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Tópicos - =FN=Caveirao

Páginas: [1]
1
DCS World / Ninguém mais voa aqui não?
« Online: Fevereiro 25, 2012, 12:21:44 am »
E aí pessoal, como estão os vôos? ^_^

Olha, eu ainda estou na minha carroça PC voando a versão cheia de teia de aranha do LO/FC.

Ontem estava conversando com minha esposa tarde da noite, lembrando quando eu não deixava ela dormir voando com os amigos até altas madrugadas, ótimos tempos em que botávamos os gringos prá chorar. B)

Um grande abraço a todos os da velha guarda do =FN= !!!!

2
Fotos & Vídeos / Combate entre dois SU-27SM.
« Online: Maio 12, 2010, 10:58:54 pm »
Se for para postar em outro local, me desculpem, mas achei muito interessante para vermos a simbologia do HUD, manobras e etc.


3
Assuntos gerais / SU-27UB por 5 milhões de dólares, para qualquer um.
« Online: Dezembro 14, 2009, 10:15:10 pm »




Todo reformado, ex-Ucrânia.
Lindo, Papai Noel vai colocar no meu sapato. ^_^

No início desse vídeo, me senti em casa...



4
Assuntos gerais / PROMOÇÃO À PILOTO.
« Online: Abril 18, 2009, 03:55:56 pm »
Senhores, é com grande orgulho e satisfação que comunico à ala Lock On e ao esquadrão a promoção à piloto dos senhores =FN=Aríete, =FN=Focus  e  =FN=Magoo.
Todos aprovados na perícia de uso do armamento, das aeronaves e no comportamento exemplar perante os colegas. Saliento ainda a determinação deles em estudar e conseguir aprender rapidamente as lições ministradas, com ótimo resultado prático.
Durante o período de instrução foram observados além dos conhecimentos no uso do equipamento, o comportamento na fonia, a cordialidade e camaradagem. Ao longo de várias e várias missões de navegação, combate, noturnas e diurnas, foi constatado que todos os acima citados estão aptos e além.
Depois de meu breve afastamento, ao retornar tive a grata surpresa de que todos se empenharam nos estudos e continuaram voando e treinando duro, pois o desempenho de todos melhorou, mesmo estando o instrutor afastado.

Assim, quero lhes dirigir meus sinceros desejos de bons vôos e boa caça!!!!

Bem vindos à casa da caça virtual brasileira!!!!!

Bem vindos ao =FN=!!!!

PARABÉNS!!!!!

5
DCS World / Novos =FN=.
« Online: Abril 18, 2009, 03:52:41 pm »
Senhores, é com grande orgulho e satisfação que comunico à ala Lock On e ao esquadrão a promoção à piloto dos senhores =FN=Aríete, =FN=Focus e =FN=Magoo.
Todos aprovados na perícia de uso do armamento, das aeronaves, no comportamento exemplar perante os colegas. Saliento ainda a determinação deles em estudar e conseguir aprender rapidamente as lições ministradas, com ótimo resultado prático.

PARABÉNS!!!!!

6
Assuntos gerais / LAAD 2009.
« Online: Abril 18, 2009, 12:35:28 am »
  Pessoal, estive lá. Vi muitos equipamentos e armas de todos os tipos, desde bombas guiadas a GPS BRASILEIRAS a espadas militares.

  Através de um amigo fui apresentado ao chefe da SAAB/GRIPEN no Brasil.
Dentre alguns dos meus milhares de posts no fórum Defesa Brasil, alguns deles foram lidos por este senhor que quis conhecer-me pessoalmente. Pois bem, papo vai, papo vem e fui gentilmente convidado para... Voar no simulador do Grpen-NG!!!!!

Acomodei-me no Martin Baker, manete de potência à esquerda com "dente" para PC, manche no meio com curso bem pequeno, gear up/down no lado esquerdo, HUD a frente  com simbologia ocidental e portanto conhecida, algumas explicações sobre pedais de leme/freio, avião leve e vamos lá.

