(http://www.lockon.ru/img/technology/f5.gif)
where
H - is flight altitude;
V - is aircraft speed;
dV/dt - is acceleration;
θ - is flight path angle;
ψ - is heading;
P - is engine thrust;
Qsec - is second fuel consumption;
G - is aircraft weight;
φ - is angle between thrust vector and axe x;
γ - is angle of roll;
q - is dynamic pressure;
Cx - is drag coefficient;
Cy - normal force coefficient.
Sliding is described by the following equation:
(http://www.lockon.ru/img/technology/f6.gif)
When moving on the ground friction force is added: Ffriction = kfr * G * (1 - Ny).
When calculating Mach number and dynamic pressure the table of standard atmosphere is used.
At present in FM the following dependences are accepted for aerodynamics and engine characteristics:
Cy = Cyalfa(M) * α + Cyflaps * k(q) + nonlinear correction(α); Cy ≤ Cymax(M);
Cz = Czbeta(M)* β ;
Cx = Cx0(M) + Cxflaps + Cxpld(M) + Bpol(M) * Cy ** 2 + Dpol(M) * Cy ** 4 - Czbeta * β ** 2;
P(M,H,Dr) = F1(M)*F2(H)*F3(Dr);
Qsec = Ce * P / 3600
where:
M - is Mach number;
α - is angle of attack;
β - is slide angle;
Dr - is engine operating mode.
Dependences Cyalfa(M), Cymax(M), Czbeta(M), Cx0(M), Cxpld(M), Bpol(M), Dpol(M), F1(M), F2(H), F3(Dr) are set by the tables with linear interpolation.
To get real aerodynamics characteristics of aircraft and engine flight characteristics is rather difficult due to secrecy of such information. When there is not enough information on aerodynamics characteristics and engine flight characteristics we have to correct various table dependences to agree then with known flight characteristics (accelerations, turns, climb, flight range, etc).
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Eita, o fundo das figuras são da cor do fundo do forum. Mas dá pra ver um pouquinho.
Essas são algumas fórmulas usadas no Lockon. ;)
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aaaa facil assim? faço ate 2! manda uma mais dificil
(http://chbr.manchete.net/godinzin.jpg)
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Cacilda!
Então, ao que parece, prá fazer um bom simulador o cara tem que manjar mais de matemática do que de aviação... LOL
:)
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hauhauah
Pode crê.
Mas aí fico pensando, PC é foda mesmo, como que esse monte de cálculo vira influencia do vento no AoA, curvas e velocidades, a tração das rodas no chão. Coisa mto bacana
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E o pior de tudo: tem que ficar realístico... senão a gente cai de pau em cima do desenvolvedor huahua!!! :lol:
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Caraca...essas formulas eu usei e estudei na faculdade...
quem tiver a fim de ir mais a fundo na aerodinamica, procure pelo anderson...é todo em ingles...é a biblia da aerodinamica...
Usei esse e um tal de Roskan, fiz um ante projeto do tupi...detalhe que levou 5 meses e assim mesmo só o avião voando na velocidade de cruzeiro, pq se o professor pedisse nos diversos perfis de voo acho que levaria 3 anos...hahahahaha
Abraços
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Hã?Hein?
Pra onde vai isso???
Eu sou horrível em matemática hehehehehe
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Eu arrumei um caixote de feira prá fazer a cabine, serve?
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Pessoal, suspeito que o 9.81 da fórmula é a aceleração da gravidade (m/s²). Todo mundo viu isso quando estudou física no 1. grau/ ensino médio. Aquele monte de letra assusta pois são letras gregas. O cálculo acima me parece ser cálculo diferencial.
Um pouquinho de história:
O matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) foi o primeiro a usar a notação dy/dx para a derivada de y com relação a x. O conceito de derivada foi introduzido no século XVII quase simultaneamente por Leibniz e Sir Isaac Newton (1642-1727), trabalhando separadamente.
