Maio 09, 2024, 11:35:07 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Maio 09, 2024, 11:35:07 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1  (Lida 5524 vezes)

Offline Dok

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 128
    • Ver perfil
Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1
« Online: Outubro 03, 2007, 09:10:25 pm »
Olá Pilotos, Cadetes e Aspirantes à Simulação,

Estamos apresentando o primeiro manual do nosso esquadrão IL2. Esse manual cobre desde questões básicas de navegação até manobras de combate mais sofisticadas. Ele ainda não está acabado e, portanto, está sujeito a aperfeiçoamentos e modificações.

Nesse pacote você também encontrará mais duas pastas que contém vídeos para você assistir dentro do seu IL2, e uma missão de treinamento para que você arregace as mangas e coloque todo o conhecimento que adquiriu, em prática.

Esse manual foi feito com muito carinho e esperamos que você também o trate dessa forma. Foi um prazer enorme escrevê-lo e sempre que tiver alguma dúvida ou sugestão não se acanhe e pergunte à vontade. Sempre haverá um piloto FN disposto a ajudá-lo.

Atenciosamente,

=FN=Dok  =FN=Figam

P.S.: O manual está hospedado no rapidshare. Caso não esteja familiarizado com seu sistema de downloads, você deverá clicar no botão "FREE" que poderá ser encontrado na parte inferior da página, e depois, na página seguinte, você deverá digitar o código de quatro algarismos que aparecerá. Caso ainda tenha alguma dúvida fique à vontade e nos pergunte.



« Última modificação: Fevereiro 28, 2008, 12:19:15 am por =FN=Fluidman »

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
Re: Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1
« Resposta #1 Online: Outubro 05, 2007, 12:19:57 am »

 Excelente trabalho rapazes!!!
        O piloto =FN=Dok e o lider da 2º esquadrilha, =FN=Figam, trabalharam duro na elaboração deste manual, isto mostra o carinho e dedicação pelo simulador e pelo esquadrão.
        Parabéns pelo trabalho rapazes!!!!

     Abraço do comandante Mac!


Uploaded with ImageShack.us

Offline =FN=Flink

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 472
    • Ver perfil
Re: Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1
« Resposta #2 Online: Outubro 06, 2007, 10:48:28 am »
Muito legal. Parabéns pela iniciativa. Abraços.

Offline =FN=Great

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 498
    • Ver perfil
Re: Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1
« Resposta #3 Online: Outubro 06, 2007, 05:25:28 pm »
Parabéns aos companheiros que  desenvolveram, e ainda irão desenvolver mais materiais relativo ao simulador IL. Esta é a diferença deste esquadrão: pessoas que se dedicam ao que fazem, promovendo um elevado grau de excelência dos pilotos.
Meus cumprimentos aos pilotos =FN=Dok e =FN=Figam.

Offline Dok

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 128
    • Ver perfil
Re: Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1
« Resposta #4 Online: Outubro 06, 2007, 05:49:31 pm »
=FN=Great, =FN=Flink, =FN=Macbare,

Ficamos felizes com os agradecimentos. Isso também mostra que os nosso C.O.'s também ficaram felizes com o nosso trabalho. Será que isso significa pelo menos um banho quente esse mês? E quem sabe uma bóia mais reforçada no jantar, hein? Porque convenhamos, por vezes eu acho que me servem coisas que ainda não morreram apropriadamente.  ^_^

Brincadeiras à parte. Fiquem à vontade também para darem sugestões e fazerem críticas. É somente assim que poderemos melhorar o nosso trabalho.

Abraços.

Offline =FN=Montoro

  • Pilotos
  • Membro Sr.
  • *****
  • Posts: 262
  • MEN OF MAYHEM
    • Ver perfil
Re: Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1
« Resposta #5 Online: Outubro 08, 2007, 12:35:53 pm »
gente, fantástico o trabalho de vcs, ficou muito bom, parabéns!!
para os novatos como eu que gostam de voar, isso é a biblia sagrada da aviação virtual....excelente trabalho.
Pedro


IT`S BETTER TO BURN OUT THAN TO FADE AWAY!!!
Def Leppard

Offline =FN=Fluidman

  • Administrator
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1688
    • Ver perfil
Re: Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1
« Resposta #6 Online: Novembro 05, 2007, 12:41:00 am »
Para usuários registrados do Site/Fórum, o arquivo está disponível em nossa seção de downloads :

http://www.falcoesdanoite.com.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=9&Itemid=36
 
Parabéns pelo trabalho,

Abraços

=FN=Fluidman

Offline Fordexter

  • Novato
  • *
  • Posts: 40
    • Ver perfil
Pequeno erro de Física
« Resposta #7 Online: Dezembro 28, 2007, 05:26:13 pm »
=FN=Dok ou =FN=Figam,

Sem querer ser chato mas já sendo, encontrei um erro de conceito no manual. Na verdade é uma bobeira que pode passar. Ninguém vai atirar pior por causa disso :)

O erro é no trecho:

7.3.2. Tipo de armamento
... Projéteis mais pesados são, obviamente, mais lentos, e caem mais rapidamente que projéteis mais rápidos...