Manete à frente em full PC, mais ou menos 150 nós de velocidade, rotação e... estamos voando um caça de 4,5 geração moderníssimo.
Curvas suaves, outras mais apertadas, velocidade rapidamente acima de 500 nós, um looping terminando mais alto do que a altitude inicial. Um alvo, um Iris-T disparado e lá vai ele pro chão.
Outro alvo, mudamos para canhão e com alguma dificuldade o canhão Mauser BK-27 manda mais um pro saco.

Uma olhada num dos três MFDs e vejo onde está a base. Uma curva de 180º, chego pelo través (perna final) e descendo com motor em idle/marcha lenta alcanço a velocidade para baixar o trem. Alavanca embaixo, trem baixado e travado, flaps e alinho com a pista com uma bela curva à direita.

A pista vem chegando e toco bem após as faixas iniciais de marcação, aciono os freios e estou no chão. Um bom pouso.
O piloto sueco me faz elogios e saio de um dos sonhos de todos nós pilotos virtuais, estar num cockpit real de um simulador militar.

Tenham certeza que minha experiência como piloto aqui me ajudou muito, mas muito mesmo. Foi fácil voar e pousar um avião totalmente fly-by-wire. Nem pedais é necessário usar, o FBW faz por você.

Enfim, espero que todos gostem do relato desta minha aventura na LAAD.








Abraços!




7
Assuntos gerais / Afastamento temporário. Falecimento do meu filho, Pedro.
« Online: Fevereiro 10, 2009, 10:32:26 pm »
Meus amigos, é com uma imensa dor que lhes comunico que meu filho, Pedro Mendes Mathias, partiu para os braços de Deus no dia 1º de março, as 14:10Hs.

Minhas desculpas pela ausência, mas quando eu estiver melhor, retornarei.

Uma braço a todos, muito obrigado e até breve.

8
DCS World / Bombas de queda livre, ou bombas burras.
« Online: Janeiro 31, 2009, 01:53:41 am »
Bombas de queda livre, as chamadas bombas burras.

    As bombas de queda livre começaram sua “vida” na aviação militar praticamente  junto com esta, no nascimento da arma aérea como forma de artilharia aeroembarcada. A técnica de lançamento era nada mais nada menos do que o arremesso de pequenas bombas por um tripulante normalmente numa cabina trás do piloto. Como era de se esperar, a precisão era para lá de ruim, ou, para aumentar essa precisão de lançamento, os bombardeadores teriam de descer próximo a seus alvos, expondo-se ao fogo de todo tipo de armas.

    Com a evolução dos aviões, aumento progressivo da velocidade, aumento da carga útil e outros parâmetros de vôo, o lançamento literalmente manual deixou de ser viável, além do fato das armas anti-aéreas evoluíram junto, tornado o vôo baixo e lento um enorme risco.

    Para contornar essa nova realidade e continuar o uso do avião como vetor para lançamento de bombas sobre alvos terrestres, vários e vários estudos foram realizados sobre o comportamento de projéteis em vôo, no caso, as próprias bombas. Estabeleceram-se fórmulas e parâmetros de lançamento e assim, foi possível normatizar o lançamento destas armas, através de mergulho ou vôo nivelado.
    Primitivos computadores mecânicos foram desenvolvidos e instalados em bombardeiros dedicados a esta função, tornando o lançamento mais fácil e mais preciso que o método nada científico do lançamento manual.

    Assim, ao irromper a segunda guerra mundial, a arma aérea como vetor de bombas já tinha doutrina e tecnologia suficientes para torná-la uma arma extremamente poderosa, inclusive com uso estratégico. Desta forma, os comandantes militares e planejadores fizeram largo uso deste sistema de armas. A escala de destruição alcançou níveis jamais imaginados, tornando a guerra uma devastação sem precedentes na história humana. Cidades inteiras forram varridas do mapa, milhões de pessoas mortas e mutiladas, países inteiros tiveram sua infra-estrutura devastada.
   Mesmo na arena naval, a arma aérea mudou radicalmente os conceitos estabelecidos, tornando os antes poderosos encouraçados e seus imensos canhões, uma arma pouco efetiva ou sem utilidade contra uma força munida de porta-aviões.

