Maio 04, 2024, 04:15:21 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Maio 04, 2024, 04:15:21 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: FreeTracker 6DOF  (Lida 129268 vezes)

Offline =FN=Fast

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 366
  • 27º EVC - Falcões da Noite
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #90 Online: Dezembro 07, 2008, 05:16:20 am »
Saudações a todos!
Não preciso dizer que estou morrendo de vontade de fazer um Trakir.
Estou estuperfato com os post´s cada um melhor que o outro, agora são 4:15 AM e fiquei lendo e acessando os links um-por-um para saber logo como funciona.
MAX... parabéns e a todos que estão envolvidos nessa jornada.
Pois, minha dúvida: Eu necessariamente tenho que usar uma câmera com cabo coaxial para a placa de captura, ou posso usar a USB?
Para alimentar os LED´s IR via USB qual a combinação de cores?
Por fim me informem se está correta a minha lista.
Softwares:
Free Trakir
Splint Camera


Hardware
Cabos
Arame
Filme fotografico revelado
3 LED´s IR
Câmera de Segurança *webcam?*
Placa de captura
Espirito de gênio e vontade.

Abraços a todos


Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #91 Online: Dezembro 07, 2008, 02:28:56 pm »
            E ai Fast, mais um pra lista dos contagiados com o FreeTrack, seguinte não precisa de camera de segurança, aquilo é só pro caso de tu teres uma placa de captura, senão pode usar a webcam mesmo, a que tem se mostrado totalmente satisfatoria inclusive não precisando nem retirar o filtro IR nem utilizar o filme veldao é a A4Teck PK-333MB que tu encontra na faixa dos 60 a 70 reais, tambem tem a microsoft vx1000 que tambem funciona satisfatoriamente mas se recomenda retirar o filtro IR o que é bem fácil mas inclui abrir a webcam e perder a garantia da mesma.
            Existe uma lista de webcans testadas no forum do FreeTrack, mas algumas são caras e outras dificeis de se conseguir http://www.free-track.net/english/hardware/webcam.php
           Quanto a fonte de alimentação eu uso uma pilha AA recarregavel que fica presa num suporte do fone de ouvido, se for usar alimentação externa recomendo comprar uma fonte multivoltagem dessas que vendem em lojas de eletrônica ou nos camêlos e setar em 1.5v, tu não te incomoda mais e não tem perigo de queimar as usb do micro, quanto ao clipe basta um pedaço de arame, pode ser de um cabide velho, ou um pedaço de fio de luz rígido, boa vontade e mãos a obra, observando sempre a polaridade dos leds, e ligue eles em paralelo que assim a voltagem necessaria pra eles funcionarem se mantem, e finalmente quanto as medidas do clip tem no propio programa do Free Track ou nas paginas anteriores eu postei um esquema, mas é bem facil de fazer, se quiser um cip quase profissional pode pegar com o caveirão que ele confecciona um em alumínio muito bem feito, que alias é o que eu tenho aqui em casa.

Resumindo tu vai precisar de:

Software:

FreeTrack

Hardware:

webcam A4Teck PK-333MB ou microsoft vx1000 (se tu ja tiver alguma ai pode testar com essa mesmo, dependendo vai ter que usar pedaços de filme velado pra eliminar as luzes parasitárias)
3 leds IR de 5mm (os maiores)
ferro de solda
solda
arame ou fio de luz rigido
fonte multivoltagem (tem foto nos primeiros posts)
fita isolante
uma boa dose de vontade de fazer (mas isso já da pra notar que ta sobrando)



Offline =FN=Fast

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 366
  • 27º EVC - Falcões da Noite
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #92 Online: Dezembro 08, 2008, 01:59:54 pm »
Boas! Max
Rapaz... eu não acredito que seja assim tão simples, não vou precisar de transistores, integrados e aquele catatau de coisas e eletronica?
Bacana isso.
Vou ver de onde tiro os LED´s já que hoje é feriado e meu horário de trabalho não permite sair para comprar no centro da cidade.