Na verdade, segundo os Princípios da Mecânica Newtoniana, os projéteis caem com a mesma velocidade, porém o projétil com mais massa (de maior calibre) percorre uma distância menor do que o de menor massa. Seria necessário uma explosão muito maior no disparo do canhão para lançar o projetil com a mesma velocidade inicial do projetil da metralhadora, o que não ocorre por limitações técnicas do canhão. Desta forma o ângulo para o tiro de deflexão varia para calibres diferentes pois os mesmos possuem alcances diferentes.
É comum acharmos que corpos com massas diferentes caem com velocidades diferentes, mas é um equivoco. Galileu mostrou isso a muuiiiito tempo.... rs...

Abraços

Offline Moradin

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 129
    • Ver perfil
Re: Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1
« Resposta #8 Online: Dezembro 28, 2007, 06:34:38 pm »
oloco uma aula de física do fordexter agora....
=FN=Moradin


Offline Dok

  • Membro Pleno
  • ***
  • Posts: 128
    • Ver perfil
Re: Pequeno erro de Física
« Resposta #9 Online: Dezembro 28, 2007, 09:40:03 pm »
=FN=Dok ou =FN=Figam,

Sem querer ser chato mas já sendo, encontrei um erro de conceito no manual. Na verdade é uma bobeira que pode passar. Ninguém vai atirar pior por causa disso :)

O erro é no trecho:

7.3.2. Tipo de armamento
... Projéteis mais pesados são, obviamente, mais lentos, e caem mais rapidamente que projéteis mais rápidos...

Na verdade, segundo os Princípios da Mecânica Newtoniana, os projéteis caem com a mesma velocidade, porém o projétil com mais massa (de maior calibre) percorre uma distância menor do que o de menor massa. Seria necessário uma explosão muito maior no disparo do canhão para lançar o projetil com a mesma velocidade inicial do projetil da metralhadora, o que não ocorre por limitações técnicas do canhão. Desta forma o ângulo para o tiro de deflexão varia para calibres diferentes pois os mesmos possuem alcances diferentes.
É comum acharmos que corpos com massas diferentes caem com velocidades diferentes, mas é um equivoco. Galileu mostrou isso a muuiiiito tempo.... rs...

Abraços

Fala Fordexter, beleza?  ^_^

Eu concordo com algumas coisas que você citou. Entretanto a definição do Galileu é válida apenas para o vácuo. Pegue uma pena de passarinho e uma marreta de 50kg e solte-os de cima de um edifício. Eles cairão com velocidades e em tempos diferentes, pois nesse caso tem-se que computar a resistência do ar. Caso fizesse o mesmo teste sob o vácuo absoluto e sob a mesma aceleração gravitacional, ambos os objetos atingiriam o solo ao mesmo tempo.

A questão com os projéteis é um tanto quanto mais confusa, pois leva em consideração outros fatores, tais como a secção transversal do projétil que o tornará mais ou menos "air resistant" o que influenciará em muito em seu alcance e penetrabilidade. Também deve-se levar em consideração o projétil ser traçante ou não. Qual o tipo de traçante utilizado? É um traçante a base de sal de estrôncio e magnésio ou trata-se de uma ponta de fósforo? Traçantes que "queimam" durante o vôo geram uma massa terminal do projétil relativamente menor o que pode interferir bastante nos seus aspectos balísticos. Já traçadores com ponta de fósforo queimam pelo atrito com o ar e não possuem tanta variação de massa durante o seu vôo. Outro aspecto importantíssimo: Qual a granagem do projétil utilizado? Caso comparemos um projétil de, vamos supor, 250grãos e outro projétil de mesmo calibre, mas com 280grãos, ambos terão trajetórias balísticas muito diferentes, embora tenham massas relativamente semelhantes, pois a energia potencial dessa quantidade maior de propelente sólido impulsionará o prójétil de forma bastante singular em relação ao seu "primo mais probre".

Por essas e por outras razões, Fordexter, é que eu preferi simplificar muitas partes do manual, pois elas já estavam ficando complexas demais. Como o intuito naquela parte era simplesmente mostar para a pessoa que estava lendo, que calibres diferentes geram tragetórias diferentes eu optei pela simplificação.

E na simplificação dos dados é coerente dizer que, dentre os projéteis com os quais lidamos no IL2, quanto mais pesado mais acentuada será a queda do projétil e menor o seu alcance e o contrário é verdadeiro. Quanto mais leve o mesmo, mais suave será a sua queda e maior será o seu alcance.  ^_^

Pegue um FW190 como naquela figura do manual e dispare seus canhões. Você notará facilmente que os projéteis de 13mm, 20mm e 30mm possuem trajetórias incrivelmente diferentes, corroborando com o que foi "simplifcado" no manual.

