Maio 09, 2024, 09:21:00 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Maio 09, 2024, 09:21:00 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Combate com Ala - algumas observações minhas:  (Lida 6318 vezes)

Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Online: Dezembro 02, 2010, 01:42:19 pm »
Bem, após um tempo voando juntos, eu particularmente achei interessante frisar alguns pontos bem básicos do combate com ala, de forma coordenada, que acho que estamos pecando um bocado. Creio que se isto fosse ajustado poderiamos estar voando bem melhor coletivamente, pois individualmente já está muito bom. Vamos lá:

Pontos Básicos:

1)Manter sempre contato – visual ou não – com o seu ala;
2)Prover o máximo de informações relevantes ao seu ala;
3)Manter distância, posicionamento e energia que possibilitem ser útil ao ala de pronto;
4)Agir sempre em sintonia com o seu ala.

   Iniciei com estes quatro pontos bem básicos e óbvios, mas que de forma até incoerente são os mais esquecidos. As situações que mais vejo:

   A ) Um integrante do elemento pede auxílio, com um inimigo em suas seis. O ala responde: “Já estou chegando”... Foi diametralmente contra o item 3, no    mínimo;
   B ) O atirador do elemento pede cobertura pois vai engajar um inimigo. O ala após silêncio total durante o decorrer do engajamento berra “Quebra!    Quebra!”.  Item 3 novamente ignorado e de quebra o item 2, pois não avisou    com antecedência a aproximação de um inimigo e nem o engajou;
   C ) Um dos integrantes do elemento reporta um contato, resultando no seguinte diálogo:
-Ali! Um contato!
-Onde?
-Deixa ver... HDG... HDG 056!
-Tá, e onde está você?
-Bem... Eu estou... Perto de Índia 23 keypad 4!!!
-Eu estou do outro lado do mapa... Altura do contato?
-Alto!
-Pombas, “alto” para quem?

   E por aí vai... Todos os quatro itens devidamente ignorados.

   Parece piada, mas vem acontecendo. Para deixar de acontecer, não importa qual o tipo de formação, se “welded wing”, mais solta, frente tática, etc. Os fundamentos básicos para manter a harmonia com o ala são os mesmos quatro pontos lá de cima. Vamos analisar cada um deles.

-Manter sempre contato – visual ou não – com o seu ala

   Não importa qual o tipo de formação nem a distância de uma aeronave para a outra: os integrantes do elemento devem sempre saber com precisão a localização do seu ala. E isto é feito ou como os OLHOS ou com a BOCA, e de preferência com AMBOS. É necessário que os dois se comuniquem, especialmente no caso de algum dos pilotos perder o contato com o ala. Ele deve IMEDIATAMENTE reportar que perdeu o contato e os dois devem trocar informações para que este contato seja recomposto imediatamente, pois é inútil um ala dizendo “ah, agora estou te vendo! Você está atirando ou levando tiro?”.

-Prover o máximo de informações relevantes ao seu ala

   O ala deve passar TODAS as informações que julgar úteis ao seu companheiro de elemento. Mas isto não quer dizer passar informações inúteis ou que tenham de ser “decifradas”. Se você vai reportar um contato, tem de se colocar no lugar do seu ala. Se vocês estiverem voando próximos e paralelos, você reporta de forma fácil, pois pode usar o seu próprio referencial, e DE PREFERÊNCIA usando a notação com base nos ponteiros do relógio, não da bússola magnética, pois esta referência é mais útil com base em um fixo no mapa, e demora muito mais tempo para ser decodificada. Não preciso comentar a inutilidade de usar “hdg tal” para se reportar um contato relativamente próximo estando os integrantes do elemento voando em direções e planos diferentes...

-Manter distância, posicionamento e energia que possibilitem ser útil ao ala de pronto

   Este item é intimamente ligado com o anterior. Se você está voando e surge um momento em que você tem de cobrir o ataque do seu ala, você deve manter uma posição que permita engajar RAPIDAMENTE qualquer coisa que surja em posição de tiro nas seis do seu companheiro, em qualquer velocidade, bem como avisá-lo com o MÁXIMO de antecedência possível desta ameaça.
   Este ponto é básico, mas é o mais ignorado. Se você está cobrindo um ataque você não tem de ficar próximo, no nível do seu companheiro atirador, e olhando fixamente o engajamento. Pelo contrário: você deve ficar MAIS ALTO, EM UM PLANO DIFERENTE e OBSERVANDO AO REDOR POR NOVAS AMEAÇAS. Escrevi em caixa alta pois isto tem de ser muito enfatizado. 90% das vezes que engajo como atirador com um ala me cobrindo só sei que tem um inimigo nas minhas seis quando ou ele me acerta ou escuto o “quebra, quebra, quebra!”. O ala tem de avisar da chegada de novos contatos no combate com MUITA antecedência, não ficar esperando um “overshooting” do atirador para fazer uma passada. Ataques múltiplos devem ser feitos em determinadas situações, em outras só ACABA com a SA do elemento.
   E o mesmo vale para o atirador. Se ele estiver engajando e o ala reportar um contato se aproximando, ele já deve redobrar a atenção. Se o contato for atacar o atirador, o ala DEVE engajar o mesmo ANTES dele ter solução de tiro. Caso o contato engaje o ala, o atirador deve pensar rápido e liberar seu ala para engajar, e definir logo seu próprio engajamento (atirando ou liberando o inimigo) e partir em auxílio ao ala. Esta decisão do atirador tem de ser rápida, e com base nas informações passadas pelo ala. Como visto, o ala passando informações facilita o trabalho do atirador, salva a vida do atirador e a sua própria pele! E o líder tem de atentar para isto e evitar "sair em disparada" e o coitado do ala tendo de torrar o motor para acompanhá-lo. Ele só vai se arrepender disto quando estiver com um inimigo na sua cola e seu ala no mesmo nível, com o motor fervendo e a uns 2km de distância...

-Agir sempre em sintonia com o seu ala

   Simplesmente a redundância dos três fatores anteriores. Se você respeitar os três, o seu elemento pode realizar todos os tipos de ACM e táticas de engajamento possíveis, pois estarão trabalhando em sinergia e terão a resolução do combate com muito mais rapidez e segurança. Se cada um fizer a sua parte e observar estes pontos simples, não há desculpa para vermos mais uma vez engajamentos terminando em desgraças por besteira.

   Quem quiser elaborar mais ou criticar algum ponto para melhorar, por favor! São questões táticas gerais, que independem da habilidade individual, que todos podem atentar.

   Abraços!
« Última modificação: Dezembro 02, 2010, 01:50:18 pm por =FN=Lobo »

Offline Careca

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 421
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #1 Online: Dezembro 02, 2010, 02:37:33 pm »
Assino embaixo.
Muito bem explicitado pelo piloto =FN=Lobo. E em ótima hora, pois é "só" o que nos falta.

Gostaria de apontar mais um fator preponderante que influencia diretamente o fracasso de algumas incursões. A "Fomeagem". E sim, sei que sou um dos mais fominhas, e por isso estou dizendo. Nao faz muito tempo que eu consegui vencer o meu ego, e consigo desengajar do inimigo já fumando. Passei à confiar mais na esquadrilha como um todo, então quando falam que tem alguem na minha six, eu saio na hora, nao dou mais 1 segundo de tiro no inimigo, pois notei que na maioria das vezes esse mesmo inimigo volta pro combate e acaba sendo derrubado.

Nao podemos mais nos ofender com os Kill Steal...

O intuito é fazer com que toda a esquadrilha, de forma ordenada, chegue sempre com extrema vantagem no combate/alvo.

Acredito que conforme estamos ficando mais entrosados como esquadrilha, e nos acostumando cada vez mais com o voo de nós todos, nossa comunicação está naturalmente melhorando, mas ainda falta muito. Ja sabemos quem atira bem, quem curva, quem observa, quem demora,quem nao encherga os dot... enfim... já estamos bem entrosados ... individualmente falando.. Mas quando algo dá muito certo, e conseguimos nos comunicar e realizar toda a incursão de forma ordenada, quem ja participou desses momentos sabe que é muito dificil nos pegar.

Temos que trabalhar mais com as pessoas que nao tem uma boa Noção Situacional. São poucos os pilotos que conseguem avisar com muita antecedencia o que está acontecendo ao redor de toda a esquadrilha.
Tenho tentado ficar àcima do combate, cobrindo os FN's. Venho fazendo isso no ultimo mes, e o maior problema q eu enfrento, é o tempo que eu tenho q ficar lá em cima. E isso geralmente acaba culminando numa chuva de inimigos, que antes passam por mim ao mergulhar nos outros pilotos. Se ninguem me pegar, só posso engajar um.  Por isso, acho q deviamos treinar, com uma certa urgencia, cobertura em diferentes altitudes. E além disso, acabarmos logo com o alvo. Ainda tem muita gente estacionando e tesourando com inimigo.

Mas todas essas observações e necessidades já observadas, tenho certeza que serão contornadas, pois sentimos necessidade dessa mudança.
É o proximo passo nerd...kkkk...
Flw
« Última modificação: Dezembro 02, 2010, 06:43:16 pm por =FN=Careca »

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #2 Online: Dezembro 02, 2010, 05:05:02 pm »

 Muito bem colocado estás observações e táticas de combate...este tipo de erros sempre acontecem mesmo.

Quero que todos os pilotos e cadetes assinem esse post, para constar que leu e irá procurar colocar em prática.

Abraço a todos e vamos a caça!



Uploaded with ImageShack.us

Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #3 Online: Dezembro 02, 2010, 06:28:57 pm »
Uns textos interessantes para quem saca inglês. Depois posso ver se traduzo (ou algum santo calvo se voluntaria...):



Neste, eu chamo a atenção para este trecho:

"Another question--Sensei, its too hard to keep an eye out for SA, watch the fight to
see if Primary needs help, anticipate fight entries, plan potential egress vectors, plan
my BFMs, watch the enemy's energy state and all the other things. Answer: What's
your point? I said in the beginning the senior pilot is usually the Secondary for this
very reason. Not every pilot can do this very well. Those that can't don't keep their
wingmen alive and don't stay alive very long either. Those that can do stay alive. I
never said this was easy. There is no "secret" maneuver or "trick" to this. It is hard
work and takes practice. Those that master it will live--those that don't will die."

Resumindo: voar na cobertura do atirador de forma eficiente é geralmente mais difícil. Temos de ter sempre isto em mente e treinar à exaustão este papel. Quem for bom na cobertura fatalmente levará com um pé nas costas fechar a curva de um 109 ou FW.

Outro legal focado para a "vida online":

http://bravo.raf662.com/Wingman.htm

E um mais genérico:

http://www.combatsim.com/archive/htm/htm_arc5/wingman1.htm

Todos os textos sobre táticas de voo com ala dizem mais ou menos as mesmas coisas colocadas no primeiro tópico, só elaboram mais COMO fazê-las em diversas situações.

Agora, é treinar! Abraços!

Offline Snakes

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 132
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #4 Online: Dezembro 06, 2010, 05:04:30 pm »
Estou ciente do texto acima.

Faço algumas ressalvas e, ao mesmo tempo, concordando com o post do Lobo.

Combate com elemento é complicado de fazer porque os dois (líder e ala) precisam estar bem entrosados e doutrinados. Em relação a doutrina, temos as OI´s para suprir. O entrosamento é adquirido online, voando junto mesmo.
Sempre que fico no TS (mesmo sem estar voando), eu escuto o combate e tento entender o que está acontecendo. Muitas vezes o LÍDER (o chefe, o que vai na frente atirar no alvo) não passa informações para o ala. Acredito que ele espere que o ala check six (do ala e do lider), veja ao redor procurando novas ameaças e, finamente, seja uma MÃE DINAH para saber que o líder virou para engajar na proa 180 e sairá na proa 270! por que, infelizmente, essa última informação o líder não passou.
Comento isso porque, no calor do combate, o entendimento situacional depende de inúmeros fatores e o mais importante é a experiencia. Careca falou que muitas vezes fica no alto, dando uma de AWACS, para informar ao pessoal o que acontece ao redor. Não são todos os que podem agir assim. Como ele mesmo disse, alguns demoram mais a eliminar o alvo, outros curvam melhor, etc. Cada piloto tem sua característica definida. Tentamos dar um padrão, através das OI´s, mas as características individuais nunca serão retiradas.

Sei que temos muito que aprender e os que estão atrasados (como eu mesmo) precisam se dedicar mais.
André "Snakes" César
Warbirds - acesar
FB - =FN=Snakes
"Morrerão como canalhas!!"

Offline Careca

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 421
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #5 Online: Dezembro 06, 2010, 06:18:42 pm »
Aêêê... pelo menos um cadete leu...rsrs
É exatamente isso Snakes....  quem bom q vc entendeu o fio de meada. Alguns pilotos podem achar isso q estamos discutindo meio dispensável, mas com o passar do tempo estamos percebendo a extrema necessidade de aplicar isso aí. Comunicação eficaz.

As característicias individuais jamais serão retiradas. Costumo dizer que, o cara que nao tem mta experiencia, deve voar com alguem com mais experiencia para observar e aplicar no SEU estilo de voo.. Ninguem voa igual a ninguem.

Posso dizer que nesses ultimos 4 meses, nossa qualidade de voo melhorou absurdamente, sendo esse assunto aberto pelo Lobo, o proximo passo que devemos dar, para dominar mais um pouco esse maravilhoso simulador que dá "pano pra manga" pra esse tipo de discussão de combate avançado. Mas ainda diversos passos nérds virão... Iuhuuu

Devemos explorar a melhor qualidade dos nossos pilotos. Eu gosto de achar q eu enchergo os dots bem, e que consigo "projetar" o cenário do combate que está acontecendo lá embaixo. Então me dou o DEVER de cobrir vocês. Mas só consigo projetar bem o cenário do combate  se a comunicação de quem tá lá, for eficaz ENTRE ELES, nao preciso me intrometer na comunicação, para ENTENDER o que vai rolar. Então, se vocês se comunicam bem, vcs estarão bem cobertos.
Estou dizendo isso pra enfatizar que a comunicação é excencial para o elemento (2 aeronaves) mas também é indispensável para a esquadrilha como um todo.
Eu sou a favor de explorarmos os aspectos positivos dos pilotos, trabalhar os negativos e aplicar o qto antes. Macbare, Conrado e Lobo são ótimos "engajadores", Boaventura curva demais da conta, só pegam ele qdo ele nao olha a six ao engajar...e sem duvida é o nosso melhor bomber. Ramses é o olho q tudo vê, sempre tá te cobrindo certinho, Spuk é overall, engaja, cobre, bomba... tem todos os principios bem fundamentados. Sem falar dos nossos cadetes, aonde alguns se destacam, voam de forma eficaz e tal. Então creio que os aspectos positivos, deviam ser explorados

Ser um bom ala, é uma arte que raramente é efetuada com maestria. Mas isso nao é só por limitação nossa. Ser ala de fato é MUITO dificil. Manter uma posição que permita engajar alguma ameaça q vá no lider de imediato, é extremamente dificil, quando nao se tem uma boa Noção Situacional. Então cabe ao lider também, agir de forma sensata e TAMBEM cobrir o elemento.

Hoje em dia temos bons lideres de elemento, então nao é incomum o lider avisar o ala que tem alguem chegando.

Tem acontecido de um lider dizer "Tem alguem na minha six" e o ala afirmar q nao tem.rsrsrss
Para esses momentos, queria pedir mais paciencia dos lideres.
Eu ja acho bom quando o cadete fica na formação... pedir pra ele encherga é demais...rsrsrs..engajar então...kkk.. seria surreal...

Mas temos ótimos cadetes, como é o caso do Snakes, e que percebem essas necessidades, e melhor... aplicam.

Vamos melhorar...
« Última modificação: Dezembro 06, 2010, 06:37:04 pm por =FN=Careca »

Offline Snakes

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 132
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #6 Online: Dezembro 06, 2010, 09:11:09 pm »
Aproveitando, careca, peço que os instrutores organizem uma missão coop para treinar os cadetes. Os oficiais seriam os 109. e a gente (cadetes) os spits.
Seria um treinamento avançado para nós :) Voaríamos em formação e faríamos o engaje, interceptação, o que for.
E vocês iriam se divertir ehhehee

[]s

André
André "Snakes" César
Warbirds - acesar
FB - =FN=Snakes
"Morrerão como canalhas!!"

Offline Usuário banido

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 278
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #7 Online: Dezembro 06, 2010, 09:37:21 pm »
Aproveitando, careca, peço que os instrutores organizem uma missão coop para treinar os cadetes. Os oficiais seriam os 109. e a gente (cadetes) os spits.
Seria um treinamento avançado para nós :) Voaríamos em formação e faríamos o engaje, interceptação, o que for.
E vocês iriam se divertir ehhehee

[]s

André

Eu acho a ideia perfeita, assim como deveríamos treinar sempre mais coisas "elaboradas".

Acho que a gente devia também "usar" o Spit VS 109 para nos divertirmos "treinando", voando nerdísticamente, fazendo uns "minibriefings" antes de decolar, com atribuições específicas, etc. Fica mais divertido, eu acho.

Pessoal, na boa: curvar atrás de 109 com um Spit eu digo sempre que qq pangaré faz. A gente tem é de brincar de ser piloto da WWII e fazer umas "missões" elaboradas, para sentir um frio na barriga de morrer, não ficar entrando em furball meio sem motivo, mas fazer uma sortida animal com uns três ou quatro de bombaradeiro, mais não sei quantos na escolta, fazer uma defesa de área que o inimigo nem chegue perto dos alvos, ou então AQUELE CAP agressivo e nervoso caindo com tudo dentro, mas organizado, etc.

Só furball é chato para cacete, e aí não precisa nem de esquadrão. Treinar rodopiar atrás de avião acho que a gente ganha MUITO mais juntando num server fechado uns dez e dogando para valer, fazendo um monte de ACM, só nós ou uma galera de esquadrão amigo. Nestes servers abertos, cheios de gente, nós podíamos fazer "coisas mais táticas", como eu ri muito de um colega de outro esquadrão que escreveu hoje no chat do IL-2 este termo! Hehehe!

É divertidão voar nerdão! E treinar esta parte tática do combate em grupo é mais fácil que achar que treinar ACM vai te fazer ficar tao bom que vai ganhar combate contra três adversários. Não vai. E se ganhar, não é mérito seu: os três é que são ruins demais! Tu estava errado que entrou em desvantagem!

Abraços!

Offline Snakes

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 132
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #8 Online: Dezembro 07, 2010, 05:39:39 pm »
Lobo,
Eu sempre estou voando no server spitx109 missão de caça-bombardeiro. Acho mais legal ir atingir um alvo e depois voltar pegando alvos de oportunidade. Fiz algumas missões assim logo quando voltei a voar, eram 3 p-38 e eu tentando acompanhar com o spit. Ficava muito legal.

Fico no aguardo das missões e hoje à noite estarei online para  voar hehehe... só me quebra o horário, porque aqui não tem horário de verão.

[]s
André "Snakes" César
Warbirds - acesar
FB - =FN=Snakes
"Morrerão como canalhas!!"

Offline Borges

  • Novato
  • *
  • Posts: 9
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #9 Online: Dezembro 10, 2010, 02:50:01 pm »
Apesar de estar meio sumido (a fonte do PC pifou) estou acompanhando os comentários com atenção!

DarlanSantos

  • Visitante
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #10 Online: Dezembro 10, 2010, 03:23:29 pm »
Opa!

Eu Cadete da ALA IL2, estou ciente das normas e ações a serem cumpridas, as exercendo devidamente como está estabelecida me esforçando para isso.

GRATO !
 :mellow:

Offline Careca

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 421
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #11 Online: Dezembro 10, 2010, 03:53:10 pm »
Tais treinamentos estão sendo desenvolvidos pelo novo grupo de instrutores da nossa ala. Boa coisa vem por aí...
Nesse fim de semana, queremos fazer treinamentos específicos de TIRO. A galera que acha aí que pode melhorar, ou que tenha alguma duvida sobre o assunto, favor comparecer.  
Nao tem horario marcado, provavelmente será de noite. Sexta(hj) e sabado.
Até lá...
« Última modificação: Dezembro 10, 2010, 03:54:45 pm por =FN=Careca »

DarlanSantos

  • Visitante
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #12 Online: Dezembro 10, 2010, 04:43:01 pm »
Ah ok Careca irei comparecer sim concerteza!
Porém hoje só estarei em casa a partir das 22:00, pois toda sexta tenho o treinamento preparatório da AFA.

Abraços pessoal!
« Última modificação: Dezembro 10, 2010, 04:45:40 pm por =Cad=Darlan »

Offline Snakes

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 132
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #13 Online: Dezembro 10, 2010, 07:23:47 pm »
e está aberta a temporada de caça ao carec... ops... ao pato:P

huhuhu

Morrerás como um canalha, carecoso:P
André "Snakes" César
Warbirds - acesar
FB - =FN=Snakes
"Morrerão como canalhas!!"

Offline Careca

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 421
  • Bobiô a gente pimba!
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #14 Online: Dezembro 10, 2010, 08:14:41 pm »
Que fique registrado sua afronta...kkkk
Um dia Snakes.... um dia....
continue se esforçando...

Offline Snakes

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 132
    • Ver perfil
Re: Combate com Ala - algumas observações minhas:
« Resposta #15 Online: Dezembro 11, 2010, 12:18:18 pm »
só preciso derrubar uma vez:P ai ficarei tirando onda "ad eternum":P
ahhahahah

Hoje voarei de novo.

[]s
André "Snakes" César
Warbirds - acesar
FB - =FN=Snakes
"Morrerão como canalhas!!"