Normalmente usa-se esse tipo de cálculo para achar área máxima, para calcular figuras não Euclidianas, como por exemplo a folha de uma árvore. Para relembrar: figura Euclidiana é o triângulo, o trapézio, o retângulo, etc.
Como aparece na frase de rodapé das mensagens do AIRMAN. Devemos olhar o gigante (cálculos matemáticos) como DAVI olhou Golias. Quem sabe esta idéia não venha a solidificar e poderemos fazer um simulador de caça brasileiro. Vamos explorar o AMX?
Abraços,
Élvis Márcio S. Gomes
Cachoeiro de Itapemirim-ES
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caracaaaa... fn eh cultura kkkk
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Eita, tá vendo hehehhe
Cultura mesmo. ;)
To estudando Cálculo Diferencial na Facu, mas não chegamos em Derivada ainda, só lá pelo 3º Bimestre.
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Ae, esse alemão Leibniz foi um gênio, ele fez o segundo computador do mundo. Em 1694 ele improvisou o Pascaline ( considerado o primeiro Computadore do mundo, que era uma máquina que o Pascal inventou para ajudar seu pai no trabalho, mas ela só somava), que além de somar, incluiu a multiplicação. Lembrando que o Pascaline usava "Rodinhas" que deslizavam. Alguém já deve ter visto essa máquina.
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Edit: Galera, errei. Pascaline não usava rodinhas, e sim oito Indicadores móveis e oito figuras.
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Seria legal se pudesse fazer um simulador do AMX e o ALX tb seria legal!
AMX seria mais para um simulador tatico, ataque ao solo com alguma capacidade de combate aereo. O ALX contra guerrilha, apoio aereo e etc e o F-5 modernizado tb seria legal.
Fica aí a ideia.
Abraços!
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O grande problema, não só da ED, mas de todas as fabricantes de simuladores de caças é a questão da aerodiâmica, as empresas dos caças reais não forncecem informações e nem materiais completos para a construção nos Sims.
Exemplo disso é o F-18, a ED não lança esse caça Flyable pro Lockon por não ter material suficiente para tal.
Mas essa ideia de fazer caças da FAB é ótima, e sugeria mais, fazer do EDA.
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Pessoal,
O mercado de desenvolvimento de games é altamente lucrativo. Sei que na Coréia do Sul há faculdades específicas para isso. Vi numa reportagem na TV Cultura que um profissional (ainda na fralda) começa ganhando alguma coisa acima de R$ 25 mil.
Os brasileiros são famosos pela apreciação dos simuladores de vôo. E mais, nossos compatriotas fazem sucesso em campeonatos mudiais. Ao que sei o campeão de Age of Empires III é brasileiro. Fora outros games.
Voltando ao assunto, fico curioso em saber qual a engineer do Lock-on. Acho-a muito pesada.
Outros games como Doom, Far Cry, Príncipe da Pérsia que tem gráficos excelentes, não consomem tanto a VGA.
Doom, feito pela 3D, tem uma engineer tão boa, salvo engano feita em C, que é vendida para outros desenvolvedores.
Provavelmente é factível fazer um simulador de vôo decente no Brasil.
Abraços,
Élvis Márcio S. Gomes
Cachoeiro de Itapemirim-ES ;)
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Olá pessoal !!! acho que esse sim pode serconsiderado o primeiro passo !!! Pois tem participão expresiva de brasileiros !!! :D
http://www.thunder-works.com/ (http://www.thunder-works.com/)
Abraços
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Esse Jet Thunder faz anos que está em desenvolvimento, e aguardo anciosamente por ele.
Espero que não demore muiiiito.
Quanto a engine do Lomac, não me lembro o nome dela, mas sei que é exclusiva.
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aki no brasil tem facul especifica sim.. 2 amigos meus foram foi pra sampa pra poder faze-la.. so nao me recordo agora em qual universidade é =s
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Morumbi é considerada a melhor. Foi nessa?
Aqui na Facu da minha cidade abriu o curso tbm.
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exato! ... so sei q eles saum montado na grana.. ai mama banca tudo haha XoD
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Pelo nome da Facu já se tem uma ideia hehehhe