Maio 14, 2024, 06:56:00 pm

Servidor TS

Discord Server

Mapa


Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Maio 14, 2024, 06:56:00 pm

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: Fs2004  (Lida 6197 vezes)

Offline Chibinha

  • Novato
  • *
  • Posts: 41
    • Ver perfil
Fs2004
« Online: Dezembro 16, 2005, 04:05:01 pm »
Fala ae galera!!...  Saudações e Boas festas a todos.

Seguinte galera: Eu estava aconstumado a voar entre aeródromos que possuem aproximação por ILS. Mas ontem resolvi fazer um percursso diferente. Resolvi sair de fortaleza com destino a recife fazendo uma escala em João Pessoa, blz...
Como eu sou meio cabaço nesse negócio não procurei saber as frequencias das pistas de pouso de SBJP deixando pra sintonizar a frequência quando estava em aproximação e quando o ATC me indicasse qual pista eu utilizaria para o pouso.
Bem... o ATC me indicou a pista que eu iria usar: 34
Porém ele me disse que o pouso seria visual pela pista 34 (e agora José!!) ai o jeito foi abortar, pois a vetoração que o ATC me dava não me levava a lugar nenhum e só fazia eu dar voltas e mais voltas, um verdadeiro zigue-zague!
Mais tarde é que descobri que alguns aeroportos não tem rampa de ILS...

Ai eu pergunto, como é o pouso nesse caso? é no braço mesmo? com boeing?

Abração!

Offline =FN=Eagle

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 3233
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #1 Online: Dezembro 16, 2005, 04:15:49 pm »
Opa.
Se no Plano de Voo vc escolheu IFR, a torre vai te vetorar independentemente se te autorizou Visual ou Instrumentos. Mas vc pode pedir outra aproximaçao em outra pista. Aconteceu comigo esses dias quando eu ia pousar no Peru. A torre liberou pouso IFR, mas como tava de dia e ceu bonito, solicitei pouso na mesma pista mas visual. Ele me vetorou errado, assim como aconteceu com vc em JP. Como ele ja tinha autorizado o pouso, e nao tinha trafego, sobrevoei a vertical da pista e executei o procedimento padrao na pista correta.

Nao curto mto voo IFR, mas as vezes acabo fazendo quando nao conheco o terreno e se for mto montanhoso.

Caso tenha alguma duvida, no GPS vc pode selecionar a aproximaçao que a torre lhe deu, ai vc ativa a aproximaçao e segue, quando tiver perto da Final, ativa a aproximaçao final do GPS.

Offline Chibinha

  • Novato
  • *
  • Posts: 41
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #2 Online: Dezembro 20, 2005, 03:19:16 pm »
OK Eagle! entendi...

Mas o que eu queria dizer era o seguinte, que em pistas que tem ILS vc sintoniza a freq. no NAV 1 e a aeronave se alinha automaticamente com a pista, ai vc pousa certinho, ne?

Agora... quando a pista não tem uma freq. ILS, como é feito o alinhamento? é no muque mesmo? ou seja no "olhômetro"?

Abraço

Offline Chibinha

  • Novato
  • *
  • Posts: 41
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #3 Online: Dezembro 20, 2005, 03:34:58 pm »
Uma dica pra galera!

Seguinte pessoal, eu sempre achei aqueles textos (label) de freio do Fs2004 mt chatos e pouco realista.

Pesquisando na net encontrei um tutorialzinho que ensina como remover aqueles textos, é simples! confira:

Abra o arquivo FS9.cfg
Procure pela linha SYSCLOCK=1
Insira abaixo dessa linha o seguinte parâmetro: show_brake_message=0
Salve e feche o arquivo

Também funciona no FS2002

 

Offline =FN=Eagle

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 3233
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #4 Online: Dezembro 20, 2005, 05:31:52 pm »
Um voo visual é todo no olho e no braço mesmo. Eu ia tirar breve pra PP, e esse curso é so visual. Numa apostlia de navegaçao que tenho, vc ve o quao é complexo o voo visual. Calculos de tudo o que vc pensar, desde o combustivel, tempo de voo estimado ate temperaturas medias na subida, cruzeiro, descida, e por ai vai. Porem mto gostoso de se fazer.

Geralmente uma aproximaçao visual nao te leva direto alinhado com a pista. No planejamento do voo, vc vai precisar de uma mapa (no FS nao precisa pq vc tem o GPS), dai vc traça uma linha do aeroporto de saida ate o aeroporto de destino, utilizando um Transferidor de 360 graus vc vai ver qual sera o seu rumo e proa. Se o voo nao tiver vento nenhum é so seguir o numero que vc achou. Ai acher os outros dados, principalmente Tempo Estimado de Voo. Quando este tempo estiver proximo, pegue o mapa e navegue por ele, quando vc achar o aeroporto desejado, peça autorizaçao. Se a Torre te autorizar no trafego padrao, passe por cima do aeroporto pra ter um visual com a direçao da pista, dai faça o procedimento.

PS: voltando no planejamento do voo, onde vc acha Proa e Rumo, o exemplo que citei acima é um voo com Vento Zero. Caso o voo tenha vento, e sabendo a direçao e velocidade deste vento, é preciso achar o Angulo de Desvio, ou seja, a PROA que vc voara para se manter no RUMO desejado. O angulo formado entre a proa voada e o rumo desejado é chamado Angulo de Desvio.

Faz um tempinho que estudei isso, entao pode ter alguma informaçao errada. Mas acredito que de pra entender.

Abraços

Offline Chibinha

  • Novato
  • *
  • Posts: 41
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #5 Online: Dezembro 28, 2005, 12:57:12 pm »
Ae cara, blz... desculpa ai a demora tava viajando...

Comecei a estudar cartas de aproximação por instrumentos. Ontem fiz meu primeiro pouso em Congonhas utilizando uma carta IALS que encontrei ai na Net. Saiu tudo blz pois fiquei horas estudando os fixos, NDB e VOR daquele aeródromo. A descida se deu  pela HOTEL 1 onde tive que voar na proa 105 e depois sintonisei a freq. do fixo CGO  o qual corresponde a proa 166, ai foi so centralizar o Localizador e pimba! na mosca!

Nesse caso foi fácil porque SBSP tem ILS, se não tivesse...

Outra coisa que me deixou cabreiro foi o seguinte: Sem usar flight plane do fs, como é que eu chego ao fixo de descida estabelecido na carta? So com ERC mesmo?

Valeu cara! por hoje é isso ai!

Feliz ano novo e boas festas  

Offline =FN=Eagle

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 3233
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #6 Online: Dezembro 28, 2005, 02:13:41 pm »
Pra fazer pouso visual vc utiliza outro tipo de carta, nao me lembro o nome agora. Geralmente nao tem fixo nem nada. So a aproximaçao.

Offline Chibinha

  • Novato
  • *
  • Posts: 41
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #7 Online: Dezembro 28, 2005, 10:51:57 pm »
É cara, na tora o bicho pega!! ai tem que saber mesmo do negocio! ;)

Acho que o nome da carta é carta para aproximação não-precisa, mas não tenho certeza não.

Offline Chibinha

  • Novato
  • *
  • Posts: 41
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #8 Online: Dezembro 28, 2005, 11:04:43 pm »
Mais uma dica pra galera (espero ser novidade pra alguém :lol: )


Para aqueles que gostam de mais um pouco de realidade no Fs, existe na Avsim um arquivo chamado Cold Cockpit At Startup que faz com que quando vc inicie o Fs tá tudo desligado, ai vc sai ligando as paradas passo-a-passo, manero não?

Vem um manual explicando a instalação, é super fácil!

Só uma dica: após ter ligado tudo na aeronave, precione ctrl + E pra acionar as gauges (ATC, radio, GPS...)

Offline Reinaldo

  • Membro Sr.
  • ****
  • Posts: 307
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #9 Online: Dezembro 29, 2005, 01:44:06 am »
Caramba velho, não lembro esses lances de cartas, faz um tempinho que estudei PC...
Para quem quer aprender mais a fundo esse lance de naveção, sugiro dois otimos livros. São os mesmo usados para a banca do DAC. Para PP que é visual é o livro Navegação Visual e Estimada do autor Titus Roos e o outro para PC (IFR) Navegação Radio do mesmo autor.
Vale a pena! Da para usar os exercicios dos livro no FS! (alguns).

Abraços!
« Última modificação: Dezembro 29, 2005, 01:44:50 am por Reinaldo »

Offline =FN=Eagle

  • Pilotos
  • Membro Herói
  • *****
  • Posts: 3233
    • Ver perfil
Fs2004
« Resposta #10 Online: Dezembro 29, 2005, 08:45:08 am »
É esse mesmo que eu tenho Reinaldo. Realmente é otimo o livro de Navegaçao VFR.