    Mas havia um preço a pagar, e neste caso eram vidas e valores. Durante a II-GM, calculou-se que em média, eram necessárias cerca de 100 bombas postas num alvo para que apenas uma acertasse este mesmo alvo, causando imensos danos colaterais e elevando o custo das missões, pois eram necessários muitos bombardeiros para se destruir um alvo, chegando a haver durante a II-GM missões em que se utilizaram mil aviões. Deste modo, uma grande quantidade homens e aparelhos era exposta à ação da  AAAer, e como era de se esperar, o custo em vidas e equipamentos era alto para se destruir um dado alvo.

   Com o passar do tempo, a eletrônica evoluiu e  surgiram os primeiros computadores eletrônicos, muito mais rápidos e precisos que os sistemas mecânicos. Em pouco tempo, estes instrumentos estavam sendo também utilizados para se realizar complexos cálculos de lançamento de armas, e as nossas velhas conhecidas bombas burras não ficaram de fora deste aperfeiçoamento.
    Com a nova tecnologia tornou-se possível avaliar, ao mesmo tempo, a imensa quantidade de variáveis presentes no lançamento de um projétil de um vetor em movimento. Dados como velocidade, ângulo de mergulho, desempenho aerodinâmico da bomba, altitude e tantos outros foram inseridos nos computadores de tiro, resultando num extraordinário incremento na precisão de lançamento destas armas, além de simplificar o trabalho dos pilotos.
    Como conseqüência desta melhoria, tornaram-se desnecessários os grandes bombardeiros na vasta maioria das missões, pois que agora com muito menos bombas se atingia o resultado para o qual anteriormente se precisava de muitas delas.
    Tornou-se corriqueira a visão de caças à jato efetuando bombardeios dos mais diversos tipos, tanto em tipo de arma utilizada, como em tipo de alvo a ser atingido.

    Como dito, o advento dos computadores eletrônicos trouxe enorme avanço na precisão de lançamento de todo tipo de bomba burra, desde as de queda livre até as frenadas por pára-quedas ou aletas traseiras.

    Atualmente com a miniaturização dos componentes e o espantoso desenvolvimento da capacidade de processamento e memória dos chips eletrônicos, os sistemas de lançamento de armas estão alcançando níveis de precisão nunca antes imaginados, descontados é claro fatores externos.

     Os tipos mais comuns de lançamento de bombas são CCIP(continuously calculated impact point / ponto de impacto continuamente calculado) e CCRP(continuously calculated release point / ponto de lançamento continuamente calculado).

    O modo CCIP é normalmente usado no lançamento em mergulho e o CCRP é usado para lançamento nivelado. No modo CCIP, o piloto mergulha e vê o alvo, colocando sobre ele o retículo de mira presente no HUD, aguardando até que o computador libere o lançamento.
    No modo CCRP, o piloto localiza o alvo, faz um breve mergulho apenas para colocar o retículo da mira sobre o alvo e depois nivela, ou sobe novamente. A parti do momento do travamento da posição do alvo, o piloto deverá manter a trajetória indicada no HUD a fim de satisfazer os parâmetros de lançamento das armas.

    Em ambos os modos, quanto mais estável estiver a plataforma no momento do lançamento, melhor será o resultado em termos de precisão. Assim como, quanto mais alto no momento do lançamento, pior o resultado, já que durante o vôo até o alvo a bomba cruzará várias camadas da atmosfera, com diferentes velocidades e direções de vento, cada uma afetando adversamente a trajetória inicialmente calculada.

