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IL-2 Sturmovik / Meu primeiro voo com o Esquadrão
« Online: Janeiro 27, 2011, 04:49:20 pm »
Olá a todos!
Ontem 26/01 fiz meu primeiro voo na ala IL-2 com alguns membros muito receptivos como o Careca, que fez questão de explicar cada detalhe das regras e ao meu ver parece ser um exelente instrutor.
Gostaria de fazer algumas considereações a respeito desse meu primeiro voo, peço que de forma alguma levem algo a mal e quero frisar que cada palavra que escreverei aqui é para o bem do esquadrão, para servir como uma crítica construtiva, pois alguns podem pensar "o cara voou pela primeira vez ontem e já quer dar piruada!". De forma alguma eu faria isso, insisto, falo para o bem do esquadrão.
Em primeiro lugar gostaria de deixar minhas congratulações ao Cadete Darlan, que ao que me parece vem sendo muito bem treinado e parece também ser muito interessado em todos os aspectos da simulação.
Também quero parabenizar o Espukmaier que sempre com firmeza chama a atenção dos membros com coesão, procurando elevar o nível de simulação sempre a um nível de exelência.
Por fim gostaria de dizer o único ponto que não me agradou:
A confusão no TS.
Era difícil me manter unido com o meu ala, que no caso era o Marcelo, pois nunca conseguia um espaço no audio para me comunicar com ele, tive que ficar na esperança que ele me seguiria mas pouco tempo depois escutava sua voz perdida entre os outros "perdi o Specialist de vista!", e mais um tempo depois via ele "fumando".
Claro que ainda sou um novato e só voei com o esquadrão uma vez, logo não sei se existe alguma divisão de canais por esquadrões ou algo do tipo, meu comentário se resume ao treino de ontem.
Para ilustrar o que quero dizer, deixo aqui parte de um texto que tenho aqui sobre comunicações de rádio em batalhas aéreas na 2ª Guerra:
"Esqueça todas as belas gentilezas que você aprendeu a colocar antes e depois de seu procedimento de radiofonia. Na sua linha de trabalho, não há tempo para elas e a mensagem é que importante. O líder do esquadrão é o único homem que usa o rádio para transmissão quando o esquadrão está perseguindo o alemão. Não há necessidade de você dizer qualquer coisa, só mantenha sua boca fechada e reflita sobre as mensagens do controlador de terra para o líder. Você aprenderá tudo o que precisa saber: quantos do inimigo deve esperar, a que altitude e de que direção por que eles se aproximam. O líder confirma a recepção das mensagens do controlador de terra com um simples ‘OK’. Isto é tudo o que é necessário, a menos que vários esquadrões ou seções estejam operando independentemente, no caso que ‘Líder Vermelho OK‘ ou ‘Líder Azul OK‘ é o que basta. Estas últimas mensagens duram dois segundos e meio; até que o inimigo seja avistado, nenhuma transmissão deve ser mais longa. Se uma mensagem de 4 ou 5 segundos a respeito de nada em específico estiver em progresso, quando todo mundo de repente percebe que o ala está sendo alvejado por um Focke-Wulf, então ninguém pode alertá-lo até que a mensagem tenha sido terminada. É impressionante quantos furos de bala podem ser abertos em um avião em quatro ou cinco segundos...
Assim, mantenha seus olhos abertos e sua boca fechada até que aviste o inimigo, então seu momento chegou. Se eles estão bem a frente, ou para um dos lados ou abaixo e bem distantes de você, há muito tempo; não fique excitado, só fique ali e os examine - não ajuda muito se você relatar Spitfires como se fossem 109s. Tente contá-los ou fazer uma rápida estimativa (para seu livro de bordo). Se você os reconhecer, dê sua identificação; se não, relate-os como sendo ‘aviões‘. O procedimento: faça sua voz propositadamente calma, lenta e não excitada: ‘alo Líder Vermelho; 109s à 4 horas acima‘ ou ‘Vermelho 3 para líder vermelho; aviões à 9 horas, no nível‘.