Infelizmente no português, Fordexter, não existe uma expressão que substitua perfeitamente o que se encontra nos textos de balística na internet. Quando fala-se que a "bala cai mais rapidamente" estamos lidando com o "Bullet Drop" que é diferença de altura no qual a bala atingirá um alvo a uma dada distância em relação ao ponto "zero" que seria a altura da arma em relação ao solo. Um projétil de 30mm tem um "Bullet Drop" muitíssimo maior que um de 20mm ou de 13mm que são os calibres utilizados no FW190, por exemplo. Infelizmente, em português não existe uma expressão melhor para traduzir esse termo do inglês. O que se pode falar é que a "bala cai mais rapidamente". No manual eu explico que a queda é "mais suave" ou "menos suave" para tentar explicar esse conceito. Daí a falar-se que a "bala cai mais rapidamente". O conceito físico é extremamente básico e simples, mas há explicações por deveras complexas das quais eu preferi me abster.  ^_^

Você não tem idéia da quantidade de coisas que eu escrevi nesse manual mordendo a lingua, me segurando porque se me empolgasse isso daí bateria nas 200páginas fácil fácil e não cumpriria a sua idéia básica que é a de dar instruções mais ou menos "genéricas" sobre vôo e combate aéreo.

Vou citar outro exemplo. Na definição técnica de "Ângulo de Ataque" não se usa o "vetor deslocamento" como parâmetro. Usa-se "Vento Relativo". Por definição "Ângulo de Ataque" é o ângulo gerado entre a corda da asa e o Vento Relativo. Entretanto, como eu já estava explicando sobre Vetor Deslocamento, eu preferi "mudar" um pouquinho a definição, já que Vetor Deslocamento e Vento Relativo possuem exatamente a mesma direção. Eles apenas possuem sentidos opostos. E já que os ângulos produzidos pelo Vetor Deslocamento e Vento Relativo são opostos pelo vértice e, portanto, congruentes, eu alterei um pouco a definição.

Tudo isso para não precisar apresentar um novo conceito e ainda ter que explicar "porque o danado do vento era relativo", pois aquilo tudo já estava ficando bastante complicado.

Há inúmeras "impropriedades" quando eu lido com a física de motores, por exemplo na parte final quando eu falo sobre o Spitfire. Entretanto, eu tive que me ater a minha relativa "simplicidade" para não espantar e afugentar alguém que não estivesse familiarizado com os termos.  ^_^

Simples assim.  ^_^ 

Acho que eu vou colocar um "Disclaimer" no começo e outro no final do manual.

"Disclaimer: O autor desse texto não é físico. Ele entende só um pouquinho. Portanto, caso encontre um erro conceitual sobre o qual você tem ampla e absoluta familiaridade não se contenha e avise o autor. Entretanto, entenda que o autor está ciente da maioria dos "equívocos" físicos que foram cunhados no presente manual. Tais "equívocos" foram deliberadamente incluídos com o único propósito de não complicar demais o entendimento de alguns conceitos que o autor reconhece básicos e facilitar a vida do leitor menos regrado em conhecimentos fisícos."

AUHAUHAUHAUAHUAHAUHAUH Gostei... na próxima versão que eu lançar eu vou colocar isso!!! UAHUAHAUHAUHAUHAUAH  ^_^ ^_^ ^_^ ^_^

Abração Fordexter... valeu pelo Heads Up

~S~=FN=Dok


Offline Fordexter

  • Novato
  • *
  • Posts: 40
    • Ver perfil
Re: Manual de Combate do Esquadrão FN - PARTE 1
« Resposta #10 Online: Janeiro 02, 2008, 10:47:31 am »
Eu acho sua iniciativa maravilhosa. Não tenho do que reclamar. Só parabenizá-lo pelo trabalho.
Ainda mais pela sua preocupação em simplificar o material para o entendimento de todos. Poucos têm essa preocupação de conciliar o conteúdo com a didática. No entanto, acredito que não vale à pena escrever um erro conceitual em favor da simplificação. Da forma como está escrito no manual, passa a idéia de que as diferenças entre as trajetórias dos projeteis são dados pelos 'pesos' dos mesmos, o que é um erro, independente dos outros inúmeros fatores mais complexos que você citou. As pessoas absorvem estes conceitos e guardam para elas. Muita gente acha que isso é verdade.
Lembra do comercial do biscoito Negresco, no qual um cara deixava o biscoito cair do alto de uma cachoeira e pulava atrás do biscoito e conseguia pegá-lo? Completamente absurdo, mas as pessoas estão tão acostumadas com esses erros que continuam cometendo. Esse comercial foi até anulado por uma comissão do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).
Não conheço tanto de balística. Só o básico. Porém, acredito que desta forma estaria mais correto e tão simples quanto:
7.3.2. Tipo de armamento
... Projéteis mais pesados são mais lentos, logo possuem um alcance menor, consequentemente sua trajetória possui uma queda mais acentuada do que os projéteis mais rápidos...
Acho que você poderia colocar algo desse tipo numa nova versão. Mas se quiser deixar assim tudo bem. Afinal de contas, só agente que é maluco se preocupa com esses detalhes.  ^_^
Abraços e me desculpe por ser chato. Acho que sou assim porque sou um Físico frustrado. Não conclui o curso de Física e acabei voltando para a área de TI.