    Os vários tipos de bombas são especificados para vários tipos de alvos. Bombas de emprego geral como as das séries MK-8xxx e FAB-xxx são usadas contra alvos fixos e não blindados (excetuando impacto direto ou muito próximo), contra construções e tropas desprotegidas, enfim, uma bomba de emprego geral com bons resultados em vários tipos de alvos.
    As bombas de fragmentação ou cluster são bombas que ao serem lançadas e já perto do impacto, abrem-se lançando dezenas ou mesmo centenas de outras pequenas bombas, cobrindo uma grande área com efeitos anti-carro e anti-pessoal. São muito efetivas contra blindados e concentração de tropas. O senão é que exigem lançamento de menores altitudes, expondo o lançador a fogo da AAAer.
    Bombas frenadas são as que possuem dispositivos de frenagem aerodinâmica, permitindo o lançamento desde altitudes muito baixas, dando tempo ao avião lançador de afastar-se antes da explosão. São do tipo emprego geral e apenas viáveis contra alvos não protegidos por AAAer.
    Existe um tipo de bomba frenada de uso muito específico, a bomba anti-pista. Estas possuem um pára-quedas de frenagem que tem por função primária estabelecer uma trajetória perfeitamente perpendicular à pista a ser atacada. Quando isto ocorre (ângulo de descida perpendicular à pista) , o pára-quedas é descartado e um foguete de propulsão é  acionado, acelerando a bomba em direção ao solo, fazendo com que a mesma penetre no concreto/asfalto e detonado sua carga explosiva abaixo da cobertura da pista, criando grandes e profundas crateras.
    As bombas termobáricas ou fuel-air, são bombas que criam enorme efeito de sopro, sendo indicadas para construções, viaturas leves ou pouco blindadas e tropa desprotegida. Na verdade, mesmo a tropa estando em trincheiras, por exemplo,  será incapacitada devido ao fato de que, ao detonar, uma arma termobárica consome todo o ar do local, criando um enorme vácuo temporário que vai colapsar os pulmões da tropa no local, mesmo em abrigos.
    A bomba incendiária tem efeito literal, ou seja, incendiar seus alvos, utilizando uma mistura em forma de gel composto pelo próprio gel e um combustível, geralmente gasolina. Mas são pouco efetivas em termos de sopro e estilhaçamento, seu uso é até mesmo controverso e estuda-se seu banimento por motivos humanitários, por mais que isso soe paradoxal numa guerra.

    Com a evolução da arte da guerra (na verdade já na II-GM) , os níveis de precisão  exigidos nas ações de bombardeio (ou ao menos em algumas delas) tornaram-se cada vez maiores, surgindo então a necessidade das bombas inteligentes. Mas isso fica para outro artigo.


9
Fotos & Vídeos / Treino cadetes ala LOMAC.
« Online: Outubro 30, 2008, 08:17:57 pm »
Treino com a presença dos cadetes Minhoca, Aríete e Ispassos. Apenas umas poucas screenshots.

A caminho do combate.



Subindo para em potência máxima.


Em formação para o pouso.


Após a destruição das escoltas e todas as aeronaves inimigas nas proximidades, o grande prêmio.


Saudações!

10
DCS World / Ausência.
« Online: Março 06, 2008, 06:39:47 pm »
Senhores, estive fora por praticamente uma semana e sumi do HL e do fórum. Tive uma problema na compra do meu novo monitor, que agora já está resolvido.

Voltemos aos vôos e aos massacres de gringos no HL.

11
Hardware & Software / Ponto escuro no LCD.
« Online: Fevereiro 28, 2008, 04:48:26 pm »
Senhores, acabei de comprar um monitor LG de 19 pol, quadradão. Tem um pontinho na tela, escuro ou preto. Mau sinal? Vale à pena acionar a garantia? Se eu fingir que não vejo(e é difícil mesmo ver) isso pode piorar com o tempo?

Minha preocupação é ficar sem o monitor uma porrada de tempo por causa de um possível conserto e depois que futucarem ficar ainda pior, porque na verdade é uma coisa quase imperceptível. Parece um grão de poeira.

E aí? O que vocês acham?