O líder vermelho vê os aviões e confirma ‘OK‘. Agora, acima de tudo, deixe o rádio livre, pois as próximas palavras serão as instruções de seu líder. Se elas forem embaralhadas, isto pode atrapalhar toda a formação.
Algumas vezes os aviões não são vistos até que estão atacando de fato. Então a mensagem deve ser instantânea e precisa. Se for incoerente ou truncada por você estar excitado, o homem sendo atacado pode levar uma granada de canhão ao invés dela - e antes de poder fazer qualquer coisa. O procedimento correto: ‘109s atacando a seção vermelha‘ ou se você ver um homens sendo alvejado; ‘cuidado vermelho 4‘ ou ‘vermelho 4, evadir‘; qualquer uma dessas mensagens, faladas claramente, é perfeita. Só esteja certo que você aponte o homem sendo atacado corretamente. Não ajuda muito se você diz ao vermelho 4 para evadir-se (o que ele faz), enquanto o vermelho 2, que esta sendo alvejado, olha surpreso.
A maneira mais certa de perder amigos e ajudar o inimigo é dar uma mensagem de rádio em pânico, em um momento crítico. ‘Cuidado, há um 109 na sua cauda!‘, dito em um grito, normalmente é suficiente para fazer que todos os Spitfires em um raio de 80 quilômetros passem a fazer fortes manobras evasivas. Muito melhor é não dizer nada e deixar um piloto ser abatido do que romper diversas formações para que o Jerry [o alemão] ataque com calma. No vôo de caça, uma mensagem de pânico é o maior de todos os crimes. Pratique no solo as exatas palavras que você usará em qualquer situação no ar; diga-as de novo e de novo até que elas se tornem automáticas. Se o seu rádio pifar próximo a base, volte; se for próximo do inimigo, fique como esquadrão. Um piloto de caça sem rádio é um problema para ele mesmo e para seu esquadrão. Nunca decole com um rádio defeituoso.
Para finalizar de fato gostaria de dizer que foi muito bom voar com o Esquadrão Falcões da noite e serviu para aumentar minha vontade de participar dessa bela equipe.
Até a noite!!!
Ontem 26/01 fiz meu primeiro voo na ala IL-2 com alguns membros muito receptivos como o Careca, que fez questão de explicar cada detalhe das regras e ao meu ver parece ser um exelente instrutor.
Gostaria de fazer algumas considereações a respeito desse meu primeiro voo, peço que de forma alguma levem algo a mal e quero frisar que cada palavra que escreverei aqui é para o bem do esquadrão, para servir como uma crítica construtiva, pois alguns podem pensar "o cara voou pela primeira vez ontem e já quer dar piruada!". De forma alguma eu faria isso, insisto, falo para o bem do esquadrão.
Em primeiro lugar gostaria de deixar minhas congratulações ao Cadete Darlan, que ao que me parece vem sendo muito bem treinado e parece também ser muito interessado em todos os aspectos da simulação.
Também quero parabenizar o Espukmaier que sempre com firmeza chama a atenção dos membros com coesão, procurando elevar o nível de simulação sempre a um nível de exelência.
Por fim gostaria de dizer o único ponto que não me agradou:
A confusão no TS.
Era difícil me manter unido com o meu ala, que no caso era o Marcelo, pois nunca conseguia um espaço no audio para me comunicar com ele, tive que ficar na esperança que ele me seguiria mas pouco tempo depois escutava sua voz perdida entre os outros "perdi o Specialist de vista!", e mais um tempo depois via ele "fumando".
Claro que ainda sou um novato e só voei com o esquadrão uma vez, logo não sei se existe alguma divisão de canais por esquadrões ou algo do tipo, meu comentário se resume ao treino de ontem.