cara, valeu pela dica.
assim que tiver dificuldade eu vou postar aqui ou assim que tiver fotos eu coloco para todos verem.
Mais uma vez parabens

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #93 Online: Dezembro 08, 2008, 07:05:31 pm »
É isso ai, qualquer dúvida só postar ai que a gente responde,  :mellow:



Offline Jeferson Iepsen

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #94 Online: Dezembro 09, 2008, 02:04:31 pm »
Ola,
Sou novo por aqui e estou pretendendo "construir" meu Free Track tbm.
Gostaria de saber se uma webcam Clone 11124 seria "compativel" com o projeto e se funcionaria de boa.
Essa web é externamente igual à Logitech quickcam pro 4000 (exceto pelo apoio), q é compativel como diz no site do Free Track.
Tecnicamente ela tem um desempenho mais baixo, custando menos por esse motivo.
Mas alcança 30 fps com resoluçao razoavel, segundo me informei.

Aqui os links com detalhes das duas webcams:
A da Clone: http://www.shoptime.com.br/ShopProd/80/209286&position=11&placeOrigin=80021
E a da Logitech:
http://www.shoptime.com.br/ShopProd/80/158947

Pretendo começar com apenas um LED (o qual vou tirar de um controle remoto).
Entao se puderem me ajudar dizendo se tenho chances de sucesso com uma webcam como essa da Clone, fico agradecido.

Desde ja obrigado!

Abraços,
Jeferson

Offline =FN=AirMan

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 2289
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #95 Online: Dezembro 09, 2008, 05:52:50 pm »
Nao sei se este modelo de webcam tem filtro ... tendo ou nao,faça um teste simples,apos retirar o filtro(caso tenha),ligue o led numa bateria CR 2032,a mesma usada na placa-mãe,observando é claro, a polaridade.

Com o programa aberto e uma vez configurado para sua camera,movimente a mão q segura o led em frente à webcam e veja se o modelo de simulaçao da cabeça tbm se movimenta.

Just !   :mellow:

« Última modificação: Dezembro 13, 2008, 07:53:00 pm por =FN=AirMan »
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...




Offline Jeferson Iepsen

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #96 Online: Dezembro 09, 2008, 09:18:29 pm »
Valeu, =FN=AirMan!
Vou fazer isso.

E será que consigo um movimento sem lag?

Abraços

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #97 Online: Dezembro 11, 2008, 09:27:52 pm »
Jeferson toda webcam tem filtro IR oq vc vai ter que saber é se ele é pintado na lente ou se e  independente leia esse topico desde o inicio que lhe sera utíl. olha com relação a webcam tenha cuidado pq algumas tem um uso alto de CPU olha pelo que eu vi até agora o melhor custo beneficio é a cam A4tech, ou a VX1000 da MicroSoft que é a que eu uso.





Offline Jeferson Iepsen

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #98 Online: Dezembro 12, 2008, 12:54:36 pm »
Obrigado, =FN=Sport.
Ta quase tudo pronto aqui.
Vou descobrir se o filtro IR é pintado na lente ou nao.

Pelo que me parece a webcam nao usa quase nada de cpu aqui.
Testei tudo ontem à noite usando o led do num lock do teclado xD
E funcionou direitinho a 30 fps a camera.

Abraços

Offline =FN=AirMan

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 2289
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #99 Online: Dezembro 12, 2008, 03:27:24 pm »
A minha é a A4tech PK - 333 ... só comprar e usar nao tem q tirar nenhum filtro !

 :mellow:



« Última modificação: Dezembro 13, 2008, 07:53:38 pm por =FN=AirMan »
... A grandeza não consiste em receber honras,e sim em merecê-las ...




Offline Jeferson Iepsen

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #100 Online: Dezembro 12, 2008, 10:58:25 pm »
E o que eu faço se o filtro for pintado na lente??
Nao tem jeito??