12
Assuntos gerais / Brasil Poderá Comprar Caças Russos Su-35bm
« Online: Dezembro 15, 2006, 09:12:30 pm »
Segundo fontes por aí e algumas notas na imprensa "especialisada", o Brasil há algum tempo vem mantendo negociações com o governo da Rússia para a compra de equipamentos militares em várias áreas. Fala-se em 50 helicópteros, incluosos aí os famosos Mi-35. Fala-se também numa provável compra de caças SU-35BM, a mais nova e letal de todas as versões do SU-27. Trata-se de um avião completamente novo e diferente das versões anteriores, com capacidades verdadeiramente supreendentes e que, caso se confirme a compra, colocaria o Brasil na liderança inconteste do poder militar na América latina. Apenas para exemplificar, o radar  IRBIS, um moderno e poderosos AESA, pode detectar um avião com RCS de 0,01 M à 90km. Segundo os russos, estas capacidades já foram comprovadas em testes feitos num radar colocado num SU-30.

Já imaginaram que maravilha?

13
DCS World / Não Voe Contra Os =FN=, Senão...
« Online: Novembro 23, 2006, 11:38:50 am »
Olha aí pessoal, o Leno teve uma recaída de jacaré e resolveu voar contra um =FN=, o resultado foi um belo encalhe num buraco na pista, feito por um =FN=.



Depois ele foi derrubado, acompanhado, sacaneado e outras consequências de quem enfrenta um =FN=. Então lembrem-se, jamais voe contra um =FN=! :machado:

*Alguém por favor corrija o "FN" lá acima, coloque maiúsculas. ;)

14
Assuntos gerais / Vulching.
« Online: Novembro 10, 2006, 10:51:00 pm »
Bem pessoal, como a frequência dos FN no HL está aumentando e em certos servidores de lá o "vulching" é proibido, sendo o infrator passivo de ser expulso/kicado* do mesmo e até banido permanentemente, achei conveniente esclarecer esta questão, para mim e mormente para os colegas que tem certa dificuldade com o idioma de Shakespeare. Não fossem  suficientes as restrições/punições acima citadas, ao estar voando por lá, estamos acima de tudo representando nosso esquadrão, portanto, é nosso dever zelar pelo nome e honra da nossa unidade. Isso posto, fiz uma rápida pesquisa pela internet para achar uma definição do que seria o "vulching". O termo vem de épocas passadas(I-GM e após) e refere-se aos caças que ficavam orbitando por perto de bases inimigas e assim que o inimigo  começava a taxiar ou aparecia na pista(saindo de um abrigo por exemplo), era imediatamente atacado e destruído no solo, ou ainda durante o procedimento de decolagem/pouso. Esta atitude, apesar de perfeitamente normal numa guerra, é considerada deselegante quando se está voando no HL servidores  que não permitem essa prática. Portanto, considero importante que todos nós, ao entrarmos num destes servidores, leiamos o briefing da missão para certificarmo-nos de que é permitido ou não o "vulching".

   A definição mais clara que achei para "vulching" é a seguinte: Atacar aeronave no solo, estacionada ou taxiando, em procedimento de decolagem ou pouso, ou que não tenha conseguido desenvolver uma velocidade e/ou ganhar altitude consideradas razoáveis para que a mesma possa defender-se.

É claro que mesmo esta definição permite interpretações várias, principalmente na sua parte final. Por exemplo, o que seria velocidade e altitude razoáveis? Sendo assim, caberá acatarmos o mínimo que está claro, ou seja, nada de atacar avião no solo. Mas a parte sobre "mínimo razoável" vai ser sempre uma interpretação própria, que dará lugar a variáveis, da missão ou do próprio piloto.
   E obviamente, em servidores que permitam o vulching, fogo nos gringos!

Espero ter contribuído para esclarecer esta dúvida, ou mesmo embolar mais ainda cabeça do povo. ;)

15
DCS World / Abate Inusitado...
« Online: Novembro 06, 2006, 11:36:48 am »
Pessoal, durante combates no HL, consegui abater um A-10 com um KH-29T, em vôo. Testemunha, Jolly Roger. O interessante aí é o inusitado de se abater uma avião em vôo com uma arma eminentemente usada para destruição de alvos em terra, mormente fixos. MAs que dá , dá. O avião estava na pista de decolagem e foi travado ainda parado, porém em seguida iniciou a corrida para decolagem e pouco depois disso, foi atingido em cheio pelo míssil, e sumiu numa bola de fogo. Pena que não tirei um screenshot... Mas que foi muito bom, isso foi!

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Hardware & Software / Máquina Nova
« Online: Outubro 01, 2005, 10:55:20 am »
Fala aí pessoal! Finalmente consegui melhorar a minha máquina, coloquei um semprom 2800+, HD 40g 7500rpm(?)(ganhei), mobo nova. Agora tá faltando só mais um pente de 512 prá chegar nos 1giga.
  Melhorou bastante a performance, porém ainda tem uns bugs chatinhos prá cacete, daí tive que colocar o agp em 4X  e a configuração em "médio"para parar de resetar durante o jogo. Instalei também o patch 1.02(?) e vou começar a experimentar prá ver se melhora alguma coisa. Obigado pelas dicas e até logo, valeu?

17
DCS World / Como Jogar Online
« Online: Setembro 20, 2005, 10:18:20 pm »
Olha aí pessoal, tentei outro dia mas a conversa não continuou, então se alguém puder me ajudar a voar online eu agradeceria, valeu?

PS: Sei pousar, decolar, já completei todas as missões e quase toda a campanha do avião e etc. Tudo no SU-27/33. Quria muito partilhar o vôo com os colegas.

18
Hardware & Software / Memória Ou Processador?
« Online: Setembro 08, 2005, 09:50:17 pm »
Alguém pode me dar uma opinião por favor? Minha máquina é um Athlon XP1800, mobo Asus A7S333, hd 40giga(25% ocupado), 512 ddr 333 kingston, ATI radeon 9550 256, Windows XP, CDROM 52x, CDRW(os dois LG). Pois bem, quando estou no Lomac, a máquina dá umas travadas e tenho que por tudo em low e quando começo a aperetar o teclado tipo mudando de vista seguidamente o bichinho trava e depois só resetando. Qual seria melhor, um processador mais rápido tipo Semprom3000 socketA, ou mais 512 de memória? Troco tudo por socket 754 e boto um Semprom 3100 ou A642800? O que consigo aproveitar? Tudo visando exclusivamente o jogo. Obrigado!

19
Assuntos gerais / Novo Aqui.
« Online: Setembro 06, 2005, 01:21:42 pm »
E aí pessoal , tudo bem? Como sabem sou novo aqui e pelo nome sabem de onde venho. Primeiro gostaria de dizer que usava o Flanker 2.5 e estava craque(eu acho), agora estou começando o Lock-on. Minha máquina é meio pereba para este jogo e tenho que colocar tudo em low, pelo menos eu não sei como fazer melhor já que sou de certa forma leigo em informática(autodidata). Tenho um AMD athlon XP 1800+, vídeo ATI radeon 9550 256 ddr400, 512mb DDR 333(vai passar para 1 G logo logo), HD 40G 5500, MOB ASUS A7S333, windows XP.
Como podem ver está longe do ideal, mas como no momento estou sem disposição($$$$) para melhorar vou tentado com esta aí mesmo. Não sei como jogar online e gostaria de participar para testar se estou bem ou não. Das missões do lock-on/su-27, já estou na quinta, certamente tomando umas porradas antes de conseguir finalizar, fora aquela de derrubar um monte de Su-25 que é muito mole. Se tiverem alguma sugetão para que eu possa melhorar o desempenho da minha máquina eu agradeço. Outra coisa, estes patches, como fazer funcionar? Eu tenho Velox, baixo e não acontece nada...

É um prazer estar aqui e espero poder participar de vôos juntos, obrigado.

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