Para ilustrar o que quero dizer, deixo aqui parte de um texto que tenho aqui sobre comunicações de rádio em batalhas aéreas na 2ª Guerra:
"Esqueça todas as belas gentilezas que você aprendeu a colocar antes e depois de seu procedimento de radiofonia. Na sua linha de trabalho, não há tempo para elas e a mensagem é que importante. O líder do esquadrão é o único homem que usa o rádio para transmissão quando o esquadrão está perseguindo o alemão. Não há necessidade de você dizer qualquer coisa, só mantenha sua boca fechada e reflita sobre as mensagens do controlador de terra para o líder. Você aprenderá tudo o que precisa saber: quantos do inimigo deve esperar, a que altitude e de que direção por que eles se aproximam. O líder confirma a recepção das mensagens do controlador de terra com um simples ‘OK’. Isto é tudo o que é necessário, a menos que vários esquadrões ou seções estejam operando independentemente, no caso que ‘Líder Vermelho OK‘ ou ‘Líder Azul OK‘ é o que basta. Estas últimas mensagens duram dois segundos e meio; até que o inimigo seja avistado, nenhuma transmissão deve ser mais longa. Se uma mensagem de 4 ou 5 segundos a respeito de nada em específico estiver em progresso, quando todo mundo de repente percebe que o ala está sendo alvejado por um Focke-Wulf, então ninguém pode alertá-lo até que a mensagem tenha sido terminada. É impressionante quantos furos de bala podem ser abertos em um avião em quatro ou cinco segundos...
Assim, mantenha seus olhos abertos e sua boca fechada até que aviste o inimigo, então seu momento chegou. Se eles estão bem a frente, ou para um dos lados ou abaixo e bem distantes de você, há muito tempo; não fique excitado, só fique ali e os examine - não ajuda muito se você relatar Spitfires como se fossem 109s. Tente contá-los ou fazer uma rápida estimativa (para seu livro de bordo). Se você os reconhecer, dê sua identificação; se não, relate-os como sendo ‘aviões‘. O procedimento: faça sua voz propositadamente calma, lenta e não excitada: ‘alo Líder Vermelho; 109s à 4 horas acima‘ ou ‘Vermelho 3 para líder vermelho; aviões à 9 horas, no nível‘.
O líder vermelho vê os aviões e confirma ‘OK‘. Agora, acima de tudo, deixe o rádio livre, pois as próximas palavras serão as instruções de seu líder. Se elas forem embaralhadas, isto pode atrapalhar toda a formação.
Algumas vezes os aviões não são vistos até que estão atacando de fato. Então a mensagem deve ser instantânea e precisa. Se for incoerente ou truncada por você estar excitado, o homem sendo atacado pode levar uma granada de canhão ao invés dela - e antes de poder fazer qualquer coisa. O procedimento correto: ‘109s atacando a seção vermelha‘ ou se você ver um homens sendo alvejado; ‘cuidado vermelho 4‘ ou ‘vermelho 4, evadir‘; qualquer uma dessas mensagens, faladas claramente, é perfeita. Só esteja certo que você aponte o homem sendo atacado corretamente. Não ajuda muito se você diz ao vermelho 4 para evadir-se (o que ele faz), enquanto o vermelho 2, que esta sendo alvejado, olha surpreso.
A maneira mais certa de perder amigos e ajudar o inimigo é dar uma mensagem de rádio em pânico, em um momento crítico. ‘Cuidado, há um 109 na sua cauda!‘, dito em um grito, normalmente é suficiente para fazer que todos os Spitfires em um raio de 80 quilômetros passem a fazer fortes manobras evasivas. Muito melhor é não dizer nada e deixar um piloto ser abatido do que romper diversas formações para que o Jerry [o alemão] ataque com calma. No vôo de caça, uma mensagem de pânico é o maior de todos os crimes. Pratique no solo as exatas palavras que você usará em qualquer situação no ar; diga-as de novo e de novo até que elas se tornem automáticas. Se o seu rádio pifar próximo a base, volte; se for próximo do inimigo, fique como esquadrão. Um piloto de caça sem rádio é um problema para ele mesmo e para seu esquadrão. Nunca decole com um rádio defeituoso.
Para finalizar de fato gostaria de dizer que foi muito bom voar com o Esquadrão Falcões da noite e serviu para aumentar minha vontade de participar dessa bela equipe.
Até a noite!!!