Maio 14, 2024, 02:27:08 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Maio 14, 2024, 02:27:08 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: @ Mcbare - F22+tqs  (Lida 8698 vezes)

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Online: Dezembro 10, 2006, 01:33:43 am »
Mcbare,

Estou postando aqui porque de repente alguem podera ter alguma sugestão.

Analizando o esquema de ligação do circuito USB BU0836, bolei um jeito para interligar o F22 e o TQS minimizando os cabos.

Primeiro voce coloca o BU0836 dentro do F22 (1) para que os cabos de ligação com os pots dos eixos X e Y sejam os mais curtos possíveis, para evitar ruidos espúrios.
Então tera que ligar os 14 botões e 3 eixos do TQS no F22.

Isto significa 28 fios para os botões (já que não ha um fio comum), mais 5 para os pots (2 por cada mais um mais 1 comum de +5V), num total de 35 fios.

Não conheço cabo com tal quantidade de fios internos.

A sugestão é usar o cabo de gameporte do F22/TQS que tem internamente 15 fios,
dois cabos de 15 serão suficientes, embora só disponibilizem 30 fios.

Para limitar em 30 fios devera separar a matrix de diodos em duas partes.
Uma dentro do TQS com os Row 1 a 6 e as Column 1 e 2, o cruzamento destes 8 fios dara pontos para ligar 12 botões.

Os dois botões que faltam ligar (são 14 no TQS) serão ligados via 4 fios na matrix de diodos dentro do F22.

Os 3 potenciômetros do TQS precisam de 6 fios mais 1 comum de +5V.

Observe que os 6 fios dos Row 1 a 6 precisam voltar para o F22 para dar continuidade para a matrix de diodos, já os das Column 1 e 2 não precisam.

Então tera: 8 + 4 + 7 + 6 = 25 fios, que deverão ser divididos em 2 cabos.

Na imagem abaixo fiz um esquema nos quais um dos cabos (preto) usara os 15 fios - os 6 dos Row 1 a 6, os 2 das Column 1 e 2 mais os 7 dos pots.

E do outro cabo (amarelo) serão usados 10 fios, 6 para o retorno da ligação dos Row 1 a 6 e mais os 4 da ligação dos 2 botões não cobertos pelas matrix dentro do TQS.


Parece confuso  :blink:  mas não é.  ;)

Alem destes cabos tem tambem as ligações das matrizes para os botões/HAT do F22/TQS (as chaves S1 a S32, menos as duas já ligadas acima), mas  isto podera ser feito aproveitando cabo FLAT de HD, ou daqueles FLAT multicor vendidos em eletronicas, que facilita as ligações.

Caso queira ter a possibilidade de desconectar o TQS do F22 use conectores DB-15 macho/femea - são baratos, embora represente um trabalho a mais de montagem/solda.

Caso queira usa-las depois passo um esquema com um LED para facilitar a identificação de cada pino das tomadas DB15.

OBS - não considerei como sera ligado o Transductor ('mouse IBM') do TQS já que ele trabalha de modo diferente de botões/pots, e tem 5 fios: o do meio do FLAT é o comum e os dos lados os angulos.

(1) Uma sugestão para fixar o BU é usar aqueles suportes de latão para placa mãe, aparafuse no fundo da caixa e depois aparafuse o BU em cima, já prevendo a ligação com o cabo USB.

Sokol1
« Última modificação: Dezembro 10, 2006, 12:55:12 pm por Sokol1 »

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #1 Online: Dezembro 11, 2006, 11:37:44 pm »

  Sokol....
              Hoje por feliz coencidência chegou o chip BU e o TQS. Po! achava que o TQS estaria meio estragadinho, porém me enganei....está em ótimo estado, valeu mesmo!!! Agora o desafio é por pra funcionar esse chip no F22 e TQS.....fixar depois eles nas laterais da minha cadeira........Pena que essa época de fim de ano eu trabalho muito e não disponho muito de tempo. Mais uma vez agradeço por ter enviado o TQS e pelas boas dicas sobre o chip. brigaduu..........


Uploaded with ImageShack.us

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #2 Online: Dezembro 19, 2006, 10:38:21 am »
Sokol....
   Como não achei vc online de ontem pra hoje, resolvi postar aki......
      Estive estudando o diagrama de ligação do BU e percebi que existe uma maneira mais simples de ligar o BU....ainda nao tenho desenho aki, porem, para cada 6 botoes pode se usar 2 fios apenas.......portanto pra ligar 14 botoes usa-se 10 fios....sobrando 5 para os pots......(cabo de 15 vias)
   ja estou montando o meu deis de ontem.....
     Abraço pessoal!


Uploaded with ImageShack.us

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #3 Online: Dezembro 20, 2006, 09:19:45 pm »
Macbare,

Você tem razão, não precisa tanto fio como no desenho acima.
Estive trabalhando na colocação do Mjoy8 no Saitek X-36F, usando uma matrix de 7 x4, no caso tenho que ligar 14 botões dentro do punho, o que a princípio significaria 28 fios, mas usei apenas 7 para 4 linhas x 3 colunas, e mais 4 para os botões 1 e 2 pois quero que estes apareçam na ordem certa nos jogos, então liguei direto numa matrix de diodos com placa, na base do joy.

Basta que cada linha vá para 7 botões e que cada coluna por sua vez vá para 4 botões.



Esta coisa 'cinza' dentro do X-36 é 'Durepoxxy' para reforçar os suportes de parafusos do joy, que estavam enfraquecidos - o dono deixou cai no chão várias vezes, e o plástico usado pela Saitek neste modêlo não é lá grande coisa (quebradiço).

