Maio 08, 2024, 07:41:19 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Maio 08, 2024, 07:41:19 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: ATI HD 5770 Vale a pena?  (Lida 3706 vezes)

Offline Focus

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 92
    • Ver perfil
ATI HD 5770 Vale a pena?
« Online: Março 05, 2010, 06:20:40 pm »
Bom, tenho visto muita gente falando bem dessa nova linha de placas de Video da ATI. Em especial, a HD5770 que devido a nova tecnologia DirectX11, e contando com a possibilidade de conectar até tres monitores de tamanhos diferentes na mesma placa.
Agora vem a dúvida, existem dezenas de sites especializados fazendo vários "Reviews" sobre a referida placa, com vários jogos, programas, etc. Mas em nenhum eu encontrei algum teste do desempenho dela em simuladores de voo. Ex: FSX, Black Shark, Lock on entre outros.
Será que ela tem um desempenho bom ou excelente com esses simuladores, vi que até no Crysis com gráficos no máximo ela tem se saído bem. Bom, ai fica minha dúvida em relação a isso.
Esperto é o pato que já nasce com os dedos grudados para não colocar aliança...

Offline Abdala

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 72
    • Ver perfil
Re: ATI HD 5770 Vale a pena?
« Resposta #1 Online: Março 05, 2010, 07:28:23 pm »
Focus. Boa noite.
Não sou técnico, nem tenho nenhuma formação em tecnologia, mas tenho bastante experiência com escolhas de componentes de computadores. A cada computador que eu montei para mim eu fui o mais ao fundo possível para entender porque escolher esse ou aquele componente. Isso aconteceu com ainda mais intensidade quando eu escolhi as placas-de-video, afinal, são elas que dão vida às imagens que vemos no computador.
Vamos lá. A HD5770 é uma placa de vídeo da ATI com 1Gb de memória RAM GDDR5, clock interno de 850MHZ, acessa a memória através de uma interface de 128bit e possui suporte ao DirectX11. Essas são algumas das informações básicas que temos que observar ao decidir qual placa comprar. Trata-se de uma placa middle-end com valor variando entre R$500,00 e R$800,00.
É uma placa muito boa. O problema é que a sua principal concorrente, a GeForce GTX 260, deixa ela no chulé. A GTX 260 possui 896Mb de memória RAM GDDR3, clock interno de 576MHZ e acessa a memória através de uma interface de 448 bit. Custa em torno de R$ 700,00 também. Por sinal, em minha leiga experiência eu reparei que uma das questões cruciais para o bom desempenho de uma placa de vídeo é a interface de acesso à memória. Eu diria: - Jamais compre placas de vídeo de 128bit (a não ser que você queira economizar dinheiro). Pense sempre em adquirir uma de 265bit, no mínimo. As melhores placas de vídeo de hoje em dia sequer utilizam 265bit. No mínimo 448bit e até 896bit.
Relativamente ao desempenho em simuladores, infelizmente, não se vê por aí o pessoal fazendo testes de placa de vídeo nesses tipos de jogos. Sabemos que existem alguns simuladores que exigem bastante do processador e da placa de vídeo. Outros nem tanto. O que importa, no fim das contas, é ter uma boa placa de vídeo que dê conta do recado, tanto para simuladores quanto para outros jogos.
Sobre o DirectX 11, realmente as imagens são impressionantes e as placas de vídeo da NVidia ainda não tem suporte. Mas acredito que a questão do suporte ao DirectX11 pode ser resolvida com o release de um driver atualizado, sei lá... como eu disse... sou leigo.
Enfim. Eu diria que se fosse para adquirir uma placa intermediária com o preço de uma HD5770, eu ira DEFINITIVAMENTE de GTX 260. É uma placa com desempenho infinitamente superior.
« Última modificação: Março 05, 2010, 07:31:48 pm por =Cad=Abdala »
Intel Core I7 920
Asus P6T Deluxe v2
Kit OCZ Gold 6gb (3x2) triple channel
GeForce GTX 295
Fonte Zalman ZM850-HP
LCD 23" Full HD
X52 Pro pra acompanhar

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
Re: ATI HD 5770 Vale a pena?
« Resposta #2 Online: Março 05, 2010, 08:15:06 pm »
De uma forma geral os drivers recentes da ATI não se dão muito bem com simuladores de voo - devido estes - a exceção do RoF e do WoP - usarem engines antigos.

No IL-2 é comum relatos de graficos corrompidos.

Quanto a comprar agora a nova tecnologia DX11 depende da preferencia do usuário, se algum jogo já suporta vale a pena, já comprar para o futuro não, muita gente comprou placa DX 10 e acabou não se beneficiando disto, pois logo saiu o DX 10.1 e estas primeiras placas não permitiam atualização.

Os testadores não usam simuladores de voo em seus testes porque, em primeiro lugar o publico destes jogos é muito restrito, mundialmente menos de 100.000 por jogo - compare com os milhoes de um COD da da vida...
E porque os simuladores são mais dependentes da CPU do que da VGA, testar um Il-2 com uma 5770 ou uma top de linha dara muito pouca diferença nos FPS, se mantido o mesmo processador.

Explicação do SimHQ - especializado em simuladores - o porque de não usa-los quando do preview da (antiga) 4850:

Citar
As a side note, SimHQ would like to briefly discuss the titles used in this Preview. Multiple readers recently expressed concern in the Article Feedback Forum that SimHQ was remiss for not including a traditional simulation line-up in the Radeon HD 4850 Performance Preview. The Preview was done this way for several reasons listed below.

Simulations have traditionally been known as "CPU-bound" in their performance characteristics, which simply means their frame rate is tied to the processing capabilities of the test system’s CPU. Given an adequate video card, the more stout the CPU, the better the sim would perform. A fast CPU would see a title scale its frame rates much better.

Conversly, if a users current video card is adequate for running a sim, installing a significantly faster graphics card could result in little fps increase, especially when scaled over multiple resolutions. Yes, there would be a benefit of the new graphic effects from the latest technology, but the frame rates may stay relatively the same. So for example, an older title like EAW will not provide significantly increased frame rates on a newer card versus an older card.

This presents a challenge to GPU hardware testing, especially since the simulations market is currently in a gap waiting for 5-6 significant new titles to arrive that hopefully will "push" GPU technology. SimHQ has used 1946, GTR2 and other traditional sim titles until they have become dated in showing newer GPU performance.

SimHQ plans on detailing to our readers how and why we test and showing the performance of multiple sims as to how the GPU and CPU affect titles in an upcoming article. We hope that will further explain the reasoning behind our methods. SimHQ is looking at some additional sim testing in previews and reviews that should prove valuable to readers in future articles.

Sokol1


Offline Focus

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 92
    • Ver perfil
Re: ATI HD 5770 Vale a pena?
« Resposta #3 Online: Março 08, 2010, 12:38:20 am »
Depois das excelentes explicações a respeito da minha pergunta, não tenho mais dúvidas a respeito do assunto. Bem que eu já havia imaginado que quando a propaganda é de mais o santo desconfia ^_^. Esse negócio de placas 128bits milagrosas é puro marketing mesmo hehehehe.
Abdala e Sokol1 muito obrigado pelas explanações, acredito que esse assunto interessou a muita gente que não tem muita ideia (como eu) sobre o assunto.

Focus.
Esperto é o pato que já nasce com os dedos grudados para não colocar aliança...