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #101 Online: Dezembro 13, 2008, 07:09:37 am »
E o que eu faço se o filtro for pintado na lente??
Nao tem jeito??
Jeferson qual é a marca da tua webcam? Se ela ta dando 30 FPS  sem variar não vai ser necessário retirar o Filtro IR,as cameras da A4tech que o pessoal vem usando tipo essa do AirMan o filtro pode ser desabilitado sem a nessecidade  da abertura da mesma para a retirada do filtro, quando a webcam tem o filtro na propria lente a operação de retirada é um pouco complicada pois vc vai ter que raspar o mesmo com o risco de inutilizar a lente por esse motivo e bom evitar esses tipos de webcam.




Offline Jeferson Iepsen

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #102 Online: Dezembro 13, 2008, 03:13:45 pm »
=FN=Sport, é uma Clone.
Mas nao tem grilo! Vou contar o q fiz:
Ontem à noite abri a webcam, tirei o conjunto da lente da placa e, assim, vi q o filtro era colado la atras (do conjunto da lente).
Ai pensei "*@&#¨%, como eu vou descolar isso?" e resolvi tentar com uma agulha. E assim consegui, o filtro saiu bonitinho sem ter q quebrar nada.
Agora so ta me faltando um cabo USB pra ligar o LED.

Abraços e obrigado!

Offline =FN=Fast

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 366
  • 27º EVC - Falcões da Noite
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #103 Online: Dezembro 13, 2008, 03:36:11 pm »
Saudações a todos.
Eu tenho uma Inovia rcw-500 que eu gosto muito, porem deu defeito e não tive nem a oportunidade de testar o Ft com ela, entao comprei uma Ching Ling de 30 conto. Abri e não tinha filtro algum, pensei que era algum tratamento na lente, dai imaginei que seria mais carao para o fabricante fazer isso, acredito que ela não tenha filtro algum mesmo, fiz os LEDs com uma fonte de 1.5 volts e funcionou, sou o mais novo trakirzeiro do grupo!
MadMax me ajudou pracaramba, vlw.
Eu to apenas configurando algumas coisas porque é muito complicado movimentar a cabeça e mudar a visão!
Acredito que seja mais teste para aprimorar.
Só tenho a impressão que a camera deveria estar mais longe para pegar um campode visao maior.

Abraço a todos. e sucesso com os teste.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #104 Online: Dezembro 13, 2008, 06:10:53 pm »
Eu aconselho a todos os que estão montando seu FT que utilizem baterias récarregaveis na montagem do Clip só pôr um motivo e que vc vai ter liberdade total de movimentos sem ter um cabo lhe prendendo seja a porta USB ou a tomada, esse tipo de projeto só tem o inconveniente de sempre ter que re carregar a bateria mais dai sempre tenha uma de reserva rsrsrsrsrsrs. digo isso por esperiencia proporia.




Offline Jeferson Iepsen

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #105 Online: Dezembro 13, 2008, 07:50:02 pm »
Valeu a dica, Sport, mas no meu caso isso nao vale a pena pq ja tenho o fio do fone pendurado na cabeça msm, entao um fio a mais nao faz tanto mal.
E as baterias sao caras por aki...
Eu ja comprei o resistor e ja tenho 1 LED.
Vou montar o modelo simples de 1 led e depois faço um "upgrade" pro de 3 leds, que vai ser mto util ja que eu gosto de voar no FS2004.

Abraços

Offline =FN=Fast

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 366
  • 27º EVC - Falcões da Noite
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #106 Online: Dezembro 14, 2008, 12:09:21 am »
Saudações a todos, vejam meu modelo com 3 pontos, simples e eficiente.

Aqui é o meu monitor e a webcam na mesma altura dos LEDs
Modelo: http://www.casaevideo.com.br/Perifericos/2-9-223-125924/Webcam-0.3MP-Elgin-Futura-CVC-2302.html
em outras palavras Ching Ling, que paguei 30 conto, mas alcança 30 FPS.


Esse si sou eu, com o modelo pronto:


O fone com os detalhes.


Aqui usei um pouco de cola quente e um pouco de fita isolante, o suporte é o perfil que cobre a parte trazeira da CPU, local onde fica Placa de Video, modem e Acessorios PCI.


Meu eliminador de bateria de 1.5V até 12 V e ainda posso mudar a polaridade, muito bom R$ 15,00 Ching Ling


Aqui é o encaixe para alimentar os LEDs.


Em fim, aconselho a todos que curtem aventura fazer o seu, super simples.
Agradeço a todos que me ajudaram e deram dicas.

Abraços e boa sorte a todos.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #107 Online: Dezembro 14, 2008, 11:28:42 pm »
Fast essa fonte é muito parecida com a que eu estou usando,só que eu tive que usar um resistor pq ela não entrega a voltagem correta dai tava esquentando os leds ate queimar, outra dica pega uma lixa dessas de unha mesmo ate deixar a ponta dos leds achatadas vs vai ter um melhor resultado na difusão da luz dos leds.




Offline =FN=Fast

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 366
  • 27º EVC - Falcões da Noite
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #108 Online: Dezembro 15, 2008, 02:57:03 pm »
Blz Sport!

Vlw pela dica, realmente eu estou tendo uma dor de cabeça com a difusão de IR, ao movimentar a cabeça para os lados, eu perco contato com a câmera, acreditei que fosse problema com a câmera por ser muito barata mas fiz um teste rápido colocando mais que 1.5 V e percebi que a recepção fica melhor o que confirma seu POST, a dúvida agora é saber como comprar os resistores! qual as cores?
Abraços

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #109 Online: Dezembro 15, 2008, 06:43:31 pm »
Fast leva a fonte para o tecnico determinar a voltagem real e assim te vender o resistor, o resistor é muito barato não custa nem dez centavos.




Offline Jeferson Iepsen

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #110 Online: Dezembro 15, 2008, 08:01:00 pm »
Posso ligar direto os 3 LEDS na USB, sem resistor?


Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #111 Online: Dezembro 15, 2008, 08:59:38 pm »
Não a USB trabalha com cinco volts os leds com 1,5 dai já vio oq acontece!!!!!





Offline =FN=Frodo

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 409
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #112 Online: Dezembro 15, 2008, 10:14:56 pm »
e o TrackClip Pro, funciona bem?

Offline MadMax

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 663
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #113 Online: Dezembro 15, 2008, 10:39:13 pm »
Frodo, tecnicamente deve funcionar bem, ja que é um clip com 3 leds alimentado pela usb, resta esperar alguma alma boa comprar um e testar pra nos dizer, ou procurar no forum dos criadores do FreeTrack que com certeza alguem ja deve ter tentado.



Offline Jeferson Iepsen

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #114 Online: Dezembro 15, 2008, 11:09:06 pm »
posso estar falando besteira, mas os 3 leds nao vao consumir 4,5 V???

Offline Srldias

  • Membro Jr.
  • **
  • Posts: 73
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #115 Online: Dezembro 16, 2008, 09:50:01 am »
Posso ligar direto os 3 LEDS na USB, sem resistor?


Cara. Eu ainda não terminei o meu TrackIR, mas já fiz uns testes de funcionamento dos leds, ligando na USB. Liguei os leds em série. O que eu usei:

O led IR:
O LED que eu comprei foi daquele azul, igual de controle remoto. Não dá pra saber exatamente a voltagem do led pq não tem marcado, mas eu achei uma tabela na net em que o valor pra LED's IR é de 1,1V com corrente 20mA. Resolvi usar esses valores mesmo.

O resistor:
Como ia usar 3 leds em série e uma fonte de 5V(USB), pelos cálculos que achei por aí, precisaria colocar um resistor de 82 Ohms.

O cabo USB:
Tava com medo de pegar um cabo USB qualquer e não saber qual dos fios era da alimentação. Eu tinha um teclado USB à toa aqui e resolvi abrí-lo e tirar o cabo dele. Na placa do teclado tinha a marcação de qual fio era da alimentação, aí dava pra ter certeza.

A câmera:
Eu comprei uma A4tech PK - 333 igual à do AirMan. O bom dessa câmera é que não é preciso mexer no filtro IR dela. Como aqui em casa tem mais gente que usa...

Segue o esquema que utilizei para a ligação:


Segue também um site que me ajudou muito na hora de ligar os leds:
http://www.pinballclube.com.br/component/option,com_joomlaboard/Itemid,27/func,view/id,15913/catid,11

Esse esquema eu testei no FreeTrack e funcionou direitinho. A câmera "achou" os leds sem nenhum problema e só precisei configurar a câmera pra enxergar luz IR, sem mexer em nada dela.
« Última modificação: Dezembro 16, 2008, 10:12:16 am por srldias »

Offline GREG

  • Novato
  • *
  • Posts: 11
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #116 Online: Dezembro 16, 2008, 01:00:53 pm »
Saudações a todos.
Primeiramente quero parabenizar os integrantes deste fórum e adoradores do FreeTrack.
Já uso este aparelho a um bom tempo no Flight Simulator X, Lock On, Far Cry 2, entre outros.
Estão todos de parabens com suas idéias e formas diferenciadas de fabricar o FT.
Vai aqui uma dica que ainda não vi entre todas as idéias. Seguinte, eu utilizei no lugar do filme fotográfico um pedaço do disco do disquete 1/4. Os leds poderão ser também daqueles que são utilizados em controles remotos pois estes funcionam numa frequência que fica impossível vê-los acessos a olho nu.
Será que alguém pode me dizer como postar as fotos? Terei o maior prazer em fazê-lo, se possível, ainda hoje..
Abraços.
JoãoFSantos

Offline Jeferson Iepsen

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #117 Online: Dezembro 16, 2008, 01:52:43 pm »
Entao pra eu ligar os 3 leds IR de controle remoto em serie na porta USB vou precisar de um resistor de 80 Ohms?

Pesquisando eu descobri que, na maioria dos cabos USB, o fio vermelho é o da energia (+) e o preto é o terra (-). Se eu estiver errado, alguem me corrija por favor.

Offline =FN=Fast

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 366
  • 27º EVC - Falcões da Noite
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #118 Online: Dezembro 16, 2008, 04:06:21 pm »


Cara. Eu ainda não terminei o meu TrackIR, mas já fiz uns testes de funcionamento dos leds, ligando na USB. Liguei os leds em série. O que eu usei:





Saudações a todos.
Creio que se fizer a ligação paralela você irá consumir mais amperagem e seu consumo de voltagem será mais alto se ligado em série.
Por isso preferi fazer a ligação paralela.
Com tudo estamos falando de 1.5V e 3 pontos, isso não faria tanta diferença assim.
Fiquem avontade para me corrigir se eu falei bobagem.
abraços a todos.

Offline Sport

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 256
    • Ver perfil
Re: FreeTracker 6DOF
« Resposta #119 Online: Dezembro 16, 2008, 10:50:16 pm »
GREG os leds a serem utilizados são IR esse tipo de luz não é visível ao olho humano, outra coisa o filme virgem ou o disco interno do Disket nem sempre se faz necessário exp minha camera não precisa deles algumas vezes se tem que usar, tipo quando o filtro IR da webCam não é retirado. Para postar fotos aqui no Forum tem um post do MadMax que ensina direitinho Step bay Step. http://www.falcoesdanoite.com.br/index.php?option=com_smf&Itemid=27&topic=5116.0