Junho 20, 2025, 07:04:55 am

Servidor TS

Discord Server

Mapa

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Junho 20, 2025, 07:04:55 am

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Cockpit  (Lida 24724 vezes)

Offline LoboGuara

• Membro Pleno
    • Ver perfil
    • Julio "Lobo-Guará" Pinto
Re: Cockpit
« Resposta #30 Online: Março 26, 2008, 06:30:08 pm »

Funciona!!! Ta vivo!!! Ta vivo!!! ^_^ ^_^ ^_^ ^_^ :wub:

Estou agora na fase de fazer programas??? Ou melhor falando, na fase de programação da interface entre o SIMulador e a placa de controle (pdSIM como batizei o bicho).

O Lock-On usa a linguagem de programação LUA (www.lua.org - Linguagem de extensão Tupiniquim para o C, Criada na PUC Rio) para exportar/importar dados de/para fora do mundo simulado.

Dentre as várias funções exportadas temos as seguintes já prontas: estado mecânico da aeronave, dados de navegação, armamento, radar e muitas outras.

Agora é conectar via TCP sockets ao programa export.lua executado pelo Lock-On um programa desenvolvido especialmente para esta finalidade. No meu caso o programa foi desenvolvido em Delphi 7 usando Indy sockets para comunicação TCP/UDP (poderia ser qualquer outra que faça uso de sockets).

Como é voar no meu cockpit...

1) Estou em meu SIM pilotando um F-15 (com a minha skin preferida) já na pista e solicitando o takeoff (depois do checking de luzes, flaps, canopy e outras);

2) Takeoff autorizado e rolando na pista (RPM Left/Right aparecendo em meu display de LCD);

3) 150 Knots com sustentação acima da pista aciono a manete (CONTROL LEVER) do Landgear handle; (manete mesmo não é a tecla 'g'); O programa export.lua interpreta o comando e envia ao SIM (Gear up);

4) Três minutos depois, já com uns 410 Knots, tento baixar o Landgear e nada acontece, pois a manete esta travada na posição UP;

5) Levanto o Airbreak a 100% e ajusto a velocidade em 299 Knots. Esta informação é passada ao meu programa que aciona um solenóide e destrava o manete de Landgear;

6) Com a manete na posição DOWN o meu programa envia o comando ao Lock-on onde é executado automaticamente (Gear down);

7) Durante o procedimento de landing após uma aproximação meia que sem jeito (sentando, com o filho no colo querendo apertar aquele monte de botões na frente e perguntando papai pra que serve isso), toco no solo com mais força que o necessário (muito alto...), quebro o trem de pouso, porém não perco a aeronave.

8 ) Com o cenário acima em meu painel real tenho o "Master Alarme" piscando e o "Landgear Warning LED" também piscando informando que o defeito (ou a quebra) é no trem de pouso. SHOW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A interação entre o SIM e a placa de controle é perfeita e as possibilidades infinitas (everything is possible...).

Agora é terminar o acabamento do sub-painel de Warning e o AOA Indexer do lado esquerdo.

E antes de começar o console do lado direito e o ICP/DED, vou passar a limpo todas as especificações e esquemas eletrônicos e sistêmicos. Uma para ficar bem arrumado e outra para poder postar dados mais apurados da solução.

Volto a dar notícias. Minha idéia é fazer um filme mostrando o funcionamento e postar no YYYYUUUUUUTTTTUBeeee (Ai vou pedir a ajuda dos universitários).

Valeu. Abraços,

Julio “Lobo-Guará” Pinto.  B) B) :ph34r:

Paz aos meus inimigos, pois no campo de batalha irão sentir a força da minha fúria.

MSI NEO V|P4@3.4Ghz 64bits FSB 800Mhz|WATERCOOLER CORSAIR|2.0GB DDR 400|HD120GB SATA|DVD DRU820A Sony|eVGA6800GT 256|WXP PRO|F4|LOCKON FC

Offline MadMax

• Membro Herói
    • Ver perfil
« Resposta #31 Online: Março 26, 2008, 11:16:58 pm »
Cara, isso ai ta demais, parabéns, ta ficando muito bom, segue postando que é bom ver um trabalho brazuca não devendo nada pros gringos!

Offline LoboGuara

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #32 Online: Abril 15, 2008, 08:39:59 pm »
Salve ai Galera...

Bom, estamos com o programa beta em funcionamento.

O PDsim.exe pode ser usado por enquanto com os simuladores Falcon 4 (FFx, RedViper, SP3, SP4), Lock-on
(Inclusive o FC) e estou modificando para rodar com o Open Falcon 4.5.

Mesmo usando o core do Falcon 4 (baseado em SP4), o Open Falcon tem algumas modificações no mapeamento da Shared Memory que devem ser testadas.

Os outros simuladores (MS-FS, MS-FCS e outros) vou testar depois.

Abaixo apresento a construção do botão "Master Caution", que modéstia a parte ficou show de bola!!!

Aqui o pedaço de madeira que usei para moldar o botão:

Detalhe do circuito do botão e do led super brilho:

Agora já pintado e com o acrílico cortado:

Com o backlighting pintado:

Encaixado no console:

Testando com o RedViper:

No escurinho:

No detalhe:

Estou preparando o material técnico e sites pesquisados para publicar.

Depois quem sabe alguem se habilita a montar um. :wacko: :wacko:

Abraço a todos,

Julio "Lobo-Guará" Pinto. B) B) :ph34r:
« Última modificação: Abril 15, 2008, 08:46:16 pm por LoboGuara »

Paz aos meus inimigos, pois no campo de batalha irão sentir a força da minha fúria.

MSI NEO V|P4@3.4Ghz 64bits FSB 800Mhz|WATERCOOLER CORSAIR|2.0GB DDR 400|HD120GB SATA|DVD DRU820A Sony|eVGA6800GT 256|WXP PRO|F4|LOCKON FC

Offline Bill

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #33 Online: Abril 16, 2008, 09:59:03 pm »
Só tenho que dar os parabéns, muito boa a intenção e muito bom trabalho, esse projeto ainda vai dar o que falar....
Deve tá dando um trampo e tamto...
Só posso dar força e meus parabens..

Parabens

Offline LoboGuara

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #34 Online: Abril 17, 2008, 10:20:21 pm »
Salve ai grande Bill,

É só com o apoio da familia e dos amigos que a parada vai prá frente.

O negócio dá trabalho, mais depois de um dia de stress só mesmo curtir minha esposa e o meu muleque para depois cair dentro da minha pesquisa.

Como o tempo entre Familia, trabalho e hobby é curto, tem que ser feita a maior administração. É melhor que cachaça!! :huh:

Espera ai??? Ó que é que estou falando??? Melhor que cachaça não é não B) ^_^ Mais é bem parecido ^_^ ^_^ ^_^

O problema é depois de tanto testes e colocar a mão na massa, sobra pouco tempo para voar. Pelo menos nos testes estou treinando bem o takeoff e landing ^_^ ^_^ ^_^

É isso ai vamos tocar o barco, quero dizer o avião!!!

Abraços,

LG.  B) B) :ph34r:

Offline LoboGuara

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #35 Online: Maio 10, 2008, 02:07:20 pm »
Salve ai Galera,

Vou ter que dar uma parada temporária nos projetos (Cockpit e template em PSD para o F-16CJ do Falcon 4 RedViper).

Coisa de três semanas (mais ou menos inicio de junho) para trocar de residência ai volto aos projetos.

Forte abraço a todos,

Offline =FN=Caveirao

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #36 Online: Maio 10, 2008, 09:15:55 pm »
Muito bacana seu projeto, meus parabéns. Não entendo nada de eletrônica e um pouco menos de informática. Mas só olhando da´prá ver a qualidade do equipamento que você montou.

Offline skylord22

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #37 Online: Outubro 13, 2008, 12:24:49 pm »
Fala lobo...
 Cara ótimo seu projeto, vc tem os esquemas do circuito não? Tem os nomes dos componentes eletrônicos para me envia não? Vc poderia quebra o meu galho, estou pensando em monta um, quem sabe... vc poderia fazer esse favor para mim?
Brigado e um abraço!
Voando baixo e rapido!

Offline LoboGuara

• Membro Pleno
    • Ver perfil
« Resposta #38 Online: Outubro 17, 2008, 11:16:19 am »
Fala lobo...
 Cara ótimo seu projeto, vc tem os esquemas do circuito não? Tem os nomes dos componentes eletrônicos para me envia não? Vc poderia quebra o meu galho, estou pensando em monta um, quem sabe... vc poderia fazer esse favor para mim?
Brigado e um abraço!

Salve ai Grande,

Vou te passar o site que usei para pesquisar sobre circuito discretos, lá tem datasheets dos componentes e os esquemas dos circuitos.

No meu projeto modifiquei algumas coisas para atender a parte de LCDs e de acionamento de servos. É claro que depois de algumas pesquisas. Não fiz desenho de placa de CI, usei uma placa de CI universal com soldagem de um lado só.

Lá ele tem exemplos de programas em C++, mais pela minha intimidade com o Delphi estou usando esta como plataforma para o meu programa.

Vamos fazer o seguinte, dá uma olhada no site, se você se entusiasmar vou passar a limpo as modificações que fiz nos circuitos para poder atender as especificações dos simuladores LOCKON e F4 e te passo.

o site é do Roger de Alagoas (Show de bola!!!).
http://www.rogercom.com/

No Item: http://www.rogercom.com/pparalela/IndiceArtigos.htm
No tópico: http://www.rogercom.com/pparalela/Dsp32es.htm

Abraços,

« Última modificação: Outubro 18, 2008, 02:52:29 pm por LoboGuara »