Estou colocando o diodo diretamente numa das pernas dos botões:



Já quase pronto:



Aqui um esquema de ligação para o HAT, do manual do Mjoy, veja que no lugar de
8 fios são usados 5.



Outra coisa, acho que não no caso dos potenciômetros o fio terra (GND) pode ser comum já que saem do mesmo lugar no circuito.

É importante trabalhar com fios coloridos, pois depois de começado fica uma bela confusão, comecei com fio de cabo flat de disquete mas tive que pintar as pontas para me "achar".

E tambem testar antes de fechar dentro do joy/throttle, pois estas matrix de diodos
tem suas manha, a principio tive dois botões fazendo a mesma coisa, embora as ligações estivessem independente, rearajando os fios tudo funcionou bem.

A propósito, sobre a questão das chaves toggle (vai e fica) seu uso não causa problema no IL2, configurei uma delas no meu TQS para o trem de pouso e não há repetição do comando.
A não ser que esqueça de ter acionado por ela e teclar G, ai o trem responde mas volta para a posição anterior, pois a chave mantem o comando ativo. No caso basta eliminar o comando via teclado (G) dos Controls.  :P

Posta umas fotos do sua modificação ai. ;)

Sokol1
« Última modificação: Dezembro 20, 2006, 09:37:00 pm por Sokol1 »

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #4 Online: Dezembro 21, 2006, 07:44:15 am »
Grande Sokol!!!!
   Agora ta certinhu......cada row posue 6 botoes usando um comum e cada coluna tbm......Sendo assim cada row, quando acionado retorna pra uma das colunas fechando o ckt.  Eu gastei 10 fios pra ligar 14 botoes, me resta 5 pra ligar os pots....vou estudar a possibilidade  3 pots no TQS com apenas 5.....Se não for possivel, vou ter q passar mais um cabo....num tava qerendo....hehe......abraço aeww......


Uploaded with ImageShack.us

Dael

  • Visitante
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #5 Online: Dezembro 21, 2006, 07:53:51 am »
perdao por atrapalhar.. mas esse esquema da pra montar qtos botoes no maximo?

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #6 Online: Dezembro 21, 2006, 12:59:40 pm »
Dael,

No caso esta sendo usado um controlador USB
BU0836, que proporciona 8 eixos, 32 botões e HAT.

Sokol1

 

Offline =FN=Moska

  • Membros do CG
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1664
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #7 Online: Dezembro 21, 2006, 01:08:47 pm »



8 Eixos / 110 Botões.
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline Sokol1

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 336
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #8 Online: Dezembro 22, 2006, 12:19:18 am »
FN_Moskito,

É um Mjoy16 não?
Montei um Mjoy8 e estou com um Mjoy16 começado.
Estes PICs da Atmel estão super baratos atualmente, paguei R$ 7,00 no ATmega8 e 12,00 no ATmega16.

Uma coisa interessante do Mjoy16 é o suporte a 14 chaves toggle.

Comparados ao Microchip 18f2550 do BU0836, os ATmega são mais antigos, USB 1.1 e 33 mhz (contra 100mhz do 18f2550), mas para manetes, pedais, trins acho que não faz muita diferença.

Vou ver se testo com os sensores HALL SS495A da Honewell. No forum da RAcing Sim Central tem um tópico relativo.

A propósito, no site ArtJoy http://artjoy.narod.ru/eng/index_eng.html tem um firmware para um Microchip 18f2550 com 3 eixos/2 botões ideal para um Rudder Pedal, bem como uma versão de 8 eixos, mas não sei porque o autor limitou a 12 botões, mais HAT.

Outra vantagem do Microchip é usar menos componentes externos ao PIC.

S!

Sokol1
« Última modificação: Dezembro 22, 2006, 12:24:14 am por Sokol1 »

Offline =FN=Moska

  • Membros do CG
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1664
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #9 Online: Dezembro 22, 2006, 08:31:29 pm »
É este mesmo Sokol ..... acho que num da diferença nos eixos não por sem 1.2 ou 2.0, eu tava a fim de estampar as placas de circuito em serie ... fazer logo uma porrada pra vender, mas achoque num compensa não. esse dai é para o meu pit que tou bolando aqui..... la pra 2015 fica pronto hehehehe.
Sokol se mora em SP Capital?


Ps ... não são 110 botões , são 112.
« Última modificação: Dezembro 22, 2006, 08:35:46 pm por =FN=Moskito »
=FN=Moska - Comandante Geral - Conselho de Guerra (CG)

Offline saves

  • Novato
  • *
  • Posts: 41
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #10 Online: Dezembro 25, 2006, 08:08:37 pm »
opa..saudações!!!

onde compro esses circuitos?
alguem vende ae...
valeu

Offline Macbare

  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 1011
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #11 Online: Dezembro 26, 2006, 09:24:52 pm »
Aew Saves......eu comprei ai neste site.......paguei 100 reias.......e leva uns 10 dias pra chegar.....porem só vao voltar a entregar depois das ferias.
   qualquer duvida....estamos aew

    abraço


http://www.lbodnar.dsl.pipex.com/joystick/


Uploaded with ImageShack.us

Offline saves

  • Novato
  • *
  • Posts: 41
    • Ver perfil
@ Mcbare - F22+tqs
« Resposta #12 Online: Dezembro 26, 2006, 10:13:35 pm »
xi....compras com cartão nem dá :þ

mas valeu a dica!! :joia: