A bomba guiada a laser como o nome já diz, é uma bomba que se guia por um ponto no solo iluminado por um laser. Para que a bomba seja guiada, a frequência do laser do designador deve ser o mesmo da bomba. Essa frequência é um código de 4 digitos numéricos:
- O código do laser para as bombas deve ser definido na janela de LOADOUT antes de iniciar o voo. Esse código é inalterável e deve ser configurado corretamente para todos os elementos do voo.
- O código para o designador (TGP) é definido na página LASER no DED (LIST 5 0). O código do designador pode ser alterado durante o voo.
- A bomba apenas será guiada se o laser estiver em modo de combate. Troque de TRNG (Training) para CMBT (Combat) com o botão "M-SEL 0".
- O código do laser deve estar entre 1111 e 2888.
Por padrão na tela de LOADOUT todos os membros do voo estarão selecionados (nome/aba verdes), para definir o código das bombas deve-se fazer piloto por piloto caso contrário todos aqueles que estiverem selecionados receberam o mesmo código.
(http://i.imgur.com/dsNDzBT.png)
Existem duas formas de ativar o raio laser. A primeira é de forma manual, segurando o primeiro estágio do gatilho do seu manche. A segunda é automatica; o TGP irá ativar o laser em um momento específico antes do impacto da bomba. O momento em que o laser deverá ser ativo pode ser definido na página do LASER, no parametro LASER ST TIME. Recomenda-se alterar para um valor entre 15 a 20 segundos para melhor precisão.
Quando o TGP começar a emitir o laser o simbolo L no HUD e no TGP irá piscar. Lembrando que para tudo isso funcionar o botão LASER ARM deve estar ativo.
(http://i.imgur.com/tUYSZDw.png)
- O "Narrow FOV Brackets" mostra a área que será ampliada quando alternar de WIDE para NARO com o OSB 3.
- O status do laser é o mesmo no canto inferior esquerdo do HUD. L significa que o laser está em modo de combate e T em treino. Piscando significa que o laser está iluminando. Quando o laser estiver em TRNG (Traning), não será mostrado no TGP o código do laser nem o modo em que está.
- O sensor de distância mostra qual sensor o TGP está usando para medir a distância da aeronave até o local onde o cursor do TGP está apontando. O T indica que o TGP está medindo a distância de forma passiva, o L indica que o laser está sendo usado para medir. Para medir a distância com o laser segure o primeiro estágio do gatilho no manche. Além da distância ser medida com mais precisão, ativar o laser antes de lançar uma bomba pode servir para checar se tudo está funcionando corretamente e assegurar que o alvo não está sendo obscurecido por nuvems por exemplo.
- O meterstick é a distância do centro do "FOV Brackets" e qualquer uma de suas bordas.
- O Time to Go é uma contagem regressiva até algum evento, como o encontro do indicador de lançamento com o circulo sinalizar, até o lançamento do armamento e impacto com o solo.
- O LST permite seu TGP procurar por outro laser que esteja ativo na área que você tenha definido na página LASER.